É necessário equalizar um vinil que foi digitalizado?

    Autor Mensagem
    glaucomartinez
    Veterano
    # set/06


    Olá a todos!

    Tenho alguns vinis raros que digitalizei para passar para CD. Vou limpar os ruídos, tirar os clicks e cracks e depois normalizar.

    É um disco de músicas folclóricas Russas, o cantor é um tenor. Ocorre que tenho ainda a impressão que o áudio está oscilando quando o cantor dá algumas notas muito intensas (a oscilação é pequena) e me parece que isto não ocorre no vinil. Não tenho certeza, mas me parece caso de equalização.

    Quando digitalizamos um vinil, é necessário equalizar o material digitalizado ou não?

    Estou trabalhando com o Sound Forge, sei operar o analizer spectrum mas não sei como utilizar ele para melhorar ainda mais a qualidade do áudio. Não sei ver quando eu preciso aumentar tal freqüência abaixar outra, enfim quando é necessários mexer em tal freqüência.


    Peço ajuda aos amigos que tenham experiência em digitalizar vinil e equalizá-los que me expliquem como se dá este processo de re-equalização de vinis digitalizados. (se é que isto é necessário)

    Valeu!

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # set/06
    · votar


    glaucomartinez
    Puts, se soubesse bem certo como faiz eu ate falava =//

    tenho um chegado que ele só trbalha com isso, ele é aposentado, monto um estúdio fodástico nos fundo da casa dele e gora ta viivendo de grava cds demo, passa LPs pra CD, K7 pra cd, enfim, . . .

    Eu sei que precisa SIM equaliza o disco quando se digitalisa ele,

    remover imperfeições > normalizar > equalizar > comprimir

    eu tb uso o Sound Forge, ótimo programa, em relação ao analisador de espectro, vc vai usa ele pra ve só à quantos Db tá CADA fraquência do Espectro (20 - 22000 Htz, axo que é isso), é simples vc ve ali onde ta mais apagado e vai no equalizador e da um "up".

    espero tr ajudado, ma se foce vc, esperava algm mais "experinte" do eu responde esse tópico =//

    glaucomartinez
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Irmão, antes de mais nada, agradeço demais a Boa vontade! Valeu mesmo!

    Até aí eu sabia também! Estamos juntos neste barco! rsrsrsrs

    Um problema quanto as frequências é saber em quantos Db tem que ficar cada uma... sei que isto varia de estilo pra estilo, neste meu caso como proceder?

    Outro problema é que durante 1 música os Db das Frequências variam... novamente, como proceder?

    Agradeço a você e a todos os amigos que puderem ajudar, Valeu!

    glaucomartinez
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Estou precisando equalizar os vinis que eu digitalizei. Alguém mais tem alguma dica sobre este assunto?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # set/06
    · votar


    glaucomartinez
    minha opinião pessoal é q vc deve esquecer o analisador de espectro e trabalhar com seu ouvido. Equalizar pode ser uma boa mas perde a característica original do som. E cuidado com o aumento de freq. agudas pq vc trará alguns chiados de volta.
    Quanto à variação do volume da música, se não for algo proposital, utilize um compressor/limiter pra normalizar, ao invés do processor "normalize". O plug-in Waves L2 faria isso, bem como algum outro compressor com Ratio alto (que faz ele virar limiter).

    glaucomartinez
    Veterano
    # set/06
    · votar


    É o que eu estava fazendo, mas eu tava achando que eu tava sendo muito tosco, já que existia este recurso ele devia ser utilizado, mas acho que o nosso ouvido é o melhor "termômetro" mesmo.

    Então você não aconselha re-equalizar os vinis digitalizados?

    É verdade a característica muda mesmo, é difícil achar um termo de equilíbrio aonde não se perca a qualidade original e se atinja o objetivo desejado.

    O "normalize" do sound forge não é tão bom?
    Vou testar o L2...

    Valeu pelas dicas!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # set/06
    · votar


    glaucomartinez
    o problema do normalize (que por ser um processo, não varia muito de qualidade de programa a programa) é que ele puxa todos os volumes pra cima (ou pra baixo) até um ponto desejado, mas não ajuda em nada no nivelamento do som. Pra isso há necessidade de um compressor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É necessário equalizar um vinil que foi digitalizado?