Autotune - Tópico oficial

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


Música de Preto
não vamos discutir com o Christhian. Ele é bom demais para ouvir opiniões de reles mortais desafinados como nós...
Eu não vou nem considerar isso, sinceramente. Toda a minha postagem foi baseada em argumentos meus, como profissional - e acredite, não sou o único músico profissional nesse fórum, mas infelizmente para a maioria dos leigos, trabalhar com música (ser profissional) parece ser algo abstrato ou inalcançável. Li esses dias que quanto maior o grau de instrução do indivíduo, menos ele tente a ser preconceituoso e mais homogênea é a sua visão a respeito das diferenças. Para ser elucidativo a vc, caso seja esse o seu caso, ser músico profissional não é absolutamente nada de diferente de ser motorista de ônibus, pedreiro ou médico. Aquele que se dedica ao que faz, certamente vai ter convicções diferentes dos demais.

E fica a observação: Se vc não tem capacidade intelectual de contestar a minha opinião, abstenha-se e não leve a questão para o lado pessoal. Eu já acompanho a postagem do has4 há algum tempo e sei que ele é suficientemente maduro para entender opiniões contrárias a dele e contra-argumentar de maneira decente. Honestamente, eu não perderia meu tempo redigindo um argumento a alguém que eu achasse que não vale a pena.

Aliás, Sr. Cantor Profissional, nada a ver você ter fechado meu tópico sobre o que queria dizer o nick de cada um. Não entendi mesmo... Você nem aparece pelo fórum de teclados!
Indiferente se eu apareço ou não, eu sou moderador. Não entendeu? Seria prudente ler as regras:
1 - Sempre use a BUSCA antes de criar um tópico para verificar se o assunto já não foi debatido. Tópicos repetidos poderão ser fechados ou apagados.
8 - Os tópicos devem ser criados no fórum que melhor se adeque ao assunto proposto. Assuntos diversos devem ser postados no OFF TOPIC.

Se vc ainda não entendeu:
Busca 1 - Tag "Nicks"

Busca 2 - Tag "significado nick"

O mecanismo de busca não é enfeite. Assim como as regras também não são. A função de um moderador é cumprir as regras, indiferente do usuário ou fórum.

Voltando ao assunto:
Enfim, não gosta do autotune? Acha super escroto quem usa autotune? VÁ EMBORA E MONTE UM TÓPICO OU UMA COMUNIDADE NO ORKUT CHAMADA "EU ODEIO AUTOTUNE"!
Acho importante vc ter a noção de que o fórum é livre para se discutir e expressar opiniões. Meus comentários foram todos concernentes ao tema e se está em desacordo com a opinião alheia (sua ou de qqr usuário) é perfeitamente natural, inclusive tratando-se de um fórum de "discussão", vc não acha? Ou na sua concepção deveria ser um fórum de "concordância"? Alias, eu entendo perfeitamente a sua citação sobre o Orkut. Lá é assim, não é mesmo? Aqui não é e nem vai ser.

E só pra finalizar, leia as regras, pra evitar inclusive isso:
10 - Os moderadores podem, sem aviso prévio, fechar, editar, excluir e/ou mover tópicos e respostas:

10.1 - considerados flood ou spam;
10.2 - em que haja conflito entre usuários;
10.3 - em que haja divulgação de músicas, vídeos ou softwares piratas;
10.4 - considerados preconceituosos, caluniosos, difamatórios ou prejudiciais a terceiros;
10.5 - que infrinjam as demais regras do fórum, o bom senso e as leis;
10.6 - em que haja propaganda de produtos ou outros sites;
10.7 - que desvirtuem o assunto proposto pelo autor do tópico.
10.8 - que utilizem linguagem inadequada.

