Testando o Sonatina Symphonic Orchestra, VSTi gratuito. Avaliem.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    O VSTi:

    http://www.vstcafe.com/2011/04/sonatina-symphonic-orchestra.html

    A música (fiz hoje):

    http://soundcloud.com/silva-leitao/testando-sonatina

    O que acharam?

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Die

    Achei legal, mas o som acho que pode melhorar, mas não sei dizer como.
    Pode ser a limitação do Sonatina, uma vez que a biblioteca de samplers é relativamente pequena para uma Orquestra.
    O som da percussão parece abafado.
    Outro dia tive o mesmo problema numa gravação minha onde não conseguia acertar de jeito nenhum a percussão.
    E experimentei usar uma versão demo do Notion 3 e num preset consegui fazer soar bem, mas o demo já expirou, mas aprendi alguma coisa.
    Gostaria de fazer um teste e trocar idéias de forma reservada sobre o processo de gravação deste estilo musical.
    Conforme o resultado podemos postar depois aqui outras observações.
    Com o arquivo tentaria fazer uma nova gravação usando o sonatina numa versão, e outra versão com o Miroslav Philarmonik para ter um parametro de comparação.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Grande Adler3x3, sempre marcando presença =D

    De fato o som pode melhorar, ehehe. Como você disse, essa biblioteca é bem pequena e leve, além disso, minhas técnicas de sequenciamento não são das melhores. Mas tendo em vista a proposta da biblioteca, achei ela até legal, alguns dos instrumentos são bem usáveis.

    A percussão abafada que você achou foi dos tímpanos? Eu também achei, especialmente nas dinâmicas mais baixas do início. Já a caixa não achei abafada não, mas achei ela bem ruinzinha.

    Gostaria de fazer um teste e trocar idéias de forma reservada sobre o processo de gravação deste estilo musical.
    Conforme o resultado podemos postar depois aqui outras observações.


    Eu não entendi direito como é o teste que você quer fazer, você quer que eu te envie o midi desta composição pra você testar em outros VSTis? Ou você mesmo vai fazer uma música e usar diferentes bibliotecas pra comparar?

    Ah, uma observação:

    Mostrei esta música para vários leigos de diferentes níveis. Minha mãe achou que era música de algum filme de verdade. Uns amigos ficaram [positivamente] espantados com o resultado. Uma amiga não acreditou que fui eu que fiz a música =P

    Mas é claro que é porque são leigos, porque tá cheio de coisas que denunciam que é sampleado ehehehe

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Die

    Somente o midi file para usar com outros VSTs.
    Adquiri recentemente o notion 4 e estou fazendo download dos samplers, e gostaria de testar.
    A ideia é experimentar sem modificar nada da composição, posso até utilizar mais de um VST.
    Vou te mandar uma mensagem privada.

    Mas a medida que você gravar mais outras composições vão se acostumar.

    -Dan
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Curte bastante! Principalmente a dinâmica que vc aplicou.

    Realmente, a percussão parece que está em outro país perto do restante, mas eu até havia achado isso intencional, talvez uma expressão artística sua, sei lá, uma vez que a música me passou sentimento.

    Inclusive os corais são desse Sonatina?

    Vou baixar ele!!

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Curti a música, achei bem trabalhado. Só achei que ficou um pouco repetitivo na entrada do coral, podia fazer uma variação leve ou até heterofonia nesta parte, mas não compromete o todo!

    Mas a percussão, realmente, ficou tensa, muito na cara que foi sampleada hahaha. Usa mais o wet do reverb e vai equalizando pra tentar melhorar o timbre, é tenso assim mesmo.

    Parabéns!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Adler3x3

    Entendi, vou arrumar o midi aqui e postarei mais tarde.

    -Dan

    Valeu \o\
    A percussão não foi intencional não, eu teria que fazer como o Ken disse e dar uma equalizada.

    Sim, os corais são dele, baixe sim, mas não se anime muito. Os corais só funcionam fazendo notas relativamente longas e junto da massa sonora. Se for botar algo um pouco mais rápido (relativamente, pois é um coral), ele entrega. Se for botar ele na cara ele entrega feio também.

    Fazendo uma avaliação geral dele, achei o seguinte:

    - Cordas usáveis, mas falta trilos e tremolo, pô, queria muito ter usado tremolo nessa e não tinha, custava nada botar um. As violas não tem staccato e nem viola solo.

