Gravação de audio no Adobe Audition 1.5

Autor Mensagem
Fernando.
Veterano
# out/06


Ola amigos! Estou criando este tópico porque tive que estudar muito o ADOBE AUDITION 1.5 para conseguir criar audio de qualidade praticamente profissional, utilizando apenas um computador, placa de som CREATIVE, microfones e mesa de som. Com um pequeno investimento montei meu estudio, isso contando computador e tudo.

ESTOU DISPOSTO A AJUDAR A ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA EXISTENTE SOBRE O EDIÇÃO DE AUDIO NO ADOBE AUDITION 1.5. NÃO SEI NADA SOBRE A PARTE EDIÇÃO DE VIDEO, MAS SEI PRATICAMENTE TUDO SOBRE AUDIO.

ENVIEM PERGUNTAS SOBRE AUDIO QUE EU RESPONDEREI.
OK??!!

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar que as multas por usar software pirata chegam a ser até 3000 vezes o valor do software, portanto pensem duas vezes antes de usar um pirata. Se um “amigo da onça” denuncia-lo você terá grandes problemas.
Vale dizer que aproximadamente 70% da produção musical depende do produtor e apenas 30% dos equipamentos. Ou seja, não adianta você saber tudo do AUDITION se não tiver um bom ouvido musical. A não ser que você vá trabalhar apenas com gravação de propagandas.

Vamos começar pelo começo.
1º - Configure a entrada de áudio INICIAR \ PROGRAMAS \ ACESSÓRIOS \ ENTRETENIMENTO \ CONTROLE DE VOLUME. Agora no controle de volume vá ao menu OPÇÕES \ PROPRIEDADES \ GRAVAÇÃO. Marque as entradas da placa de onde deseja gravar e de OK. Se for gravar de alguma mesa de som ligue-a na entrada de linha da placa de som e não em microfone. É importante que se use a saída de rec da mesa de som e não o máster geral que normalmente vai para os amplificadores. Não utilize equalizadores e amplificadores, pois todos dão interferência sonora, a não ser que sejam daqueles de ótima qualidade que são por sinal caríssimos e exigem profundo conhecimento para regula-los. Sempre grave utilizando apenas fones de ouvido como retorno, nunca grave com outro tipo de retorno.

2º - Depois do Audition 1.5 aberto é preciso verificar qual a resolução máxima de áudio que a placa suporta. Para isso aperte o atalho número 8 do teclado (não é no teclado numérico), o programa ficará só com a pista selecionada aberta. Aperte Ctrl + N, coloque em 48000, Stereo e 32-bit, de OK. Experimente gravar. Se a gravação ficar normal, beleza, se não repita o processo e coloque um valor mais baixo. Caso sua placa de som suporte um valor mais alto melhor ainda. Descoberto a melhor resolução sonora de sua placa vamos personalizar o programa.

3º - Personalizando o Programa: Aperte F4, na janela que aparece vá em Multitrack e em Mixdowns marque 32-bit, em Defaults marque 32-bit stereo, em Pre-Mixing marque 32-bit, depois marque a caixa “Save locked track files after closing sessions (for faster session loads)” não mexa em mais nada e pressione OK. Se quiser mudar a aparência do programa aperte novamente F4 e vá na guia Colors. Feche o programa e abra novamente para que as configurações de áudio tenham efeito.

4º - Gravando em pistas: Aperte F10 para verificar se o volume da gravação não irá ultrapassar o -6 do Level Mesters, pois não poderá chegar ao vermelho. Depois aperte o R vermelho de alguma pista e clique no botão Record para gravar na mesma.

5º - Colocando Efeitos: Na pista selecionada clique em FX, na janela que se abril dê duplo clique em Delay Effects, agora duplo clique em Studio Reverb. Repare que ele aparecerá do outro lado em “Current Effects Rack”. Agora clique em Properties, na janela que se abre você encontra alguns efeitos já pré-definidos. Agora é só dar o Player e configurar o efeito do seu gosto. Se quiser pode fechar a outra janela. Para colocar outros tipos de efeitos o processo é o mesmo. Existem várias formas de se colocar efeitos esta é a mais profissional, pois você ouvirá o efeito tocando com todas as pistas ao mesmo tempo, isto caso tenha gravado mais de uma pista. Porém, em certos casos é preciso colocar um determinado efeito só em uma parte específica da gravação. Para isso é preciso isolar esta pista clicando duas vezes sobre a parte que deseja colocar o efeito. Observe que ela se abre sozinha. Selecione a parte que quiser vá em effects (na barra de tarefas ou na janela ao lado), daí o resto dá pra deduzir.

6º - Cuidado com a saturação do som: Uma gravação de qualidade nunca pode ir no vermelho. Portanto cuidado na hora de aplicar os efeitos, pois muitos deles vão aumentando o volume e chegam a saturar o som. Então se você colocar um efeito e isto acontecer de Ctrl+Z para desfazer, vá em Effects \ Amplitude \ Normalize e digite um valor abaixo de 100%, tipo 60% e de OK. Observe se o gráfico gravado ficou menor. Agora tente colocar o efeito novamente sem deixar saturar.

