Quanto agüenta tocar um saxofonista sem cansar, e sem hidratar a palheta ?

Autor Mensagem
blonski
Veterano
# dez/09


Será que é muito 4 a 5 horas, e hidratando a palheta várias vezes neste intervalo ?

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Nesse tempo que você citou talves as palhetas não tenham nem mais condições de serem utilizadas, e até precisem ser trocadas.
Trocava de palheta toda semana, tocando de uma a duas horas por dia. Isso com clarineta.

Quanto ao tempo de se ficar tocando, vai variar de músico para músico, depende do treino e preparo físico.

Mas é só observar os músicos de baile, principalmente os de carnaval.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


E quanto a higiene da palheta ? Só colocar na água mineral para hidratar a palheta, tudo bem, mas e a proliferação de bactérias, é ruim para a saúde. O que fazer quanto a higiene da palheta ?

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski
Será que é muito 4 a 5 horas, e hidratando a palheta várias vezes neste intervalo ?

4 a 5 horas é possível, mas não é todo mundo que aguenta não, e acho que na vida toda conheci só umas 5 pessoas que conseguiam manter uma rotina diária tocando esse tempo todo, a maioria treinava 2h por dia e deixava esses esforços maiores para eventos especiais.

E quanto a higiene da palheta ? Só colocar na água mineral para hidratar a palheta, tudo bem, mas e a proliferação de bactérias, é ruim para a saúde. O que fazer quanto a higiene da palheta ?

EU não entendi isso de hidratar palheta, afinal saliva é água, ou seja, a água não vai fazer nada que sua saliva não esteja fazendo. Quanto á higiene, eu não recomendo usar a mesma palheta mais de 1 semana.

O máximo que geralmente vejo fazer é lavar a palheta com água após o uso e enxugar ela, para diminuir o mal cheiro causado pela saliva.

Mas não tem pra onde, palheta se usada diáriamente só dura estourando 1 semana. Por isso eu, quando tocava com frequência, só comprava de caixa, pq uma caixa de Vandoren durava 3 meses.

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


Não sei as outras, mas as de Sax Tenor duram bem, dizem poder chegar a meses.
Hidratar a palheta antes de usar, por que senão o som sai rajado, ruim. Antes de tocar tem que hidratar as palhetas naturais, feitas de bambu, inclusive as Java Vandorem Red que uso. A menos que sejam sintéticas.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski
Não sei as outras, mas as de Sax Tenor duram bem, dizem poder chegar a meses.

Cara, durar meses elas duram, a qualidade do som é que não dura tanto, com 1 semana de uso regular (2h por dia), elas começam a perder o timbre.

Outra é que não é raro dar aquela manchinha de fungos crescendo e ficar fedorenta pra burro. Mas tenho palheta aqui com uns 8 anos, de uso, só que nos ultimos 8 anos eu quase não tenho tocado e ainda tem mais da metade da ultima caixa da Vandoren que comprei naquela época.

Hidratar a palheta antes de usar, por que senão o som sai rajado, ruim. Antes de tocar tem que hidratar as palhetas naturais, feitas de bambu, inclusive as Java Vandorem Red que uso. A menos que sejam sintéticas.

Bom, em 21 anos é a primeira vez que ouço falar de botar ela na água antes de tocar, em geral todo mundo que eu vejo só toca um pouco pra "aquecer e amaciar a palheta", o que na prática é a mesma coisa que hidratas, já que saliva é água.

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Eu lavava sempre com água e sabonete, tomando sempre o cuidado para não estragar a palheta. Iniciava com movimentos da parte mais grossa para a ponta.

E antes de tocar, eu colocava a palheta na boca enquanto montava o instrumento, talves isso ajudasse na "hidratação".

Já toquei com sintéticas, e o som fica artificial, mesmo assim a higiene era a mesma, inclusive com a boquilha.

E para o instrumento utilizava aquelas escovas que parecem um espanador.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Almeida
Eu lavava sempre com água e sabonete, tomando sempre o cuidado para não estragar a palheta. Iniciava com movimentos da parte mais grossa para a ponta.

