Ala dos trompetes

Autor Mensagem
celso_jazz
Veterano
# abr/05


estou montando esse tópico mais exclusivamente para os trompetistas iniciantes e avançados que queiram trocar idéias sobre esse maravilhoso instrumento.

quem quiser por dicas,links para sites de trompete,partituras,tirar dúvidas discutir assuntos fique avontade.

bem pra começar vou por uma dica que serve mais para trompetistas que tocam em estudios de gravação,sempre que forem gravar fassa um pouco de nota longa com surdina ajuda muito na sonoridade,e na hora de gravar
afroxe as roscas que ficam em baixo dos pistos podem deixar bem frouxo
que ajuda a dar uma vibração melhor nos instrumento"essas duas dicas servem só para estudio".

bem mas pra frente trago outras dicas isto é se o tópico der certo.

celsojoabe@hotmail.com

celso_jazz
Veterano
# mai/05 · Editado por: celso_jazz
· votar


bem já que não tem nehum trompetista postando nesse tópico eu vou continuar a por dicas pra quem queira ver.

dica2:essa é pra quem gosta de improviso"que é minha especialidade"um bom jeito pra ter uma criatividade maior nos improvisos pegue um cd de qualquer músico que goste no meu caso uso muito do arturo sandoval e começe a improvisar junto com o cd, a maioria das musicas tem solo de piano ou guitarra aproveite esses trechos para improvisar,nem que no começo não consigua a seguir o tom insista que com o tempo você vai pegando os esquemas de improvisar e criando frases que surgiram desse exercicio.

até a proxima.

Ata
Veterano
# mai/05
· votar


celso_jazz
trompete é demais

eu cheguei a tocar um pouco, adorava

tem

http://www.weril.com.br/
http://www.trompetemundo.com.br/

era isso

Abraço a todos

kra
Veterano
# mai/05
· votar


[u][/u]ALGUEM TEM A MUSICA DO INICIO DOS SIMPSON PARA TROPETE...PARA 3,2 OU 1° QUALQR UM VLW MEU MSN EH
matheuskv@hotmail.com[i][/i][b][/b]

helio alves gomes
Veterano
# jun/05
· votar


sou iniciante em trompete gostaria de ter partituras de musicas como CARINHOSO;CONCERTO PARA UM VERAO,etc.

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


helio alves gomes
uma dica, quando quiser partitura, pede pelo nome da música + nome do artista/compositor... fica mais fácil pra alguém que não conhece (como eu) procurar

kra
Veterano
# jun/05
· votar


http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/
esse site aqui é pra qm presica de partituras qm quiser no site tambem tem ENCORE 4.5 E O TRADUTOR e outros programas flw galera..

celso_jazz
Veterano
# jun/05
· votar


e ae galera faz um tempo desde a utima vez postei aqui mas agora vou voltar a postar nesse tópico.

dessa vez não vou por nenhuma dica de trompete mas como vi que todo está tendo um certo probleminha com partituras vou por um site que tem um acervo realmente bom,lá vc fica abastessido por um bom tempo,o forte desse site são partituras de jazz e musica brasileira.

ai vai o site o bom proveito a todos

http://www.ethosbrasil.com/nav/partit.htm

marcio prado
Veterano
# jun/05
· votar


Oi galera, tudo beleza?
Estou tentando montar uma Big Band aqui em Campinas, interior de SP,
estou com algumas dificuldades, e finaceiras tambem.
Bom, estou precisando de musicas gospel (evnagelicas) soladas para trompete, ou acompanhamentos, o trompete é em Bb (Sí bemol).
Quem souber e quiser me ajudar, me passe alguns links e tambem me escrevam ok?
bigbandebenezer@yahoo.com.br
Grato,
Marcio

isaiah
Veterano
# jul/05
· votar


bom gente gostaria de saber se alguns de vcs poderiam me passar um site de partituras que tenha aquela musica do KennyG, Tudo por amor, versao original, seria para tocar no trumpet, eu teria que tocar ela com um pouco e urgencia, pois eu estou afim de tocar ela para uma mina, que eu vou pedir em namoro, se alguem tiver ai fale para mim??, grato

kra
Veterano
# jul/05
· votar


http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul

site de partituras
ó procura lá q tem pra varios instrumentos muito legal e varias musicas populares de banda..

kra
Veterano
# jul/05
· votar


OPA'' Alguem sabe comu bota no encore pra ouvi a partitura com o som de trompete?
alguem me diz por favor abração galera fui.