7º - Abrindo a mesa de som virtual: Pressione Alt+2. O volume primeiro da esquerda é o geral e os demais são os das pistas. Onde aparece escrito Track 1 é possível renomear com um simples clique.

8º - Arrastando as pistas: Pressione a tecla V ou clique no botão Move/Copy clip tool, observe que o ponteiro do mouse muda. Agora selecione as pistas e com o botão esquerdo pressionado arraste-as. Há outras maneiras de se fazer isto.

9º - Juntando todas as pistas gravadas em uma só: Clique com o botão direito do mouse em alguma pista vazia, vá em Mix Down to Track \ All áudio clips. Agora para juntar só determinadas pistas selecione-as apertando o Ctrl e clicando com o mouse. Repita o processo a cima só que ao em vez de “All áudio clips” clique em Selecteds Áudio Clips.

10º - Normalizar e Comprimir - junte todas as pistas gravadas em uma só (veja a cima), dar duplo clique sobre a pista que foi juntada (Mixdown) e depois normalizar para 100%, para normalizar selecione a pista vá em effects \ amplitude \ normalize e coloque 100%. Observe que o gráfico muda. Certamente você reparará que existem alguns picos do gráfico que estão muito mais alto que outros. Isto é normal, porém se houver uma diferença muito grande pode-se comprimir este gráfico. Para isto selecione, vá em Effects \ Amplitude \ Hard Limiting e em “Limit Max Amplitude to” coloque -.1 dB (o volume máximo será -.1 dB), em “Boost Input By coloque 3 dB (o gráfico volume será aumentado 3 dB), deixe as outras com estão ( 7 e 54ms), de OK. Agora diminuiu a diferença do gráfico, certo??? Caso você deseje repita a ultima operação ou mude o 3 dB para outro número. Pronto agora você tem um gráfico com volume mais alto e não está saturado. É preciso tomar cuidado para não exagerar na compressão do áudio pois ficará saturará. Normalmente para se saber se vai usar 3 dB ou outro número basta olhar do lado direito do gráfico onde tem vários números na vertical com a sigla dB. Observe agora quais os picos do gráfico que deseja comprimir, se a média do gráfico estiver abaixo da linha -6 dB coloque lá em Hard Limiting na caixa Boost Input by o número 6 dB ao em vez de 3 dB. Isto fará com que o gráfico cresça 6 dB e o que estiver acima de 6 dB será comprimido. Faça alguns testes e verá na prática com funciona.

11º - Como Salvar: Para salvar o projeto clique no botão Save Multitrack Session As New filename ou vá em File \ Save session As ou pressione Ctrl+Shift+S, De um nome diferente para cada pista. Salvando desta maneira você poderá modificar este projeto futuramente. Agora para salvar como MP3 você pode no menu file exportar, porém não é a melhor forma. É preferível que depois do item 10 acima você vá em File \ Salve As. De um nome ao arquivo. Na caixa de baixo (Salvar como) coloque mp3PRO® (FhG) (*.mp3), marque a caixa “Save extra non-audio information”, com isto acenderá o botão “Options”, clique nele. Na janela que abrir escolha “320 Kbps, 48000 Hz, Stereo (9.6:1)”, clique no botão Add e nomeie como melhor qualidade, de OK. Agora Salve.

Isto é o básicão. Existem outras formas de se fazer o que expliquei, porém a mais fácil de se escrever é esta. O resto dá pra se aprender fuçando. Porém se quiserem algo mais aprofundado como por ex.: Os segredos para se trabalhar o sterio de uma musica de maneira profissional, as freqüência do equalizador para cada instrumento, o que o produtor precisa saber de música, técnicas vocais, alongamento e aquecimento para aquecer a voz do cantor antes de gravar, como gravar e mixar os Back Vocais, afinação de voz pelo Audition 1.5, fazer implantes na música, tirar a voz da música e deixar só a instrumentação, filtrar os chiados, como fazer aquelas vinhetas de rádio muito doidas e etc e etc etc...

Só já não falo destes itens mais aprofundados porque realmente é para pessoas mais especializadas no assunto. E são bastante complexos. Porém se você já sabe tudo que expliquei acima e algo mais é porque você já tem um bom conhecimento. A partir daí já dá pra gente passar para um próximo nível, bem mais complexo por sinal!!!

Se vocês quiserem acrescentar algo que eu não tenha falado ou contradizer qualquer coisa que tenha sido escrito fiquem a vontade. Afinal não sou “o dono da verdade”.

Postem aqui suas perguntas que, se estiverem ao alcance do meu conhecimento, a medida do possível, tentarei responde-las.

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Passarei dois processos, um mais simples porém, não tanto eficaz e outro mais complicadinho e trabalhoso, porém beeeeeeemm melhor.
1º- Selecione somente as partes que tiverem voz, e vá em Effects/Filters/Center Channel Extractor/Karaokê [Drop Vocals 20 dB], de OK. Repita esta última operação em todas partes que tiverem voz e pronto. Simples assim.

