Ala dos trompetes

Autor Mensagem
linco
Veterano
# out/06
· votar


celso_jazz
celso , vc tem razão , e manja tambem muito bem !!!!

celso_jazz
Veterano
# jul/07
· votar


salve rapaziada dos trompetes,depois de muito tempo resolvi voltar a postar por aqui pois acredito que essa ala pode ajudar muita jente servindo como uma central de informação sobre esse maravilhoso instrumento que todos nós compartilhamos o prazer de tocar.

Bem sempre gosto de trazer algo novo pra que ajente possa discutir e chegar a nossas proprias conclusões,ultimamente tenho encontrado muitos trompetistas com uma sede por improvisação,musicos que sempre arriscam um solo mas que acabam fazendo algo sem rumo sem destino por falta as vezes de informação ou por falta de pratica mesmo,acredito que esse maravilho mundo da improvisação tem seus passos,caminhos pelo qual o musico tem que passar pra chegar a um estagio de criatividade,sensibilidade e paixão que fassa com que seja possivel mudar a vida de alguem com um solo,talvez essa seja a grande magia da improvisação.

muito desses caminhos eu ja percorri e sei que ainda não estou nem na metade do percurso mas quero por aqui uma especie de passo a passo pra se ter como referencia para quem deseja começar nesse maravilhoso mundo chamado improvisação.
---------------------------------------------------------------------- ----------



primeira coisa tire da cabeça a palavra não sei,ja vi muitos cara desistindo porque dizia a eu não não consigo essas,no começo dessa aventura não encare a improvisação como um bicho de sete cabeças,desde nossos primeiros minutos de vida ja começamos a improvisar,quando falamos com alguem estamos improvisando quando desviamos de um buraco estamos improvisando,a musica é a manifestação da vida atravez do som e a partir do momento em que temos a musica como filosofia de vida as coisas vão ficando mais claras e a musica vai se revelando diante de nossos olhos,claro que ninguem vai sair por ai improvisando giant step sem estudar,mas com certeza o primeiro grande passo é abrir a mente e saber que todos somos capazes de criar esse é um dom natural do ser humano.

antes de mais nada é importantissimo um bom dominio do pratico do instrumento,não que vc va começar a pensar sobre improvisos só depois que tiver tocando bem mas é interessante no começo de uma vida musical dar enfase ao lado tecnico do intrumento,improvisar nada mais é do que vc tocar o que ta pensando,quanto mais dominio tecnico do intrumento tiver menor sera a ponte entre suas ideias e o som final pois não tera que se preucupar com posição de dedos pressão da boca essas coisas todas a unica coisa que tera que fazer é pensar em suas frases e deixar que a musica te guie.
Outra coisa muito importante é saber ouvir com a sensibilidade da alma,isso com certeza é a coisa mais dificil de toda essa historia,a sensibilidade tem estar sempre sendo estimulada ouça muita musica feche os olhos e sinta o que ela quer te dizer ou se ela tem mesmo algo a dizer prucure sentir o porque de um musico ter dado tal nota em um improviso pire com a musica não tenha receio de entrar nessa viajem pois é algo bem real e quando voce consegue ouvir uma musica e senti-la de forma verdadeira em seu coração ela estara impreguinada no seu ser e é assim que se forma o vocabulario musical de cada um,é preciso ouvir muita musica para se entender a escencia de cada uma de cada autor e principalmente entender a propria escencia.então rapaziada que quer improvisar ouça muita musica vou por alguns nomes de mestres do improviso se puderem pesquisem sobre a vida deles seus albums suas tecnicas pois acrecentarão muito em sua vida.

louis amstrong
charlie parker
chet baker
miles davis
hermeto pascoal
raul de souza
paulo moura
victor assis brasil

esses pra mim sãos os principais de varias vertentes diferentes claro existem muitos outros mas pesquisando sobre esse com certeza da pra se entender muita coisa sobre musica.

agora vou por exercicios de improvisação coisas que eu fasso no meu dia dia ou que ja fiz muito quando tava começando.

