Autotune - Tópico oficial

Autor Mensagem
music_life
Veterano
# jun/06


Galera, toh criando esse tópico pq tenho certeza que mta gte daki tem duvidas sobre o funcionamento desse programa...
Esse é um dos programas mais usados pra mexer na afinação, e de acordo com mtos profissionais é possivel obter excelentes resultados com ele.
Então é isso galera, quem aki puder contribuir qualquer coisa sobre o funcionamento desse programa, qualquer dica será bem vinda... vamos tentar fazer um passo a passo ai, desde as primeiras noções sobre o funcionamento blz... eu acredito que vai ajudar mta gte aki, inclusive eu, hehe...
É isso ai, vamos contribuir galera...

Alcaps
Veterano
# jun/06
· votar


Para estrear... Qual é o melhor Auto-Tune?
Eu uso o da Antares.

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


Qual é o melhor Auto-Tune?

auto tune é o nome do programa! acho sua pergunta é, qual é o melhor programa para afinar vozes hehehehe

eu conheço, o auto tune, um da waves e o melodine

Alcaps
Veterano
# jun/06
· votar


E qual é o melhor???

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


o melhor é aquele que voce gostar mais!! :P

Michel Top
Veterano
# jun/06
· votar


Alcaps
O UNICO QUE EU TESTEI EH O ANTARES AUTOTUNE 3 E 4..... PELO QUE SEI ESSE EH O MELHOR.... ELE EH VST, DXI E RTAS, FUNCIONANDO NO SONAR, NUENDO, PRO TOOLS, RESUMINDO EM TODOS MULTIPISTAS.... NAO TIVE RESULTADOS MTO SATISFATORIOS COM ELE ATÉ PQ TESTEI ELE MTO POUCO.... MAS AJUDA SIM A CORRIGIR UNS DETALHES DA AFINAÇÃO.... QUEM SOUBER UM POKO MAIS DELE COMENTA AQUI, REGULAGENS ETC PARA TER UM RESULTADO LEGAL PARA VOCAIS... ABRAÇOS

Michel Top
www.micheltop.rg9.net

patureba
Veterano
# jun/06
· votar


ola vcs poderiam dar uma dica de como mexer nesse programa.ja mexo no sonar a muito tempo...e nao sabia desse auto tune...agora eu tenho ele e gostaria que me ensinaçem passo a passo...muito obrigado...te mais.

has4
Veterano
# ago/07 · Editado por: has4
· votar


O AUTOTUNE (Antares) como o próprio nome já informa, ele afina automaticamente, isto é, é um programa muito usado principalmente para VOZ (em especial, dos mais desafinados cantores), assim, no campo KEY você clica na cifra que representa a tonalidade da música, por exemplo, C = Dó, todavia, deve especificar se é maior ou menor, etc, então, n´outra caixa você maracará, por exemplo, indicando que é MENOR, po rexemplo, daí, o programa entenderá que deverá transformar aquela trilha gravada a desafinada voz (solo vocal ou solo isntrumental), afinando-a de forma surpreendente na tonalidade DÓ MENOR, contudo, vc deverá escolher os parâmetros (nos dois botões que aparecem na cara do plugin) não tão distantes para que não estrapole a forma de busca automática do afinador = autotune.

Observações: Ele não conseguirá mudar (afinar) em gravações que tenham sido gravadas harmonias, e sim e apenas, melodias, ou seja, voz por voz, linha melódica enfim... se você por exemplo ou por curiosidade tentar testá-lo sobre uma track onde tenha gravados sons de harmonia (piano ou guitarrra ou outro instrumento tocando acordes), ele, o plugin, não compreenderá ou não lerá como se fosse uma harmonia, ele agirá como se fosse uma melodia e não fará o esperado ajuste de afinação porque na conclusão ficará distorcido ou desinforme, pois terá dificuldades para ler aquela harmonia, portanto é mais usado em solos (vocal ou instrumental) e reparará com os parâmetros daquela escolhida escala tonal.

Com este plugin vc surpreenderá os péssimos cantores ou péssimos guitarristas solo e deixará a gravação mais perfeitamente afinadal, ou seja, ao menos em termos de AFINAÇÃO VOCAL ou INSTRUMENTAL, fará daqueles péssimos, melhores.

