Dúvidas de Reverberação e Microfonação !

    Autor Mensagem
    FLO7v
    Veterano
    # out/10


    aee pessoal,

    quero fazer umas gravações da minha guitar aqui, com meu amp valvulado!

    seguinte..
    no quarto onde eu toco, da muito reverberação que chega até a embolar o som do amp..

    se eu pegar varios pedaços de espuma acustica cortado em +/- 60cmX60cm e colocar um pedaço na lateral direita do amp, outro na lateral esquerda, outro em cima do amp e das duas espumas e outro "fechando" e abafando o falante do amp.. irá ficar um cubo na frente do amp (5 faces).

    fazendo isto, eu colocaria um mic "dentro" desse cubo de espuma, e ligaria no pc.

    daria certo?

    e eu posso ligar o mic. direto no pc? na entrada de mic. mesmo?
    minha placa de som é onboard!

    abçs a todos

    Osvaldojr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    fazer uma casinha de espuma pro amp é uma boa idéia, vai ficar legal.Para gravar a guitarra é unanimidade microfonar ela com um mic dinamico , veja o shure sm57, o mais usado mundialmente.ele é barato e legal, mas se vc tiver um mic condensador tbm vira!
    Para simpres demos vc precisará de uma mesinha de som pra injetar o sinal na entrada line in da sua placa onboard. Mas para resultados mais profissionais terá que arranjar uma placa de audio PCI tipo Maudio 2496, ou alguma interface USB...´veja Mbox digidesign, já vem com o programa Protools.

    FLO7v
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Osvaldojr

    aaa cara, intao da certo fazer a "casinha" pro amp? rsrs

    é. eu vou comprar uma interface mais pra frente, mas por enquanto quero ir quebrando um galho sem ela mesmo, apenas com o mic.

    abçs

    Minow
    Veterano
    # out/10
    · votar


    FLO7v
    Para gravar a guitarra é unanimidade microfonar ela com um mic dinamico



    Hm.


    FLO7v
    Vai melhorar. Mas o ideal é ter como gravar o quarto. No seu caso, faça isso mesmo. Mas não economize no espaço, deixe o som se espalhar um mínimo, também.
    Faça vários testes antes de gravar.

    Mas mais importante que isso, é uma interface. Ligar o mic direto numa placa, sem pré, é meio presepagem.

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    FLO7v

    Velho, reverbera onde VC esta...colocando um MIC dinamico na frente do cone usando essas tecnicas aqui:

    http://www.shure.com/idc/groups/public/documents/webcontent/us_pro_mic smusicstudio_ea.pdf
    Que são as de praxe nao vai ter reverberação nenhuma....Teria se vc colocasse um condenser pra pegar ambientação....Coloque um bom mic dinamico perto do cone, a seu gosto....traquilo,,,ele nao vai pegar ambientação do seu quarto, nao precisa de caixinha nenhuma, hehehe!!

    Descola uma interface de preferencia com entrada balanceada pra espetar o mic.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    FLO7v

    Como o ogner comentou, mic dinâmico pega apenas o som que está "na cara" dele. Colocando um mic desses perto do falante voce não terá problemas com reverberação, já será um som muito muito bom. O vazamento que ele vai captar vai ser tão fraco, que acho que nem compensa construir isso aí que voce falou. Obviamente se voce estiver falando de condensador, aí a história muda 100%, mas tb não seria 3 pedaços de espuma que fariam milagre.

    FLO7v
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner
    Iversonfr

    Põo, intendi! :D

    intao com mic. dinamico nao precisa das espumas ?

    mas eu falo assim, mesmo pra eu toca aqui nesse quarto, é PHoda, por causa do reverb que é tanto, e faz embolar o som.. acho q as espumas poderiam me ajudar nesse aspecto intao! :D

    iai?

    Minow
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Minow
    · votar


    ogner
    Claro que vai pegar a ambientação. Pouca, mas vai mudar alguma coisa. Se ele quer melhorar a qualidade da gravação, por que não, né?
    Ainda mais do jeito que ele tá falando, se ele mora num banheiro, é melhor botar mesmo!

    FLO7v
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow

    ah intao seria melhor mesmo com as espumas! :D

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow

    Nahhh, pra gravação de guitarra com um shure57, por exemplo, na cara do amp ( como se faz normalmente) eu tenho enorme dificuldade de captar o ambiente, é perto de 0% mesmo, tenho colocado outro mic ( um shure58 bem afastado pra isso, num outro canal)....Se o quarto dele for uma caverna de pedra pode ate ser, hehehe!!!!! Pode fazer isso do caixote de espuma pra efeito de teste...

