equipamento de palco para tocar backtracks com MIDI

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # nov/06


    Olá, estou postando aqui porque acho que a galera está mais ligada nesse tipo de equipamento. preciso de um equipamento para usar ao vivo que:

    - toque wav, ou mp3, ou qualquer outro formato
    - obiviamente não falhe, não pule, etc
    - tenha boa qualidade de audio de saída (quero jogar direto pra mesa)
    - tenha interface MIDI pra poder controlar com os pés (iniciar, parar, adiantar faixa, etc)

    de alternativa barata pensei em pegar um desses mp3 players mesmo, mas dependo de pilha, o som de saída é "naquelas" e não tem MIDI. Queria algo robusto, e de mesa. alguém tem alguma indicação de equipamento pra essa necessidade?

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    pra combinar audio e midi acho que você só vai conseguir isso com um pc ou um teclado workstation ultimo modelo com sampler, audio track e etc...

    um tempo atras andei procurando algo barato pra deixar algumas musicas rodando no intervalo da banda, de barato só encontrei esses mp3 player com cara de chaveiro, só saida de fone e um menu sofrivel

    pensei também em procurar um desses gravadores digitais do tipo boss, mas será muito mais caro, ainda não vi como é a capacidade de armazenamento deles, não sei se vai ter como usar algum tipo de pedal pra o que você quer

    WormKrash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    fernando tecladista

    encontrei um pentium 100MHz encalhado aqui (sou técnico em informática) e uma Sound Blaster Live, já estou pensando em levar só o gabinete e o teclado pro palco se conseguir programar as funções das músicas pro teclado. o MIDI não é indispensável, mas eu acho loucura ir com um chaveirinho pro palco como sampler. Levar o computador é contra-mão, mas pelo menos dá mais estabilidade.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tu tem discman bom? eu fazia isso com minha banda, gravava as faixas de teclado em wav e ligava o discman na mesa de som... separava teclado esquerda clic direita, o controle ficava com o baterista e o clic no ouvido dele... daih as faixas q o teclado er aindispensavel a gente tocava acompanhando o clic do teclado q eu tinha gravado em ksa...

    janick
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Deco_ufrj
    Dava certo man?
    Como ficava o sincronismo?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    WormKrash
    encontrei um pentium 100MHz

    eu ainda tenho um pentium 100 meio parado aqui, quando eu tinha só ele estava com uma ideia dessas, quase comprei um monitor de 8" (algo assim) P&B pra ficar mais pratico pra transportar, mas acabei deixando quieto, na epoca usava ele pra outras coisas
    mas o meu as vezes dava umas caguejadas na hora de começar a tocar, mas como usava pra tudo tinha anti-virus, word e mais outros trecos que deixavam pesado

    agora vendo este tópico me reativou essa ideia, se deixar bem limpo, sem anti-virus (já que não vai usar internet), com win 98 sem firulas e enfentes (só o basico) será que roda legal?

    WormKrash
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    fernando tecladista

    como disse acima, sou técnico em info (apesar que todo mundo se diz isso hoje), e posso garantir que um Win98 pelado com 32mb de ram e um player leve rodam mp3 na boa. depende da placa de som também, algumas usam muito processador, mas acho que não teria problema. a minha idéia é ir sem monitor, quero ver se encontro algum jeito de programar o teclado, por exemplo, aperto A e ele toca a primeira back track, B a segunda, uma tecla pára tudo... ele pode dar uma gaguejada no início, mas é só deixar uns 4 segundos até começar a rolar o clic, e com mais uns 2 compassos 4/4 no início não tem erro. na pior das hipóteses pego um notebook emprestado de alguém também, acho que é mais tranquilo e a prova de erros.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    janick
    kra, ficava bom sim... eh claro q um tecladista ali fazia presença, mas ficava muito bom sim... o esquema geral era assim:

    Gravaçao:
    gravava em casa acompanhando o metronomo (ou usava mid com plug in de piano).. daih eu gravava no cool edit dois canais, um canal com o teclado e o outro canal o mesmo metronomo que eu havia feito a gravaçao... o canal do metrono eu jogava 100% pra um dos lados (digamos o direito)... o teclado eu jogava uns 70% pro outro lado (esquerda)... assim ficava clic (metronomo) 100% na direita + 30% do piano e o piano 70% pra esquerda, sem clic nesse canal...

    Na hora do ensaio/show:
    Passava essa gravaçao pra um cd-rw pra usar no discman (pode ser mp3, mas a equalizacao do meu discman eh melhor).

    Na saida do discman eu fiz um cabo em Y separando lado esquerdo do lado direito... o lado esquerdo eu ligava direto no amp de teclado ou mesa de som, o direito eu coloquei um plug P2 femea pra ligar qualquer tipo de fone...

    nesse caso o fone ficava baixo, entao peguei uma caixa de som de pc dessas bem vagabundas de 10 ou 15 reais com saida de fone de ouvido pra servir de pré amp pros fones de ouvido, assim o volume nos fones ficavam bem altos e a bateria nao atrapalhava.

