Quanto agüenta tocar um saxofonista sem cansar, e sem hidratar a palheta ?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MAB Keyboard

Tantatecnologia, mas a dinâmica é muito diferente

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


MAB Keyboard Na boa, encontrei esta sua mesma pergunta espalhada em diversos tópicos, que nada tem a ver com o assunto. Ta virando spamer...
O correto seria aguardar a resposta, caso haja interesse, no tópico criado por você sobre este assunto.

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


nichendrix

É lógico que um teclado nunca será igual ao instrumento por várias razões, mas devemos dar o crédito, cada vez está mais próximo.

Consegui as escalas no site da Weril.

Valeu.

blonski

Ok.

Por desconhecimento das regras foi advertido, mas como tinha pressa pelo saber pensei que postando em vários tópicos a resposta me viria mais rápida e com conteúdo diversificado.

De qualquer forma obrigado.

Um abraço e Feliz Natal a todos.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MAB Keyboard
É lógico que um teclado nunca será igual ao instrumento por várias razões, mas devemos dar o crédito, cada vez está mais próximo.

É esse o questionamento, ao menos pra mim não chega nem perto, usar synth pra fazer naipe de metais e palhetas, só serve como quebra galho. Nem saxofone sintetizador (existe alguns modelos des sintetizadores que são de sopro), não tem o som nem próximo do instrumento.

Agora como quebra galho, vale a pena.

blonski
Veterano
# jan/10
· votar


Quanto ao tema do tópico, nos últimos dois dias toquei por 3 horas, na sexta a noite e sábado a tarde mais 4 horas, e digo que o "Beiço", o lábio de baixo, ta todo mordido, meio furado por dentro, eu toco com os dentes de cima encostados na boquilha, vou até colocar um protetor de borracha na boquilha hoje, mas o lábio de baixo, eu dobro por cima dos dentes da arcada inferior, e com isto, por eu estar aprendendo, acabo me empolgando com as notas, e acabo mordendo o lábio de baixo, com a correia ajustada para que a boquilha fique na altura dos dentes superiores, só que tem horas que acabo segurando o peso do sax tenor, no lábio inferior, sei que estou fazendo errado, como que eu corrijo isto ?
E quanto a palheta hidratei somente uma vez.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


blonski

Cara, não tem como tocar saxofone e nem clarineta sem machucar o labio inferior no começo, eu parei de tocar regularmente tem quase 13 anos e ainda hoje tenho o "calo" no labio inferior onde os dentes apoiavam.

Acho que o que está acontecendo com vc pra estar "pior" que o normal, seja o lance de segurar o peso do sax com o labio inferior, o ideal é vc poder segurar o sax numa posição onde a única pressão sobre os lábios seja a pressão feita na embocadura para tirar as notas. Entretanto, ainda assim seu beiço vai ficar machucado nesse começo.

blonski
Veterano
# jan/10 · Editado por: blonski
· votar


Eu lembrei que tenho uma plaquinha de silicone, daquelas que o dentista faz para clareamento dental, estou usando a da arcada inferior e está quebrando o galho, hoje eu toquei a tarde inteira com isto. Se fosse, sem; já estaria sangrando o lábio inferior, o que acontece é que eu ainda não tenho os músculos da boca fortes e resistentes suficiente para tocar horas depois, como estava tocando no início...

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


blonski

Cara, sei não, eu acho que um dia vc vai precisar tirar esse treco e usar a boca normalmente, ou seja, não vai ter como fugir do machucado, no começo dificilmente alguém treina por mais de 2h por dia.

blonski
Veterano
# jan/10 · Editado por: blonski
· votar


Hoje comprei mais umas palhetas, estou procurando a ideal para meu som, comprei um pedaço de pelica, cortei num formato que cobre somente os dentes que encostam no lábio. Funciona, embora tenha tocado mais tempo sem nada mesmo, hoje, cuidando bastante para não morder o lábio inferior, nem largar o peso do sax Tenor sobre o lábio quando me empolgo e inclino a cabeça para tráz, embora esteja com a correia ajustada corretamente.

LêPizzarini
Veterano
# jan/10
· votar


Olá! Qdo eu estava lendo a revista Sax & Metais vi q o assunto tinha a ver com oq vcs estavam flando aqui no tópico
Então, vou copiar pra cá oq eu li (de uma entrevista com o saxofonista Sérgio Galvão):

" - Você faz algum tipo de ajuste em suas palhetas? Como cuida delas?
- (...) Tenho certeza de que elas podem durar muito mais se tomarmos certos cuidados bem simples. As palhetas não gostam de umidade, muito menos de luminosidade. É bom guardá-las em um lugar escuro e seco. Nunca deixe que o primeiro contato da palheta seja com a saliva, porque ela contém muitas impurezas que vão se impregnar nas fibras logo na primeira dilatação. O ideal é colocar a palheta dentro d'agua e deixar por um ou dois minutos, no máximo. Toque com ela por não mais que dez minutos, recolocando-a pelo mesmo tempo de antes na água. Somente depois de seca você poderá guardá-la. Repita essa operação pelos próximos dois dias e depois use-a normalmente. Isso aumenta a sua vida útil."

É isso...espero ter ajudado.. ^^

Luiz Almeida
Veterano
# jan/10
· votar


LêPizzarini

-É bom guardá-las em um lugar escuro e seco.
-Nunca deixe que o primeiro contato da palheta seja com a saliva
-O ideal é colocar a palheta dentro d'agua e deixar por um ou dois minutos, no máximo. Toque com ela por não mais que dez minutos, recolocando-a pelo mesmo tempo de antes na água. Somente depois de seca você poderá guardá-la. Repita essa operação pelos próximos dois dias e depois use-a normalmente. Isso aumenta a sua vida útil


Obrigado.

blonski
Veterano
# jan/10 · Editado por: blonski
· votar


Eu sempre faço isto, só não sabia de tocar só 10 minutos, e voltar para água, antes de prosseguir. Faz bastante sentido, pois com a pressão, quando tocamos, vai empurrar a baba para dentro das fibras da palheta. Enquanto está hidratando na água uma palheta nova, dá para ver claramente na parte da ponta grossa, a água sendo puxada para dentro dela. Outra coisa que notei, é que com água mineral é mais fácil ter fungos pretos, já com água de torneira por ter cloro, é mais difícil formar fungos, e quando estes já existirem na palheta, resolvi, colocando um pouquinho de Kiboa, (Água Sanitária ) no copo com água e deixar a palheta por uns minutos. O cheiro de baba, se houver desaparece, e é substituído pelo cheiro da Kiboa. Já ouvi falar de colocar no Sepacol, mas não sei se é uma boa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto agüenta tocar um saxofonista sem cansar, e sem hidratar a palheta ?