2º- A segunda e melhor maneira de se tirar voz de uma música é:
Com a música no multi-pista clique encima dela e clique no botão que tem um desenho de cadeado [Time Lock clip(s)] em seguida aperte V (para mudar o cursor) e com o botão direito do mouse arraste para pista de baixo, deverá abrir uma caixa de dialogo onde você escolherá “copy unique here”. Com isto você terá feito uma cópia perfeita da música sem a possibilidade de posicioná-la em lugar errado. Aperte S para mudar o cursor. Clique duas vezes em uma das duas músicas para isolá-la. Selecione somente as partes que tiverem voz, e vá em Effects/Filters/Center Channel Extractor/Karaokê [Drop Vocals 20 dB], de OK. Repita esta última operação em todas as partes que tiverem voz. Instrumentos como a caixa da bateria e alguns outros que ficam concentrados junto com a voz na mesma área do equalizador serão também eliminados mas, calma pra tudo se dá um jeitinho brasileiro.
Bom! Metade do procedimento já se foi. Agora isole a cópia da música que ainda não mexemos. Novamente selecione somente as partes com voz. Vá em Effects/Filters/FFT Filter, nas opções de filtragem (Presets) selecione OnHold EQ, observe o gráfica e inverta-o (onde estiver alto coloque para baixo e onde estiver baixo coloque para cima). Normalmente a freqüência da voz humana fica de 220Hz à 3520Hz. Portanto deixe o gráfico em 0% nesta faixa de freqüência da voz humana (220 à 3520Hz), você poderá desenhar o gráfico da maneira que achar melhor pois, há uma pequena variação de voz pra voz. Dê OK. Coloque as duas pistas para tocarem juntas e já notará uma certa diferença, mas ainda não acabou. Na pista desta última que trabalhamos clique em FX vá em Filters e clique duas vezes em Graphic Equalizer, observe que ele passará pro lado direito da janela. Clique em Properties..., de o player para ouvir as duas pistas juntas na parte que já foi trabalhada e aumente os graves e agudos no gráfico até ficar semelhante a música original só que agora sem voz. Terminado este processo é só controlar o volume da pista e cortar as partes que forem instrumentais, deixando assim só a parte que tinha voz com duas pistas.

Uuuufffaaaa!!!! Quanta coisa!!!

Eu particularmente acho que é muito trabalho para pouca utilidade. Mas tem muita gente que faz show utilizando este tipo de play back.

Um abraço e obrigado pela pergunta que sem dúvida enriqueceu este tópico. Qualquer outra dúvida é só postar aqui ou me passar um e-mail.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Grande Fernando, Parabéns pelo post.
Bem, entre todas as dúvidas que tenho, vou começar pelo que acho o básico.
Eu tenho uma placa de som Creative Live 5.1. Pow essa placa me custou uma fortuna e eu não consigo usá-la de forma decente.
Pra você ter idéia, eu tirei essa placa e estou usando a On-Board com um driver da Asio 4 All. To tendo um resultado muito melhor.
Quero saber de você, se eu usar duas placas de som (a on-board e a Live. Uma para In e outra para Out), eu posso ter uma resposta e qualidade melhor ???
Outra coisa é gravar com efeito em tempo real. No Edition, eu tenho que gravar e depois colocar o efeito, isso pra mim não é legal, pois a pegada na guitarra e no baixo com e sem efeitos são totalmente diferentes. Imagine fazer um solo em guitarra seca, não da né.
Tenho como ouvir o efeito no momento que estou gravando (FullDuplex usando duas placas de som ou somente a Live) ?