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


kra
acho que tem algo em

Windows > Staf Sheet

e aí eu não sei mais pra onde ir... mas se é, é por ali =/

Anderson Cabral
Veterano
# ago/05
· votar


Se voces gostam mesmo de trumpet, plz mande um email para mim, de partituras de jazz, se eu conseguir algumas eu mando pra vcs, meu email é anderson tkatch@hotmail.com, plz me mandem

celso_jazz
Veterano
# ago/05
· votar


é o seguinte um dos assuntos mais polemicos no mundo trompetistico é o fato do estacato duplo ou triplo,muito se discute sobre qual seria a pronuncia certa ao se executar um stacato,muitos métodos americanos dizem que a pronuncia certa é fazer ta ca ta ca outros dizem tu cu tu cu mas tem um detalhe que pouca jente fala que é o fato que esses métodos são estrangeiros eles não pronunciam ta ca ta como ajente eles falam algo como da ga da,usar ta ca ta é muito usado até hoje mas aconteçe que essa pronuncia deixa a nota muito rasgada e força demais a garganta então o ideal mesmo seria usar o da ga da?
nem sempre devido aos inumeros sutaques existentes no Brasil isso pode ser muito relevante um gaucho por exemplo não fala da ga da como um carioca,então qual seria o solução?cada trompetista tirar um tempo pra descobrir qual o melhor jeito tente varias pronuncias que uma hora vc vai encontrar a certa.
mas quando vou saber que encontrei a certa?segundo o trompetista marcio shuluter"não sei escrever o nome dele mas vcs sabem quem é"o recurso do tacata ou dagada foi inventado para diminuir a dificudade nessa execução então não pode haver nenhuma diferença entre se fazer um stacato triplo pronunciando tatata e outro fazendo tacata ou qualquer outro tipo de pronuncia.

espero ter ajudado e se não concordar com as idéias escritas a cima pode postar pois discutir é sempre bom pro aperfeissoamento de nós mesmo,e se tem mais dicas pra por aqui por favor fique avontade.

Jove Prado
Veterano
# set/05
· votar


Ola, sou trompetista iniciante e gostaria de saber onde encontrar metodos especificos para desenvolvimento da embocadura. Ouvi dizer de um tal de Clark... Existe?

thiago negro
Veterano
# set/05
· votar


kra
isaiah
bom gente gostaria de saber se alguns de vcs poderiam me passar um site de partituras que tenha aquela musica do KennyG, Tudo por amor, versao original, seria para tocar no trumpet, eu teria que tocar ela com um pouco e urgencia, pois eu estou afim de tocar ela para uma mina, que eu vou pedir em namoro, se alguem tiver ai fale para mim??, grato
bom gente gostaria de saber se alguns de vcs poderiam me passar um site de partituras que tenha aquela musica do KennyG, Tudo por amor, versao original, seria para tocar no trumpet, eu teria que tocar ela com um pouco e urgencia, pois eu estou afim de tocar ela para uma mina, que eu vou pedir em namoro, se alguem tiver ai fale para mim??, grato
isaiah
bom gente gostaria de saber se alguns de vcs poderiam me passar um site de partituras que tenha aquela musica do KennyG, Tudo por amor, versao original, seria para tocar no trumpet, eu teria que tocar ela com um pouco e urgencia, pois eu estou afim de tocar ela para uma mina, que eu vou pedir em namoro, se alguem tiver ai fale para mim??, grato

thiago negro
Veterano
# set/05
· votar


a qnto tempo vcs tocam sax? e qual o segredo de tocar sax mais rapido?
qnto custa 1 sax tenor ou 1 sax alto? quem solber entre em contato pelo meu email beleza !!!! valeu e ate mais pra todos vcs!!!!!!!!!!!!!!!

thiago_alves007@ig.com.br


estou esperando respostas de vcs........!!!!!!!!!!! FALOU E 1 BOM
DIA OU UMA BOA NOITE

thiago negro
Veterano
# set/05
· votar


Jove Prado
Ola, sou trompetista iniciante e gostaria de saber onde encontrar metodos especificos para desenvolvimento da embocadura. Ouvi dizer de um tal de Clark... Existe?

linco
Veterano
# set/05
· votar


sou iniciante em trompete gostaria de ter partituras de musicas como CARINHOSO;CONCERTO PARA UM VERAO,etc.

linco
Veterano
# set/05
· votar


sou iniciante em trompete gostaria de ter partituras de musicas como CARINHOSO;CONCERTO PARA UM VERAO,etc.

entre no site do google e procure por agenda samba choro que lá tem

linco
Veterano
# set/05
· votar


Ola, sou trompetista iniciante e gostaria de saber onde encontrar metodos especificos para desenvolvimento da embocadura. Ouvi dizer de um tal de Clark... Existe?


melhor metodo que existe é voce fazer a nota na primeira oitava só com a boca primeiro (chamado buzzing ) na escala de dó até o outro do na segunda oitava , antes de tocar o trumpet , isso para aquecimento , depois comence fazendo os super graves , de preferencia usando o gatilho , é para aquecimento do intrumento tambem , depois execute os ligados , comece do (sol/do) depois (fa#/si ) depois (fa /sib) e assim por diante desde os graves até os agudos , depois comece pelos intervalos com o do da segunda oitava ( do ,si , do , sib , do , la , do sol# , do sol ) e asim por diante , mas não se esqueça de que para tocar trumpet é preciso sempre um acompanhamento de quem realmente saiba , senão vc aprende errado e depois para tirar os vicios é triste ...
tocar trumpet é igual a uma receita de bolo , se vc botar muito fermento estraga se vc botar pouco tambem , se vc errar em alguns dos ingredientes tambem , o que conta no final é o conjunto isso é o que vale ...
senão fica por ai como muita gente toca as vezes até com boal errado , com sopro horrivel e acha que sabe alguma coisa ...

