Atenção! Mais uma do Tito, saindo do forno!

Autor Mensagem
tito lemos
Veterano
# ago/15


Galera, esta é uma regravação de uma música que compus há alguns anos atrás. Nunca fiquei contente com a primeira gravação, e prometi a mim mesmo regravá-la um dia.

Tá aí, gostaria da atenção e opiniões de vocês. Ouçam, comentem, critiquem, opinem, desçam a porrada, xinguem, elogiem, sintam-se a vontade!

Tito - Solidão

relimonge
Veterano
# ago/15
· votar


tito lemos
Cara, apesar de já termos discutido sobre essa música, vale reforçar por aqui tb...

A composição é muito boa, mesmo!
Gosto da letra, do ritmo, da pegada... o baixo e a mistura rock/baião me encantam muito!

Apenas alguns detalhes que, na minha opinião, a deixariam ainda melhor:

- Duração: A intro ta um pouco extensa... diminuir um pouco a duração total (e os intervalos entre os versos) a deixaria mais simples, direto ao ponto...
- Estrutura: Claro, você mais do que ninguém sabe o andamento ideal pra sua composição, essa é uma opinião puramente pessoal (por isso mesmo, não há certo ou errado), mas vejo essa música funcionando muito bem como uma crescente - começa baixo, entra voz, acaba verso, entra bateria, segundo verso, refrão explode... assim por diante... essas "surpresinhas" ao longo da audição prendem o ouvinte, funcionaria muito bem na música, que é muito boa!
- Guitarra: Me incomoda um pouco o som "ardido", uma distorção mais "cremosa" funcionaria bem tb.

No mais, só tenho elogios... ótima música, mesmo.

Parabéns!

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


relimonge

Brother, primeiramente, muito obrigado!

Quanto as suas considerações: essa música é um tanto antiga, e a estrutura dela sempre me agradou, mas, a gente não faz música só pra nós mesmos, não é? Você sabe bem disso. Levando em conta o teu comentário e de outras pessoas, eu fiz uma versão com a introdução e o interlúdio mais curtos. Postarei em breve.

O restante da estrutura, se eu mudar, não é mais a mesma música, então eu preferi manter os outros elementos. Mas você tem razão quanto a "crescente", é o tipo de coisa que prende o ouvinte. Meu estilo de composição é mais livre, mas considerarei essa questão em próximos trabalhos.

Mais uma vez, muito obrigado! Considero bastante você e seu trabalho, então sua opinião tem bastante peso!

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


Como prometido, segue uma versão mais curta:

Tito - Solidão (Versão Curta)

Abraço a todos!

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Não sei se foi o fone meio ruim que usei pra ouvir (não estava em casa), mas achei a guitarra base distorcida ***ALTA*** pra carvalho...

No primeiro "solidããããããããõ" achei que saiu um tiquinho fora (eu usaria um melodynezinho de leve ali pra ajeitar só o "ãããããã").

O resto achei bacana. A música é bem legal e curti muito as mudanças de clima.

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ

Alta tipo, muito alta? Rapaz, eu percebi agora pouco isso também, ouvindo no Soundcloud. Eu não sei se é compressão de lá, eu achei um pouco estranho também. Mas, num player comum, não tá assim não! Vou até ouvir aqui de novo rsrsrs

No mais, thanx bro!

RafaelBernatto
Veterano
# ago/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Concordo com o JJJ quanto a guitarra... Eu tentaria trazer a voz mais pra frente e talvez o triângulo pra trás...
Mas ficou bem legal a ideia e a letra... (Ouvi nos fones aqui, depois vou ouvir com mais calma em casa)
Tenta engordar o baixo tbm...
Poste a letra depois.. :)

Ps.: se tiver um tempo passa lá no meu tópico..
Abç

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


RafaelBernatto

Olha ai a letra brother:

Solidão

No metrô lotado eu me aperto
O calor de mil corpos em um vagão
Mil destinos, mil sortes, mil cérebros
Arrastados por trilhos de solidão
Ai, solidão...

Pelas veias de cobre e silício
Tentativas perdidas de conexão
Pelo ar, pelo mar, pelo espaço
Diluídos gritos de solidão
Ai, solidão...

Meu amor hoje ligou pra mim
E a zabumba do peito bateu feroz
Vem pra cá, quero um “chero” e um abraço
Tanto tempo faz que estamos sós

Mil olhares e nenhum sorriso
Mil artérias, nenhum coração
Mil cavalos enlouquecidos
Atravessam o mesmo portão...

Ai, solidão...

Eis o paradoxo do século
A ciência a favor da interação
O globo interconectado
E meu povo sofrendo de solidão...