um bom jeito de começar a por em pratica tudo isso é começar acompanhando algum cantor,tipo se voce não tem muita experiencia em em tocar de ouvido pegue algo bem simples como musica de bailão,sertanejo,essas coisas são bem faceis geralmente tem poucos acordes e da pra voce praticar numa boa começe dando uma nota a cada 4 tempo se a musica for em 4 sempre procurando ouvir qual seria a melhor nota pra aquele momento pra aquele acorde aprenda a usar o ouvido se no começo vc não se encontra na musica continue tentando troque de musica treine bastante isso até voce se sentir segura pra explorar outras notas,va descobrindo quais dão certo quais não dão,com o tempo vc vai querer algo mais então va colocando musicas mais dificies dessa forma vc treina o seu ouvido e aprende a ver quando uma note rola ou não.
outra coisa muito bom de se fazer é o famoso cantar e tocar,cante algo toque no trompete a mesma coisa,depois fassa ao contrario isso ajuda a pensar no que voce vai tocar enquanto toca outra frase fasendo com que o improviso seja bem preciso.
estudo de escalas sempre é bom mas não fique preso a elas domine elas mas cuidado pra não ficar viciado nelas e acabar virando um improvisador que só toca escalas "nada contra só não curto muito".
estudo de arpejos fazem parte tambem mais além colocarei partituras com estudos muito bons de escalas e arpejos.
aprender outro instrumento é bom tb saiba pelo menos tocar um intrumento harmonico e um ritmico com certeza vai ser metade do caminho andando.


esse é o primeiro post sobre improvisação que to colocando conforme o desenvolvimento do topico colocarei os outros,no proximo quero falar de forma mais detalhada sobre cada desses exercicios que coloquei e colocar muitos outros espero estar ajudando abraço a todos e até o proximo post

Ed Woiski
Veterano
# jul/07
· votar


Celso

Estou interessado em aprender a tocar o trompete, porém não tenho o instrumento.

Gostaria que você me ajudasse neste aspecto:

Você poderia sugerir trompetes de preços baixos, razoáveis, medianos e caros?
Busquei esse forum por informações a respeito mas não encontrei.

Gostaria de saber também sobre os diferentes modelos de trompete.

Essas informações eu não busquei no forum, mas me parece que esse tópico está concentrando bem informações sobre o trompete e achei interessante que essas informações ficassem dispostas por aqui.

Obrigado
Ed

celso_jazz
Veterano
# jul/07
· votar


resposta ao ed
---------------------------------------------------
então cara antes de ir comprar seu trompete é muito importante que voce tenha em mente que objetivo voce quer atingir com relação ao intrumento se tu quer um intrumento pra tocar de vez em quando tipo um hobbie mesmo acho os intrumentos da yamaha interessantes a weril tem uns modelos basicos interessantes pra esse proprosito agora se voce ja pretende levar o lançe mais a serio acho massa tu começar com um trompete usado um weil master da vida de prefencia um trompete que seje bem dificil de soprar estude por uns 3 meses nele depois passe pra um melhor que no caso seria o definitvo,se voce ta disposto a gastar os melhores instrumentos são da vicent bach que possuem um som mais brilhante muito usado pra se tocar erudito,a weril ta fazendo bons instrumentos tambem o weril regium 2 foi um intrumento que eu gotei bastante,tem tambem o monnet que é um dos melhores trompetes do mundo porem caro mas não acho interessante começar com um desse,essas são as marcas que eu conheço melhor existem centenas de marcas e como disse acho interessante voce começar com um trompete mais fraco até voce se acostumar e depois partir pra um outro, tipo um weril regium 2 concert,ou até mesmo um vicent bach.

quem puder dar mais informações sobre outros intrumentos marcas modelos por favor postem ai vão estar ajudando muito espero ter ajudado vlw até a proxima.

www.weril.com.br

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Ed Woiski

A familia dos trompetes:
-Trompete
-Trompete Pocket
-Flugelhorn
-Cornet
-Trompete Pícolo
-Trompete Triunfal
Pode ser inserido também os trombones de pistos (ou válvulas).
Como o mano celso_jazz falou, comece pelos mais baratos, usados e pesados (duros de se soprar), mas primeiro tem que ter em mente o que você quer. A embocadura do Trompete é muito difícil, principalmente se você tiver algum defeito na boca (lábios) ou dentes (próteses).
Outras marcas:
-Jupter (são mais caras que Weril)
-Conn (são caros)
-Eagle (tem um bom preço)
-Michel (acho que já fabricam trompetes)
-CSR (não sei a qualidade mas tem um preço baixo)
-Suzuki (apesar do nome parece que não tem qualidade)
Acho que é só.
Abraço.