É um 'grande salvador da pátria' quando é usado nas vozes daqueles caras que pensam que cantam afinados pra caralho rsrsrsrs melhor ainda será o tal cantor metido ver vc atrávés do autotune fazer o reapro 'na voz do cara'.

Não confunda com 'PITCH', este também repara as desafinações, mas é outra história de forma e de uso; afina, mas não é tão prático e rápido quanto ao autotune (da antares). O 'Pitch' afina, mas se a trilha estiver com uma gravação muito desafinada e vc o usar para ir reparando trecho a trecho, ele vai se alongado e sai do metrônomo e vc vai pensar que está havando retardação ou latência durante a gravação e pensará que foi gravado fora do tempo, portanto, o Pitch afina, mas gera também este inesperado resutlado, enfim, este último plugin que encontramos no SOUNDFORGE. é mais prático para ser trabalhado num curto trecho também de preferência melódico.

Boa Sorte aí!

Se alguém puder incrementar mais as explicações sobre o tal programa, será interssante para este tópico.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


A única coisa q eu posso postar aqui é minha opinião, como profissional.

Autotune não presta. O cara que precisa usar isso na voz, deveria tomar aulas de canto ou parar de cantar imediatamente.

Mas o mercado pra isso é grande. Tem até rack autotune.

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
aff...rack auto-tune é o cúmulo da ruindade...

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Autotune não presta. O cara que precisa usar isso na voz, deveria tomar aulas de canto ou parar de cantar imediatamente.

Permita-me discordar. Para a Xuxa e outros desastres vocais q precisam gravar discos, o Autotune (e similares) é essencial, indispensável.

Mas também para cantores afinados e competentes o Autotune ajuda a passar a régua e deixar a melodia dentro da escala. Não é obrigatório, mas é um opcional q não faz mal. Ele se limita a, se a nota está certa, não fazer absolutamente nada, e, se rola um microvacilo, ele faz uma microcorreção.

Não me considero um cantor desafinado (pelo menos, não em tempo integral d:-) e não vejo uma diferença monumental em minha voz gravada antes e depois do autotune. Mas qdo ligo, a voz fica sensivelmente melhor, mas dentro da música. Claro q to falando aqui de desvios de semi-semi-semitons. Nesses casos, a correção é imperceptível, mas está ali.

Resumindo, o Autotune é uma mão na roda (pitch wheel). Mas não é obrigatório e não necessariamente cabe em todos os casos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


Baruck
Uma microvacilo pode ser corrigido com outro take.

Autotune não é pra isso, velho. É pra gente desafinada mesmo e que não tem capacidade de fazer a coisa, mesmo repetindo vários takes. Volto a dizer: O cara que baseia o seu canto em paliativos de correção de afinação, está ignorando um fundamento essencial. Desafinação é fruto de um conjunto de falhas, desde as primarias como Apoio (produção) até terciárias como Coordenadores.

Se for só pra se divertir, não vejo mal em usar. Mas se for postar pros outros avaliarem, tem que ser honesto e avisar que usou (tem gente que realmente não consegue ouvir o autotune funcionando.. eu não entendo isso, sinceramente). Caso contrario é um puta desrespeito com quem presta atenção, pois qqr comentário técnico (que despende tempo)é em vão.

e não vejo uma diferença monumental em minha voz gravada antes e depois do autotune.
Eu ouço, há 15 km de mim, acredite. Já tive até discussão sobre isso no fórum de canto e acabou que realmente havia.

Abraços!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07 · Editado por: Christhian
· votar


Baruck
Mas também para cantores afinados e competentes o Autotune ajuda
Só pra reforçar: Se o cara precisa de autotune pq não conseguiu gravar certo em vários takes, ele não pode ser afinado e muito menos competente. E se usou pra não ter que repetir, é um preguiçoso, relaxado que nem merece atenção.

Abçs

PS: Bah, esse post ficou estranho, mas não estou me referindo a vc, ok? Desculpe se pareceu assim (a mim pareceu, agora que li). No post anterior eu inclusive citei que se for de brincadeira, não vejo problemas em usar. Minha indignação maior é com quem tem pretensões profissionais, ou de alguma maneira, apresentar isso comercialmente.