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
ja pensou christhian se a moda pega? vao inventar o "batera tune", "teclado tune", "baixo tune", e 'guitarra tune" para corrigir os "deslizes"

os cds ficariam sem graça tudo muito EDITADO, muito mecanico mais do que ja e....
concordo com vc
eu usava o melodyne que corrige a voz mas francamente parei com isso

AlexB
Veterano
# ago/07 · Editado por: AlexB
· votar


"batera tune", "teclado tune", "baixo tune", e 'guitarra tune"
Já existem, é só ligar o rádio e vai ver todos em funcionamento simultâneo.
Música já é produto a muito tempo, não tem nada em comum com arte, é como comparar um restaurante "à la carte" com um bigmac, não e´a melhor coisa do mundo mas vende milhares. A diferença é que antigamente você pediria: Me dá uma nota e alguém respondia: qual? Hoje em dia a resposta é: de quanto.
Qunatos sucessos são contruidos com samples, é só copy and paste. Sem falar em harmonia, para quê afinal não estou produzindo um cd de meditação...
Abraço,
Alex

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


AlexB
é só ligar o rádio e vai ver todos em funcionamento

por isso eu escuto DREAM THEATER rsrsrsrsrs musica boa e inteligente

cybx
Veterano
# ago/07 · Editado por: cybx
· votar


Minha opinião é igual a do Christhian.

Não consegue cantar afinado? Não cante. Ou melhor, não grave. Estude e se empenhe para conseguir e aí sim gravar.

Se todos pensassem assim, teríamos um mundo cheio de melhores profissionais, ao contrário da massa avassaladora de profissionais medíocres que se contenta em receber elogios, não importando como.

ZeeG
Veterano
# ago/07
· votar


ou c nao contrata alguem q cante no stilo q vc keh =P

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


Galera, toh criando esse tópico pq tenho certeza que mta gte daki tem duvidas sobre o funcionamento desse programa...
Esse é um dos programas mais usados pra mexer na afinação, e de acordo com mtos profissionais é possivel obter excelentes resultados com ele.
Então é isso galera, quem aki puder contribuir qualquer coisa sobre o funcionamento desse programa, qualquer dica será bem vinda... vamos tentar fazer um passo a passo ai, desde as primeiras noções sobre o funcionamento blz... eu acredito que vai ajudar mta gte aki, inclusive eu, hehe...
É isso ai, vamos contribuir galera...


Christhian
10.7 - que desvirtuem o assunto proposto pelo autor do tópico.

Em primeiro lugar achei muito estranho isso. Acho que o tópico era pra discutir como se usa o autotune, para que alguns dessem alguma orientação, sobre o programa. Ninguém perguntou a ninguém se era conta ou a favor. Em outras palavras, não gosta do autotune? Bom já disse minha recomendação no último post...

Concordo com o que você disse sobre profissionalismo, e assim como você sou simplesmente vidrado no que faço, embora eu não viva disso - na verdade sou técnico de som. Mesmo assim, acho que isso não me dá o direito de entrar um tópico e mandar o seu assunto inicial pras cucuias. Aliás, com agressividade verbal louvável! Na verdade, essa foi a única coisa irritante. Você, sr. cantor profissional detonando caras que estavam simplesmente se expressando sobre o autotune - coisa que aliás você começou.

Enfim, vamos continuar a falar tecnicamente sobre o autotune?

Ah! Não me considere derrotado por eunão ter criado um post igualmente agressivo, mas eu tenho mais o que fazer a criar inimigos digitais.

cybx
Veterano
# ago/07 · Editado por: cybx
· votar


Música de Preto

Na boa, sem querer defender o Christhian e sendo totalmente imparcial, não acho que ele desvirtuou o tópico, já que o mesmo falava sobre o autotune, ele apenas deu a opinião dele sobre tal.

Quem começou a discutir com "agressividade verbal louvável" foi vc, que levou pro pessoal pois não tinha gostado dele ter fechado o seu tópico e apelou para a ironia, chamando-o de "Sr. Cantor Profissional".

Eu não me conformo como pessoas sem capacidade pra comentar sobre algo imparcialmente, gostam de levar pro pessoal só pq a pura opinião própria não bateu com a do outro.

Impressionante. o.O

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07 · Editado por: Christhian
· votar


Música de Preto
Eu não vou perder meu tempo com esse assunto, sinceramente. O que eu tinha que dizer já foi dito, inclusive a você.

Espero que sobre o fechamento do seu tópico, pelo menos, vc tenha entendido.

Abraços.

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Espero que sobre o fechamento do seu tópico, pelo menos, vc tenha entendido.

Esquece isso, isso não importa mais agora. Seja lá!

Na boa, sem querer defender o Christhian e sendo totalmente imparcial, não acho que ele desvirtuou o tópico, já que o mesmo falava sobre o autotune, ele apenas deu a opinião dele sobre tal.