lauro souza do amaral
Veterano
# set/05
· votar


comecei a tocar trompete e gostaria de conseuir partituras faceis

Jadson Fabain Ferreira da Silva
Veterano
# out/05
· votar


Oi pessoal, meu nome é Jadson e toco trompete. Escrevo pois preciso da ajuda de vcs num fundamento: a sonoridade. Acho o meu som um pouco fraco, gostaria de deixá-lo mais forte, mais aveludado, ou seja quero ficar com um sonzão daqueles. Quais exercícios devo praticar para melhorar nesse fundamento? quais métodos vcs me indicam? por favor espero ancioso à ajuda de vcs. E se eu tiver algo a passar para vcs, farei com todo prazer! Até a próxima!!!!!!!!

Jadson Fabain Ferreira da Silva
Veterano
# out/05
· votar


Oi pessoal, beleza pura? Olha eu outra vez com mais dúvidas. O negócio é o seguinte: Após tocar duas ou três músicas seguidas, fico cansado e não tenho mais resistência para continuar tocando. Vcs conhecem alguns exercícios que ajude nesse fundamento - resistência - . Por favor se tiverem alguma coisa manda aí, pois sou primeiro trompete da banda que toco faço solos, e as vezes falta resistência pra tocar com mínimo perfeição. Agradeço a ajuda. Valeu!!!!!!!!!

Paulo Barros
Veterano
# nov/05
· votar


ola sou o paulo vivo em portugal na ilha da Madeira e estudo trompete, e gostava de vos pedir uma ajudinha tou a ter algumas dificuldades na resistencia (sempre tive ) e no registo agudo da trompete, gostaria se possivel de algumas dicas.... fICO Aguardando resposta... Um abraço.

celso_jazz
Veterano
# nov/05
· votar


respodendo ao paulo barros
---------------------------------------------------------------------- ----------------
Paulo é o seguinte acho que esse seu problema todo trompetista passa e é concerteza um dos mais chatos de resolver se vc quer realmente resolver isso preparesse pra sentir um pouco de dor.

pra resistencia exercicios muito bons são os de flexibilidade vibrato labial essas coisas tente fazer o seguinte.

começe com uma rotina de estudo pareçida com essa:

começe fazendo o dia fazendo uns 40 minutos de aqueçimento notas longas e graves subindo pra região média aos poucos"aconselho a primeira parte do método do arturo sandoval se tiver ela passe aquela parte de notas longas todinha com tempo 40"

depois descançe uns 5 min e começe a fazer exercicio de flexibilade"o método arban tem uns muito bons"fassa esses exercicios até não conseguir mais tocar os exercicio.

depois pegue descançe uns 10 min e volte a estudar só que agora estacatos duplos e triplos"pareçe ser uma aréa nada a ver mas pra resistencia é muito bom"e veja até onde guenta fazer esses exercicios assim que não conseguir mais tocar fassaaun 10 min de nota longa e pode encerrar seus estudos no dia.

essa rotina é muito chato vc quase morre de dor da vontadede parar com tudo mas eu garanto que funciona pois ja vi funcionar lembrando que nunca passe demais do limite do seu corpo lembre que vc tem que fazer tudo dinovo no outro dia.


vlw se alguem descordar das minhas idéias fique a vontade pra postar se alguem souber de outras técnicas postem tb.um abraços a todos e bons estudos.celso joabe

chet
Veterano
# mai/06
· votar


Caro Celso,

Gostaria de contar com a sua atenção no sentido de esclarecer alguns questionamentos acerca desse instigante instrumento.
- Eu tenho 35 anos e gostaria de aprender a tocar trompete. A minha idade constitui-se em algum impeditivo?
- O trompete é realmente um instrumento muito difícil de ser tocado?
- As notas são produzidas somente a partir da vibração dos lábios - dificultando, sobremaneira, o aprendizado-, diferentemente do que ocorre com sax, onde o som é pronunciado através da combinação das chaves?? Sendo assim, qual a utilidade dos pistos?
- Qual o trompete vc recomendaria para iniciantes??
- É possível iniciar o estudo do trompete tocando flugel, ou é melhor começar com o trompete mesmo.

Um forte abraçco e muito obrigado!!

celso_jazz
Veterano
# ago/06
· votar


ce

linco
Veterano
# out/06
· votar


Jadson Fabain Ferreira da Silva
jadson vc esta tocando provavelmente com um bocal com numeração muito alta , tente descer um pouco a numeração mas cuidado se falhar nos graves vc tera de subira a numeração de novo , o ideal para iniciantes é o bocal 3c da weril ou até mesmo da bach

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ala dos trompetes