Isso mesmo, sem contar que se tu tocar depois de comer, fica com cheiro de comida, e mesmo que não tenha comido, fica aquele cheiro de baba que secou...hehehehehehehe.

Um fator a se tomar cuidado é com fungos, eu sou alérgico, então aprendi cedo que uma palheta mal enchugada, ou guardada molhada fica pouco tempo sem eles.

Por isso nunca joguei fora as caixas de Rico Royal, aquele papel que vem nelas tem essa função, absorver parte da humidade para não dar fungos. Então mesmo usando Vandoren, eu deixo elas numa caixa da Rico Royal envolta em papel absorvente, e só no dia seguinte boto no estojo. Motivo pela qual eu também uso sempre 2 ou 3 palhetas ao mesmo tempo, enquanto uma seca, uso a outra.

E para o instrumento utilizava aquelas escovas que parecem um espanador.

Sim, as escovas são essenciais, era terrivel antes delas começarem a ter com mais frequência pra cá, tuu tinha q amarrar uma cordinha ou barbante em um pano e fazer o maior malabarismo pra secar a baba de dentro.

Sobre sintéticas, tem umas, não lembro a marca mais, que são feitas de um material plástico muito parecido com bambu (tem inclusive veios), são as unicas que o som é melhorzinho. Mas enquanto bambu existir, as natuais vão ser as melhores.

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


Acho que não é de bambu, e sim de uma cana, mas qual eu não sei.

Eu tenho aqui uma sintética da Bali soft. Tinha outra que não lembro o nome, mas estragou.

Sempre preferi as Rico Royal 2 1/2.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Luiz Almeida
Acho que não é de bambu, e sim de uma cana, mas qual eu não sei.

Palheta de Saxofone é de Bambu... se bem que a comparação com a Cana procede, já que são da mesma linhagem de plantas, mesma familia, generos diferentes.

As minhas preferidas são as Vandoren de 2 a 3, depende da boquilha, na Conn é melhor 2, na Rico Royall Graphitonite 2,5 e na Metalite, a melhor é a 3.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Luiz Almeida
Achei a pagina com as palhetas sinteticas que te falei: http://www.fibracell.com/

Só um adendo, todo mundo fala que a Metalite é uma das melhores boquilhas já produzidas, mas sinceramente, pra mim é a boquilha que mais me dá trabalho, eu adoro o som dela, mas não é o meu preferido, mas também eu nunca usei muito ela, eu ainda prefiro as Graphitonite antigas do que as Metalite (as duas são do inicio dos anos 90).

Também pode ser porque nunca toquei muito como solista e porque sempre toquei mais em casa e de madrugada, então tenho que tocar mais baixo e com um som mais controlado, e as Metalite são impossíveis de se tocar baixo. E a abertura 7 sempre deixa meus labios latejando do tanto que vibra... hehehehehehe

Enfim é ótima, mas não vejo porque alguns consideram tão acima da maioria, dependendo do tipo de saxofone chega a mais de 100 dolares e só comparam com marcas fodas e caras. E das duas uma, ou eu sou tão ruim e insensível que não percebo a diferença, ou então tem alguma coisa que eu não estou prestando atenção.

blonski

Dando uma olhada pelas internerds da vida (insonia sux), tudo que achei sobre soaking (como americano chama a tal hidratação), é uma série de brigas, alguns dizem que não faz a menor diferença, que é puramente psicológico, outros dizem que faz, entre os que fazem, alguns preferem com água (alegam que faz diferença se é quente ou fria), outros preferem usar bebidas alcoolicas diversas, embora todos os que o façam com cerveja reclamem do crescimento de fungos.