Ed Woiski
Veterano
# jul/07
· votar


Obrigado pela ajuda galera Celso e Luis.

O lance é o seguinte:
Eu sou músico, estou tentando ganhar a vida com isso. É o que sei e gosto de fazer.
O lance de comprar um trompete não seria brincadeira. Quero futuramente poder utilizá-lo em apresentações profissionais.

Entendo o que vocês querem dizer com começar com um instrumento semi profissional, e concordo com vocês. Quero um instrumento bom, que eu possa usa-lo em apresentações sacam?

Talvez ajude:

Quero um trompete principalmente pra tocar jazz. Gosto do som de Miles.

O que me lembrou de um lance:
Vocês podem indicar algumas surdinas também?

Obrigado pela força

Bj
E

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Ed Woiski

Cara eu só conheço o som dos Weril e Conn. Weril não é ruim não, as vezes é caro perto de outros importados. Tome cuidado com a qualidade do instrumento, tipo o acabamento dele, estado da campana, soldas, junção das voltas, etc. Dá uma visitada no site da Weril, Yamaha Brasil e outros.
Abraço.

Ed Woiski
Veterano
# jul/07
· votar


Luis[b][/b]

Obrigado mais uma vez pelas dicas sobre acabament, soldas e junções.
Não sei porém o que é a campana.

Tem aspectos no som que eu deva prestar atenção? Se é mais metálico, cristalino, opaco...
Não saberia determinar nestes aspectos a qualidade do instrumento.

Obrigado e espero resposta.

Abraços
Ed

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Ed Woiski

Campana é saida do instrumento, aquela peça que parece um sino, onde se coloca a surdina.
"Tem aspectos no som que eu deva prestar atenção? Se é mais metálico, cristalino, opaco..."
Só se você souber soprar o instrumento pra identificar essas características. Acho que no geral não há como diferenciar esses aspectos entre os trompetes, só acho que há variações no uso de materiais no acabamento da campana ou sobre-campana, tipo: Alpaca, Latão Amarelo ou Avermelhado.
Diferença de timbres eu só vejo nos modelos, tipo Triunfal, Flugelhorn e Cornet.
E antes que pergunte, "se o acabamento influência no timbre", eu não sei.

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


"E antes que pergunte, "se o acabamento influência no timbre", eu não sei."
Acabamentos: Pintados (azul, branco, verde, etc), Jateados, Niquelados, Dourados, Prateados e Envelhecidos.

Ed Woiski
Veterano
# ago/07
· votar


Luis e Celso


Obrigado pelas dicas, foram passos gigantes para um leigo como eu.

Gostaria de saber qual trompete vocês comprariam com até R$ 1000, e entre R$ 1000 e R$ 2000.

Obrigado.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Ed Woiski

Cara faz como o celso_jazz comentou, começa por um usado e antigo, mas cuidado para não pegar uns modelos cuja a mola dos pistões é por baixo, eu não indico isso, e sim ação de mola por cima.
Quanto a sua pergunta eu iria de Weril, como já disse só conheço a Weril e a Conn.