    No geral ficava assim:

    som ambiente: soh o teclado gravado...
    no fone do baterista: clic com um pouco do teclado

    O unico chato disso eh q o baterista tem q mandar bem no metronomo, se ele perdesse o tempo desandava em relacao a gravaçao... se vc quiser me adiciona no msn q eu te mostro uma gravaçao assim...

    Edit: esqueci de deixar meu msn: andre_mano@msn.com

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    dar um UP neste tópico já que fala do pentium 100

    ainda tenho essa CPU parada que comentei acimai, sei dá pra instalar uma roland MPU

    como gosto de mexer em teclados antigos e fazer essas coisas funcionar
    estou aqui pensando
    o que posso aproveitar pra instalar e brincar com essa maquina
    na época eu usava um cake 3 pra mexer com midi

    sei que um pentium 100 é muito antigo e lerdo para hoje e nem pensar em instalar VSTs DAWs....

    a dúvida:
    existia algo de aúdio simples nessa época compativel com a maquina?
    já que tinha gente que fazia música na decada de 80 com um MSX e max/msp existia desde a decada de 80.... deve ter existido algo pra essa configuração

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Tempo de nostalgia.
    Eu tive um p 100 com uma placa soundblaster.
    Os próprio hardware da placa vinha com alguns softwares contando entre outros (que não lembro bem) com um player e com um gravador, de wav.
    Estes softwares só rodavam nas placas da soundblaster.
    E existiam também alguns sequencers, tipo de uma daw mais primitiva.
    Quanto ao sistema operacional pode até ser o Windows 95 ou 98, ou quem sabe com algum milagre de configuração conseguir instalar uma distro bem leve do linux e tentar rodar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Adler3x3
    eu lembro que eu tinha algumas coisas interessantes, mas eram somente players de música algumas frescuras como um gravador com cara de micro-system, e algumas coisas bem nessa linha das coisas que vinham com a sound blaster
    mas esse PC já foi formatado trocentas vezes
    depois disso lembro que eu tinha um cake 3 o encore, instalei um programa de scaner de partitura que nunca funcionou direito

    --------------------------------------
    minha dúvida é se existia algum softsynth nessa época, mesmo que ele tenha "som de atari"

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    fernando tecladista
    No passado, cruel do Windows e audio Hehe, antes do xp, lembro que o driver era algo como vxd..., deve ter algo ainda no banco de dados da Microsoft...

    Mas o padrão GM data de quando? Acho que é isso aí que vai conseguir em termos de qualidade, algo do nível sound canvas estaria muito bom...

    ....................


    Sabe o que seria ótimo para os propósitos do tópico, um iPhone faz tudo isso aí que querem... Pena que é carinho

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Recordando.
    Forçando mais a memória.
    Existiam vários programas muito bons para a época:

    - O Band in a Box para o Windows 3; (windows 3 que funcionava com o DOS como base)
    - Pianist (player de midis clássicos - muito bom)
    - O Recording in Session (edição de midi com partitura)
    - O Power Tracks;
    - O Cakewalk (atual Sonar)que remonta ao tempo do velho DOS);
    - O Winjammer (arranjador)
    - O Encore;

    E a maioria destes softwares já se comunicava com muitos do teclados musicais que tinham conexões midi.

    Cada um tinha o seu próprio banco de sons.
    Depois veio a tecnologia dos soundfonts, e tinha uma versão do cakewalk express(que no principio se chamava Twelve Tones) que trabalhava bem, inclusive com os primeiros sintetizadores dxi.
    Um dos primeiros que tenho conhecimento se chamava Voyetra (ou coisa parecida)
    Importante na história da música computacional foi o computador Amiga, que estava na frente do seu tempo, e tinha muitos bons softwares, e o tipo de arquivo era mod. (e tinha sons maravilhosos)
    Qualquer dia destes vou reinstalar.
    O próprio Reason evolui desta tecnologia.
    Depois parte desta tecnologia foi incorporada ao windows e até hoje existem softwares que produzem e tocam mod.

    Ainda tenho alguns cds originais dos softwares.
    Mas no caso do Pentium 100 eu tentaria instalar um linux bem leve, e tentaria usar os sintetizadores dele.
    Ou instalar o windows 98 e pegar uma versão do cakewalk e usar sound fonts, e um pouco de sintetizadores dxi.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Adler3x3
    Cara desenterrou o Voyetra, ele vinha incluído no pacote do meu IBM aptiva, era um Dx4 100 com gigantesca memória de 32mb Hehe, pena que era versão oem, não tenho mais nada desta época, este cd só instalava nesta maquina e já foi para o saco a muito tempo

    Até achei ele aqui
    http://www.midinet.com.br/voyetra.htm
    Isso aí sim foi meu primeiro contato com musica em computadores... 95 era o ano... Achava coisa de outro mundo Hehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    estou vendo sobre este que achei:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Seer_Systems
    http://seersystems.com/

    amanhã pego a cpu de volta que não está aqui e vou ver o que acontece

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a equipamento de palco para tocar backtracks com MIDI