Vc leu desde o início? De qualquer forma, sugiro que a gente comece a falar unicamente sobre como usar o autotune, seus parâmetros e coisas desse tipo que são REALMENTE concernentes ao tópico, digo isso na minha humilde opinião de membro novato. Aliás, que tal abrir um tópico com o título "Autotune: é politicamente correto usar?" Lá a galera quebra o pau - amigavelmente falando - sobre usar ou não usar autotune.

no mais, sem ressentimentos, sr. cantor profissional
(desculpe a ironia, mas eu não podia perder a chance!)

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


sr. cantor profissional
e o pior é que ele é u.u
(botando lenha haha)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07 · Editado por: Christhian
· votar


Música de Preto
no mais, sem ressentimentos, sr. cantor profissional
Nenhum tipo de ressentimento, Zé do pagode. =)

Mas preste bem atenção ao título do tópico. Qqr opinião a respeito do software vai ser mantida. E vou aproveitar pra reforçar algumas coisas que eu disse:

"Mas o mercado pra isso é grande. Tem até rack autotune."

"Uma microvacilo pode ser corrigido com outro take. "
Que fique claro, autotune é pra gente desafinada e não pra esse tipo de correção. Ele literalmente "robotiza" a nota, deixando reta e muitas vezes metálica. Essas pequenas variações individuais são corrigidas com outro take ou com um pitchbend só na nota fora.

"Se for só pra se divertir, não vejo mal em usar."

"Eu não sou produtor. Minha opinião é como cantor profissional. Quem opera o autotune no estúdio (e tira do estúdio o seu sustento) tem mais é que rezar pra que cada vez mais músicos ruins apareçam no planeta."

É minha opinião e condiz com o assunto, Zé do Pagode. ;-)

"Seria tosco o sujeito gravar um solo em slowmotion e depois acelerar pra parecer que é veloz e ao vivo, usar um sampler ou playback.. pra mim, é a mesmo coisa que um Autotune. "
Alguém discorda dessa analogia? Se não, algum guitarrista aqui teria a cara de pau de fazer isso e vender (lembrando que mantenho a opinião q se for de brincadeira..)? Mas é fato que existem produtores capazes de fazer. Diferença de critério ou de opinião (Musicalidade X Mercado)?

E pra finalizar:

"Outra consideração que faço é a seguinte: não vamos discutir com o Christhian. Ele é bom demais para ouvir opiniões de reles mortais desafinados como nós... "
To começando a concordar com vc. Tirando o "mortais" da frase.

=)

mazza
Veterano
# ago/07
· votar


putz se eu tivesse um rack autotune eu usava numa boa e pronto, pra mim o que interessa é o resultado final, canto mal pra caramba e qualquer ajuda pra mim é bem vinda, e se o publico gosta do resultado, o que importa? Sem querer botar lenha na fogueira, mas independente de considerar os aspectos éticos, profissionais, morais e outros envolvidos, acredito que se a tecnologia existe, ela deva ser utilizada em nosso favor. Admiro muito quem tem capacidade e faz um trabalho bem feito sem precisar usar esse tipo de ajuda, mas não teria o menor pudor em trabalhar com esse tipo de equipamento, e se pra quem escuta tá bom, pra mim tudo bem...

Essa é só minha opinião, não quero causar polêmica.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07 · Editado por: Christhian
· votar


mazza
Isso é honesto da sua parte.

Mas é como eu acabei de citar: Diferença de critério ou opinião?

No meu ponto de vista: Seria melhor fazer um bom trabalho de estúdio e dublar o playback. Quem paga pra assistir uma apresentação precisa ter o seu dinheiro valorizado. E acredite, sua platéia vai ser crítica, caso perceba (e no caso do rack autotune é ainda mais perceptível que o plugin) e dificilmente ficará 100% satisfeita. Não é questão de abandonar o espetaculo, entende? Como eu tb já citei, elementos circundantes trazem público (interpretação, coreografia de palco, etc, etc - basta ver um show da Britney Spears ou da Madonna).

Mas pensa: Se autotune fosse comercialmente bom (pro músico), pq haveria tanto cantor (pop, principalmente) usando playback?

Abraços.

cybx
Veterano
# ago/07
· votar


mazza

Eu nem entendo, nem compreendo, e muito menos aceito uma opinião dessas.

Pra mim, música tem que ser feita com amor, com paixão, pois é isso que ela representa, a expressão de nossos sentimentos.

