Autotune na folha info

    Autor Mensagem
    AlexB
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: AlexB


    Vejam este artigo:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u602555.shtml

    Se esqueceram de mencionar que dá para usar autotune e melodyne ao vivo! Da mesma maneira que se usava os famosos harmonizers e até melhor. Ou seja, o cara pode ser uma fraude live!
    Abraço,
    Alex

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Igual os Simpsons, quando montaram uma "boy band".

    Diino
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    No último mês, o software criado em 1997 virou notícia e alvo do rapper Jay-Z, que lançou a música "D.O.A. (Death of Auto-Tune)" --"morte ao Auto-Tune".

    pff, Jay Z...
    Ele fala isso pq pra canta as musiquinhas dele não precisa saber cantar...

    Brendan Duffey, que já produziu bandas como Linkin Park e Maroon Five, disse à Folha se irritar com os puristas. "A tecnologia muda a arte. Pra que deixar seu disco meio estragado se ele pode ficar superbonito com tecnologia?".

    já desconfiava...

    iaheiaeuheiouhae

    Eu acho o programa bom, mas mto difícil de mecher...
    Acho que se usado, moderadamente, em estúdio pra deixar o CD legalzin é uma coisa... Agora, ao vivo?!? Ai já é exagero mesmo! Cadê o talento?

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O Auto tune só corrige bem as desafinações de alguns décimos de semitons. Se a desafinação chegar perto de 1 semitom, a correção transforma a voz do cantor em voz de "Pato Donald".
    Se o vocalista fizer vibratos ou melismas a correção faz a voz ficar como se estivesse com flanger.
    Então na minha opinião não dá para usar com vocais e ter um bom resultado.

    Eu acho que é um bom programa para usá-lo no estúdio, por exemplo, para corrigir na pós gravação algum bend de guitarra que não alcançou a nota (não no modo auto e sim manualmente no gráfico).

    Minow
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Minow
    · votar


    Diino
    Mas o lance do Auto Tune ao vivo é que também dá pra ser usado como efeito.

    El_Cabong
    Eu já corrigi até linha de baixo, mas foi com o Melodyne. Tem vários usos bem legais esses programas.
    Vamos aguardar o DNA agora. :D

    AlexB
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Será que quem usa melodyne ao vivo vai dizer que usa? Quem é do meio sabe quem usa...
    Abraço,
    Alex

    lula_molusco
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Quando a pessoa faz uso de Auto-Tune e Harmonizers como recurso criativo, no caso do Kanye West por exemplo, eu considero válido.
    Agora quando é pra esconder alguma deficiência ao vivo, aí é a prova de que hoje em dia ganha dinheiro quem sabe se vender e não quem canta bem.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    No mundo atual, de modelos perfeitos, é inadmissível a desafinação!

    O Autotune nada mais é do que um produto dos dias de hoje! Tem artistas que não usam, preferindo deixar uma "falha" ou outra ir para o album...

    Mais do que ficar reclamando que as pessoas usam ou não, a galera podia passar a ouvir as bandas que não usam....ou então parar de encher o saco!!

    Abraços!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    No estúdio, existem maneiras melhores de se solucionar os problemas de desafinação de vocais, por exemplo, dizer para o vocalista gravar 3 vezes o mesmo vocal, depois escolher o que ficou melhor no todo, e depois procurar neste arquivo que ficou melhor, os pontos onde houve alguma desafinação (quase sempre há), e aí nestes pontos se pode colar os mesmos trechos de uma das outras duas gravações (uma pelo menos deve estar afinada naquele ponto)
    Se todas estiverem desafinadas aí o caso é sério!!

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    AlexB

    Dá para usar ao vivo? Agora eu fiquei chocado...

    Porque estúdio é estúdio, dá para fazer tudo. Mas ao vivo!?!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    J. S. Coltrane

    Sim, ao vivo!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=qkWXIkV86IE

    Ta ai o tutorial...mas tem que falar inglês do gettho!! heuheuehueh

    AlexB
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: AlexB
    · votar


    O mano ai fez um trabalho ruim ao saturar deste reverb ridículo,mas o quê é a tecnologia:
    http://pro-audio.musiciansfriend.com/product/Antares-AVP-Vocal-Produce r?sku=707156&src=3LANWXX1
    Com apenas U$450 você pode ser a nova xuxa ou qualquer outro cantorzinho fabricado ao vivo, é só incluir este equipamento em seu rig! Hoje em dia só acredito em cantor que canta ao vivo no meu ouvido, aliás como está mediocre a geração de cantores. Com os fabricados os verdadeiros nem aparecem.
    Abraço,
    Alex

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    AlexB

    Com certeza! O problema é que hoje se busca um artista perfeito, completo em todos os quesitos. Não basta cantar, tem que dançar, atuar, ser sexy, jovem, bonito, etc. Com isso, o que dá pra "melhorar", o pessoal melhora. Uma lipo aki, um photoshop ali, um AUTOTUNE acolá, e por ai vai...