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


has4

estava uando o melodyne e ao inves de afinar senti que ele desafinou a voz, sei la, subiu meio tom
e o melodyne nao tem essa oçao de colocar o tom, vc clica la em corrigir 100% e ele faz

vou ver esse autotune ai
vlw

has4
Veterano
# ago/07 · Editado por: has4
· votar


nyurig3
Não conheço este citado, mas vejo que o mesmo não possui a opção de ser inseridos os parâmetros pretendidos, talvez seja sim um plugin deficiente. Tente com o autotune.

Christhian, em estúdio é essencial sim. Uns têm o poder de cantar extreamente bem e outros não. Em estúdio, tudo muda, em especial quando se registra um trabalho num CD. Seria como errar o português escrito, fica registrado; o falado, talvez até esqueçam. Seria como desprezar totalmente a auto-correção de idiomas dos programas de computadores (devemos estudar sim o nosso idioma).

Estudar canto, preparar a voz ou treinar bem a execução de um instrumento musical é sim essencial, principalmente antes de entrar num estúdio e principalmente quando se é profissional. Mas comercialmente falando, com os recursos que hoje temos, essperar alguém que quer gravar cantando de qulquer jeito, pelo ao menos para o estúdio não ficar por baixo com a conclusão de um trabalho desafinadérrimo, é burrice não usá-lo, principalmente é burrice ficar fazendo trocentos tracks para gravar um cara ruin eternamente esperando "A BOA" pintar; ou ainda, não fazer as devidas 'CIRURGIAS'(colar emendando, dos vários tracks gravados, as melhores partes), porque em estúdios, tempo é dinheiro (e vice-versa) e qualidade também. Concordo que se deve preparar o vocal, fazer aulas de canto, mas se não o fez, corrigir os erros num CD é essencial. Sabe onde tudo se compensa de verdade? AO VIVO, man! Aí sim, está a grande diferança entre os relamente BONS e os RUINS, porque 'Quem sabe faz ao vivo!' - Na cara do freguês. E mais, hoje em dia, ESTÚDIOS não são só para Profissionais. Agora, quando se pega os caras que já saem de prima fazendo 'A BOA', é tudo que um técnico em estúdio deseja encontrar, mas na maioria dos casos, nem sempre é o que rola.

Repare nos atuais shows IN LIVE, em que usam outros recursos mais absurdos ainda, tipo, BACKING VOCALS ou BTs instrumentais (naipes de sopros, etc) já gravados, e tal... ou seja, economia, comodismo, modernismo, capitalismo, $$$$ ismo, ismo, ismo...


ENFIM.... usei este tópico para incrementar o abaixo citado que acho importantíssimo para todos nós, pois queremos aprender muito sobre vários PLUGINS. Aguardo a participação de todos, ok? Participem. Obrigado.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/169408/

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Vejo q rola um certo preconceito aos autotunes da vida. Como disse, acho q é útil. É um plugin de processamento, como um eq, compressor, simulador de tape... nada mais e nada menos. Em alguns casos, ajuda. Em outros, não é necessário. E reafirmo q não é necessariamente um instrumentos para desastres vocais. Em alguns estilos musicais, como música eletrônica p.ex., é mt comum se exagerar no autotune não porq a voz é desafinada, mas para dar o efeito de "degrau melódico". Há quem goste e há quem não.

O autotune está para o som como os efeitos do photoshop estão para a imagem. Vc pode fazer uma correção, um aprimoramento, um exagero estilístico intencional e até mesmo um completo desastre. Tudo depende de como, quando e em que se usa.

O autotune não é um mal em si.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


has4
Não concordo em absolutamente nada.