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Dr. Stranho olá Dr. Stranho! Eu não conheço esta placa que vc usa, mas uso uma da creative e gosto muito dela. Assim como vc não entendo porque esta sua placa off board não está proporcionando o reseultado esperado. Será que vc não estaria colocando a mesa de som ou guitarra na entrada de microfone, pois se estiver fazendo isto o som ficará realmente rachado. Agora se tudo estiver ok com a instalação dos drives e conecções na placa é porque certamente vc foi o grande azarado em comprar uma placa da creative com defeito, pois é muito raro placas da creative apresentem defeitos de fabricação. Neste caso procure o seu revendedor.
Quanto a usar duas placas para in e out não é a melhor opção. Use somente a off board, pois teoricamente teria que ter melhor qualidade. O que impota na qualidade de gravação é a intrada e não a saída obviamente. Mas não tem porque usar duas placas para isto já que a off board é melhor.
Pelo o que eu saiba não tem jeito de ouvir o efeito em tempo real na gravação utilizando apenas o audition. Porém se vc procurar na internet existem programas que são pedaleiras virtuais que funcionam como uma pedaleira de guitarra, este programa coloca o efeito em tempo real, daí para grava-lo basta, no controle de gravação, selecionar a opcção "gravar oque vc ouve". Agora o ideal seria vc gravar a guitarra utilizando pedaleira de boa qualidade ligada em uma mesa de som e desta ir direto para o pc.
Quanto ao baixo imagino que vc esteja equivocado quanto a diferença na hora de tocar. Pois no baixo só se usa reverb e equalizador, o que não dá diferença no tocar. Eu costumo gravar instrumentos e vozes, exeto guitarras, sem efeito algum, pois o efeito dá uma maquianda no som e a pessoa e a pessoa que está a tocar ou ouse se deixa iludir pelo o que ouve e não capricha.
Agora se mesmo assim vc insistir em gravar com efeito vc pode atraves de um programinha que vem nas placas creative (Creative AudioHQ / Painel de controle do EAX AudioHQ) personalizar um efeito, este efeito pode ser gravado ou não. Ou seja você pode ouvir o efeito na hora que tocar porém a gravação ficará seca, para isto basta no Painel de controle do EAX ir em "ORIGEM" e selecionar quais os tipos de som que vc quer que o efeito seja aplicado. Por ex.: Selecione microfone ou line em baixo e defina o volume dos efeitos. Vá mexendo neste programinha que vc entenderá melhor. Daí basta no controle de gravação selecionar "gravar o que vc ouve" ou não.
Espero ter audado!! Obrigado pela sua particição que ajuda a enriquecer este tópico. qualquer outra dúvida estamos aí.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Olá Fernando,
Realmente eu tava errando na entrada do micro. Eu tava colocando a saída da mesa na entrada de microfone, mas isso eu ja corrigi.
Também em relação ao baixo, eu gravo sem efeito mesmo, gosto do som dele natural.
Mas a guitarra tem que ter o efeito, você sabe melhor que eu que em uma simples levada pop, as vezes colocamos mais de duas guitarras.
Muita gente usa guitarras diferentes pra gravar, o que é o correto. No meu caso, como eu só tenho uma guitarra, tento fazer equalizações e efeitos diferente em cada trilha de cada guitarra.
Em relação a minha placa de som, eu futuramente vou comprar outra. Tô pensando em uma Delta 1010, pra quem grava música só como hobby, ja ta de bom tamanho, eu acho.
Queria te pedir ajuda em relação a equipamentos, me indica uma mesa e e uma placa de som que sejam baratos e de qualidade.
No momento eu tenho uma mesa de 4 canais Cicloton, placa de som Creative Live 5.1, uma guitarra feita por um Lutier aqui de Belém (estilo Ibanez JS), um baixo 5 cordas também feito pelo mesmo lutier e meu PC AMD Atlon 3400, 1 GB RAM e HD 80GB.
To bateno cabeça nos softwares Fruity Loops, Guitar RIG e o Adobe Audition.

rimaddor
Veterano
# nov/06
· votar


Parabens pelo post Fernando!

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Dr. Stranho, Desde já obrigado pela participação. Infelizmente não sou a pessoa mais indicada para lhe aconcelhar na comprar de hardwares específicos para gravação de áudio, porém, estive lendo ótimos tópicos sobre como montar um estúdio com o melhor custo benefício no clubdohardware. Procure no google que você encontrará. Só posso lhe ajudar de verdade com respeito ao audition. As dúvidas que vc tiver a respeito dele é postar aqui.

Valeu pela participação! Conforme vc for tendo dúvidas me pergunte que se for possível lhe responderei.

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


rimaddor

Obrigado pelo "apoio moral" (motivação)!!!!

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Dr. Stranho
Este link levará vc ao forum que li a respeito de compras de equipamentos para montagem de estudio. O tópico é bem grande, tem 4 paginas, mas vale a pena dar uma olhada.
Entre no endereço a seguir: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/77010/

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


ok Fernando,
Então vamos as dúvidas do Adobe Audition.
1 - As minhas gravações sempre ficam com o volume baixo. Onde eu configuro para que o volume de gravação seja igual ao volume que estou ouvindo ?

2 - Não consigo gravar no modo multitrack, somente se eu colocar pra visualizar uma trilha. Lembro que no Cool Edit (primeiras versões do Adobe Audition) eu fazia as gravações com todas as trilhas e escolhia qual trilha eu queria gravar.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


ora ora, enfim batendo cabeça ontem até as duas da manhã, eu conegui fazer umas grvações digamos decentes.
Bem, respondendo as minhas próprias dúvidas acima.

1 - Faltava "normalizar" as trilhas gravadas.
Mas tem como normalizar antes de gravar ???

2 - Faltava configurar corretamente o dispositivo de som nas propriedades.

Fernando, caso seja de sua vontade podemos trocar informações via msn, o meu é sesanro@yahoo.com.br

Johnny Favorite
Veterano
# nov/06
· votar


massa.