    A idéia de que se pode melhorar ou consertar algo é muito forte no nosso tempo!! Não só na musica, mas em geral...É uma tendência!

    Abraços!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: SylvioLima
    · votar


    J. S. Coltrane
    Aaaa... fala sério que vc não sabia que podia usar ao vivo.

    Po... se tem lugar que o autotune perturba mais é ao vivo... Ele afina a voz... mas deixa ela parecendo de robô e com um efeito tipo Flanger... As vezes nem dá pra entender o que o cantor diz. Eu acho horrível.

    Um bom exemplo é o show da Ivete Sangalo no maracanã. A voz dela tá muito impura... como se tivesse mal gravada. Mas é o autotune que desce com a qualidade da voz se usado em excesso.

    Autotune no estúdio geralmente é mais bem aplicado... ele compoe mais a produção de voz. Ele serve pra corrigir um take que ficou mais feelento, mas que desafinou alguma hora.

    E tbm serve como efeito criativo. Um bom exemplo está nas músicas dance e pop (Cher e derivados...)

    Eu sou a favor do uso do autotune, mas somente pra corrigir discretamente alguns trechos de takes bons que desafinaram em algum momento. O uso em takes inteiros e o uso excessivo em cantores que não são cantores eu desprezo completamente.

    Latino, Kelly Key e Felipe Dylon já foram muito citados no fórum hehehe

    Cansei desses produtos.

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    A idéia de que se pode melhorar ou consertar algo é muito forte no nosso tempo!! Não só na musica, mas em geral...É uma tendência!

    O problema é que isto não é consertar, é falsificar!

    Não sou contra o uso de ferramentas quaisquer sou contra a hipocrisia, do cidadão mentir que canta bem.
    Abraço,
    Alex

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09
    · votar


    AlexB
    Mas cara... cantar bem não é só cantar afinado. O autotune só afina. Mas cantar é mais que isso... não é só soltar notas. É passar feeling... e isso nenhum cantor de autotune (Xuxa e derivados) vai conseguir pq não se corrige feeling com plug ins.

    Mas eu acho que eu entendi o que você quis dizer...

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    AlexB

    É consertar quando se considera que a pessoa está cantando, mesmo que mal. Como lembrou o SylvioLima, cantar não é só estar afinado, mas também estar no tempo, controlar a dinâmica da voz, etc. Isso o autotune realmente não faz!!

    Não sou contra o uso de ferramentas quaisquer sou contra a hipocrisia, do cidadão mentir que canta bem.
    Abraço,


    Eu até concordo com vc!! Mas tem um monte de gente por ai que não está nem ai e pronto! Pra mim o lance é: se eu não gosto desse tipo de coisa, eu não ouço!

    E viva os desafinados!! uehuehueheuhe

    Minow
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Não sou contra o uso de ferramentas quaisquer sou contra a hipocrisia, do cidadão mentir que canta bem.

    Pena... eu também penso assim, mas parece que a gente perdeu.
    Hoje, cerca de 100% dos artistas de música pop usam o autotune.

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Mas cara... cantar bem não é só cantar afinado. O autotune só afina. Mas cantar é mais que isso... não é só soltar notas. É passar feeling... e isso nenhum cantor de autotune (Xuxa e derivados) vai conseguir pq não se corrige feeling com plug ins.
    Cara estou falando de pão seco e tu vem com caviar e trufas... Cantar é muito mais! A Billie holliday desfina? E como! mas... Será que tem como comparar com estes cantorzinhos medíocres? Esses caras são pão velho falsificado.
    Abraço,
    Alex

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pena... eu também penso assim, mas parece que a gente perdeu.
    Hoje, cerca de 100% dos artistas de música pop usam o autotune.


    Eu acho muito chato quando até cantores que tem voz começam a se acomodar e em vez de fazerem outro take deixam tudo para o técnico corrigir. Se eu compor uma música e for cantar vou corrigir tudo mas não preciso mentir eu sei que não sou cantor. Lógico que é mais legal ter um cantor de verdade mas se não tenho é um recurso, pois o que vale é minha composição, agora neguinho que é interprete e só canta e ainda rouba... o quê ele está oferecendo? Salsicha em lata requentada?
    Abraço,
    Alex

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    AlexB

    Mas ai vc tem que pensar no objetivo da produção!
    Vc acha que a britney spears quer ficar horas e horas no studio, procurando o melhor take?? Vc acha que a gravadora dela quer pagar todas essas horas de estudio??

    Eu acho que não!

    AGORA, outros tipos de musica e artistas são mais voltados pra fazer uma coisa legal, sem autotune, sem nada disso...só que vc não vai ouvir eles na rádio ou na tv!

    Abraços!

    AlexB
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu queria entender o preconceito da mídia de massa com os "naturais", será que só martelam na cabeça os enlatados?
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Autotune na folha info