    - Achei todos os metais bem usáveis, tanto solo quanto os grupos.

    - As madeiras solo são usáveis, mas as em grupo são ruins, melhor baixar algum outro.

    - Piano ruim pra caralho, puta que pariu.

    - Percussão só testei os tímpanos e a caixa, os dois deixaram a desejar também.

    Ken Himura

    Opa, que bom que gostou \o\
    Aquela parte do coral foi meio que nas coxas, copiei uma parte anterior e só fui botando o coral, pra testar uahuaau

    Eu mostrei essa música pra um amigo e ele me falou que tava parecendo música de antes de uma batalha, então vou tentar fazer um tema de batalha, aproveitando alguns elementos dessa música, e aí aproveitarei pra usar a progressão pela mediante também, vamos ver.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Eu mostrei essa música pra um amigo e ele me falou que tava parecendo música de antes de uma batalha, então vou tentar fazer um tema de batalha, aproveitando alguns elementos dessa música, e aí aproveitarei pra usar a progressão pela mediante também, vamos ver.

    Boa, hehehehe!

    Sobre o Sonatina, o que eu testei:
    - Cordas: não dá, não desce pra mim porque sou violinista hahaha. Mas fazer o que, tenho usado elas porque estou sem quase nenhum sample bom. Tento sempre fazer 3 camadas por instrumento com outros soundfonts também, dou uma mixada nessas camadas, e, se for ainda o caso, meto um synth strings também. Reverb com Wet pra caralho, super necessário hahaha. E depois tento acertar o que dá pelo eq. O tremolo faz muita falta, mais até que o trinado(1).

    - Madeiras: Gosto do fagote, do clarone e do corne inglês, dá pra fazer algo em nível profissional com os três. Gostei do piccolo também, mas não uso muito, aí não testei legal. Flautas e oboés solo têm um timbre ótimo, mas morrem muito rápido, aí não dá pra usar em passagens mais lentas. Clarinete ainda não usei. Os grupos ("sustain") também ainda não.

    - Metais: achei bons, principalmente porque são de graça. Qualidade boa mesmo, dá pra usar em muita coisa, até pra dobrar camada com o Cinematic Brass, por exemplo. Novamente, acho que tem coisa morrendo muito cedo. Adorei a cor das trompas hehehe.

    - Percussão: me diverti aqui. Enchi tudo de reverb, consegui usar de maneira boa os tímpanos e os pratos. E alguns outros idiofones (o triângulo tá bem real). Tenho usado muito os rolls de tímpano, tan tan e pratos. Acho que o xilofone e o glocken dão caldo também.

    - Coral: não usei ainda porque sempre uso o Voices of the Apocalypse.

    - Piano, Harpa: Piano é uma merda. Agora, a harpa eu consegui um timbre praticamente real juntando este com uma outra camada com volume bem mais baixo com uma harpa synth. Ficou muito perfeito, a ponto de nego me perguntar onde eu gravei a harpa. Talvez o sequenciamento tenha ajudado, hehehehe.

    Como é uma biblioteca 100% grátis, acho que o resultado está ótimo. Os próprios autores disseram que não fizeram melhor porque não receberiam nada em troca - aí não poderiam dedicar mais tempo pra refinar os samples.

    Uma coisa que aprendi com os compositores de cinema: usar sempre uma parte do dinheiro que ganharmos pra gravar samples de instrumentos. Hans Zimmer, com parte do que ele ganhou em Gladiador, sampleou a London Symphony INTEIRA! Ele tem vários crescendos e decrescendos de metais fodas que sampleou e usa isso direto até hoje - são efeitos ruins pra caramba de conseguir replicar em synth, quando vários instrumentos em grupo. Lembrando que ele tá usando umas 20 trompas hoje em dia nas músicas orquestrais dele. Assim que tiver uma grana (e um estúdio à disposição ahaha), vou samplear meus amigos todos.

    Bem, é isso!

    P.S.: Sei que não tem cravo no Sonatina, mas consegui um cravo fenomenal - um dos melhores samples que já ouvi inclusive - de graça. Blanchet 1720, tem versões em soundfont e kontakt. Tenho usado o do kontakt pra cravo mesmo e o sf2 pra guitarra distorcida (fica muito bom!)


