Converter Mp3 ou Wav para Midi

    Autor Mensagem
    Dudaberti
    Veterano
    # abr/06


    E ai galera , blz?

    Gostaria de saber se existe algum programa free que faça a conversão de mp3 para midi com boa qualidade, testei varios programas mas a qualidade é muito ruim. Se alguem tiver uma dica eu agradeço.

    Valeu!!!!

    ballyhoo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eu já vi arquivos assim, mp3 mas com extensão .midi e o tamanho tb é bem menor, ma a qualidade é péssima!

    Procura no http://baixaki.ig.com.br/ la deve ter alguma coisa.

    Lod_SkaPunkratos
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ballyhoo

    "eu já vi arquivos assim, mp3 mas com extensão .midi e o tamanho tb é bem menor, ma a qualidade é péssima! "

    claro que é pior... é midi!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mas nunca ouvi falar de programa q passe de mp3 pra midi
    mp3 é onda, midi é sinal e informação bit 0/1.
    nao sei como seria possível...
    ainda mais uma musica, cheia de acordes, vozes, coisas ao mesmo tempo..
    como o programa identificaria cada nota separadamente e escreveria isso em uma partitura no formato midi?

    ma a qualidade é péssima! "

    nao sei de onde tiraram q a qualidade dos midis é pessima;
    só é pessima se vc usa timbres e instrumentos virtuais péssimos, ehehe
    tem coisas q vc nem acredita q sejam midi...
    baterias, pianos, cordas etc....

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Michael Vlcek
    Assino embaixo de tudo que você disse.

    ballyhoo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Michael Vlcek
    O midi não é péssimo, o que é péssimo é o Mp3 transformado em midi!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ballyhoo
    nao era pra mim q vc devia ter respondido isso
    ;-)

    ballyhoo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ops...

    fgr
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: fgr
    · votar


    Bom, existe varios programas que transformam mp3 ou wav em midi sim.

    O grande problema é normalmente um wav ou mp3 vem com todas as vozes juntas e quando ocorre a converção, todas as vozes saem simultanes em uma unica pista midi.

    Se no seu caso for pegar por exemplo, um canto a capela e passar no convessor então vc terá uma resposta legal mas se derrepente vc querer por uma orquestra que existe mais de 30 instrumentos daí vai ficar a desejar.

    Alguns que fqazem isso:

    Intelliscore
    Midi-Converter
    Audio Tune Pro

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    então
    escutei a amostra q tem no site desse Midi-Converter

    primeiro q ele só pegou a melodia, e ignorou todo o resto.
    deve ter um gate q filtra isso, pra pegar só o q está mais alto.
    mas mesmo assim, senti problemas de velocity bem graves.
    algumas notas soam muito altas e outras, extremamente baixas

    melhor, na real, é reescrever tudo.
    pelo menos esse programa aí nao pode ter um uso profissional, a meu ver.

    PS: o mp3 escolhido tb farecia! tenta fazer isso com alguma musica do Oasis e seus vocais enterradões pra ver o q deve acontecer...
    ehehe

    EduBattera
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    tem ese programa aqi
    http://www.baixaki.com.br/download/intelliscore-polyphonic-wav-to-midi -mp3-to-midi-converter.htm

    ckavernoso
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Pessoal, veja se tem como fazer isso:

    Salvar uma videoaula de teclado (do youtube) no formato mp3, converter para wave, depois converter para midi e abrir em um programa tipo o Finale.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ckavernoso
    cara, nem precisa fazer isso tudo...rsrs

    Tomando como exemplo o Reaper, que eu uso, o "padrão" é o seguinte...

    -Salve normal sua videoaula em mp3.
    -abra ela em uma track no Reaper (não precisa converter pra wav)
    -Caso vc queira, corte o mp3 apenas na parte desejada que vc quer
    -utilize a opção "export project MIDI" (como o projeto vai ter apenas a sua track mp3, vai exportar só ela)
    -Pronto, vc já tem o MIDI dessa faixa, agora pode usar onde quiser!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ckavernoso
    Seria bom né, não rola não, alias nunca vi nada que funcionasse decentemente, os conversores tentam mas os resultados eram horríveis, ou melhor são ruins ainda

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    ckavernoso
    stringbergshredder

    Não é tão simples assim.
    O Reaper exporta o projeto midi, se existir tracks midi.(que tenham sido importadas anteriormente, ou criadas/gravadas no sequenciador interno).
    O mesmo ocorre com as outras DAWs que exportam midi.
    Só exportam midi se existirem tracks midi dentro do projeto.
    Nenhuma DAW atual faz esta conversão.
    Se tiver somente tracks de áudio não é feita nenhuma exportação, pelo menos pela versão que tenho do Reaper instalada.
    Se isto existisse seria uma maravilha tecnológica sem precedentes na história da música e seria muito fácil obter todas as notas e acordes de uma música, e em consequência até uma partitura completa da peça musical.
    Isto não existe ainda.

