Precisa ter o instrumento, para aprender?

    Autor Mensagem
    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # fev/15


    Correndo o risco de fazer uma pergunta idiota, queria saber se só é possível aprender tendo o instrumento. Explico: Eu liguei para uma escola de música aqui da cidade, e queria fazer algumas aulas, um mês mais um menos, para ver se me identifico com o instrumento (porque o dito cujo é caro demais para comprar e acabar não gostando)para depois comprar o meu, mas eles disseram que é um instrumento pessoal, e o aluno tem que ter o dele. Realmente não tem jeito de eu fazer aula usando o instrumento de outra pessoa?
    (Não entendo naaaada de sax, vale ressaltar)

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Se vocë ter como arrumar um Sax emprestado, dã para aprender de boa, o problema é que instrumentos de sopro juntam saliva, imagina isso dividido por vários alunos?? questão de higiene não fazer esta coletividade

    andre.silva
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Conselho, de amigo mesmo. Comece a aprender flauta doce em dó (barroca) preferivelmente uma yamaha. Se você gostar e ver que está tendo um desenvolvimento satisfatório na música pode comprar sem medo um saxofone se possível com orientação de um professor. A flauta doce é a porta de entrada para o estudo da música na parte teórica e prática, e se um aluno não conseguir se desenvolver neste simples e maravilhoso instrumento, tem que repensar se realmente quer estudar música.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    O conselho de aprender flauta doce é o mais indicado para quem esta começando, é uma tradição já antiga.
    Realmente as flautas de Yamaha são excelentes, e não custa tão caro assim.
    Entretanto, hoje em dia devido aos avanços da tecnologia digital, nada impede que uma pessoa adentre no mundo musical através de uma DAW ( Digital audio Wokstation), que é na verdade um grande instrumento, o maior de todos os tempos, claro são instrumentos virtuais.
    Dá para fazer edições com o mouse, tocar em teclados virtuais usando o teclado do PC, inclusive vários modelos de Sax.
    Além de usar Editores de partitura, que é a melhor forma de aprender teoria musical.
    Enfim adentrar no mundo do home studio começando com o que já tem.
    Agora por ser um instrumento de sopro vale o comentário do Edson Caetano, é uma questão de higiene pessoal, você vai ter que comprar o instrumento.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Adler3x3

    Na minha opnião isso é quere aprender dirigir jogando need for speed

    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Interessante, esqueci de mencionar que eu já toco contra-baixo e violão, tenho banda e tudo. Já estudei música em casa e tenho noção de harmonia, escalas, formação de acordes, até uma ponta de modos gregos. Fiquei interessado em sax desde que viciei em Morphine hahahaha.
    Então, mesmo tendo essa base teórica que já tenho, vocês aconselham a começar pela flauta doce? Porque realmente ela e bem baratinha, e o tempo que eu estaria aprendendo seria o tempo para juntar uma grana pro sax

    RafaelBernatto
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Muito bom esse conselho da flauta...

    Quando li a pergunta do tópico pensei.. Bateria dá hahaha

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Alex guitar man

    NFS não, mas se pegar algum simulador porrada, LFS, rFactor, SimRace, City Driving Simulator, etc Junto com um cockpit, vc vai aprender sim. Eu aprendi o punta-taco assim...

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Edson Caetano

    Po... Mas eu me pilho no sax... Aí como faz? Queria tocar Sax (flauta eu tenho)...

    RafaelBernatto

    Cara, é relativo... Pegar técnicas de pedal não é tão fácil assim...

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Rodrigo.f
    Fiquei interessado em sax desde que viciei em Morphine
    Aí, sim!

    Eu pularia a flauta! Junta uma grana e, quando der, pegue um sax!

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem pelo que entendi você já é um músico maduro e experiente.
    Neste caso muda tudo, até você já sabe em parte a resposta.

    O melhor mesmo é aprender a tocar o instrumento real., se vai ser emprestado ou comprado é outra questão.
    E a melhor resposta na verdade quem pode dar é um instrumentista de verdade de sax, que sabe os modelos diferentes que existem, e qual é o mais apropriado para começar, ou mais compatível com o seu estilo musical.
    Se ninguém aparecer aqui que toca sax de verdade, pergunte dentro do meio musical a um experiente instrumentista de sax.

    nichendrix
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Edson Caetano
    Rodrigo.f

    Na verdade não existe muito problema em dividir saxofone não, escolas melhor estruturadas em geral tem instrumentos para os alunos, até porque com o preço de um saxofone você em geral não vai querer arriscar andando com ele pra cima e pra baixo pra ter aulas, inclusive mesmo depois que a pessoa tem, em geral termina comprando um mais barato pra isso.

