[Áudio] Medley da trilha de Rurouni Kenshin (EW/QL Symphonic Orchestra)

    Autor Mensagem
    Jawbreaker
    Veterano
    # mar/13


    Bem galera, passei um tempo sumido do fórum, tentei até voltar pra algumas Jams esses tempos, mas nem guitarra eu tenho tocado já há algumas semanas. Um dos motivos é que eu ando sequenciando midi/mexendo com outros estilos mais do que sequer ouvindo Metal (ou qualquer som "guitarrístico"), e um dos resultados é esse medley da Soundtrack do Rurouni Kenshin (ou Samurai X), que eu fiz para, no processo, aprender mais sobre orquestra/sequenciar orquestra (já aprendi que era mais difícil do que eu pensava \o\).

    Sem o peso da composição, eu pude me concentrar só no trabalho pesado de sequenciar, embora eu mesmo já tenha uma lista de pontos a melhorar... Peço que, quem puder, ouça do começo ao fim, mesmo que seja "um pouco" longo (> 15 min), em especial a galera que conhece o anime e/ou a OST.

    https://soundcloud.com/ilbrilhante/rurouni-kenshin-ost-orchestral

    PS.: Não sei se é o fórum certo, afinal, não é uma /*composição*/ original, mas não acho que haja outro mais adequado...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Jawbreaker

    Cara, achei excelente! Muito bem sequenciado e mixado.

    Vários climas diferentes, com isso tu deve ter aprendido bastante sobre orquestração e modulações comumente usadas. Só pela variedade dessa música tu já deve conseguir fazer um cd inteiro de trilha sonora.

    Agora pra se diferenciar, quando tu for fazer algo assim adicionando a guitarra, pense na guitarra com a mesma lógica que os instrumentos da orquestra. Veja a lógica da melodia das trompas ou dos oboés nesta composição, por exemplo. É bem diferente da maneira como os guitarristas fazem as melodias de guitarra, veja a escolha das notas e a sonoridade. Acho que você só tem a ganhar se adicionar a guitarra pensando da mesma maneira que pros instrumentos sinfônicos.

    stroudcastle
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Jawbreaker
    Ficou massa cara! Não entendo nada de mixagem ou de orquestração mas já da pra ver que a sua ta muito boa. Deu até vontade de aprender algumas coisas nessa área. Vou ficar aguardando suas composições então.

    ps: Acho que o fórum certo era o de gravação e home studio.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    stroudcastle
    Deu até vontade de aprender algumas coisas nessa área.

    Se te interessar, aqui eu sugiro alguns livros bons e curtos que são uma boa iniciação:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/301474/#8653985

    Como você já tem conhecimento de teoria pode eliminar alguns dos livros (imagino que o de teoria geral e o de harmonia).

    feedme
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Som impecável! Eu gosto bastante do anime, mas nunca prestei atenção a trilha. Até porque já faz mais de dez anos acho... UASHuas

    Notei que cada frase é repetida duas vezes ou mais. Um bom recurso para firmar as melodias para quem escuta de primeira como meu caso. Há muitas cores na orquestra o que não torna cansativo de escutar. Em 6:00 bastante tocante a polifonia. Bom uso de rests.

    Parabens

    stroudcastle
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Pô, valeu cara, vou dar uma pesquisada nisso com calma.

    Jawbreaker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Muito legal receber elogio teu, cara! Também achei que o aprendizado é extrapolável pra outros estilos/instrumentos, certeza que o modo de tocar e compor guitarra vai mudar também!

    stroudcastle
    Valeu cara \o
    Agora sim virão algumas composições de vergonha, já andei tentando algo, mas era soda aprender a sequenciar e compor ao mesmo tempo, daí tentei fazer um de cada vez :D

    feedme
    Fui pensar aqui... Realmente faz mais de 10 anos! Só fui prestar atenção na OST depois que assisti o anime de novo um dia desses.

    As repetições de algumas frases (especialmente a que é da Departure) são em parte intencionais e em parte não (por volta de 1:13 a "mistura" já é presente na original).

    Jawbreaker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Up!

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Jawbreaker
    ficha tecnica?

    excelente trampo!!! mix muito bem feita, excelentes timbres.

    Jawbreaker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    overlappingcircles
    Valeu \o

    A mix não tem nada além de um reverb (GlaceVerb), até achei bem mais tranquilo que mixar Metal com aqueles 5 Kg de distorção, bateria que nunca soava como eu queria... E os samples já vêm na posição (pan) correta, já facilita esse lado. Eu utilizei:

    FL Studio + EW/QL Symphonic Orchestra (Gold XP) + GlaceVerb.

    Jawbreaker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Up... e um P.S.:

    Alguém sabe o número ideal (se é que isso existe) pra cada seção da orquestra? A Wiki fala, por exemplo, em 14-16 violinos para a primeira, mas o VSTi que eu uso tem seções de 11 ou 18... E, ao que parece, as orquestras mais famosas tem lá suas variações também.

    feedme
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Em DAW você balanceia o volume de cada seção, mas isso deixará de mostrar a verdadeira dinamica e cor da seção. Já na vida real depende das dinâmicas que a peça esta escrita. Se quatro trompas tocam uma passagem em f e sfz e voce poe só 10 violinos para tocar uma melodia em f, penso que haverá dificuldade em ouvir a melodia. Em bons VSTi há dinâmicas para você trabalhar sem mexer no volume.