    O processo é muito mais complicado.
    As frequências musicais se misturam, numa detecção fica difícil, senão quase que impossível separar uma nota mais ou menos grave de um baixo, e uma nota grave do bumbo, a questão do tempo, e os instrumentos tipo pad que tem notas mais longas (e muitas vezes diversos instrumentos dentro de um instrumento), as vozes humanas, os sons e ruídos do ambiente em que foi gravado.
    Num áudio por exemplo: você pode ter vários instrumentos, e assim a detecção e transformação de áudio em midi sofre sérias limitações.
    E o processo de detecção esta sujeito ao uso de vários filtros, seja pela linha melódica, pelo ritmo e outras formas. (percussiva, dedilhados e outras formas de articulação dos instrumentos)
    Quantos mais instrumentos a música original tiver mais difícil sera a detecção.
    A polifonia é a chave da questão.
    E a correta detecção pode ser um processo demorado, tem que fazer várias tentativas usando filtros diferentes.
    O ideal para descobrir as notas musicais de uma música, é pegar somente parte dela (Um instrumento só)ou seja de um loop, por exemplo de uma base ou solo, e aí tentar converter áudio em midi, usando softwares especiais para isto. (aqui sim pode ser útil e aplicável o uso destas ferramentas)
    Numa música com muitos instrumentos serve somente para se ter uma ideia geral, mas vai precisar de muitos filtros para poder se encontrar.
    Muitas vezes conforme o software não é possível exportar (ou o processo pode ser muito demorado, pois tem que filtrar, filtrar e filtrar) para midi, mas dá para visualizar as notas na linha do tempo, e aí entra em cena o velho caderninho de anotações, e depois conferir seja tocando as notas num instrumento real, seja sequenciando o midi por um instrumento midi ou manualmente pelo mouse.
    Quantos mais filtros tiver o software melhor o resultado da conversão.
    Se tentar fazer a conversão de mais de um instrumento tocando ao mesmo tempo, já fica muito mais difícil, as notas se misturam, e você vai ter que observar os seus sentidos musicais (audição) para discernir as notas corretas.
    E mais e mais instrumentos pior ainda.
    E no processo de conversão ocorre um certo problema, as notas mais agudas, ficam com a velocidade em midi mais altas, e as notas mais graves, ficam com a velocidade menor (dinâmica midi), e depois se conseguir gerar o arquivo midi, tem que corrigir estes erros de conversão, no processo de separação das tracks midi.
    Muito já foi tentado, é o melhor programa que já vi e escutei (até o dia de hoje) para fazer isto é o Melodyne, que tem um algorítimo especial.
    Neste sentido o "Celemony Melodyne" é o software:

    http://www.celemony.com/cms/

    que funciona no modo standalone ou como plugin vst em uma DAW compatível.