Quem faz música pra receber aplausos ou somente pra ganhar dinheiro, pra mim não é músico.

ed-Mix
Veterano
# ago/07
· votar


Bom galera eu nao vou entra na disculcao,mais mim interessou a parte que o amigo cybx falou,ele disse.

Pra mim, música tem que ser feita com amor, com paixão, pois é isso que ela representa, a expressão de nossos sentimentos,

Bom hoje mesmo eu acabei de terminar uns trabalhos,confeco que fiz uns concertinhos na voz,mais o segredo de tudo mesmo e o seguinte,se vacilar,volta e faz de novo ate acerta.
Afinal de contas vc esta no studio e pra isso,fazer tudo dentro dos conformes.

Sei que esse tropico aqui fala muito sobre o Auto tuner,mais eu particularmente nao uso mais ele,estou usando o v-vocal do sonar e bem mais facio de se trabalhar e pra mim surte bem mais resultados que o Auto tuner.

Bom,ja chega de papo,oucam a Musica.

http://www.4shared.com/file/23271224/53bcf71e/Carlos_-_Como_neve_-_Mp3 .html

ed-Mix
Veterano
# ago/07 · Editado por: ed-Mix
· votar


So lembrando,essa musica e de um equatoriano que mora aqui na cidade.e mais uma coisa.EU NAO TRABALHO NEM com MIDI E NEM COM VSTs.

Que fique bem claro isso.

has4
Veterano
# ago/07 · Editado por: has4
· votar


Aliás, que tal abrir um tópico com o título "Autotune: é politicamente correto usar?" Lá a galera quebra o pau - amigavelmente falando - sobre usar ou não usar autotune.
Música de Preto



Deixando este aqui apenas para falarmos sobre cmo usá-lo já seria bastante útil a todos os interessados no tal recurso.

Boa mesmo!

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


has4
Deixando este aqui apenas para falarmos sobre cmo usá-lo já seria bastante útil a todos os interessados no tal recurso.
Finalmente alguém me entendeu!

mazza
Sua opinião é bastante particular, mas sua produção pode sucumbir com o passar dos tempos. Eu penso que música pop vive de fases. Apenas os artistas realmente bons sobrevivem. Baseado nisso, eu prefiro fazer a música que está em meu coração - como disse um cara aí - do que uma música pra vender. Apesar disso, lembro que Ed Motta foi ultra criticado e teve grande declínio em fama quando lançou "Entre e Ouça", seu primeiro CD em "edmotês". Eu quero dizer com tudo isso, que música é mais que um PC e plugins infinitos pra deixar bonitinho. Aliás, há muitos anos, discos eram gravados em L/R e escapavam até alguns erros e os grupos não faziam menos sucesso por isso.

Quem faz música pra receber aplausos ou somente pra ganhar dinheiro, pra mim não é músico.
É algo que concordo plenamente.


"batera tune", "teclado tune", "baixo tune", e 'guitarra tune"
Atira a primeira pedra o tecladista que trabalha com MIDI e nunca deu uma chegadinha pro lado naquela nota que entrou uma semi fusa depois do que devia. Não estou defendendo esses tunes todos, mas acho que às vezes pode ser interessante - como já disse uns posts atrás.

EU NAO TRABALHO NEM com MIDI E NEM COM VSTs.
É cara, mas eu tenho apenas um PSR-510 e nem morto usaria apenas os timbres dele numa música. Além do mais MIDI É O BICHO!!!!

Eu não sou produtor. Minha opinião é como cantor profissional. Quem opera o autotune no estúdio (e tira do estúdio o seu sustento) tem mais é que rezar pra que cada vez mais músicos ruins apareçam no planeta.
Ô! Até que nisso concordo, plenamente! Viu como música ruim pode dar dinheiro! - just kiddin'

Seria tosco o sujeito gravar um solo em slowmotion e depois acelerar pra parecer que é veloz e ao vivo, usar um sampler ou playback.. pra mim, é a mesmo coisa que um Autotune.
Credo!!! Isso existe??!!!!! Sinceramente, não sabia!

To começando a concordar com vc. Tirando o "mortais" da frase.
Mas mortais todos somos!