Enfim, eu realmente nunca vi ninguém fazer, o mais perto era meu primeiro professor de saxofone, que costumava botar a palheta na boca e produzir molhar ela com saliva antes de botar na boquilha, eu vivia reclamando que era por isso que minhas palhetas não dava mal cheio e as dele sim... heheheheheheheh

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


A hidratação é assim:

Coloca a palheta em pé coladinha na borda de um copo com água mineral, fica olhando na parte de trás dela, e vai notar nuns minutos que a palheta vai escurecer puxando a água, para dentro dela. É bacana de ver, agora raciocine comigo:
Se pegar uma madeira, qualquer que seja, bambu por ex, e estiver seca, e colocar no joelho uma ripinha desta madeira e forçar ela vai quebrar facilmente, mas se molhar bem esta mesma madeira e tentar quebrar, ela vai vergar bastante, antes de quebrar. Entendeu ? Então se a palheta vibra numa freqüência de uns 440 ciclos por segundo, estando totalmente úmida e não somente na ponta, vai durar muito mais, além de vibrar mais livremente por não estar ressecada, rígida.
Da higiene, eu sempre escovo os dentes antes de tocar. Já dos fungos, acho que uma gotinha de quiboa (água sanitária) na água de limpeza, deve resolver o problema, assim como se faz com verduras antes de comer, ou umas gotinhas de água oxigenada, assim como fazem os hospitais na esterilização das salas de cirurgia, ou tem outra forma ?
Já a água quente amolece a resina que mantém as fibras da madeira juntas, isto é usado inclusive para envergar madeiras em marcenaria, por isto eu coloco as minhas em água fria.

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

"palhetas sinteticas"
Essas Fibracell são revestidas.....


blonski

Ainda prefiro hidratar a palheta com a saliva enquanto monto o instrumento. Apesar que já não toco mais clarineta, estou sofrendo para aprender flauta transversal.

As únicas palhetas que vi serem hidratadas em copos de água foram as de oboé, que se parecem com uns canudinhos.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Almeida
"palhetas sinteticas"
Essas Fibracell são revestidas.....


Revestida não é a mesma coisa que natural, elas continual sendo sintéticas.

As únicas palhetas que vi serem hidratadas em copos de água foram as de oboé, que se parecem com uns canudinhos.

O lance da palheta de Oboé ser hidratada é porque ela é dupla e bem fininha, então com qualquer pressão a mais elas racham a ponta e emquanto Sax, Clarineta e os palheta simples em geral funcionam por algum tempo dessa forma, o Oboé não, rachou a ponta da palheta, acabou a festa.

blonski

Cara, como eu disse, eu não vejo como o processo de hidratação seria diferente do processo de tocar, já que ao tocar, a saliva vai fazer a mesma coisa.

Sobre molhar ela intera aumentar a durabilidade, você tem que ver que tudo é uma faca de 2 gumes, da mesma forma que água aumenta a resistência dinâmica da madeira, ela também diminui a vida util da mesma. Ou seja, você vai ter uma madeira mais forte, por menos tempo. Com as palhetas, ao menos em teoria a coisa funcionaria do mesmo jeito.

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


nichendrix

Aqui: O mestre Ivan Meyer ensinando sobre hidratar a palheta, vai direto para 6:20 minutos.

http://www.vidoemo.com/yvideo.php?i=UXM1LU5NcWuRpRy11NjA&part-01-o-toc ar-sax-em-60-minutos-english-subtitles-aula-de-sax-profivan-meyer=

Eu fiz o teste aqui, com uma palheta Rico 2 1/2 que hoje a tarde descobri que estava com pontos pretos meio esverdeados, coloquei ela para hidratar num copinho com água e um pouquinho de Kiboa, ( Água Sanitária ) ficou limpa ! Agora é só lavar e usar.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


blonski

Bom, continuo achando que é desnecessário. Especialmente porque uma vez que a saliva entra sob pressão, a absorção seria muito mais rápida.

Como disse, esse é um assunto controverso, há quem defenda até o fim, há quem negue e não existe um consenso a respeito do assunto. Mesmo entre os que hidratam não existe consenso, já que tem os que preferem com água e os que preferem com bebida alcoolica.