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Dr. Stranho, se suas gravações ficam muito baixas é porque o volume no controle de gravação está baixo, vale lembrar que tem o controle de gravação e o de reprodução, sendo que são duas coisas destintas. Ou seja o que vc ouve não propriamente é o que está sendo gravado. Para configurar o controle de gravação (o que vai ser gravado) e de de reprodução (o que vc ouve) vá em
INICIAR \ PROGRAMAS \ ACESSÓRIOS \ ENTRETENIMENTO \ CONTROLE DE VOLUME, neste controle é onde vc regula o que vc ouve. Agora no controle de volume vá ao menu OPÇÕES \ PROPRIEDADES \ GRAVAÇÃO, aí é onde vc controla o volume de gravação. Coloque o audition para gravar ou aperte o F10 para que possa fazer um teste de gravação e volume, daí é só ir controlando o volume para uma melhor gravação. Leia o item 4 deste tópico acima (gravando em pistas). Depois de gravar normalize para 99% e observe que provavelmente haverá uma grande difernaça no tamanho do gráfico (isso acontece porque quando a pessoa canta a parte mais suave da música de fato o grafico da voz costuma ficar muito mais pequeno do que o grafico das partes agudas da música). Essa diferença no gráfico tem de fato que existir, porém em alguns casos esta diferença é muito grande chegando a 500% então é preciso diminuir esta diferença pelo menos para 30, 40 ou 50%. Só o normalizador não faz isso pois ele pega a parte mais alta do grafico e cresce ou diminui o grafico até o volume máximo que é 0. Pois bém! Nestes casos em que a diferença do gráfico é muito grande você deverá ir normalizando parte por parte da música, mas não é normalizar tudo para 100% não. Nas partes baixas da música poderá usar tipo 50, 60, 70%. Agora se a diferença não for tãããããoooooo graaaaannnnddddee assim, você poderá usar o compressor que vai almentar somente a parte baixa do gráfico e comprimir a parte alta o que surtirá o mesmo efeito deste processo manual que espliquei acima. Leia o item 10 do tópico acima (NOMALIZAR E COMPRIMIR).

Muito bem Dr. Stranho espero ter ajudado.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


pô, aula de Adode Audition a esse preço ...
nem na França :P

Valeu Fernando, ta ajudando pra caramba.
Só como informação, eu comprei uma Behringer UB1002FX. Caramba é muita qualidade. eu que tinha uma Cicloton 4 canais (que eu chamava carinhosamente de xicoton). Já melhorou bastante, mas ainda falta comprar uma placa de som boa, essa minha Sound Blaster Live 5.1 é só chiado.
Outra coisa, aqui eu normalizo em 80%, fica bem legal, seu colocar 100% fica dando pico.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Fernando,
Eu gravei uma música, mas eu dei uma vacilada no meio da gravação. Dei uma palhetada errada na viola e atrilha ficou com um silêncio entre uma nota e outra da música, não era pra acontecer isso.
Mas eu continuei gravando, pois ja estava no final da música.
Como eu corrijo isso ???
A única maneira que encontrei foi gravando uma nova trilha só pra corrigir esse pedaço.
Tem como gravar por cima do erro na mesma trilha, mas sem apagá-la ???

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Grave só o pedaço que ficou errado em uma segunda trilha. Daí vc imenda as duas, para que esta imenda fique perfeita amplie o gráfico e procure um ponto baixo para fazer o corte. Depois de cortar use a linha de volume para aperfeisoar ainda mais a imenda. Deverá ficar perfeito de tal maneira que nem vc perceba a imenda. Depois disso leia o item 9 do tópico acima para juntar as imendas em uma única pista. Se precisar algo mais passo a passo deposite aqui. Mas antes tente o que eu já falei.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Blz Fernando,
Quando eu cjegar em casa eu faço isso.
Outra coisa. Quando eu gravao o volume fica até legal, mas eu percebo uma queda na quilidade no som que eu estou tocando (gravando) e no som já gravado.
Existe alguma plugin ou outra coisa para que eu possa melhorar o som já gravado ???
Sei que que quando eu edito uma trilha, tenho a opção do equalizador paramétrico, mas quando eu aumento as frequencias altas (agudos), fica aparecendo uns chiados.

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Esta questão de equalizar é um das coisas mais difíceis de uma gravação pois faz toda a diferença e é preciso muito ouvido para que fique bom. Vale lembrar que cada instrumento tem uma área correspondente no equalizador. Por exemplo: Se quer equalizar um Contra-Baixo não adianta nada mecher nos agudos, pois isso só vai almentar o chiado e não muda nada no som do baixo. Derrepente o que está acontecendo com vc é algo parecido com isso. Agora existe também o filtro que tira esses agudos (chiados), só que é preciso personalizar estes filtros pois os que já vêm pre definidos são muito fortes e tiram audio que não podem ser tirados. Mas no seu caso é mais provável que vc esteja colocando agudos desnecessários ao tipo de instrumento que está a gravar, então diminua os agudos muito agudos e trabalhe mais os médios mais agudos. Não sei se me fiz entender mas é isso aí.

Falou Dr.Stranho.