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


tito lemos
RafaelBernatto

Nós guitarristas, quando mixamos, temos uma tendência natural de deixar a guitarra alta demais. Eu me policio o tempo todo quanto a isso...

RafaelBernatto
Veterano
# ago/15
· votar


tito lemos

Vou ter que concordar com o relimonge quanto a estrutura... Não está tão interessante quanto poderia...
A ideia da música, letra e demais.. São bons.. Mas acho que com um dedo de um produtor ela se tornaria mais.. (...) Acho que ela teria um alcance maior...
Não creio que mexer na estrutura necessariamente mudaria a identidade da canção.. Talvez até aumente o impacto da mensagem que você quer passar.. Acho que você pode se surpreender...

tito lemos
Veterano
# ago/15 · Editado por: tito lemos
· votar


RafaelBernatto

Não creio que mexer na estrutura necessariamente mudaria a identidade da canção.. Talvez até aumente o impacto da mensagem que você quer passar.. Acho que você pode se surpreender...


É cara, é possível. Mas não posso fazer isso de qualquer jeito, precisa ser algo bem pensado! Caso contrário, o risco de descaracterização é grande.

No mais, muitíssimo obrigado!

PS: passarei no seu tópico sim!

f14gomes
Membro
# ago/15 · Editado por: f14gomes
· votar


Cara, eu curti muito a sua música, porém sem discordar dos colegas que comentaram acima.
Guitarra alta; a intro extensa me fez pensar que seria uma música instrumental;

A música tem mais de 5 min. mas não é cansativa, me deixou sempre na expectativa do que viria a seguir e não decepcionou. Parabéns !!!!

Só uma colocação que eu como intérprete faria (clichê)
Meu amor hoje ligou pra mimE a zabumba do peito bateu feroz
Cadê a zabumba batento feroz, não senti isso nesse momento.

E, a partir do minuto 5 entra um riff que eu achei "alegre demais pro tema" que poderia ser aproveitado em outra música sua. Porque é bom, meio prog e tal, só achei que não casou bem nesta música.

Está de Parabéns !! Sucesso !!!

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


f14gomes

Muito obrigado brother, que legal que tu curtiu!

Quanto a zabumba batendo feroz (hehe) eu pensei nisso! Mas, depois, não achei que o instrumental precisaria seguir tão a risca o que a letra dizia. Ficaria até muito óbvio, ao meu ver. Mas eu pensei nisso!

Sobre a parte final, ela surgiu junto com todo o resto, e eu também pensei em deixar de fora, usar em outra música, mas meu estilo de compor é bem livre e eu gosto de coisas que surpreendam. Acho que é a influência que sofro da música progressiva. Tento inserir coisas diferentes, as vezes até conflitantes.

Mais uma vez, obrigado! Abração!

kiki
Moderador
# ago/15
· votar


tito lemos
dei uma ouvida sem muita analise, mas curti.

curto muito a mistura que voce faz de rock e musica brasileira, acho que tá extraindo coisa boa desta ideia que já vem dos anos 80-90 mas ainda dá caldo.

tecnicamente muito redondo, além de minha capacidade de crítica.

alguma outra hora tento ouvir com mais cuidado pra ver se acho pêlo em ovo.

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


kiki

Valeu brother! Cara, tu tá sumidão! Cadê você nas collabs da vida?

Abração!

EduJazz
Veterano
# ago/15
· votar


tito lemos

Cara. as críticas aqui seriam redundantes (questões de mixagem que a galera falou).

Mas a música é muito boa. Meus parabéns.

Flipe J.
Membro Novato
# ago/15
· votar


Uma das coisas coisas mais loucas que ja vi por aqui (no ótimo sentido).

Destaque para a letra.

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/15
· votar


Caramba, massa demais!

Adler3x3
Veterano
# ago/15
· votar


Acho que ficou bem legal.
A letra e a música.
Gostei das guitarras, mas concordo com a colocação dos outros membros do fórum que me antecederam, mas talvez não seja somente a guitarra que esta muito alta, pode ser que os outros instrumentos é que estejam mais baixos.
Então aqui é só equilibrar melhor.

Por outro lado eu já gosto mais de introduções longas, a versão curta aqui é no sentido da introdução, pois tem mais de 4 minutos.
Só a figura que esta no soundcloud, a letra faz referências a cavalos, e parece que lá tem um burro solitário.
E na parte mais para o fim gostei das variações que sempre são bem vindas.
Mas no geral tá muito bom, ficou acima de tudo bem original e é o que importa.

tito lemos
Veterano
# ago/15 · Editado por: tito lemos
· votar


EduJazz
Flipe J.
BrotherCrow
Adler3x3

Grato de coração, brothers!

