【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
00Cabral
Veterano
# mar/12
· votar


Não creio que seja possível esta afinação, a não ser que utilize outro material para as cordas pois com o aço já e utilizada quase que a tenção máxima possível e se a oitava for a baixo, você perdera volume e timbre, e é bem provável que danifique seu violino também.
Não se preocupe, se já executa outro instrumento vai se adaptar logo a afinação! de qualquer maneira acho que esta afinação iria abrir novas possibilidades.Caso tente e consiga, conta o que aconteceu.
Boa sorte.

ChordPlayer
Veterano
# mar/12 · Editado por: ChordPlayer
· votar


Amigos, estou começando a tocar violino e gostaria de algumas dicass:
°Alguém saberia dar uma dica de como adequar o violino em conjunto com a espaleira no corpo? passei um tempão tentando conseguir uma posição confortável e o máximo que deu eu ainda precisei fazer certa força com o queixo pra segurar o violino e ainda ficou vermelho o pescoço e a parte que ele ficou apoiado =// e fiquei com dor nas costas, e alguem ainda teria fotos ou um vídeo que desse pra ver direito? porque os vídeos que vi apenas mostram o professor ensinando mas ele colocando e adaptando a ele facilmente :\

Edit: achei esse vídeo muito bom que um professor usa um violino transparente para que dê para ver direito: http://www.youtube.com/watch?v=mvV4A6lz-0w&feature=related
mas se quiserem ainda podem dar dicas! :D

°Eu toco outros instrumentos e não me aprofundei em partituras pq chego a tocar de ouvido aí não fiz questão, mas encontrei dificuldade na parte do violino não ter dermarcações das notas, ainda tentei fazer marcações com lápis pra me acostumar mas percebi que as distâncias não são as mesmas, tipo que nem violão e outros instrumentos, as primeiras casas são mais largas e depois vão ficando menores, alguém teria uma espécie de mapa que desse pra ver direitinho onde fica cada uma? E algum outro material para marcar mas que saia facilmente, porque com o lápis não deu pra ver os traços!

°E agora a última pergunta! hehehehe Tem alguma dica pra tipo evitar tocar duas cordas ao mesmo tempo? Porque enquanto soltar da pra acertá-las individualmente fácil, mas quando se aperta por exemplo a 12 casa da corda ré, fica dificil não tocar a La junto! alguém tem alguma dica? (o violino foi regulado por um luthier, então acredito que a posição das cordas no cavalete estão corretas)

Obrigado!!!

Bárbara K.
Veterano
# mar/12
· votar


ChordPlayer
quanto a espalheira é meio dificil falar algo... vai de pessoa a pessoa... eu por exemplo nao uso

o violino não tem trastes, mas no começo vc pode colocar fita na marcação das notas (eu tinha fita isolante - é preta, dai só vc verá) estas são as notas no braço do violino

Tem alguma dica pra tipo evitar tocar duas cordas ao mesmo tempo?
treinar, bastante...

ChordPlayer
Veterano
# mar/12 · Editado por: ChordPlayer
· votar


Brigado Bárbara K.!! :DD

Encontrei também alguns sites que mostram algumas aulas de graça, marcações e como ajustar a espalheira:
http://www.stringsavvy.com/article/free-violin-lesson-3/ - Marcações
http://www.stringsavvy.com/article/how-to-setup-and-adjust-a-kun-shoul der-rest/ - Como ajustar a espalheira
E aqui diversas aulas: http://www.stringsavvy.com/lessons/

E essa foto aqui que mostra as notas no violino, muito boa! http://www.fretlessfingerguides.com/images/InstrucPhotos/Step7.jpg

É em inglês mas quebra um galho só de assistir! :D

Abraço!!

Ken Himura
Veterano
# abr/12 · Editado por: Ken Himura
· votar


Amigos, estive ausente por muito tempo, mas agora estou de volta. Vou responder às dúvidas com calma.

RockLetsRoLL
lguem sabe se o arco do violino existe profissional ou existe amador, ou eh tudo igual ?
Claro que existe diferença, amador é de menor qualidade que um profissional. Há arcos que custam mais que violinos profissionais, até.

mas deve ser o arco, sinto que esta seco nao sei dizer, ele arranha a corda...[i]
Técnica de arco errada (muita pressão no contato) + falta de breu

[i]pode ser a corda de ma qualidade? tem que pasar algo no arco nao tem ?