    Não é anti-higiênico dividir sax porque um se ele é limpo adequadamente depois que é tocado não é pra ficar saliva ou pelo menos não uma quantidade significativa no tubo, mesmo que ficasse a boca da pessoa não tem nenhum contato com o tubo, a única parte que tem que realmente ser individual é a boquinha/palheta dividir isso é nojeira, mas vez por outra acontece quando você vai tocar num lugar em que não era previsto tocar (mas comigo só rolou uma vez porque era alguém que eu conheço e sabia que não ia me passar porra nenhuma).

    O limitador de não ter o instrumento é a quantidade de treino, meu caso eu comecei a tocar sax com 8 anos, só ganhei meu primeiro aos 10, então por 2 anos só usava os instrumentos da escola, mas nessa altura eu já colecionava boquilhas e inclusive quando ia pras práticas de grupo as vezes levava várias, chegando a ter uma pra cada 2 ou 3 músicas, já que cada design e material de boquilha dá sons bem diferentes.

    andre.silva
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Bem pelo que entendi você já é um músico maduro e experiente.
    Neste caso muda tudo, até você já sabe em parte a resposta.

    O melhor mesmo é aprender a tocar o instrumento real., se vai ser emprestado ou comprado é outra questão.
    E a melhor resposta na verdade quem pode dar é um instrumentista de verdade de sax, que sabe os modelos diferentes que existem, e qual é o mais apropriado para começar, ou mais compatível com o seu estilo musical.
    Se ninguém aparecer aqui que toca sax de verdade, pergunte dentro do meio musical a um experiente instrumentista de sax.



    Bom dia, Adler3x3
    Sou saxofonista a 15 anos, professor de flauta doce para crianças da 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A minha resposta foi simplesmente baseada na primeira pergunta feita pelo Rodrigo.f, que não cita que ele já é músico e toca contra baixo e violão e tem até uma banda. Se o aluno nunca teve contato com música, não tem condições no início de adquirir o saxofone, pois um tocável é caro, recomendo sim a tocar flauta doce, para que a teoria musical não seja massante e o aluno não venha a desanimar das aulas, e futuramente ele tomar gosto e ter progresso nos estudos teóricos, aí sim, ele pode investir em um bom saxofone. E agora baseado no histórico do Rodrigo.f recomendo a ele que compre um Sax Alto, que é um instrumento dentre os quatros da família do sax é o mais fácil para obter uma boa afinação, tem várias marcas boas, CONN, SELMER BUNDY, VITO, YAMAHA, YANAGSAWA, SELMER, JUPITER, CANNOBALL, P.MAURIATT etc. Dos chineses por enquanto o que eu recomendo é o EAGLE, mas leve um professor ou alguém que já tenha experiência no instrumento para o experimentar. E tem também os saxofones customizados e regulados pelo prof. Ivan Meyer, excelentes saxofones com o melhor custo benefício do mercado, inclusive eu tenho um soprano dele que comprei em 2009, e até hoje só tem me trouxe alegria.
    Qualquer dúvida pode perguntar.

    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Obrigado pelas respostas galeras, vocês responderam de forma bem clara e precisa.
    Valeu Também pela citação de marcas andre.silva, vou procurar saber mais sobre elas para ter uma ideia de por onde começar.
    Só mais uma coisinha galera, acredito que essa resposta deve ter no fórum mas não achei respostas satisfatórias, quanto a comprar um instrumento usado. O que vocês acham?

    andre.silva
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ao comprar um saxofone usado, você tem que tomar algumas precauções, ver se o instrumento não é falsificado, (no mercado livre está cheio de Selmer e Yamaha da china) qualidade das sapatilhas, vazamentos, se for comprar na internet, pedir fotos detalhadas, e recomendo enviar o instrumento usado para um Luthier, para regulagem, para não atrapalhar nos estudos. Pois um saxofone com vazamento e desregulado é dor de cabeça sem fim.

    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Valeu André

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ismah

    Ah cara eu não boto fé nisso nao

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precisa ter o instrumento, para aprender?