Adler3x3

A foto, tirei numa viagem ao sertão da Paraíba. Essa foto acabou ficando muito expressiva, inclusive me despertando o interesse pela fotografia. Como eu não quis ser muito óbvio usando uma imagem de alguém solitário, a imagem do burrinho casou bem, ao meu ver. Quanto ao sertão... Inspirador! Sertão sofrido, sertão valente. Tenho orgulho de ser nordestino, terra de força e resistência!

Adler3x3
Veterano
# ago/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Tito.

Faltou eu escrever isto.
Eu gostei da foto de verdade.
Tem fotos e fotos, e esta é uma foto.
Combina com o título da música.
Melhor esquecer os cavalos.
Tem que fazer é mais músicas e completar um álbum buscando uma integridade.
O tema é bom, basta saber explorar que vai dar certo.

Álbum: Solidão

Agora tem que escolher o título de outras músicas nesta linha;
Concordo com o uso das virtudes da força e da valentia.
Quando ao sofrimento aqui tem que ser mais sutil

Vá em frente, você esta com um bom começo, e a música não é tão velha assim, mas é diferente no estilo., saiba aproveitar a sua criatividade e deixe fluir.
Continue escolhendo alguns outros temas relacionados, coloque no papel as ideias, mesmo que de forma não tão ordenada (a medida que sai na mente), depois organiza.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


tito lemos

Gostei bastante... muito boa composição... pequenos detalhes de sonoridade já mencionados pela galera, mas tudo muito questão de gosto pessoal. (achei um pouco longa)

Meu único pitaco seria: "Abre uma racha curta "15 segundos" entre alguma parte de guitarras pesadas da música e mete um acústico bem regional, só com triângulo, zabumba, sanfona, e queixada de bode, derrubando a dinâmica...hehehe. Eu faria isso.

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig

Massa cara, fico feliz que você gostou!

Sobre a inserção acústica, a dica está anotada pra alguma futura versão ou mesmo ao tocar ao vivo!

Grato!

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


tito lemos

Bem legal, afora o fato das passagens em que a voz fica atrás da guitarra, como falaram. Mas isso é fácil de resolver, difícil é fazer o que você fez.

Muito bom! Parabéns e obrigado por nos brindar com boa música.

tito lemos
Veterano
# ago/15
· votar


MMI

difícil é fazer o que você fez.
Muito bom! Parabéns e obrigado por nos brindar com boa música.


Cara, tenho nem palavras para agradecer! Muito obrigado!

Boa música é um bicho raro nos dias de hoje. Eu tento fazer algo que ao menos chegue perto de ser bom.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Muito bom cara. Ótima composição, letra muito bem pensada e música bem feita. Gostei da escolha percussiva, o triangulo acrescentou demais, tua voz tá cada vez melhor e os solos da guitar ficaram muito interessantes. Algumas coisinhas de estética que não me agradam muito, mas isso não é relevante porque eu sou um mala pra questões de gosto pessoal. A guitarra achei muito ardida, como falaram. Achei o baixo um tanto ausente nas horas do baião. Quanto ao tempo da música, pensando por um lado comercial, ficou longa mesmo, mas pelo lado musical, que se dane se foi 15 min hahaha. Todavia eu tenho a opinião parecida com a do Lelo, puxaria prum regional mais encardido, daquele que tu vê até o pé rachado do matuto, uma suite quase que silenciosa, um oásis pra subir aos poucos e estourar num clímax épico. Mas isso são opiniões acerca da estéticas, de escolhas de composição.


Enfim, mais um trabalho de encher de orgulho o caboclo que criou o FCC.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Na sequencia rolou uma tal de Anastácia. Baita música!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


tito lemos
Cara, muito bom o trabalho!
Eu sempre curto essa síntese entre a(s) música(s) brasileira(s) e o rock.
Ouço ecos de Alceu Valença, Zé Ramalho e Ave Sangria em teu trabalho.
Não achei a guitarra alta não... Claro que uma produção e gravação mais profissa valorizará ainda mais essa excelente música...
Abração

Jabijirous
Veterano
# ago/15
· votar


tito lemos

Curti o som. Só a voz que deveria está mais pra frente ou a guitarra mais pra baixo.

Muito bom o som, curti mesmo!

Multivozes
Membro Novato
# ago/15
· votar


Na sua produção percebo algo que gostaria muito de aprender a fazer, percebo o som da guitarra vagando do right para o left e do left para o right, você poderia me dizer como fez isso? usou algum plugin especifico? Qual a técnica?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Atenção! Mais uma do Tito, saindo do forno!