    Esta é uma tecnologia que ainda esta sendo desenvolvida.
    Exceto o Melodyne que esta bem na frente de todos os outros, e continua melhorando.
    O Reaper que eu saiba não tem nada disto, assim como qualquer outra DAW do mercado.
    Lembro que um arquivo midi contém somente instruções.
    Midi não contém áudio.
    E midi são instruções para serem usadas por instrumentos midi (teclados, violões e guitarras midi, instrumentos de sopro midi etc.., incluindo os sequenciadores de trilhas midi, que fazem parte de uma DAW).
    E existem centenas de instruções como por exemplo: a nota musical, numero do canal de áudio, os níveis de efeitos, velocidade, expressão, e muitas e muitas outras, assim como controles e parâmetros e até texto.
    Assim o midi que for convertido necessitara também depois de uma série de ajustes, pois se já conseguir captar todas as notas já é uma grande coisa, mas agora imagine ainda capturar a forma de expressão dos músicos e toda a dinâmica da música, e até para isto o midi em sua configuração atual é limitado, e suas instruções teriam que ser ampliadas.
    Simplesmente é impossível.
    Existem até outros programas para fazer esta conversão, mas são muitos toscos, e não conseguem fazer direito a conversão.
    No Magix Studio (e outros da linha samplitude) até existem alguns plugins internos que fazem esta conversão , mas de forma limitada, assim como o Band In a Box e o Real Tracks que em vez de criarem o midi da música, extraem uma sequência dos acordes da música, que depois conforme o estilo que se seleciona pode exportar para midi, e depois tem que adaptar ou transformar o estilo de acordo com a sua proposta musical.
    E mesmo conseguindo visualizar as notas musicais contidas na música , todo o processo de edição (separação das notas por frequência) é demorado, até poder salvar parte do material em midi, para poder ter algo de útil para uso posterior.
    A melhor forma ainda é tirar a música de ouvido, os softwares podem auxiliar dando algumas pistas.
    É fácil transformar um arquivo de midi em áudio (wav, aif, ogg, flac, mp3 etc..), basta selecionar um instrumento virtual para cada track midi e fazer a exportação.
    Já transformar arquivo de áudio (que pode ter sido derivado de midi) em midi é muito mais difícil e impossível de se chegar a todas as notas originais (exceto numa música muito simples com poucas notas), e mesmo assim na parte de dinâmica, como por exemplo a velocidade das notas ou outros parâmetros é impossível recuperar todos os dados do midi original, além é claro do processo de automação da própria daw, dos instrumentos e dos plugins que foram utilizados. (não tem como fazer esta engenharia reversa).
    Isto posto.
    Conclusão:
    - É uma tecnologia ainda em desenvolvimento, mas nunca vai atingir a perfeição;
    - Não existe nenhuma DAW do mercado que faça a conversão de Áudio para midi, de qualquer música que seja;
    - Uma boa alternativa de software é o Celemony Melodyne;
    - Deve ser usada em pequenos trechos (loops) preferencialmente de um instrumento só;
    - No caso de um loop de orquestra ou de uma música em geral, pode-se captar a essência da harmonia, ou seja a progressão dos acordes, e tirar outras impressões;
    - mesmo que você consiga obter uma razoável exportação do arquivo em midi, o mesmo midi depois vai ter que ser editado e incluir muitos ajustes, que começam pela compressão das velocidades, para depois fazer a humanização, neste caso descobrindo a sequência e tempo das notas, o melhor é tocar e gravar num instrumento midi acoplado ao computador ligado na DAW;
    - Tem a haver com a detecção de pitch e alterações da afinação, e assim você pode usar estas outras ferramentas se a sua DAW tiver (pode não transformar em midi, mas revela graficamente informações das notas no aquivo de áudio) , e desta forma obter detalhes, como por exemplo:
    Você pode gravar com seu microfone portátil sons de trovões, de vento, de ondas do mar, e verificar o tom do instrumento natural, e fazer alterações no pitch de modo a ficar em harmonia com sua música, ou melhor ainda a sua música ficar de acordo com o som gravado; e muitas outras aplicações, como alterar acordes e até parte de melodias;

    ckavernoso
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Eu fiz o seguinte: baixei um arquivo no www.cante.com.br, cujo propriedade consta MIDI Audio (.kar) e abri no Finale. Ficou até bom, apareceram diversos instrumentos na partitura. Retirei alguns e deixei duas faixas, uma melódica e outra de acompanhamento.
    Fica a dica.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: Morgaroth
    · votar


    Nova pergunta

    Olá, eu queria saber como posso fazer para converter uma linha de guitarra em midi para fazer o baixo.

    No caso, eu tocaria na guitarra as notas do baixo e, com x software, eu criava uma linha midi que eu colocaria uma oitava mais grave e usaria para reproduzir num baixo virtual.

    Eu sei que eu posso criar direto no computador o mid para o baixo, mas é bem mais demorado e eu não tenho total compreensão de como ajustar o tempo corretamente. Eu uso reaper, amplitube, broomstick bass, etc...

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Morgaroth
    Mais facil você tocar a linha do baixo na guitarra e depois abaixar uma oitava por algum plugin de pitch

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: Morgaroth
    · votar


    Slash_1989

    Mas ai sairia o som "de baixo" se eu colocasse pra reproduzir num baixo vst (Spectrasonics Trilian, Bornemark Broomstick Bass)?

    Edit: Esses instrumentos virtuais reproduzem apenas midi?

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Morgaroth

    Esses instrumentos virtuais reproduzem apenas midi?

    Eles são controlados por MIDI. Pode usar um controlador da forma que quiser, seja um teclado, ou uma CDJ...

    Uma ideia tá aqui... E tá entre os primeiros na lista de fóruns...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/318107/

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Morgaroth
    Cara, esquece MIDI!

    Só grava sua guitarra e abaixa ela 1 oitava com algum plugin!

    É o melhor e o mais rápido que você vai conseguir!

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Slash_1989

    Ou que ele vire um Keyman

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Slash_1989
    Cara, eu jurava que ia ficar tosco o som, mas não é que fica som de baixo!!

    Obrigado, abraços

    danny100
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    leia este artigo para converter mp3 para midi https://youprogrammer.com/mp3-to-midi-online/

    mganchanmi
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Obrigado por compartilhar o artigo. Esta é a sua colecção de música. https://ringtonedownload.in/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Converter Mp3 ou Wav para Midi