    (1) - Consegui um macete pra fazer trinado que dependendo do jeito até dá pra engolir como "real", eu uso o pitch bend na midi. Faço uma nota longa, com a duração real, e a cada ciclo de semifusa (ou menos até) mudo o valor do pitchbend. Com muito reverb e eq tem saído coisas tragáveis.

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ei, legal. o que vcs tem usado como player de sfz? Pra mac tem o zampler e o alchemy, sei que o primeiro tem algumas limitações.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    waltercruz
    Tenho usado um host free da cakewalk de sfz (acho que o nome é sound font player) e o DirectWave da Image-Line, depende da complexidade da coisa.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Ken Himura

    Tem o site da IOWA University que tem samplers quase de uma orquestra inteira.
    Comecei a tentar montar os instrumentos mas parei.
    Inicialmente criaria soundfonts para cada instrumento.
    Depois tentei com sfz, mas não gostei.
    O ideal seria obter um programa melhor para montar os instrumentos.
    O problema é que os samplers ainda estão crus, isto na gravação das notas de uma corda de violin, por exemplo dá tudo junto, com intevalos de alguns segundos, e tem que separar nota por nota para poder montar o instrumento, e tem que ter um certo conhecimento do instrumento.
    Tem que editar nota por nota.
    Os Samplers são de boa qualidade.

    http://theremin.music.uiowa.edu/MISdoublebass2012.html

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Adler3x3
    Vou dar uma olhada com carinho neste site hehehe

    makumbator
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Achei bem legal a música (isso independente da questão de timbres, samplers e tal). Ficou com uma ótima cara de trilha sonora...hehehe!

    Não testei esse sonatina, mas em geral adoto um procedimento semelhante ao Ken Himura, que é aceitar o fato de um único pacote nunca nos agradar em todos os instrumentos, infelizmente precisa de vários para encontrar o som e o uso que se quer (a questão da duração levantada por ele é muito importante, muitos samplers sofrem disso).

    O lance de usar mais de um em camadas também é bem legal, e em geral se consegue um novo timbre impossível de ser obtido separadamente por cada item da camada.


    Ken Himura


    O cravo a que vc se refere é esse?

    http://sonimusicae.free.fr/blanchet1-en.html

    Não sei se vc já viu os outros instrumentos no mesmo site (piano, acordion, órgão, etc...)

    http://sonimusicae.free.fr/accueil-en.html

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    makumbator
    Este mesmo!

    Ainda não baixei os outros samples, são bons? Peguei este cravo porque tava precisando de um aqui para uma composição.

    makumbator
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Ken Himura

    Eu tenho todos baixados (para alguma necessidade futura). Mas só tenho instalado mesmo os cravos (o Blanchet e o menor, o Taskin). Gosto dos dois. Dá uma ouvida nos mp3 do Taskin e veja se te agrada:

    http://sonimusicae.free.fr/Sons/demo-italien-2jeux.mp3

    http://sonimusicae.free.fr/Sons/demo-luth.mp3

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Sonatina

    Usando o Sfz+ em vez do Sfz, pode-se trabalhar melhor com o envelope do som e conseguir mais sustentação.
    ADSR (Atack, Decay, Sustein, Release)

    BJKGUITAR
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Como instalo?

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    BJKGuitar

    Como Instalo?
    Seja mais detalhado instalar o que?
    - Soundfonts, Vst, Sonatina etc...
    Em que software (DAW) vai usar?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ken Himura

    Muito bacana seu review! Bem informativo.

    waltercruz

    Uso o sfz player free da cakewalk mesmo. Você pode baixá-lo aqui:

    http://www.cakewalk.com/support/project5/sfz.aspx

    makumbator
    Achei bem legal a música (isso independente da questão de timbres, samplers e tal). Ficou com uma ótima cara de trilha sonora...hehehe!

    Obrigado, mestre! Fico feliz que tenha agradado =]

    Sobre os timbres, estou ciente, estou buscando outros vssts pra completar conseguir um som que me agrade completamente. Mas no fundo eu acho que só vou conseguir quando resolver abrir a carteira :P

    Não sei se vc já viu os outros instrumentos no mesmo site (piano, acordion, órgão, etc...)

    Hmn, valeu a dica, vou dar uma olhada, estou querendo um acordeão maneiro! ehehe

    BJKGuitar
    Como instalo?

    Você só precisa instalar algum sampler que carregue arquivos sfz, baixar o Sonatina (que é um arquivo compactado), extrair e carregar neste sampler. Eu uso o sfz player, postei o link pra download neste mesmo post.