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Dr. Stranho, vc também pode e deve colocar efeito de reverb nos instrumentos e vozes, mas cuidado com o exagero. Procure sempre colocar algum efeito que não seja notado ou seja um efeito que quando a gente ouça pence que nao tenha efeito, mas que faz todo a diferença. Afinal o efeito é pra infeitar e não para aparecer.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Fernando,
Eu ja estou trabalhando na hipótese de ser somente as frequencias certa de cada instrumento.
Quanto ao efeito, eu prefiro usar os efeitos da mesa de som (UB1002FX).
Na minha opnião, é melhor já gravar com o efeito que eu quero, do que ter que colocar o efeito depois.
Valeu pelas aulas, depois te pertubo mais.
:)

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


Fernando.
parabens por sua aula ai do adobe, aprendi a mexer com ela, valeu!!
agora me explica:
qual o limite de pistas para gravar nela?
tem que ligar a mesa de som na entrada de microfone do pc correto?
e para gravar a bateria? microfonar a bateria toda? e a regulagem?
como faço para controlar o som de todas as pistas para que elas fiquem com o mesmo nivel de som?
desde ja agradecido pela ajuda

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


nyurig3 É!!! Vc usa um apelido nada normal. Mas vamos as respostas!
Eu não estou no meu pc para lhe passar o limite de pistas exato mas, se não tiver enganado é 120 pistas. Porém conforme vc vai gravando muitas pistas e colocando efeitos em todas também vai almentando a necessidade de processamento e memória. Daí quem dita o limite é o seu computador.

A mesa deve ser ligada na entrada de linha e não microfone. Mas há alguns casos em que a mesa tem uma saída de volume baixa e em linha fica muito baixo. Nesses casos pode-se ligar em microfone só que não pode deixar marcada, na opção avançado do controle de volume do microfone, a opção "1 boost de microfone + 20 dB" pois racharia tudo.

Microfone toda a bateria de preferencia com microfones próprios para isto, mas se não tiver "caça com gato mesmo". Antes de gravar a bateria certifique de que o som esteja o mais perfeito possível, pois depois de gravada polca coisa pode-se fazer para alterar o volume das peças da bateria (pratos, bumbo, caixa...), mas ainda é possível utilizando o equalizador almentar o volume do bumbo dos pratos pois cada tom da bateria tem o seu lugar no equalizador. Ex se em sua gravação o bumbo ficar baixo ou alto mecha nas partes mais graves do equalizador que irá almentar ou diminuir a percepção do bumbo. Mas volto a repetir é melhor já gravar tudo bem certinho pra não precisar mecher.

Para controlar o volume das pistas existe a mesa virtual. Para abri-la clique num ícone que tem na barra de ferramenta. Nesta mesa virtual vc tem do lado esquerdo o volume geral e do lado direito o volumes individuais. Vc pode também clicar na pista com o botão direito do mouse e abrira um monte de opções entre elas tem o controle de volumes e de cor par a pista.


[b][/b]

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


Fernando.
o pior e que nao e apelido, e nome mesmo ( so o nyuri) =( mas tem a vantagem de nao precisar inventar nome artistico uahuhauhauhauha.
obrigado pelas dicas!! tenho outras:

se errar um trecho apenas da para corrigir apenas ele? ou gravar a pista toda?
eo metronomo dele?
qual a configuraçao melhor do programa para eu tirar o maximo de qualidade da minh aplaca de som 32mb onboard ( um lixo)?

tem efeito de wah wah?
cooqueio delay e nao ficou bom como faço?

e a principal, sou leigo no assunto:
COMO FAZ A MASTERIZAÇAO ( E O Q E ISSO?) E A EDIÇAO
ensina ai passo am passo.....
desculpa a encheçao de saco... mas obrigado!!!!

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Ae Fernando, novos alunos na sala heim ...
Cara, to te enviando a minha primeira gravação
http://rapidshare.com/files/4579772/valendo.mp3.html
Dá a tua opinião, pode meter bronca mesmo, dizer o que ta errado e o que precisa melhorar.
Só um detalhe, os erros de tempo na guitarra é devido ao meu polegar que tá fudido, eu apertei o dedo na porta do carro e to tocando de palheta, algo que eu não gosto muito, por isso em algumas passagens de nota vc vai perceber algumas falhas.
Fico no aguardo de sua crítica.

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Dr. Stranho, cara 10 a zero para o site. Não consegui baixar me manda por email. estudiomegasom@yahoo.com.br

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


nyurig3, cara até parece uma lista de supermercado, mas vamos as respostas!

Quanto a erros na gravação dê uma lida que já foi respondido acima. A respeito da melhor qualidade que sua placa de som suporta também já postei láaaa no início do tópico (item 2) pois é uma das primeiras coisas a se fazer antes de iniciar uma gravação.

Quanto a wah wah não sei o que é isso. Mas se for aquele efeito de guitarra, tem sim, mas como eu não costumo usar, pois já gravo guitarra com pedaleira, e não estou no meu pc não sei te dizer qual é mas, de uma fuçada em efeitos que vc achará.

A respeito de delay é mais fácil vc aprender fuçando do eu lhe esplicar por escrito.

Cara a respeito de masterização e edição eu já lhe adianto que bem complexo, pois depende 99,99999999999% da sencibilidade musical de quem se prontifica a fazer isso. E claro que você precisa de um bom software para isso e Adobe Audition é muuuiiiiito bom, embora não seja o melhor, só que isso é questão de gosto. Bem!!! Deixa eu respirar primeiro. Não sei nem por onde começar.

Tudo que vou explicar agora é coisa que eu faço na prática, agora se os proficionais fazem diferente ou não é técnica deles, mas eu obtenho o mesmo resultado final. Volto a lembrar que aprendi sozinho e não fiz nem um curso de audio ou Audition ou qualquer coisa parecida.