celso_jazz
Veterano
# ago/07
· votar


é acho que pra quem esta começando do zero acho que a principio deve se preucupar apenas com algumas coisas,mecanica veja se os pistos estão bons abra os pistos e veja se não estão enferrujados e olhe se a mola que fica dentro dos pistos não estão muito velhas mas o melhor jeito é dar uma apertada neles quanto mais leve melhor,observerve se não a vazamentos pegue uma mangueira e jogue agua dentro do buraco do onde vai o bocal voce vera se tem algum vazamento,se tiver algum amigo que toque pessa pra ele ver como esta a afinação do instrumento,e cuidado com trompetes pintados eles costumas ser bonitos mas com som muito fechado com pouco vibração.depois que voce estudar um tempo e criar uma embocadura se o trompete não for adequado voce vai sentir dai quando for procurar um trompete novo é só dar uma soprada se voce se sentiu bem com intrumento achou o timbre interessante é só levar.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


celso_jazz

Valeu cara!

edywando
Veterano
# ago/07 · Editado por: edywando
· votar


Olá Pessoal, alguem tem partituras pra Trompete ai, estou precisando muito, se tiverem enviem pro meu e-mail edivandoribeiro@hotmail.com
Desde já agradeço, Obrigado!

celso_jazz
Veterano
# ago/07
· votar


ai amigo entra nesse site www.ethosbrasil.com tem varias partituras estão todas em dó mas dai voce ja treinando a transportadora ok? :)

diego pixote
Veterano
# set/07
· votar


celso_jazz

Olá celso. Sou iniciante. Li atentamente suas dicas para improviso. Depois de praticá-las num cd de samba (o som q tenho preferência para improvisar com trompete) costatei q as notas soltas e as emitidas do pisto 1 e 2 são bem aceitas para improvisar no samba, vc não concorda?

vbordalo
Veterano
# out/07
· votar


Pessoal, comprei um trompete usado e os três tubos de afinação das válvulas estão travados devido a oxidação. Não é o caso do tubo de afinação principal. Existe algum produto que dissolva a oxidação sem danificar o instrumento. É um Yamaha e nem valeria muito a pena destravar os tubos, mas se há alguma maneira que não comprometa o som atual eu gostaria de tentar, valorizando assim o instrumento.

Outra coisa, um pistão apresenta alguns pontos de ferrugem mais críticos que aumentam o atrito na caixa. Existe uma maneira simples de concerta-lo? Alguma lixa fina? Não encontrei um kit de pistões para Yamaha, acho que cada um é único e ajustado finamente para cada instrumento. É isso mesmo?

Grato.

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


vbordalo

os três tubos de afinação das válvulas estão travados
Pompas das válvulas.

Dá um banho de água morna para quente com um pouco de detergente, aplica um pouco de WD 40, mas depois de aplicar o WD dê um novo banho para tirar o "gosto" do WD. Tente puxar as pompas (válvulas) com um pano passando por dentro delas.

Não é o caso do tubo de afinação principal.
Pompa principal.

Não será que está travando a válvula (pistão) dentro da "camisa"? Não lixa não, as vezes uma boa limpeza ajuda, principalmente naquela tampinha que fica embaixo de cada válvula (camisa).

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


Experimente soltar um pouco essa tampinha embaixo da válvula.

vbordalo
Veterano
# out/07
· votar


luiz_sjrp

Obrigado pelas dicas! Desde que comprei já dei dois banhos só com água morna para quente como você falou, mas não adiantou. Estava com medo de usar o WD 40. Vou tentar com o detergente primeiro, mas acho que é o caso de WD mesmo.

Sobre a terceira válvula acho mesmo que o problema é devido aos pontos de oxidação. É fato que bem lubrificado o problema é bem minimizado. Fiquei na dúvida sobre o que é a "tampinha que fica embaixo de cada camisa", é a "bottom valve cap"? Bem se for esta já limpei bem, mas não vejo como ela poderia interferir no deslize da válvula, a não ser se o furo estivesse completamente entupido causando pressão, o que não é o caso.

Minha esposa está indo para o Japão e possivelmente visitará a Yamaha de Tokyo, será que a Yamaha vende o kit de válvulas do YTR-2335? Acho que não pois não vi no site.