Uns têm o poder de cantar extreamente bem e outros não.
É exatamente ai que entram as aulas. Ninguém é obrigado a cantar uma música inteira sem errar uma nota sequer. Mas quem se propõe a fazer isso profissionalmente deveria ter o mínimo de decência de se preparar, assim como qqr outro profissional. Usando a sua analogia, seria o mesmo que querer ser redator sem dominar o idioma a ser utilizado (não só português, mas o que mais tem por ai é idiota dizendo que fala inglês e na verdade tem uma compreensão superficial) ou um engenheiro que não conhece nada de física e matemática, que só se baseia em autocad ou calculadoras, ou um arquiteto que não sabe desenhar e usa moldes, ou um cozinheiro que não sabe cozinhar e compra comida pronta, esparrama num prato, muda a cara da comida e diz que ele que fez. Essa banalização do ofício é que fode tudo. Qqr imbecil acha que cantar é só ser bonitinho, pegar um microfone e ter atitude. E é por essa falta de critério (de aceitar o que é totalmente maquiado como uma coisa "bem trabalhada" qdo na verdade deveria ser algo feito apenas com um cuidado maior, sem mudar características originais) que nosso mercado consome qqr lixo musical. Vide Kelly Key, Xuxa, Felipe Dylon e outros muitos adeptos do software.

Mas comercialmente falando, com os recursos que hoje temos, essperar alguém que quer gravar cantando de qulquer jeito
Eu não sou produtor. Minha opinião é como cantor profissional. Quem opera o autotune no estúdio (e tira do estúdio o seu sustento) tem mais é que rezar pra que cada vez mais músicos ruins apareçam no planeta. Se bem que:

é burrice não usá-lo, principalmente é burrice ficar fazendo trocentos tracks para gravar um cara ruin eternamente esperando "A BOA" pintar
Tu opinião tb não me parece de um técnico ou produtor. Olhando pela ótica do dono do estúdio ou do técnico de gravação, que ganha por hora, é MUITA burrice querer abreviar o trabalho usando autotune. Tem mais é que gastar o tempo do cara mesmo, repetindo takes sempre que for necessário. Quer gravar cantando mal? Pague o preço.

ou ainda, não fazer as devidas 'CIRURGIAS'(colar emendando, dos vários tracks gravados, as melhores partes)
Eu disse que era a favor disso. Basta ler a primeira frase do meu segundo post, quando me refiro a corrigir "microvacilos" com um novo take.

Concordo que se deve preparar o vocal, fazer aulas de canto, mas se não o fez, corrigir os erros num CD é essencial.
Definitivamente, é essa falta de critério que faz do mercado um lixo, entende? Não é essencial. É vergonhoso. É o mesmo que uma mulher horrorosa que aparece na Playboy usando Photoshop. Conseguiram fazer até a Ida do Volei e a Hortência parecerem gostosas. Pegar uma mulher boa de verdade, por exemplo, e dar pequenos retoques (os tais "microvacilos" como foram citados aqui) ainda é aceitável, assim como gravar um novo take numa música. É uma garantia de cuidado com a imagem em si, mas ao vivo a mulher não é tão diferente (nem a música).

AO VIVO, man! Aí sim, está a grande diferança entre os relamente BONS e os RUINS, porque 'Quem sabe faz ao vivo!'
Cara, isso é clichê. Ou vc acha que uma fã da Xuxa não volta no show depois que ela usa um playback? Ou fãs do Edu Falaschi passa a abominar o sujeito depois que ele destrói o espetáculo ao vivo? Ao vivo, a encenação, interpretação, produção e outras muitas coisas acabam servindo de ponto de atração para o público, que sai do show ainda dizendo que foi um dos melhores da sua vida.

E mais, hoje em dia, ESTÚDIOS não são só para Profissionais.
Eu tb disse que nesse caso, não tenho nada contra. Vou quotar:
Se for só pra se divertir, não vejo mal em usar.

Enfim, concluindo, tratando-se de arte e de profissão (seja ela qual for), critério e talento são essenciais. Qqr recurso pra burlar isso, deveria ser abominado por quem realmente leva a questão a sério.

Abraços.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Não tenho problemas com a afinação da minha guitarra e nem com as oitavas.

Quando eu plugo a guitarra no pc e toco com um playback, a afinação também está legal.

Mas quando eu gravo, eu percebo que muda alguma coisa. Somente quando eu gravo, isso acontece. Não sei se é a qualidade da placa de som (on-board) ou se é o meu ouvido que está me enganando. Eu sei que quando estou tocando, ou mesmo gravando, não tem problemas. É só na hora de ouvir o que foi gravado.

