Dúvidas sobre SoundFonts

    Autor Mensagem
    rvlira
    Veterano
    # mai/06


    Pessoal, estou com algumas dúvidas quanto ao uso de SoundFonts.

    Primeiramente, vou lhes dizer como tenho feito:

    1) Escrevo toda a música no Guitar-Pro. Depois Exporto para MIDI.

    2) Abro a MIDI no Audio Compositor. Esse programa pega uma ou mais faixas de uma MIDI e gera um WAVE trocando as notas MIDI pelo som de um SoundFont. Sendo assim, não estou usando os SoundFonts diretamente no Sonar. Nesse momento eu gero um WAV com toda a linha do baixo, bateria e teclados.

    3) Abro o sonar e abro a MIDI que eu gerei. Excluo as trilhas de baixo, bateria e teclados e adiciono Audio Tracks ao projeto. Importo para cada faixa o WAV do seu respectivo instrumento.

    4) Gravo a guitarra sem soundfonts e está tudo pronto.

    Minhas dúvidas:

    1) No momento minha pedaleira está com defeito e minha guitarra sem corda. Acabei de baixar o Guitar Rig. Vou colocar cordas na guitarra. Sem ter pedaleira posso gravar a guitarra no PC colocando efeitos pelo Guitar Rig? Quero dizer, plugar a guitarra direto na entrada da placa de som vai funcionar? Eu nunca tentei, mas acredito que não... Acho que precisa de algo para pré-amplificar, certo?

    2) Não consigo usar vários SoundFonts que baixei. Quando vou gerar um WAV com o instrumento pelo "Audio Compositor" o arquivo final fica vazio. Depois de muito pesquisar descobri algumas coisas interessantes. Por exemplo, tenho um arquivo no guitar pro onde eu especifiquei para o baixo o instrumento "Fretless Bass". Exporto para MIDI e abro no "Audio Compositor". Seleciono o SoundFont e mando gerar um WAV. Ele fica vazio. Volto no guitar pro e troco "Fretless Bass" por "Eletric Bass (Fingered)". Exporto pra MIDI de novo, volto no "Audio Compositor" e mando gerar o WAV e para minha surpresa o arquivo está certo. Com o som do soundfont. Cheguei a conclusão que os SoundFonts devem estar configurados para um determinado instrumento. Como faço para saber (e possivelmente mudar) essa configuração de um SoundFont?

    3) Ainda sobre SoundFonts. Baixei vários SoundFonts de bateria. Quero ver qual se encaixa melhor para uma música "X". Como falei anteriormente, eu gero a midi no guitar pro. Abro no Audio Compositor e gero um WAV com cada SoundFont para ouvir e escolher o melhor. Alguns SoundFonts funcionam, outros o arquivo fica vazio e não acredito que seja o mesmo problema da pergunta anterior porque, afinal, bateria é bateria. Nunca tentei trocar o número do Kit no Guitar Pro pra ver se funciona. Mas acho que não seja esse o problema. Pelo Vienna confirmei que os sons estão lá no arquivo. Então qual é o problema? Acredito que seja porque o som da caixa não esteja configurado para a mesma "tecla" que é o som de caixa no Guitar Pro. Olhando o arquivo pelo vienna a única conclusão a que cheguei é que possivelmente o problema está no KeyRange ou coisa parecida. Enfim, queria saber como resolver esse problema também.

    4) Outra dúvida: Se eu utilizar os SoundFonts diretamente pelo Sonar, como é mostrado na vídeo-aula, esses problemas acontecerão também? Seria mais vantajoso utilizar diretamente pelo sonar? Ou pelo meu método seria melhor? No momento acho o meu melhor porque não vou estar com os SoundFonts carregados em memória. Já vou ter o arquivo WAV final com a faixa toda gravada. É isso mesmo?

    5) Um problema comum: Em um soundfont de bateria eu gostei de todos os sons menos o do ataque. Encontrei os ataques perfeitos pra mim em um outro SoundFont. Como faço essa substituição?