Corda de má qualidade sacrifica o som, deixa ele morto e apita muito. Além de machucar a mão algumas.

Outra coisa, existe breu de boa e má qualidade ?
Sim, como qualquer outra parte do violino ou do arco.

é normal alguns fios da crina do arco arrebentarem???
Sim.

uma ultima coisa, encordamento mais caro para violino deixa um som melhor ? ou usar um arco profissional muda o som ??
Sim pras duas perguntas.

Bárbara K.
Elas são boas, mas é interessante deixar no violino todas de uma mesma marca
Na verdade não, é mais interessante você fazer misturas entre certos tipos de encordamentos pra aumentar a gama de cores do instrumento. Os grandes solistas todos usam cordas misturadas, nem que seja só a mi diferente das outras. Eu costumo usar Dominant ou Vision nas 3 mais graves e alguma de aço (ou ouro/prata) na mi.

arthurmendoncas
-essa imagem está correta?
Sim.

-pelo que vi, no violino, nem todas as notas possuem sustenido e bemol, possuem?
Possuem, isso se chama enarmonia. Láb = Sol#, Dó# = Réb e por aí vai.

-para tocar a nota, deve-se, BASICAMENTE, deslizar a crina do arco pela corda correta e pressionar o ''local'' correspondente à nota desejada, é isso ou tem mais alguma coisa?
Tem muito mais coisa (como ponto de contato, pressão do arco, se vai usar o arco ou não, como passar o arco etc), mas basicamente é isso aí.

tenho 1,87 de altura o violino correto seria o 4/4?
Sim.

RockLetsRoLL
existe regra para usar o cavalete ? posição certa etc. ou é do gosto do fregues ?
Sim, existem regras. Leve num luthier que ele ajeita pra você.

Terabitia
Alguém tem alguma dica para controle de nervosismo?
Olha, sempre vai existir o nervosismo, aquele frio na barriga e tal. A melhor dica além dessa é você estar preparado 200% pra um recital ou concerto. Estando 200%, mesmo que você dê uma escorregada, o resultado ainda vai ser 100%, sacou?

ChordPlayer
ai decidir usar e levei a um luthier pra ele fazer a montagem e talz, ai ele disse que precisava fazer uma regulagem e varias partes e lixar o cavelete e etc, e me cobrou 100 reais, vocês acham que tá bom o preço?
Comum o preço (além de bom), este tipo de serviço sempre fica nessa faixa aí sim.

influenciaria negativamente na estrutura do violino se por acaso eu afinasse as cordas em vez de sol - re -la -mi eu pusesse como por exemplo as 4 primeiras do violão ré - sol - si - mi ?

Sim, elas não foram feitas pra aguentar essa pressão tão diferente (No caso das cordas sol e ré). Scordaturas (outras afinações) variadas existem, mas a "regra" é não exceder uma 3a da nota padrão de cada corda, tanto pra cima quanto pra baixo.

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


ChordPlayer
Alguém saberia dar uma dica de como adequar o violino em conjunto com a espaleira no corpo?
Isso é experimentação, cada corpo precisa de um ajuste diferente. Vá subindo e descendo a regulagem dos garfinhos da espaleira até achar um que te mantenha confortável (relativamente né, no início a posição é meio incômoda mesmo, seu corpo não está com a musculatura preparada pra realizar estas atividades).

Bárbara K.
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bárbara K.
· votar


Na verdade não, é mais interessante você fazer misturas entre certos tipos de encordamentos pra aumentar a gama de cores do instrumento.
Ken Himura interessante, não sabia disso (se bem q de certo ponto de vista, cordas de marcas diferentes tem coeficientes de dilatação diferentes), e como se faz por aí, vou passar a culpa adiante e dizer q ela é do professor q me falou isso... espero q não tenha dado mais respostas ''assim meio sem fundamento'' por aki...tenho q achar um professor legal, ou estudar mais...

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


Bárbara K.
Hehehe, fica tranquila. Muita gente tem medo de experimentar com o instrumento mesmo, mas os grandes artistas são, antes de tudo, bem experimentadores!