O "Autotune" resolve este problema, ou eu tenho que trocar de placa? Isso acontece ou já aconteceu com vocês?

_FrEd_
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian

Concordo com vc... Eh a mesma coisa que guitarristas na hr de tokar usar um programa que decora a musika e c vc tokar alguma nota errada ela automaticamente corrige tokando a nota certa ( "um playback inteligente")...

Mas vai falar que n eh engraçado ver alguns cantores cantando ao vivo e se borrando tds pra chegar nas notas mais altas, assim como alguns guitarristas que tokam solos miserentos no cd e depois ao vivo fika apelando pra algo tosco...

_FrEd_
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci

Acho que isso pode ser teimosia do seu ouvido: as vezes vc quer que fike tao perfeito que vc acha erro onde n há (logico que se isso acontece e vc acha que ta mt ruim, pode ser outro problema, mas fikar usando autotune n eh mt bom n, se bem que reconheço que este eh um caso particular)

ps: comigo n acontece isso e uso onboard tb..

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07 · Editado por: Christhian
· votar


_FrEd_
Concordo com vc... Eh a mesma coisa que guitarristas na hr de tokar usar um programa que decora a musika e c vc tokar alguma nota errada ela automaticamente corrige tokando a nota certa ( "um playback inteligente")...
Pois é. Eu acharia tosco um treco desses.

Mas vai falar que n eh engraçado ver alguns cantores cantando ao vivo e se borrando tds pra chegar nas notas mais altas, assim como alguns guitarristas que tokam solos miserentos no cd e depois ao vivo fika apelando pra algo tosco...
Então, eu não sou xiita, saca? Acho que o cara ter um certo desnível ao vivo pode ter diversas fontes. Mas por exemplo, um cara como o Labrie dar umas vaciladas, como ele andava fazendo, não é legal. Tanto que ele mesmo teve sendo disso e voltou a estudar e se tratar. Hoje já está bem melhor. Assim como um guitarrista de alto nível, como o Satriani, que coloca um milhão de pequenos detalhes num som esquecer um ou outro ao vivo, pra mim, é totalmente aceitável, pq o cara não está alterando as características originais do que pode e sabe fazer.

Seria tosco o sujeito gravar um solo em slowmotion e depois acelerar pra parecer que é veloz e ao vivo, usar um sampler ou playback.. pra mim, é a mesmo coisa que um Autotune.

Abraços.

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
vc é da banda do dino né?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


lula_molusco
Yes!
=)

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
ele é true! já foi meu professor ;D

_FrEd_
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian

Pois eh, o Satch improvisa bastante, mts vezes acho mt bom o improviso, assim como as vezes acho melhor ter deixado como na versao do cd... mas aí eh questao de gosto e n questão de "ele errou essa parte pq n ta igual ao do cd"

Eu tb n sou xiita, assim como acima considerei o caso do panucci um caso que aceitável pq ele n ta errando mas o equipamento que n ta correspondendo...

LeandroP
Moderador
# ago/07 · Editado por: LeandroP
· votar


_FrEd_

Não é que eu quero que fique perfeito, é porque fica feio mesmo. Eu segurei um dedilhado de 5 minutos e fluía legal com a base. Depois quando eu fui ouvir, parecia que tinha rolado um "autodestune" (hehehe trocadilho idiota) só de sacanagem. E junto disso surge um ruído que não faz parte da ligação que eu fiz, porque ele também não existia antes de eu gravar... tô quase apelando pra uma placa nova.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


lula_molusco

ahauha porra, que massa! Dino é gente fina pra kct! Vai no ensaio lá velho! Marca com ele! Dai tu vai ver se eu preciso de autotune! ahuahaua
abraços!


_FrEd_
pode crer! Eu acho o Satch fodonico!! \m/

LeandroPanucci
Tenho quase certeza que é a placa velho.. testa outras ai!

has4
Veterano
# ago/07 · Editado por: has4
· votar


É simples:

Quem não quiser e não precisar usá-lo, não o use! Quem puder fazer melhor, faça-o! Quem puder fazer um show com todos os recursos possíveis 'para o seu público', faça-o, quem não, não o faça!