    Agradeço pela ajuda de vocês!

    t+!

    zl3d
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    infelizmente nao uso muito soundfonts, mas se vc carregar direto no sonar, como o problema eh o keyrange acredito que va continuar do msmo jeito.. qto ao guitarrig, eh soh plugar a guita direto na placa, e por pra gravar que funciona sim
    flw

    ALL Produções
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    rvlira
    Sem ter pedaleira posso gravar a guitarra no PC colocando efeitos pelo Guitar Rig? Quero dizer, plugar a guitarra direto na entrada da placa de som vai funcionar? Eu nunca tentei, mas acredito que não... Acho que precisa de algo para pré-amplificar, certo?

    Cara, pode sim. Eu sou tecladista, mas tenho uma guita aqui. Já testei o Guitar Rigs fazendo exatamente como vc disse: espetando a guita direto. Na verdade minha estrutura é a seguinte: guitarra-->mixer-->placa de som. Agora, se vc quiser dar uma "esquentada" no som, use prés e faça um teste. (Não me lembro se o Guitar Rigs simula prés)

    As demais dúvidas eu não saberia te responder por que não uso SONAR e também não uso mais soundfonts. Mas dou uma sugestão. Com relação a bateria, teste o BATTERY da N.I. . Procure uns kits de batera na net e faça esses testes que vc está dizendo. No Battery vc muda mole cada peça do kit e continua com a execução gravada sem alteração.

    Espero ter ajudado.

    Abraço !

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    vamos lá!

    acho melhor vc escrever esses midis no piano roll do Sonar e usar soundfonts lá mesmo.

    no caso da bateria, faça assim:

    1 - escreva a bateria inteira no Sonar, no piano roll
    2 - dê mute em todas as peças q vc NAO quer passar pra wav, deixando, por exemplo, só os pratos de ataque soando.
    3 - carregue o soundfont com os sons de pratos q vc prefere.
    4 - crie um track wav e passe a informação do track midi para WAV.
    5 - arquive este track wav, desmute os demais instrumentos da bateria midi e mute os pratos de atque midi.
    6 - carregue o outro soundfont q vc prefere para reproduzir bumbo, caixa, etc...
    7 - repita o processo..

    eu, qdo gravo bateria aqui, escrevo ela no piano roll, e depois passo peça por peça da bateria para wav.

    por exemplo, gravo 1 track wav só com os bumbos midi.
    depois, outro track só com as caixas...
    depois contra tempo
    depois ride
    depois tons
    depois crashes
    assim, controle independentemente cada peça da bateria. posso timbrar cada uma a meu gosto, mexer nos volumes com mais precisão e tal.

    e vc nao precisa carregar vários soundfonts na memoria.
    basta vc ir passando de midi pra wav na medida q vc vai fazendo os midis
    uma vez terminado o midi, transforme-o em um track wav, depois arquive o track midi original e tire o soundfont q estava carregado na memoria, pois ele nao será mais necessário...

    ficou um pouco confuso, mas acho q dá pra entender.

    abraço!

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    uma duvida

    qdo eu carrego um arkivo MIDI e importo todos tracks no FruityLoops, eu aumento o volume e mudo o PAN do lado da track , e ai eu do play e volta tudo como tava antes como se eu n tivesse mexido em nada
    alguem sabe o q é isso!!

    Mezir
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Caraca.... preciso re-ler tudo...
    Acho que tem q ter faculdade para fazer tudo q vcs disseram.
    Nao to dizendo q vcs explicaram mal....mas sim q a parada nã é fácil..


    Ps.; piano roll não é aquela parte em que há mil caixinhas para vc "pintar"?
    Caraca..tenho ue aprender isso..eu acho

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    piano roll é aquela tela do sonar em q aparece um teclado do lado esquerdo, e na direita vc "desenha" as notas, com o tempo de duração q quiser, dependendo do tamanho das barrinhas em relação aos compassos, q estáo marcados na página branca.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mezir

    e pow, nem é tããão dificil assim nao
    eu q expliquei mal, nao sei me expressar bem não.

    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/06
    · votar


    coloquei meu soundont no formato sf2 na pasta tudo certo. Quando eu vou procura-lo no fruity loops, eu acho ele e clico, aparece uma janela com um puiano, onde eu posso tocar as coisas, mas como passo isso pros samplers lá em cima? pra poder marcar cada um, a hora de tocar, como os outros normais? Como faço isso?

    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/06
    · votar


    up

    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ninguem?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre SoundFonts