Bárbara K.
Veterano
# abr/12
· votar


antes de tudo, bem experimentadores!
entusiasmante :)

VA_USA12
Veterano
# abr/12
· votar


Oi, eu to aprendendo a tocar violino desde julho de 2011, ja consigo fazer alguma coisa...eu tenho um professor q vem em casa, mas o problema eh q eu gostaria de alguem pra praticar comigo...alguem aqui mora em VA, MD, OU DC nos U.S.A? Muito obrigada.

eljusticeiro
Veterano
# abr/12
· votar


EStou começando a tocar violino , criei um forum, e estou precisando de ajuda para administrar, moderar etc.

É um forum totalmente voltado para o violino.

Quem se habilita a me ajudar ???

http://forum.violinomoderno.com.br

Otaniel
Veterano
# abr/12
· votar


PARA QUEM TEM INTERESSE DE APRENDER MELODIAS NOVAS...

MEU BOOK VIOLINO SOLO

CLICK AQUI PARA ABRIR O SITE

ABRAÇO A TODOS..

The_Hands
Veterano
# mai/12
· votar


Galera,

dúvida super básica: Sou pianista. Faço aulas a 3 anos praticamente. Gostaria de me dedicar um pouco ao violino tbm.

Em que o meu aprendizado no piano (fora a questão da leitura) pode me ajudar com o violino ?

Em que eu deveria focar, dada a minha experiência?

Pol xD
Veterano
# jul/12
· votar


Imagino que aqui seja o local certo para esse tipo de pergunta..
Tenho pouco tempo hoje em dia pra treino porque sou cadete, trabalho estudo em internato e coisas do tipo sabe.. mas estou com muita vontade de aprender a tocar violino..
Alguns anos atrás resolvi comprar uma guitarra pra aprender e.. bem.. sem professor, só pela internet deu pra aprender bastante coisa, hoje toco tranquilamente vários solos de metal e coisas do tipo.. mas eu acho que violino é bem mais difícil de se aprender assim, sozinho, e aí mora a minha dúvida..
Vale a pena comprar um violino de 250 ~ 300 reais, de iniciante, assim como eu fiz com a minha primeira guitarra, pra começar aprender sozinho? Pela internet?

Obrigado desde já..

Ken Himura
Veterano
# jul/12
· votar


Pol xD
Bom, já que é pra se divertir, vale à pena sim. Só tente comprar um violino com todas as peças de madeira (tem uns que vem com plástico) e leva num luthier pra fazer uns ajustes básicos (alma, pestana, cavalete) pra ficar tranquilo de tocar.

Marconi777
Veterano
# jul/12
· votar


tenho pouca pratica em leitura de partitura(sei ler as notas ,armaduras escala)
sera que da pra aprender?
comprei um Michaelvnm47. È bom?

Marconi777
Veterano
# jul/12
· votar


up

Bárbara K.
Veterano
# jul/12
· votar


Marconi777

dá pra aprender, sim, mas exige dedicação. e quanto ao violino, já toquei num Michael não gostei do som (ele era novo - influencia), eles são beeeem melhores que os Parrot, claro, mas mais que isso não sei lhe dizer :(...

Lucaswho
Veterano
# set/12
· votar


to afim de comprar meu primeiro violino, até uns 400 reais, algum de vocês tem alguma indicação pra iniciantes? algum q seja confortavel e o som seja bom e tal? =) obrigado!

Caike_bend
Veterano
# out/12
· votar


Violino Benson é bom pra iniciantes?

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


Caike_bend
Igual ao Parrot.

Lucaswho
Leia este tópico todo e sua dúvida será sanada.

leandro rodrigues
Veterano
# out/12
· votar


Boas pessoal!

Gostaria de saber, quais são as 10 mais, que tocam uma barbaridade bem VIOLINO

Começando pela Vanessa Mae

Sei que tem outra oriental, acho que seria outra oriental

Estou no aguardo

Abraços à todos

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


leandro rodrigues
Vanessa Mae é mediana, não se deixe levar pelo marketing. Ela toca bem (os cds dela de música clássica, antes dessa fase pop-diva-quero-aparecer, são até bons, mas comuns), mas poderia ser muito melhor.