    Seria ótimo papear com um orquestrador ou condutor de uma orquestra e conhecer a experiencia disso HAHAha

    Jawbreaker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Não deixarei o tópico morrer \o\

    feedme
    É meio foda usar a dinâmica (até usei, mas não tanto quanto queria) numa música tão grande, sequenciando nota por nota... Se eu fosse tecladista de origem ou tivesse paciência de praticar, usava um controlador pra maioria dos instrumentos e melhoraria bastante esse lado.

    Jawbreaker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Up!

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Jawbreaker
    Alguém sabe o número ideal (se é que isso existe) pra cada seção da orquestra?
    Equilíbrio de naipes é uma questão delicada, depende da música e da sonoridade que você quer obter.

    A regra geral é que a qualidade do timbre dos violinos, por exemplo, drasticamente aumenta a cada 10 instrumentos (tem a ver com a natureza do som como onda, logaritmo de base 10 e tal).

    Eu uso um esqueminha simples pra equilibrar:
    1 trompa = 6 violinos (divididos entre I e II);
    Número total de violinos I = x; violinos II = x - 2; violas = x - 4; cello = x - 6; baixo = x - 8.

    No resto da orquestra, eu costumo usar a formação a 3 (3 de cada metal e madeira, exceto trompas e tuba). Mas às vezes (pra trilha é essencial), eu adiciono e dobro instrumentos iguais pra dar mais porrada no som - tipo o Hans Zimmer usando 32 trompas num crescendo.

    Jawbreaker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ken Himura
    Pois é, eu tendo a usar as seções nativas do VSTi mesmo, que não são tão diferentes assim dos números que você citou.

    Up!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Jawbreaker

    Cara, comenta (brevemente, se preferir) aí como foi seu esquema de sequenciamento.

    Por exemplo: Como você lida pra trocar as articulações de uma track? Por exemplo, para trocar os violinos de sustain para marcato, ou para tremolo, e etc.

    Pelo que eu saiba, no EWQL Gold não dá pra fazer tudo isso por meio de KeySwitch (você usa?).

    Você "picota" a track midi no daw e carrega um banco pra cada uma? (Exemplo, recortar o trecho dos violinos para outra track e aplicar o bank violinos tremolo nesta track). Ou você programa a troca de bancos tudo na mesma track midi só?

    O seu processo de humanização é totalmente manual, com você alterando tudo na mão, ou você usa as ferramentas do DAW? (Por exemplo a aleatorização de tempo e velocity do Reaper ou do Fruity Loops).

    Fale ae! =D

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ken Himura
    tipo o Hans Zimmer usando 32 trompas num crescendo.

    Uma vez li que ele usa uma seção de cellos com um número bem acima do comum.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Para poder comentar vou ter que escutar com tempo e carinho.

    Depois eu volto.

    Jawbreaker
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Jawbreaker
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Tem que ser tudo na mão mesmo em relação às articulações, O EWQLSO, que eu uso no Kontakt, tem um banco pra cada. O Cinebrass (que eu quero usar na próxima) é que tem vários modos de se fazer isso, com keyswitch, "partindo" trechos de velocity ou usando pedal midi, por exemplo. O problema com o EWQLSO é que algo como essa música teria tracks demais pra cada seção/articulação, e o jeito foi fazer vários projetos diferentes pra trechos diferentes (e às vezes projetos peculiares pra cordas e metais, por exemplo) e depois juntar os *wav na marra, até porque eu fiz essa num computador com uma configuração bem mais modesta do que o que eu tenho, nem dava pra abrir track demais senão a CPU começava a pipocar.

    Eu até usaria variações aleatórias na velocity (deveria ter usado de leve no tempo...), mas, pelo visto, esse VSTi só oferece poucos níveis (é compreensível, já pensou gravar 256 samples de intensidade diferente quando 16 ou 8 já são até suficientes?), e eu fui mudando à mão conforme eu sequenciava. Não ficou do jeito que eu queria ainda, mas deu até pro gasto :)

    Jawbreaker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Up \o

    Jawbreaker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ... Sobe!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Jawbreaker

    Saquei, cara! Bacana ver como o pessoal lida com estes problemas. Eu estava lendo o Complete Guide to EWQLSO e eles sugerem exatamente isso que você falou.

    Não ficou do jeito que eu queria ainda, mas deu até pro gasto :)

    Que isso, ficou muito bom seu resultado!

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Gostei.
    Você sequenciou nota por nota pelo ouvido, ou baseado numa partitura?

    No geral ficou muito bom e com esta experiência com certeza você aprendeu muito.
    Obviamente ainda tem a melhorar como todo trabalho com instrumentos de orquestra virtuais
    E se trata de um trabalho gigantesco, pois editar nota por nota envolve milhares de registros.

    A música é bem complexa e equilibrar todos os instrumentos não é tarefa fácil.
    E em se tratando de instrumentos virtuais acredito que não exista uma regra definitiva, e isto vai variar conforme o programa, o que mais importa é como soa.
    Mas continue, queremos escutar mais outras obras.
    Parabéns.

    Jawbreaker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Não sabia desse Complete Guide, já tô lendo o pdf \o

    Adler3x3
    Foi tudo no ouvido mesmo, achar partitura ao algo do tipo dessa OST é bem difícil, e eu já conhecia bem as músicas.

    Quando tiver tempo eu posto e sequencio mais, dessa vez composição original mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Áudio] Medley da trilha de Rurouni Kenshin (EW/QL Symphonic Orchestra)