Antes de mais nada perdoem o meu português escrito pois, sou um dizsaxtri na escrita.

Eu vou dizer apena o que tem que fazer e não vou dizer como fazer pois teria que montar um texto muuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito grande. Mas resumidamente é o seguinte:

Purificar ao máximo o audio já gravado com filtros (tirar chiados), equalizar pista por pista, colocar efeito em cada pista, regular os volumes de maneira que todos os instrumentos fiquem em armonia, verificar se todos os instrumentos estão no compasso certo, observar se não há exesso de graves (por exemplo se na su gravação já tem o baixo então não tem porque vc deixar o violão ou guitarra ou qualquer outro instrumento com graves, pois vira uma bagunça sonora, fica orrivel); O mesmo vale para os medios e agudos. Todo cantor dezafina, isso é fato, pois por mais perfeito que ele seja nunca conseguirá 100% da afinação digital. Nem mesmo o Pavarot ou sei lá quem! Então é preciso fazer a correção de afinação, o que é mmmuuuuiiiiitooo chato pois o as vezes o Audition dezafina ao invez de afinar (em outra oportunida eu explico como o Audition trabalha e entende a afinação, pois é bem chatinho). Continuando. Tem que fazer a comprenssão da voz (eu já postei algo a respeito de compressão acima), Cortar os picos de volume do gráfico, para isso pode-se usar a compressão. Deixar as vozes dos cantores juntas, porque sempre acontece de um cantar na frente do outro, falar uma palavra sem que as dicções das sílabas estejam batendo certinho.

E depois depois disso, que parece pouco mas não é, vem a parte mais difícil que é a edição ou mixagem (chamem como quizerem). Na mixagem voce vai preparar os audios para serem mixado ou seja untados em uma única pista. Para isto é feito uma revizão nos volumes dos audios individual, e se não fosse o tal do Sterio bastaria mixar tudo e pronto, mas como temos o danado do stério pra trabalhar, aí o bicho pega!!! Se você pensa que por gravar sterio sua gravação já está sterio, sinto muito lhe desapontar!!! Você gravou sterio, sua gravação ficou seterio, porém este sterio não está trabalhado. Ou seja o mesmo som que sai no canal dirito sai no canal esquerdo. Isso seria o mesmo que dois canais monos,

Éeeeee o negócio é mais complicado do que você imaginava, não é??
Pois bem! Vocês já devem de ter percebido que as vezes a gente escuta um violão na caixa direita e na outra não. Isto é sinal de que o sterio foi trabalhado. Mas daí você se pergunta: Tanto trabalho pra poder trabalhar este sterio será que vale a pena?! Bom!! E se eu lhe disser que quando vc trabalha o sterio o resultado que se obtem tão bom que é como se vc acrescentasse uma segunda banda em sua gravação. Isso acontece porque o som se espalha de maneira difente por entre as caixas e não fica aquela gravação, que por mais instrumentos que vc coloque, sempre parece que está faltando alguma coisa. Se o sterio já dá esta diferença imagina só uma gravação 5.1 que tem 5 canais de audio distintos. Inclusive o audition distribui o som nesses 5 canais se vc preferir trabalhar assim.

Então resumidamente a gravação sterio nada mais é do que o som repartido entre os canais R e L. Ex: Um violão mais pra uma lado, o teclado mais pro outro, os tons do meio da bateria cada um de um lado, percução dividida e por aí vai.

Se apenas para dizer o que é masterização e edição precisei escrever tanto assim, agora imagina só explicar isso tudo passo a passo!!!!! Pra vc ter uma noção na minha primeira gravação masterizada (isso depois de muito tempo gravando sem trabalhar o ´sterio) eu levei 15 horas de trabalho em uma música simplisinha com arranjo de teclado, gravado obviamente pista por pista. Hoje eu já faço esse processo com 3 ou 4 horas por música.

Cara!! vc nunca imaginava que uma pergunta tão pequena fosse gerar uma resposta tão grande assim, né? Mais valeu a pena.

Depois deste livro espero ter me feito entender.

Falou nyurig3, qualquer outra pergunta pô mandá bala que estou aqui pra isso.

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Ae Fernando, já enviei a MP3 pro teu e-mail.
Agora, vou te da uma aula de como baixar arquivos do rapidshare ....
putz, fala sério, clica aqui e veja como é fácil.