Nenhum tipo de ressentimento, Zé do pagode.
Aí é sacanagem!!!!! Eu reconheço seu profissionalismo e você me chama de pagodeiro!!!!!!??????? Aí não, sr. cantor profissional! :-P

has4
Veterano
# set/07 · Editado por: has4
· votar


Talvez ela não precisasse tanto do autotune num show ao vivo, pois ela canta muito bem, contudo, num CD, as correções não necessárias...

http://www.youtube.com/watch?v=ni27IFicYRo

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/07 · Editado por: Christhian
· votar


has4
Talvez ela não precisasse tanto do autotune num show ao vivo, pois ela canta muito bem, contudo, num CD, as correções não necessárias...

Velho, vc esta confundindo as coisas. O vídeo é de um Pitch Bend do sonar chamado V-Vocal. Autotune não é pra corrigir minusciosamente, mas sim fazer um "desentortamento" do cantor desafinado.

O trabalho de um produtor decente é exatamente o apresentado no vídeo. Pra muita gente, nem haveria necessidade de passar o pitchbend ali. Mas ele fez no "photochart" praticamente. Pense em quanto tempo levaria pra corrigir só no pitchbend um Felipe Dylon, por exemplo.

"Quotando" o que eu escrevi, alguns posts atrás:

Que fique claro, autotune é pra gente desafinada e não pra esse tipo de correção. Ele literalmente "robotiza" a nota, deixando reta e muitas vezes metálica. Essas pequenas variações individuais são corrigidas com outro take ou com um pitchbend só na nota fora.

Música de Preto
;)

has4
Veterano
# set/07 · Editado por: has4
· votar


Christhian
Autotune não 'robotiza' também, não, como o faz o TUNING? (dúvidas). Obrigado.


Há vários recursos existentes no mercado, às vezes nos confundimos mesmo! Veja um trecho no qual vc já dizia que não curte AUTOTUNE (além de se confundir tb rsrsrs):

"Christhian

Meu, mas tem um efeito na voz que não me agrada nem um pouco... acho que é o autotune... Em algumas partes fica parecendo um robo cantando e confesso que eu sou meio contra essas paradas.

Jattto
Cara... duvido muito que ele tenha usado autotune. A 'robotização' << ahahahh se deu por um efeito de 'voz metálica' que ele disse que pôs nas faixas de voz. Também foi colocado Chorus e Delay. E eu curti bastante!!! hehehe...
"


Este diálogo acima está em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/147053/


PUTZ, como estes recursos NOS CONFUNDEM!?!?! kkkkkkk

has4
Veterano
# set/07 · Editado por: has4
· votar


Deixando este aqui apenas para falarmos sobre cmo usá-lo já seria bastante útil a todos os interessados no tal recurso.
has4
Música de Preto


Agora que já tenho uma noção para o quê serve o AUTOTUNE, gostaria que se possível explanássemos sobre COMO REALMENTE USÁ-LO. Tipo colocando PARÂMETROS, exemplos com tracks gravados (antes e depois), assim, nós poderíamos ir realmente ADIANTE, sem discutirmos sobre GOSTOS, que é algo muito PESSOAL.

[SUGIRO]


mta gte daki tem duvidas sobre o funcionamento desse programa...
music_life

Inclua-me mesmo!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/07 · Editado por: Christhian
· votar


has4
PUTZ, como estes recursos NOS CONFUNDEM!?!?! kkkkkkk

Nem sempre. Continua lendo o tópico que vc citou e vc encontra isso:
( http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/147053/#3914779 )

Conversei com o Sylvio a respeito da edição. Então... ele usou o Oberheim OB-Tune, que ele já usava para "metalizar" a voz... e foi com esse objetivo que ele usou... Aí como o Christhian achou parecido com o Autotune... eu pesquisei no Google pelo Oberheim OB-Tune e achei que ele era um plug-in pitch shifter, logo algo como autotune mesmo.

Eu não conhecia o tal oberheim. Mas como eu disse, até uns 15 km eu pego isso.