    Adler3x3

    Jesus, ainda não postei o midi, guenta ae.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: BJKGUITAR
    · votar


    Adler3x3
    Instalar o sonatina, uso o protools 10 e o sonar 8.

    Die Kunst der Fuge
    Ok man, vou tentar!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Acabei de ver que tem umas atualizações de alguns samples:

    http://mattiaswestlund.net/?page_id=13

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    TREMOLOS!!!!!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Ken Himura

    Ainda não testei os tremolos, mas os violinos novos lá não achei melhores que os anteriores não.

    Já testou? O que achou?

    makumbator
    acordion

    Caramba, baixei o acordeão e achei muito foda!

    O acordeão sampleado é simples, mas a qualidade sonora é ótima, vou fazer uma música com ele pra testar =]

    E vou baixar o piano lá também, que parece ser muito bom.

    Jube
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Muito bom cara, a música em si ficou bem cativante, esse coro ficou show de bola, eu to brincando com o edirol aqui, ele é super leve e até honesto pelo pequeno tamanho dele, mas não tem coral, vou dar uma olhada nesse ai. To começando a brinca com trilha, fiquei o dia todo encima do reaper brincando.
    Só me conte uma coisa, você fez a composição direto no daw?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Jube

    Valeu, Jubelezo, que bom que gostou o/

    Só me conte uma coisa, você fez a composição direto no daw?

    Rapaz, nessa daí tu nem vai acreditar, mas fiz no Guitar Pro. Mó trabalho criar um arquivo lá com 64 tracks, cada uma com a afinação do instrumento correto da orquestra e tudo mais...

    Mas agora parei com isso e baixei o Musescore, que dá pra escrever direto na partitura e é free e leve, bem melhor.

    Só seria melhor se já pudesse aplicar o SSO direto nas tracks de cada instrumento, mas não dá, ele só aceita soundfonts. Ainda preciso exportar em midi e importar em outro lugar pra aplicar o SSO (pra isso uso o Fruity Loops).

    Eu tinha o Sibelius, mas ele é muito pesado pro meu PC, ainda mais quando tem muitas tracks, como no caso de uma orquestra.

    E esse Musescore além de tudo achei bem simples de mexer, já aprendi praticamente tudo nele. As próximas composições que eu lançar terão sido escritas nele.

    makumbator
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Caramba, baixei o acordeão e achei muito foda!

    O acordeão sampleado é simples, mas a qualidade sonora é ótima, vou fazer uma música com ele pra testar =]

    E vou baixar o piano lá também, que parece ser muito bom.


    É, também acho muito bom! Ainda mais levando-se em conta o tamanho e o preço (grátis). Legal que você gostou.

    salton
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: salton
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Não só gostei, como já coloquei pra baixar aqui.
    Bastante expressiva essa trilha. Você até me deu uma ideia aqui.
    Vou tentar compor alguma coisa do gênero conciliando os timbres do Sonatina e do Edirol Orchestral, vamos ver no que dá. Aguardemmmm... hehe
    Forte abraço!

    EDIT EXTRAORDINÁRIO: Acabei de rodar os timbres, tem uns bem interessantes, veja esta faixa que fiz em uma hora de brincadeira..

    http://www.4shared.com/mp3/PNOVzlIg/papa.html

    salton
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Opa, deu poblema no link, agora sim:
    https://www.4shared.com/mp3/2hk89-V_/hydepark.html

    Jube
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Eu tava fazendo no guitar pro, mas o trabalho é grande demais, comecei a fazer direto no daw, mas vou dar uma olhada no musescore, valeu a dica mais uma vez, o sonatina já ta na lista dos vstis mais usados. Uma coisa que achei legal de fazer direto no daw é que sinto mais naturalidade na criação do som, fica algo mais intenso do que quando faço a pauta primeiro.

    salton
    Rapaz eu já fiz muitas coisas nesses poucos dias com o SSO e o Edirol. Olha o globo esporte ai!

    Jube
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Baixei o musescore, bem legal ele, só para manipulação de notas e compassos achei que ele perde para o guitar pro. No mais ele é bem interessante, achei umas partituras do two steps from hell no site deles, essas eu vou analisar nota por nota.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Testando o Sonatina Symphonic Orchestra, VSTi gratuito. Avaliem.