Recursos existem! Quem quiser pagar para fazê-lo ficar bonito, seja em audio ou em fotos de revistas, faça-o! Enfim, o mundo é para todos! Bons ou Ruins, feios ou bonitos! Definitivamente, não vale a pena discutir mesmo!

Contudo, convido todos a participarem ajudando-nos; será legal descobrirmos e conhecermos outros recursos mais existentes no mercado, pra quem está tentando aprender, como eu:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/169408/p0#4603339


Á PARTE:

Não é todo o dia que temos um Christhian ou um
LeandroPanucci num little home studio, em especial o meu, onde estou aprendendo sobre audio, de fraldas ainda. Falo seríssimo e com todo o respeito, pois tive a oportunidade de conhecer o trabalho de ambos, o primeiro, canta pra caralho, o segundo, toca pra caralho... mas por enquanto, tenho que usar o 'autotune' mesmo, até comigo, na minha voz e na minha guita, pq nem canto nem toco, faço o que dá pro gasto, mas estou estudando hein, hehehehehehe, sempre!

Abrax... Pintem lá, galera!

Música de Preto
Veterano
# ago/07 · Editado por: Música de Preto
· votar


Li tudo o que foi postado nesse tópico - acredite. De tudo que li achei que a afirmação "Vejo q rola um certo preconceito aos autotunes da vida. Como disse, acho q é útil. É um plugin de processamento, como um eq, compressor, simulador de tape... nada mais e nada menos.". Concordo perfeitamente! Um dia eu li uma entrevista ao Luis Paulo Serafim e ele disse que nenhum simulador se compara a uma SSL. Algum de vocês tem uma SSL em casa? Pois é, sei que o caso do Auto-Tune é um pouco diferente pois envolve (in)capacidades artísticas e não apenas técnicas.

Enfim, minha opinião. É um plugin como qualquer outro, mas usá-lo é sinal de algo não ficou perfeito como deveria ser. Nesse momento acho que muitas coisas tem que ser observadas. O primeiro é qual o conceito da produção? Artistas de areia que se acabarão ao primeiro vento musical forte? Em outras palavras, artistas fraquíssimos? Auto tune nele! Não vai ficar bom mesmo, mas pelo menos afinado tem que ir pras lojas, tem que ter no mínimo um bom padrão técnico. O caso é música boa de verdade? Quem vai interpretar tem que ser bom. Mesmo assim, tem aqueles "microvacilos" - que rolam mesmo num take que tinha tudo pra ser perfeito. Acho que fica a critério do produtor fazer ou não outro take. Eu acho que dois takes, no mínimo são essenciais, mas isso é uma opinião apenas. Embora concorda com uma declaração de Tadeu Patolla, que diz que nenhuma produção pode ir desafinada pro mercado hoje em dia, ou seja, mesmo nos mais afinados, autotune neles!!!

Outra consideração que faço é a seguinte: não vamos discutir com o Christhian. Ele é bom demais para ouvir opiniões de reles mortais desafinados como nós... Aliás, Sr. Cantor Profissional, nada a ver você ter fechado meu tópico sobre o que queria dizer o nick de cada um. Não entendi mesmo... Você nem aparece pelo fórum de teclados!

Outra coisa a dizer: Esse era um tópico sobre o autotune, acredito que a idéia inicial do autor era falar sobre como usar o autotune, dar dicas sobre o plugin, comentar alguns similares e coisas dese tipo. NÃO ERA PRA DAR OPINIÕES SE GOSTA OU NÃO!! Enfim, não gosta do autotune? Acha super escroto quem usa autotune? VÁ EMBORA E MONTE UM TÓPICO OU UMA COMUNIDADE NO ORKUT CHAMADA "EU ODEIO AUTOTUNE"!

E em caso de músicas com modulação, principalmente aquelas que mudam de tom o tempo inteiro? Já era o autotune nesse caso?

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


has4
Não se sinta mal por nada! Cada músico é um músico em sua existência...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Autotune - Tópico oficial