Pra mim é mais uma das inumeras lendas que existem no mundo dos instrumentos musicais. Já que a unica utilidade prática seria evitar que a ponta da palheta rachasse antes de começar a tocar ou no inicio da apresentação. Algo que ao menos em teoria, o uso correto da técnica de sopro na boquilha evitaria.

Obvio, tem gente que não tem ou não pode ficar soprando a boquilha pra molhar a palheta de saliva, tem gente que precisa tocar com mais força no começo e isso faz a ponta da palheta bater na boquilha e rachar.

No caso você estaria usando uma técnica para minimizar usos errados do instrumento, pois o cara deve começar a soprar o instrumento calmamente pra saliva entrar e "hidratar" a parte interna, a abertura da boquilha tem que ser adequada à intensidade do sopro para que a ponta da palheta nunca bata na boquilha, nem a lingua deve pressionar a ponta da palheta com muita força, e por aí vai.

Enfim eu entendo porque alguns fazem, mas eu estou no grupo dos que acham desnecessário.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix Entendo, he,he,he...

Esse negócio vicia, hoje toquei a tarde inteira e uma parte da manhã, foi até engraçado, tentei assoviar, não conseguia, os músculos da boca não faziam mais nem o "beiço" para assoviar, aí fui atender uma pessoa, e na hora de conversar, a boca tava estranha, saiu umas vogais meio desconexas. He,he,he... O cara deve ter pensado que eu tinha enchido o caneco... Só que eu não bebo...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

É assim que me sinto tocando numa boquilha como a Rico Royal Metalite, que tem o baffle alto.

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


O Baffle elevado dá uma encorpada no som, a boquilha do meu Xaphoon é assim, se fosse mais fino seria mais confortável mas em contra partida o som seria menos encorpado.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Não cara, High Baffle deixa o som mais brilhante (agudo) e definido, bom para solos, low baffle que deixa o som encorpado e suave, bom para acompanhamentos.

Quanto menor a cavidade do baffle, mais agudo é o som, por isso quanto mais alto ele é, mais agudo é o som.

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


nichendrix
...Quanto menor a cavidade do baffle, mais agudo é o som, por isso quanto mais alto ele é, mais agudo é o som.

???
==========

Sei não..., acho que é justamente o contrário, quanto mais espaço dentro do baffle mais grave o som, quanto menos espaço, mais agudo.

O fabricante : http://www.xaphoon.com/FAQ.htm
Diz que é justamente por causa deste tipo de boquilha arredondada o som encorpado.

Em Why is the mouthpiece so different?...

Se eu assoprar dentro de uma garrafa quase vazia o som é grave, se assoprar dentro de uma garrafa quase cheia o som é agudo.

===========

Só para complementar, eu estou entendendo como High Baffle a boquilha gordinha na ponta !

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


blonski
quanto mais espaço dentro do baffle mais grave o som, quanto menos espaço, mais agudo.

É exatamente isso que estou dizendo.

Cara Baffle é o teto da câmara da boquilha, aqui vai uma imagem pra exemplificar melhor:

http://bassic-sax.ca/blog/wp-content/uploads/2008/08/mouthpiece-ap.jpg

No caso quanto mais alto o baffle (high baffle), menor será o espaço dentro da câmara, portanto mais agudo, com volume e e presença é o som. Quanto mais baixo o baffle (low baffle), mais espaço há na câmara, dando um som mais encorpado e cheio.

Em geral boquilha high baffle, a palheta vibra muito (porque o ar passa com mais força), portanto é mais fácil rachar a ponta, e se sente muito mais essa sensação de os beiços ficarem meio frouxos e dormentes.

Quando eu chegar em casa, eu tiro uma foto das minhas boquilhas, é mais fácil perceber na Graphitonite e na Metalite, pq são virtualmente as mesmas boquilhas, só muda o desenho interno delas.

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


blonski

Vamos ver se dá pra ver, se as imagens ficarem muito grandes, eu reduzo depois...

