Duas duvidas: efeitos de bateria e microfonação

    Autor Mensagem
    marcosbanin
    Veterano
    # mar/06


    Atualmente, estou gravando uma música minha, basicamente por midis, exceto as guitarras. Tenho uma duvida em relação à bateria. Fiz ela no guitar pro e depois joguei no fruity loops, coloquei uma soundfont e tal. Mas achei que não ficou muito "real". Não sei se algém sabe de uma soundfont boa, ou efeitos (tipo reverb essas coisas) para otimizar essa gravação.
    Outra coisa: Pra gravar a guitarra. Tipo, eu tenho um mic de pc e um Le Son MK 60, uma multiuso e um amp meteoro nitrous drive. Não sei como faço para microfonar e sair legal. Se uso o mic do pc direto no amp ou o mic normal direto, ou o mic normal na multiuso e da multiuso para entrada do pc, ou na saida do amp pro pc, sem mic. Também não entendo muito de configuração do mic no pc (tenho windows xp). Gostaria de receber tais informações, se possível.

    Grato desde então.

    Aqui tá a introdução da minha composição (metal meio melódico)
    Não tem nome ainda

    marcosbanin
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ninguém

    marcosbanin
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    up

    t_uriel
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eae cara tudo bem?

    Então, sobre a bateria o que eu te sugiro é o seguinte:
    1. Divide sua bateria no Guitar Pro em umas 5 pistas mais ou menos: (I) Esquerda (II) Esquerda-Centro (III) Centro (IV) Direita-Centro (V) Direita.

    Organize as partes da bateria colocando caixas no centro, tom-tons nos lugares certos (desde a direita até a esquerda), hi-hat na esquerda e por aí vai.

    Feito isso exporte as 5 pistas e aplique os soundfonts. A vantagem é que vc pode equalizar parte a parte com muito mais precisão e até acertar o PAN e volume de cada área da bateria, deixando BEM mais realista.

    Sobre os SoundFonts, vc pode procurar o Oziel (ele tá sempre nos fóruns de divulgação de músicas). Eu comprei um CD com ele de soundfonts e tem vários sons legais para vários instrumentos.

    E aí efeitos ficam a gosto. Reverb na caixa e bumbo dão um ar de "Hard Rock balada dos anos 80), caixa seca dá um som de garagem... aí é ir pegando a manha.

    Sobre a guitarra, o microfone vai para entrada no Mic In... procure pelos fóruns de Sonar, Cool Edit e coisas assim para ver como aproveitar melhor o som. Vc vai ter que fazer vários experimentos.

    Boa sorte
    []s

    marcosbanin
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    t_uriel

    Valeu pelas dicas


    Mais alguém?

    2R-Rafael
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    t_uriel

    eu faço 5 pistas no guitar pro, e ponho uma pra toca na esquerda, otra na direita e tal... eh isso??

    ou eu ponho os pratos na esquerda, caixa no centro, tom na direita e coisas desse tipo (isso é só um exemplo)??

    zl3d
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    pra guitarra se vc tiver uma placa boa com baixa latencia, vc pode usar o guitar rig que eh excelente e vc consegue muitos efeitos nele com o som limpo! para isso eh soh ligar a guitarra direto na placa e tals, mas a placa precisa ser boa...
    flw

    João_Luiz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    zl3d
    pra guitarra se vc tiver uma placa boa com baixa latencia, vc pode usar o guitar rig que eh excelente e vc consegue muitos efeitos nele com o som limpo! para isso eh soh ligar a guitarra direto na placa e tals, mas a placa precisa ser boa...

    Uma Sound Blaster Live com um PC de boa memória dá.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu NUNCA achei um soundfont de bateria convincente.
    O que eu faço é juntar vários "pedaços" de soundfonts (prato de um, bumbo de outro e etc).

    Bonilha
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Alguem poderia dar dicas para microfonar a bateria com microfones normais, quais seriam necessários não sendo possível a compra de um kit no momento ?


    Desde de já agradeço
    Bonilha

    Bonilha
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Up, ninguem ?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Bonilha
    não tem mta dica. Primeiro: com que placa de som vai gravar?

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Bonilha
    Alguem poderia dar dicas para microfonar a bateria com microfones normais, quais seriam necessários não sendo possível a compra de um kit no momento ?

    Uma sugestão bem em conta para microfonar a bateria com microfones baratos:
    Caixa: Leson SM58
    Bumbo: Behringer XM8500
    Prato de ataque: Leson SM58
    Prato de condução: Behringer XM8500
    Chimbal: Behringer XM8500
    Tom grave: Leson MK36
    Tom agudo: Leson MK36
    Surdo: Leson MK36
    Os tons e o surdo possuem sons médios por isso podem ser captados por microfones do tipo Leson MK36 (um nacional bem barato) que tem uma faixa de frequência limitada aos médios.
    A caixa reproduz umas harmônicas médio-agudas por isso necessita de um microfone melhor. Leson SM58.
    No Bumbo é bom usar um microfone que capte bem as baixas frequências, e o Behringer XM8500 atinge até os 50Hz.
    Os pratos de ataque reproduzem um som médio-agudo por isso podem ser microfonados com microfones Leson SM58.
    O chimbal e os pratos de condução emitem um som bem agudo por isso é bom ser microfonado por um Behringer XM8500 que atinge até os 15kHz.

    PREÇO MÉDIO:
    3 Leson MK36: 3 x R$30 = R$90
    2 Leson SM58: 2 x R$60 = R$120
    3 Behringer XM8500: 3 x R$90 = R$270
    TOTAL: R$ 480,00

    Há outros microfones bem melhores e até dedicados exclusivamente à microfonação de bateria, mas o preço do kit sobe !!!

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    marcosbanin

    Olá amigo, olha acho difícil você conseguir bons resultados.

    Primeiro porque estamos falando de um amp não muito amigável digamos assim. Segundo que com um microfone de pc, nem pensar.

    Caixa multi-uso, na verdade, deveriam ser chamadas de, sem uso
    algum :P São um gasto de dinheiro.

    O que você pode fazer é ligar a saída line-out do seu amplificador,
    na entrada line-in ( e não mic in ) do seu computador. Mas você
    perderia algumas vantagens da microfonação como a liberade do
    posicionamento e reverb natural do ambiente. ( Procure microfona-lo
    dentro do banheiro embaixo do chuveiro, principalmente se o banheiro
    for revestido de azulejo. Vai obter um reverb natural muito interessante,
    só não ligue o chuveiro enquanto o amp estiver lá :P )

    Brincadeiras à parte, tente obter uma mesa ( que hoje em dia tem
    um custo bem acessível ) ou um pré-amplificador de microfone. Assim
    poderá ligar seu microfone diramente no PC.

    Quanto a bateria, eu gosto muito do Drum Site, é leve, bom e simples... Esses softwares mais desenvolvidos "e populares" infelizmente na maiora das vezes o desenvolvidor esqueçe da optimização.

    Abraços,
    Diego

    Bonilha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    El_Cabong
    Muito obrigado pelas discas era exatamente essa minha dúvida !

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bonilha

    Olá! Pelo preço que estão os kits medianos hoje, eu recomendaria
    você a esperar um pouco e comprar um kit completo ( uns R$650,00 ).

    Vai ter muitas problemas com microfones dinamicos, microfonia,
    e a captação do bumbo, dependendo da afinação, é praticamente... péssima.

    Se tiver muita pressa, eu recomendaria pelo menos um microfone
    para baixas frequências no bumbo, dois overs e um na caixa.

    Abraços,
    Diego

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duas duvidas: efeitos de bateria e microfonação