【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Bárbara K.
Veterano
# jan/12
· votar


andei lendo as mensagens à cima e eu acho que aprendi tocar violino de traz pra frente - kkkkk. A primeira coisa que fiz foi tocar uma música (Além do Arco-íris), não tive toda aquela parte chata de tocar uma corda, execícios para os dedos, etc. e acho que isso não me fez falta (um carinha que tocava na UFRGS flo q eu tocava bem - espero q tenha sido sincero!) simplesmente sai tocando. Mas, tenho dificuldade de "dar" o tempo nas notas das partituras. Isso é por falta desse básico?

Fabio_Mozart
Veterano
# jan/12
· votar


Bárbara K.
talvez seja falta de um Bona ou Pozzoli .....falta divisão ... para dar o tempo certo das notas ... a famosa contagem de tempo ...... pelo menos é a mnha opnião ....

Bárbara K.
Veterano
# jan/12
· votar


Fabio_Mozart
hmm... valeu

Sir Trevor
Veterano
# jan/12
· votar


Gostaria de indicaçoes de escolas de musica ou conservatório na capital de SP para começar minhas aulas de violino, pois, professor particular para mim é muito caro no momento.
Teria que ser na faixa dos 120 reais mensal, é possivel achar alguma escola de musica ou conservatório por este valor?
Obrigado

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


Alguem ai entende de gravacao de violino eletrico em linha? sabe onde acho referencias sobre isso? vasculhei a net inteira e nada achei... so descobri que a frequencia do violino esta em 4. Khz

Obrigado !

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


alguem sabe se o arco do violino existe profissional ou existe amador, ou eh tudo igual ? pois to tentando tocar um violino aki parece q o arco nao soa bem nele as vezes faz tpo um barulho de arranhado... o q seria isso ???

luquinhas12
Veterano
# jan/12
· votar


RockLetsRoLL

isso é questão de técnica do arco mesmo.A nao ser que o arco seja muiito ruim kk
vc faz aula?

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


luquinhas12
nao, to tentando aprender por minha conta mesmo kkkkk mas deve ser o arco, sinto que esta seco nao sei dizer, ele arranha a corda...
pode ser a corda de ma qualidade? tem que pasar algo no arco nao tem ?

Bárbara K.
Veterano
# jan/12
· votar


RockLetsRoLL
talvez você precise passar breu no arco ou, se já tenha passado, passe mais, até notar que ficou um pó branco nos "fios" e o som sair suave. Nunca coloque os dedos na crina (ou nos fios sintéticos do arco), por que o suor das mãos fará a breu cristalizar e o arco perderá sua capacidade de "produzir" o som.

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


Bárbara K.
FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU !!! kkkkkkk obrigado !!
agora já sei o que houve... foi isto mesmo. O breu que passei na crina ficou cristalizado, e na corda do violino também... não sabia que não podia por a mão ! Outra coisa, existe breu de boa e má qualidade ? o meu breu parece ser ruim ele não se desfaz nem nada, é muito duro, tenho que lixar ele para esfarelar... é normal alguns fios da crina do arco arrebentarem??? uma ultima coisa, encordamento mais caro para violino deixa um som melhor ? ou usar um arco profissional muda o som ?? VLW !!!!! brigado msmo

Bárbara K.
Veterano
# jan/12
· votar


RockLetsRoLL

Antes de mais nada vai uma dica: depois que tocar limpe o violino e o arco (neste somente a parte de madeira) com uma flanela limpa, pois o breu coroe o verniz e se acumula nas cordas (isso tmb serve para evitar a oxidação das mesmas pelo suor das mãos). De preferência nunca deixe o arco (e o violino tmb) em locais úmidos. Quanto ao breu de boa ao má qualidade, ambos existem. Eu uso breu escuro da D'Addario, ele é muito bom, mas tmb tenho um claro da Resitone (não gosto muito desse). O breu realmente é duro, é feito de resinas de plantas, nunca tentei dissolver um na água, mas creio que não seja muito solúvel (embora ele tenha baixo ponto de ebulição e vire um cola nas mãos). Quanto a lixar ele, creio que não seja muito indicado (nunca tinha ouvido isso); é só deslizar ele na crina mesmo (quando o arco é novo precisa bastante).
Arrebentar fios do arco é normal, ainda mais se tinha pouco breu, mas talvez você tenha a crina muito esticada (um arco, a menos que ele seja barroco, deve ter a vareta arcada para baixo. Explicam que o ideal é a distância da crina à vareta ter o mesmo tamanho da grossura da vareta - tá! mais ou menos isso).
Quanto às cordas, geralmente as mais caras tem mais qualidade, claro (como não me sobra pra isso, eu uso as da Dominante ou da Gianini. Elas são boas, mas é interessante deixar no violino todas de uma mesma marca).
Do arco profissional não sei ao certo, mas os de crina animal são os melhores.
Para o som ser bom mesmo é o conjunto de tudo q faz a diferença (claro que sempre se busca o melhor na medida do possível).
O legal é você procurar um professor (sou apenas uma estudante - inclusive a procura de um professor - passando pra você o que eu aprendi com eles - me perdoe se algo não estiver certo)
Espero ter ajudado
abrss