    FLO7v
    No geral espumas no quarto vão ajudar sim na reverberação, ou na diminuição dela, "secando" o quarto....

    FLO7v
    Veterano
    # out/10
    · votar


    up!

    Casper
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Tente algo assim:

    http://img22.imageshack.us/i/portablerecordingstudio.jpg/

    Mas com um dinâmico.

    FLO7v
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Casper

    pois é cara, é isso que eu vou fazer..

    e no lugar onde estaá aberto, vai o falante do amp! :D

    abçs

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Minow
    Claro que vai pegar a ambientação. Pouca, mas vai mudar alguma coisa

    Mudar muda, mas é hobby, e eu acho que a captação da ambiencia vai ser tão pouca, mas tão pouca que nem compensa o valor da madeira pra montar a caixa. Ainda mais pq é hobby, é quase imperceptivel. Vai ser perigoso ele ainda ter que botar um plugin de reverb na DAW depois.

    FLO7v

    Antes de sair montando essa caixa, grave e teste. Nem interface voce tem ainda! use o dinheiro pra isso. O resultado ja vai ser excelente. Ainda mais qd voce colocar uma back track, a pouca ambiencia que seu mic vai pegar desaparece no meio do bolo. Abs!

    ogner
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ogner
    · votar


    Nem interface voce tem ainda! use o dinheiro pra isso. (2)

    Tb acho que nao vela a energia e o $$ despendido!! Foque numa interface com entrada balanceada, alem de P10 e com phanton power. Se der, claro!

    Agora se tiver essas tranqueiras ae na mao (madeira, espuma e etc) tb é bacana fazer pra testes e captaçoes diferentes..


    Ou com a grana providencia espuma acustica, dessa mesma da caixa ( sonex ou parecidas ) pro seu quarto, vai resolver a contento a reverberação e ainda fica estaile!!! hehe!! Nem precisa colocar em todas paredes, talvez em 2 já resolva o problema, só testando ou fazendo contas, hehe!!

    FLO7v
    Veterano
    # out/10
    · votar


    up!

    caioscattini
    Veterano
    # out/10
    · votar


    FLO7v
    cara, mais simples ainda:
    põe o mic na cara do amp e joga um ou dois edredons grossos por cima de tudo.
    Não tem como pegar reverberação desse jeito.
    Se você colocar o amp em cima da cama fica melhor ainda (o colchão ajuda a matar freq altas)
    Vai sair um som bem quente e seco.
    Tira um pouco dos graves do ampli porque vão sobrar bem.
    Já fiz isso lá em casa, ficou legal, mas ultimamente gravo no banheiro, com reverberação natural.
    Coloco um mic na cara do amp e um mic condensador próximo (behringer b2).
    Deixo defasado em 80ms os dois tracks. Fica muito bom!

    Vagabond
    Veterano
    # out/10
    · votar


    na minha época isso se chamava ISOBOX

    diju
    Veterano
    # out/10
    · votar


    olá! aguem me ajude, pois estou com uma dificuldade! Eu sou integrante da banda da minha igreja, mas temos um problema que é comum em vários locais por aí. Quando tocamos o som se mistura de uma forma que ofusca a voz de quem está cantando, mesmo se baixarmos o volume da caixa. Principalmente quando se tem uma bateria em um local pequeno parece com o som de um trovão.Enfim acho que temos um problema de ACÙSTICA. Vcs sabem se tem como resolver esse problema?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # out/10
    · votar


    diju

    Contrate um engenheiro de áudio, ou um arquiteto. Com as pouquíssimas informações técnicas que você passou eu só posso dizer isso. =/

    caioscattini
    Veterano
    # out/10
    · votar


    diju
    abafe os tambores da bateria.
    No bumbo, coloque uma espuma (compre uma própria para isso ou recorte um colchão e encaixe dentro dele, colando-o na parte interna da madeira)
    Na caixa faça o mesmo.

    Ligue os instrumentos (exceto teclado) em amplificadores separados.
    Equalize as entradas da mesa (se não tiver uma adquira) de forma que os médios fiquem mais acentuados na voz, e os outros instrumentos nas outras frequencias)
    Se não tiver como ligar os instr em caixas separadas, separe o PAN: exemplo: violão mais para caixa da esquerda (L), guitarra à direita (R) etc...somente a voz + teclado deixe no meio.
    Ajuda muito

    diju
    Veterano
    # out/10
    · votar


    caioscattini

    muito obrigado! vou tentar fazer isso o mais breve possível.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de Reverberação e Microfonação !