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


vbordalo

Cara eu peguei um trompete da Weril, um bem antigo não é o Rex, e uma das pompas só saiu depois de um bom banho mergulhado em água quente+vinagre+detergente e depois WD. Ele também tinha esse problema de "travar" as válvulas, eu não sei como que eu descobri, mas só resolveu quando eu limpei (e bem limpado) essas tampinhas que ficam embaixo de cada válvula (ou pisto), é aquela que se rosqueia por baixo. Quando eu encontrava algum trompetista com esse problema da válvula travando eu recomendava que soltasse essa tal tampinha, e funcionava, depois eu explicava como limpar. Tenta limpar também a parte debaixo da válvula, a que encosta na tampinha.

é a "bottom valve cap"?
Não sei.

vbordalo
Veterano
# out/07
· votar


Beleza luiz_sjrp.

a tampinha é mesmo chamada de bottom valve cap em inglês.

Entendi, realmente posso conferir, mas acho que seria o caso se a válvula engasgasse toda dentro da camisa o que não é o caso, está agarrando um pouco mais para cima. A mola da válvula atual é um pouco mais tensionada que as outras justamente para vencer o atrito com a camisa. Vou ver o que dá para fazer para melhorar.

Valeu pelas dicas!!

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


vbordalo
Leva em algum lugar especializado em manutenção de instrumentos de sopro, se não souber de algum, procure nas lojas.

Outros fatores:
- Guia de plástico prendendo.
- Falta de lubrificação.

Ps.: A mola fica em cima (dentro da válvula), ou embaixo (fora da válvula)???

vbordalo
Veterano
# out/07
· votar


Bem, até hoje só vi a mola dentro da válvula, trompetes com molas embaixo da válvula é novidade pra mim. Existe??

vbordalo
Veterano
# out/07
· votar


Bem, até hoje só vi a mola dentro da válvula, trompetes com molas embaixo da válvula é novidade pra mim. Existem??

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


vbordalo

Bem, até hoje só vi a mola dentro da válvula, trompetes com molas embaixo da válvula é novidade pra mim. Existem??

Sim, existem, mas são modelos antigos, eram chamados de "ação de mola embaixo", enquanto que esses mais modernos são chamados de "ação de molas em cima".
Dê uma lida nos post's mais acima que você verá algo escrito.
Abraço.

celso_jazz
Veterano
# dez/07
· votar


e ai rapaziada do trompete to colocando um videosinho meu aqui improvisando um blues em cima de uma trilha do jamey aebersold,muitos me perguntam como estudar improviso e tal,e como muitos professores geralmente indico um estudo de instrumento harmonico,estudo de escalas e tal,mas com certeza o metodo mais eficiente pra se aprender as artimanhas da improvisação é improvisando,e uma ferramenta muito bacana são os playbacks, hoje em dia se pode encontrar uma grande variedades deles de todos os estilos,procurando um poquinho na internet voce acha trilhas do jamey aebersold para que voce possa praticar,os pontos positivos de se estudar com trilhas são muitos pra começar que voce vai estar tocando sempre com uma boa banda,se voce errar não vai ter nenhum musico olhando feio pra voces,e se pode praticar a mesma musica diversas vezes sem problemas algum mas tambem tem que tomar muito cuidado porque uma trilha nunca vai substituir uma banda de verdade e todos sabem que na hora do show a historia é outra mas ta ai meu conselho pra quem quer se dedicar mais a esse mundo de improvisação saiba usar as ferramentas que estão disponiveis pra nós hoje em dia da pra aprender muito com elas.
galera é isso ta ai meu video improvisando em cima da musica birdlike do grande mestre freddie hubbard abraço a todos e muito som.

http://br.youtube.com/watch?v=VxrlhxnaAKY&eurl=http://www.orkut.com/Fa voriteVideos.aspx?uid=1565900707716626912

Ed Woiski
Veterano
# mar/08
· votar


Olá minha gente.

Pintou uma dúvida.
O meu óleo pra lubrificar as válvulas está acabando.
Gostaria de saber se o ideal é comprar um novo ou se algum produto caseiro pode substituir esse produto tão peculiar.

Obrigado.
Abraços
Ed

madureirinha
Veterano
# abr/08
· votar


ola pessoal comprei um trompete stagg quero saber se ele tem afinação e se o terceiro pisto gira ou se ele é fixo como os outros dois desde ja agradeço abraço fui

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ala dos trompetes