Bárbara K.
Veterano
# jan/12
· votar


RockLetsRoLL
Ah! não deixe o breu cair no chão que ele esfarela ; )

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


Bárbara K.

Obrigado pela aula !!!! agora está tudo claro para mim, ontem limpei bem o arco e passei o breu nele, ai deu um outro som já no violino, muito melhor !!!
comprei uma espaleira para ele agora, muito mais confortável !

Obrigado pelos conselhos...
Alguém por acaso sabe como gravar violino elétrico ? quem souber uns truques, da uns toques por favor, nome de vsts, plugins... etc, quais efeitos e amps sao bons para usar com violino ! Abs !

arthurmendoncas
Veterano
# jan/12
· votar


boa tarde,
eu estava pensando em aprender violino, então fui pesquisar um pouco.
achei esta imagem que mostra a posição das notas no violino:
http://www.scielo.br/img/revistas/rbef/v30n2/a06fig02.gif
eu queria que vocês me tirassem algumas dúvidas:
-essa imagem está correta?
-pelo que vi, no violino, nem todas as notas possuem sustenido e bemol, possuem?
-para tocar a nota, deve-se, BASICAMENTE, deslizar a crina do arco pela corda correta e pressionar o ''local'' correspondente à nota desejada, é isso ou tem mais alguma coisa?
-tenho 1,87 de altura o violino correto seria o 4/4?
obrigado.

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


ae galera !!!! eu aqui enchendo o saco denovo hehehehe, olha tentei algumas gravacoes com o violino que eu tenho (stagg 4/4) alguem pode me dar um palpite no ruido que eh visivel na gravacao ? esse barulho faz quando passo o arco na corda, qual pode ser o problema ? as cordas ? o arco ? pouco breu ? (lotei de breu ). quem esta tocando ?(90% de chance kkk)
sera que devo abrir um topico para discutir sobre isso, e o pessoal mais experiente pode dar umas dicas assim ?

http://www.4shared.com/music/gwr7aGgW/ruido_violino.html?
http://www.4shared.com/music/nooLz8q2/ruido_violino2.html?

Obrigado, abraco

Bárbara K.
Veterano
# jan/12
· votar


arthurmendoncas
a imagem ta correta, mas cuide que ela traz os sustenidos e não está completa (há mais notas além dessas).
dos sustenidos e bemóis é isso mesmo. além de nem todas possuírem ambos acidentes, as vezes eles ocorrem no acidente de outra nota.
Para tocar 'o básico' realmente é passar o arco nas cordas, mas existem várias técnicas diferentes disso (como o Pizzicato, que é um "dedilhado").
Um violino "para adultos ou tamanho normal" é 4/4, acho q isso indefere da altura.

RockLetsRoLL
Bah, cara... não sei nada de violino elétrico, se soubesse nem tinha te dado essas dicas aí em cima, mas no fundo isso vale pra todos os violinos - os cuidados com eles são universais e aquilo que escrevi vale pra todos mesmo, exceto a parte do breu, pq não sei se nos violinos elétricos se usa o mesmo que para os acústicos, mas acho que sim :P.
Sei que não tenho o direito de falar muito pq não toco muita coisa, mas tem um ruído estranho aí (ou é pq não estou acostumada com o som do elétrico), mas tá legal, fazer sequencias de notas rápidas não fácil e vc deu um show aí. Vc toca a qnto tempo?