=)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/07
· votar


has4
Autotune não 'robotiza' também, não, como o faz o TUNING? (dúvidas). Obrigado.
Acabei esquecendo isso, mas não entendi o "tunning". É o pitchbend que vc se refere?

has4
Veterano
# set/07 · Editado por: has4
· votar


Oberheim OB-Tune

Putz, é tanto TUNE pra gente TUNNING hehehehe alguns só mudam de 'OB', assim como há tantos PITCHes (Pitch defines the location of a tone in relation to others, thus giving it a sense of being high or low) não sei o quê lá, e esse SHIFTER aí, p.e.; vou procurar saber sobre este OBHEIM também, mas antes, quero aprender sobre PARÂMETROS para usar nos já tenho uma pequena noção. AFINAL, tem outros vários IMPORTANTES e MAIS USADOS PLUG INS que terei também que aprender sobre os mesmos, então, quero apenas começar com aqueles mais comumente usados, daí, aquele meu tópico para ESTUDAR e complilar sobre os mesmos. Participem lá também Christhian e demais colegas.

has4
Veterano
# set/07
· votar


Gostaria de poder colocar alguns exemplos com AUDIO, mas como complica um pouco, fiz alguns testes com o AUTO-TUNE 3 (da Antares), usando so seguintes Parâmetros num solo de guitarra (não na voz):

Vendo a 'cara' do tal plug-in, o usei assim:

PARÂMETROS do Retune e do Tracking, foi de 43 e 62, contudo, alguns usam respectivamente em 51 e 55:

Input Type = Soprano Voice.
Select Pitch Ref. = L (Left – este foi acionado)
Correction Mode (Modo de Correção) = A = Auto.
Retune Slow e Fast = 43
Tracking Relaxed e Choosy = 62
Tom G Maior (Sol Maior)
Scale Detune = 0
Escala = G (0); A (200); B (400); C (500); D (700); E (900); F# (1100).;
Sem Vibrato (no vibrato)
Deph (profunidade) = 30
Rate = 5.5
Delay = 300

Legal mesmo se pudesse colocar o ANTES e o DEPOIS, em audio, como havia dito, para assim, termos uma idéia legal, porém, o difícil é ficar gravando e usando 4shared ou outro para postá-los aqui (dá um trabalhinho) rsrsrs, legal também se encontrássemos videos no youtube ou n´outro local para serem postados aqui, mas, do AUTO-TUNE 3, já que este tópico é OFICIAL, exclusivo para ele.

{SUGESTÃO}

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


Que fique claro, autotune é pra gente desafinada e não pra esse tipo de correção. Ele literalmente "robotiza" a nota, deixando reta e muitas vezes metálica. Essas pequenas variações individuais são corrigidas com outro take ou com um pitchbend só na nota fora.
Confesso que não sabia dessa parte. Isso responde a uma pergunta que fiz, pois se a música tiver várias modulações no meio da melodia - ouça Ed Motta, Ivan Lins e Stevie Wonder - o Autotune dança! Acho que ele não tem poder perceber a mudança de tom, certo? Acho que esse pitch bend parece ser mais "moral" do que o autotune.

has4
Veterano
# set/07
· votar


Música de Preto
Acho que ele não tem poder perceber a mudança de tom, certo? Acho que esse pitch bend parece ser mais "moral" do que o autotune.

Veja bem, não entendo bem, mas imagino que existem vários recursos para que se possa isolar um trecho, uma nota, uma parte... numa TRACK; por exemplo, selecionando-a, através do SOUNDFORGE ou mesmo, CORTANDO uma track no trecho desejado, usando o SONAR, ou ainda, se há uma modulação numa canção, basta ser selecionado o primeiro trecho antes da modulação, considerando sempre o TOM PRINCPAL para escolher a 'key' (tonal) e o modal (maior, menor, com sétima etc) para então o SOFTWARE reconhecer aquele trecho que será REMOLDADO (afinando ou com efeito, conforme o caso).

O PITCH tenho o experimentado, e ele afina o geral sim, mas extende com se tirasse do local, fazendo parecer que foi gravado fora, ou que houve uma latência, ficando fora do ritmo/tempo das demais tracks, então, no caso do PITCH, melhor usá-lo em pequenos trechos. Já o AUTO-TUNE, pelo que pude experimentar, pode também ser usado num grande trecho sem que ocorra esta tal deformação ritmica.

É difícil tentar explicar o que é prático e ainda, sem exemplos práticos, com audio de ANTES e DEPOIS, mas estou tentando, com o poquíssimo que sei. Se alguém puder ajudar mais claro e precisamente, melhor!

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


É difícil tentar explicar o que é prático e ainda, sem exemplos práticos
Entender também...

O que estva pensando é o seguinte: existe um programa onde seja possível colocar apenas aquelas notas que saíram COMAS fora do tom "no eixo"?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Autotune - Tópico oficial