Rico Royal Metallite (High Baffle)

http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00055.jpg
http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00055.jpg

Rico Royal Graphitonite (Low Baffle)

http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00056.jpg
http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00057.jpg
http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00059.jpg
http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00060.jpg

Conn Precision (low Baffle)

http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00061.jpg
http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/DSC00062.jpg

Não sei se vai dar pra notar que o Baffle da Metalite é bem alto, o canal é bem estreito. Já na Graphitonite ele é baixo, o espaço é maior, e na Conn é mais baixo ainda, com a cavidade ainda maior que a Graphitonite (talvez não dê pra perceber o quanto o baffle da Precision seja maior que o da Graphitonite pq a foto ficou meio embaçada, mas é muito maior mesmo.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


Entendi, veja só esta então:

http://www.dunum.ch/components/com_virtuemart/shop_image/product/Xapho on_4836e609a6ed1.jpg

http://pocketsax.net/photo/xaphoon/xaphoon3.JPG

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


blonski

Rapaz isso que é low baffle ehehehehehe, o formato da boquilha é totalmente diferente da do sax.

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09
· votar


Amigos se puderem me deem uma orientação

Quais as notas possíveis de tocar nos seguintes instrumentos:

Sax Alto
Sax Tenor
Trompete
Trombone

Exemplo: O Sax Alto vai de Dó..... á Eb

O que quero saber é a nota mais grave possíve e a nota mais aguda possível de cada instrumento que citei acima, bem como sua respectivas afinações em relação ao Dó do Piano.

Desde já agradeço a colaboração.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MAB Keyboard

Mermão, o tempo que tu espera a resposta vinda dos outros, tu já tinha ido no site da Weril e pego a informação.

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Vou pesquisar!

Primeiramente obrigado pela sua atenção.

Eu sou tecladista e arranjador, e gostaria de montar metais no teclado de forma mais real possível. De forma que para mim é importante saber as regiões em que cada um destes instrumentos opera. Isto porque no teclado um sax por exemplo toca em todas as notas, o que na realidade( com o instrumento acústico) não é possível, pois o sax possui uma região de notas possíveis de serem executadas. E assim conseqüentemente com os trompetes e os trombones.

O que preciso saber são essas regiões de notas possíveis de serem executadas por cada um destes instrumentos: Sax Alto, Sax Tenor, Trompete e Trombone.

Desde já agradeço a todos que puderem contribuir para aumentar meus conhecimentos.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MAB Keyboard

Cara, eu ainda estou pra ver um teclado que simule instrumentos de sopro bem, a verdade é que a dinâmica ao tocar não tem nada haver e é quase impossível de se simular, existem alguns modulos onde vc pode controlar o teclado soprando, no dvd One More Car, One More Rider do Eric Clapton, o David Sancious usa um controlador desses pra simular um sax tenor.

Quanto às notas, como disse, é mais simples você olhar no site da Weril, costumava ter a escala dos vários tipos de saxofone todinha lá. Outro fator é que embora exista um padrão +- aceito para cada tipo de saxofone, eles não são absolutos então existem saxofones com mais notas e outros com menos. Outros fatores a se notar é que em geral parte das escalas do sax alto e tenor é sobreposta, eles dão notas similares.

Nos trompetes e trombones acontece algo parecido, já que existem vários tipos de trompete e de trombone também e cada um tem sua extensão de notas diferentes.

Outro fator a se levar em conta, é o fato de que instrumentos de soprano são transpositores, então a nota que vc toca no sax (que aparece na partitura), não é a mesma do piano/teclado. Por exemplo, ao tocar um A no sax alto, vc na verdade executa a nota C do teclado/piano.

Enfim, eu acho muito trabalho pra pouco resultado, mas recomendo controlar um modulo como o David Sancious usa, que vc usa o modulo pra soprar as notas e dar as características da dinâmica do instrumento de sopro, e toca a melodia nos teclados.

Nesse tópico, o has4 dá algumas dicas de transposição, que são muito mais fáceis de entender do que eu conseguiria explicar.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/204682/

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Dá uma olhada nesse vídeo.



Valeu pela força.

Um abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto agüenta tocar um saxofonista sem cansar, e sem hidratar a palheta ?