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


Fernando.
valeu fernando, ajudou a entender um pouco.
mas me chamou a atençao a parte da afinaçao digital do cantor que vc falou, como faz isso?
e como faz para tirar os chiados?
e controlar os graves?
e os compassos?
bam, fica por aqui mesmo, ja estou encomodando ne?
abraços, valeu pela ajuda

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


Dr. Stranho
Olá DrStranho, fico feliz em ver a qualidade que você conseguiu e também como vc toca bem mesmo com o dedo arrebentado. Porém, vou colocar uma vírgula, e isso é sinal de que vem em frente alguma contradição. Então, já que vc pediu críticas agora agüenta aí!
Sua gravação está com muito chiado, deverá ver o que é que está causando isto. Pode ser sua placa de som, sua mesa, seus instrumentos ou os cabos. Mas quanto a estes chiados nem tudo está perdido, pois temos em mãos uma ferramenta profissional que é o Adobe Audition 1.5. Faça o seguinte: Na parte do programa que tem só uma pista posicione o cursor no início da gravação e de uns três Zoom na horizontal e uns 6 na vertical (Alt + =) para aumentar a visualização do gráfico. Observe que no começo da música, antes mesmo da música começar tem uns chiados muito fortes, utilizando um fone de ouvidos vc além de ver o gráfico do chiado poderá escuta-lo. Então selecione somente este chiado que está no começo da sua música (de 0 a 1 segundos e não mais do que isso pois, pra frente disso tem um barulhinho que não é do chiado) e aperte Alt+N e clique em OK. Agora selecione a música inteira e vá em Effects/Noise Reduction/Noise Reduction dê duplo clique e clique em OK. Pronto o chiado já era.
Com isso você já ganhou muuuiiiiita qualidade sonora.

Volte o gráfico ao normal e continue a observa-lo. Ele está muito pequeno e isso faz com que o som fique baixo (se você for gravar mais instrumento então pode deixar como está mas, esse for o play back final o gráfico está pequeno). Selecione o gráfico todo e normalize para 99%. Ele não mudará muito. Agora vamos comprimi-lo. Para isto vá em Effects/Amplitude/Hard Limiting e dê duplo clique. Na caixa que aparece coloque em Limit Max Amplitude to -.1 dB , em Boost Input by coloque 5 dB os outros deverão ficar como estão mesmo (7 e 100 ms). Clique em OK.

A sua gravação ficou mono. Embora tenha dois canais o r e l eles estão iguais ou seja vc não trabalhou o sterio. Trabalhar o sterio é dividir o som nos dois canais. Neste caso vc poderia ter arrastado a linha do Pan do baixo para cima cerca de Pan -30 e ter arrastado a da guitarra para baixo cerca de Pan+20 ou menos. Isso faria com que você ouvisse o baixo mais de um lado do que do outro e a guitarra também. Fazendo isso vc observaria que o Level Meters não mais ficaria trabalhando juntinho como está agora. Eles trabalhariam próximos mas, nunca juntinhos.

Ahhh!!! Outra coisa você gravou e salvou com muita baixa qualidade. Pois gravou em 44000 Sample Rate e provavelmente em 16 bit. Experimente configurar para pelo menos 48000 e 32 bit. Se sua placa não suportar 32bit pode gravar em 16 mesmo, mas grave em 48000. E na hora se salvar coloque em mp3 e vá em opições e escolha a taxa mais alta possível (320). De uma lida acima lááááá no começo do tópico que é uma das primeiras coisas que eu explico.

Ta aí vc pediu críticas e aí estão elas e as sugestões também. Faça isso e depois me conte o que achou. Sua gravação ficou muito boa mas, dá pra me pra melhorar muito ainda. Fazendo isso que eu falei vc já irá perceber uma grande diferença.

Achei legal vc me mandar o mp3, pois assim posso lhe ajudar melhor. Quando for mandar da próxima vez me mande o mp3 e o projeto com todas as pistas. Vai ficar meio grande o arquivo mas, poderei te ajudar mais ainda. O mp3 pelo email não veio como mp3, veio com uma extensão não reconhecida pelo windows. Eu baixei do site mesmo.

Para que você possa perceber melhor a diferença de uma gravação sterio com o sterio trabalhado e uma gravação sterio sem trabalha-lo será preciso usar fones de ouvido, faça o seguinte:
Abra uma música profissional no Audition pista única. Selecione a música, vá em Effects/Amplitude/Channel Mixer, dê duplo clique, escolha Average (o average irá somar os dois canais L e R e dividir por dois deixando assim os sons iguais em ambos os canais, ou seja sterio não trabalhado). Agora clique em Preview (a música começará a tocar). Quando vc secionar Bypass (em baixo de Stop) a gravação ficará com o sterio trabalhado. Fique marcando de tempo em tempo esta caixa Bypass que vc notará claramente a diferença. Quando vc marcar será como se uma outra banda começasse a tocar junto, tamanha a diferença. Vc passará a ouvir mais claramente cada instrumento divididos nos dois fones. Faça esta experiência entenderá o por quê falo tanto em sterio trabalhado e não trabalhado.

Viiiiixxii!!!! Acho que se continuar assim vou acabar escrevendo um livro sobre o Adobe Audition. Uai ta loooouuuco!!! Quantas palavrinhas eu já digitei aqui em?!

Gostaria que postasse aqui sua opinião sobre tudo o que lhe falei.
Por hoje é só e até mais!!![b][/b]

Fernando.
Veterano
# nov/06
· votar


nyurig3 amanhão se der certo lhe respondo.
Ahh! você não está encomodando. Está apenas colaborando com este tópico. A respeito de chiados a melhor forma é a que passei para Dr Stranho logo acima.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Gravação de audio no Adobe Audition 1.5