Procure os grandes mestres da Era de Ouro (Heifetz, Menuhin, Milstein, Stern, Oistrakh, Kogan, Perlman, Grumiaux etc) e faça uma comparação só.

Dkaio
Membro
# abr/13
· votar


Ola pessoal
Encontrei um fórum com vários métodos e sonatas grátis para violino
http://violinobrforum.trabalhoonline.net/

Matheus Menucci
Membro
# abr/13 · Editado por: Matheus Menucci
· votar


Não sei se alguém ainda vê este tópico mas enfim.

Bom, estou com uma dúvida um tanto quanto boba sobre o posicionamento da mão esquerda. Eu toquei por conta própria durante mais ou menos um mês e, talvez por tocar guitarra há alguns anos, tinha a postura da mão esquerda totalmente errada. Eu meio que fazia uma "trava", eu segurava mesmo o braço do violino. Achei que consegui consertar isso, em algumas semanas já acostumei em tocar com apenas a ponta dos dedos nas cordas e o dedão levemente apoiando no braço, ou seja, apenas 2 pontos de contato. Comecei a fazer aulas há algum tempo e meu professor me explicou td sobre o posicionamento e etc, porém ficou uma dúvida, pelo que entendi ele dizer, eu devo tocar aquela parte da articulação entre a mão e o dedo indicador no braço do violino também. Eu devo mesmo? Vendo umas masterclasses do Menuhin, vi ele dizer que o certo é ter só aqueles 2 pontos de contato com a mão esquerda no violino, já observando grandes violinistas, como Maxim Vengerov, apenas para citar um, eles acabam tocando essa parte da mão no violino também. Há uma maneira CORRETA? Ou isso é opcional/pessoal/questão de adaptação? Só pra constar, tenho uma boa digitação por ter alguns anos de experiencia com instrumentos de corda, mas perco muita agilidade e precisão quando uso a primeira posição que citei, já na segunda, tenho boa movimentação, inclusive pra "andar" com a mão pelo braço do violino, porém perco bastante mobilidade no vibrato.

Enfim, obviamente tirarei essa dúvida com meu professor, mas só o verei semana que vem e não quero perder essa semana de estudos. Se alguém puder me esclarecer isso, agradeço muito!

violingold
Veterano
# abr/13 · Editado por: violingold
· votar


olá amigos estou de volta após anos ausente, sr Ken Himura, se lembra de mim?
continuo com o violino

Ken Himura
Veterano
# abr/13
· votar


Matheus Menucci
http://www.violinist.com/violin/how-to-hold-a-violin/how-to-hold-a-vio lin_html_m7366427d.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2554/3716409911_ff423749a5.jpg

http://invincibleviolinist.com/wp-content/uploads/2012/06/video-label2 .jpg

http://www.violinonline.com/howtoholdtheviolin.htm (ótimo exemplo de postura)

violingold
Tamos aí, firmes e fortes! ;)

Matheus Menucci
Membro
# abr/13
· votar


Ken Himura

Muito obrigado!
Já tinha checado isso com meu professor, mas esses seus exemplos ilustram muito bem minha dúvida!

Matheus Menucci
Membro
# mai/13
· votar


Desculpem o post duplo mas estou com mais uma dúvida.

Desta vez é sobre reaproveitamento de arco, ou seja, tocar 2 ou mais notas com o arco na mesma direção, alguma dica pra executar isso? Não é legato, staccato e nem retomada de arco. Meio difícil explicar, mas creio que entendam. Não vejo como achar esse meio termo entre destacar as notas ou ligá-las.

Ken Himura
Veterano
# mai/13
· votar


Matheus Menucci
A palavra aqui é controle. A articulação que você quer se chama "portato", o meio termo entre ligado e staccato. O jeito mais comum de obter é o detaché ligado, mas tem outras formas também. Vai praticando bastante e presta atenção no som, ele que tem que ser o guia.

Mas, não se engane. Apesar de "legato" ser um tipo de articulação, dá pra fazer ligado ou sem ligadura. Mesma coisa com staccato, dá pra ligar ou desligar.

Exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=DHse23QIytg
http://www.youtube.com/watch?v=QTaI8K1z_8g
http://www.youtube.com/watch?v=2xmZ_6HUktc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo