Fim do problema com o aterramento!!! Resolvi!!!

    Autor Mensagem
    Alcaps
    Veterano
    # jun/06


    Galerinha,

    Eu estava com aquele maldito ruidinho quando desencostava a mão das cordas da guitarra e do baixo. Além de um choquinho levinho quando encostava as partes metálicas dos instrumentos?

    Bom... Já sabem que isso é problema de aterramento.

    Comprei um Módulo Isolador Estabilizado da Microsol e resolvi meu problema.
    http://www.microsol.com.br/produtos.php?id=69

    Esse aparelho "cria" um fio terra, mesmo que você não aterramento em casa... Não sei como funciona, mas sei que ví muito comentário bom na internet e resolvi comprar.

    Caramba... Impressionante... Resolveu mesmo!!! O som está sem um chiado... Limpo... Muito com mesmo.

    Quem tiver com esse problema, eu recomento.

    Abração

    Patrick Coelho - www.patrickcoelho.com

    Alcaps
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Esqueci de dizer.... Comprei por R$ 145,00.
    Não achei em lugar nenhum pra vender mas escrevi para a Microsol e eles me mandaram uma relação de lugares que vendem aqui no Rio.

    Curly
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    é o chamado "terra eletrônico", funciona sim...

    busterchair
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    porra
    vo compra um desse entao

    meu maldito predio nao tem aterramento e qdo eu to com a guitarra ligada e paro de toca, entra um zunido chato q só para qdo toco em algo metalico..

    se q eles entregam pra sp?

    Alcaps
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Vai lá no site da Microsol e pede pra eles a listagem dos lugares que vendem por aí.

    busterchair
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    po valeu ein
    vo tenta

    Alcaps
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Agora, depois de um tempo de teste, ainda vi algumas coisas sem melhora:
    Meu violão ainda fica com um ruido que some quando encosto no corpo do plug.
    Meu baixo deu um choquinho muito leviiiiiiiiinho quando eu encostei as cordas na minha perna... Mas é muito mais leve do que antes do Módulo Isolador.
    De resto... Perfeito

    Lekso
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Prezados colegas do Fórum Cifra Club,

    Estou começando na área de gravação de som, que pretendo levar adiante, no mínimo para as minhas próprias gravações. Como tenho problemas com a falta de aterramento no prédio, fiquei muito interessado no Módulo Isolador Estabilizado, da Microsol.

    Enquanto pesquisava sobre o assunto, me deparei com umas informações meio preocupantes, relativas a certa alteração no som provocada pelo método do produto. Cito abaixo alguns trechos:


    "A técnica de isolação (...) colore em especial a região dos graves, tornando-os inconsistentes, frouxos, sem punch. Pelo menos é o que todo mundo reclama, eu inclusive." (http://www.audiodicas.com.br/jornal_1/jornal_20.htm)

    "O som das últimas notas da mão esquerda de um piano de concerto - voltando ao exemplo - produzido por um sistema de som alimentando via um transformador isolador, nunca é articulado." (mesmo link anterior)

    "Mestre Jorge Knirsch disse-me certa vez que não há transformador isolador "inocente", livre de efeitos secundários; o próprio transformador produz ele mesmo harmônicos espúrios que entram na corrente de áudio e saem em forma de inconsistência (falta de solidez), nasalidade, estridência e outros "bichos". Por vezes é mais doença que remédio." (mesmo link anterior)

    "Embora o transformador isolador seja o mais comercializado e portanto o mais utilizado, para a nossa aplicação no áudio, ele não é o mais indicado e adequado, pois é o que gera a maior quantidade de harmônicos e, em conseqüência, a maior coloração nas freqüências médias baixas." (http://www.byknirsch.com.br/artigos/03-06-otimiz-05.htm)


    Enviei a questão ao Serviço de Atendimento Microsol, que reconheceu a existência de alguma interferência provocada pelo produto, mas o defendeu, dizendo que o problema pode ser contornado através de equalização, e que eles têm feedback positivo por parte de músicos.

    Os colegas do Fórum consideram procedente a resposta que recebi da Microsol? Equalização e plugins como o iZotope Ozone 3 poderão compensar esse problema satisfatoriamente, ou o aparelho reduziria irremediavelmente a qualidade de minhas gravações?

    Abraços a todos,


    Lekso

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Lekso
    Se ele reduziria a qualidade? Se você considerar as descrições dos depoimentos como decaimento de qualidade (eu considero), então sim. E talvez seja irremediável sim. A adição de harmônicos indesejáveis JAMAIS seria corrigível com o uso de equalizadores. Eu considero a alternativa dada pela Microsol totalmente fora de contexto.
    Talvez a maioria dos músicos não perceba essas alterações, mas na hora de gravar e processar áudio, essas coisas "pequenas" se tornam muito evidentes. Na verdade não sei qual a profundidade do problema, mas suponho ser ao menos audível, o que já é ao menos alarmante.

    Lekso
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eder Muchiutti,

    Minha intenção inicial era melhorar a qualidade das gravações com guitarra e microfone, onde os ruídos mais aparecem. Tudo indica que, nesse ponto, o aparelho me terminaria sendo um "tiro no pé". Mas penso que ele ainda possa me ser útil para a proteção do equipamento, desde que não me seja inconveniente nas ocasiões em que não estou gravando.

    A equalização que tenho feito em minhas gravações se orienta praticamente apenas pelo visual (iZotope Ozone 3), pois só disponho de fone-de-ouvido, e tão cedo não poderei adquirir monitores razoáveis. Em sua opinião — e na dos demais —, o módulo isolador poderia afetar não somente os sons, mas também as imagens do Ozone? Não só aquilo que está sendo gravado no momento em que usamos o aparelho, mas também aquilo que já foi gravado e estamos editando?

    Muito grato,


    Lekso

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Lekso
    talvez afete um pouco a imagem do Izotope, dependendo de sua sensibilidade, mas não seria o suficiente pra vc se orientar por ela. A inclusão ou exclusão de harmônicos (que provavelmente são de baixa amplitude) apenas compõe o timbre sem alterar drasticamente o espectro.

    Pela proteção dos equipamentos eu usaria um no-break, que já tem um filtro de linha embutido que pode ajudar na redução de ruídos.

    Lembrando que a maioria dos ruídos em gravação de guitarras vêm do aterramento da própria, além de problemas que várias pessoas reportam de "hum" quando se está próximo ao monitor do pc.

    nFall
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Este "HUM" quando a guitarra está perto do monitor não é causado por causa do magnetismo com os captadores?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fim do problema com o aterramento!!! Resolvi!!!