Galera, tô com uma dúvida: como troco o cavalete se não é aconselhável soltar todas as cordas de uma vez só?

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


Bárbara K.
comprei esse violino há um mes... eu nem sei afinar ele acho que ta desafinado... obrigado !!! mas acho que ta ruim ainda, preciso melhorar a qualidade !! acho que é universal sim o breu, pois se passa nos arcos e nas cordas... o ruim é esse ruido, deve ser por causa do arco...
Bárbara K.
acontece esse som de "arranhão" contigo também em seu violino? é acustico ?

Obrigado pela força !!!

Bárbara K.
Veterano
# jan/12
· votar


RockLetsRoLL
não sei nos violinos elétricos, mas, pelo menos nos acústicos, não se passa breu nas cordas, apenas no arco.
meu violino é acústico e não saem tantos "arranhões'' assim quando toco. Tente pegar umas músicas mais lentas (tipo aquelas chatinhas de criança) só pra treinar a afinação e as arcadas. Isso é chato, mas ajuda. Pra um mês com o violino vc ta dando show (aí eu sabia além do arco-iris e cansão francesa - ashuashuashaush)

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


Bárbara K.
existe regra para usar o cavalete ? posição certa etc. ou é do gosto do fregues ?

Bárbara K.
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bárbara K.
· votar


RockLetsRoLL
olha, o cavalete tem lado (o mais baixo fica para a corda mi) e ele deve ser posto na linha das ranhuras dos fou exatamente sobre a alma.

WebTiago
Veterano
# jan/12
· votar


lol

xPablox
Veterano
# fev/12
· votar


xlakiaz
Parabens por sua ajuda!
Ajudou muito!

Terabitia
Veterano
# fev/12
· votar


Alguém tem alguma dica para controle de nervosismo?

Eu já assisti um anime de música clássica, onde demonstrava-se belas músicas e até tinha curiosidades sobre violinos no fim de cada episódio... E me recordo que a personagem principal tinha problemas com nervosismo, e recomendaram para ela ensaiar músicas em praças públicas... e-e

Eu gostaria de uma dica diferente da mostrada no anime (e que não envolva remedios), por favor...

Bárbara K.
Veterano
# fev/12
· votar


Terabitia

Já tentei respirar fundo, contar até dez, cantar e ficar me equilibrando em um pé só (coisa de louco, mas ajuda a tranquilizar e manter a concentração) mas o negócio é ter segurança na música q vc vai tocar. Pra mim nervosismo foi algo q perdi com o tempo mesmo. Agora erar já não é mais motivo pra cara feia e desespero, mas sim pra rizada.

Terabitia
Veterano
# fev/12
· votar


Eu não tenho mais esse nervosismo quando danço ( e sim, eu danço ballet) mas com o violino ainda sinto insegurança... Eu já dancei na frente de centenas de gente e não me intimidei.. mas mal posso tocar violino na frente de 3 pessoas que não fazem aula comigo e-e

Morgana D.
Veterano
# fev/12
· votar


Olá, há mais ou menos 15 dias minhas aulas de violino começaram, e eu estava usando um violino da escola de música... daí, hoje eu ganhei um violino (Gianini) da minha tia... já ouvi vários comentários sobre essa marca, a maioria eram comentários ruins, inclusive... '-' mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre ele. rs

desde já , obrigada. :)

ps.: qualquer dica é muito bem vinda. xD

00Cabral
Veterano
# fev/12
· votar


Olá meu primeiro também um Gianini, . Violino depende mas do exemplar do que marca ou modelo, já toquei com eagle 144 com som bem mas encorpado que um nhureson que no geral são melhores. Por isso o ideal e ir comprar com alguém que conheça.
A unica coisa que não gosto do meu é o arco, desequilibrado desalinhado e leve de mais.
Boa sorte, bom som.

ChordPlayer
Veterano
# mar/12
· votar


amigos comprei um violino eagle, e tipo deixei cerca de um ano bem guardado, com silica e tudo, porque ele veio sem cavalete e eu nao sabia montar, ai decidir usar e levei a um luthier pra ele fazer a montagem e talz, ai ele disse que precisava fazer uma regulagem e varias partes e lixar o cavelete e etc, e me cobrou 100 reais, vocês acham que tá bom o preço?
agradeço desde já.

luquinhas12
Veterano
# mar/12
· votar


tá bom sim.
pra uma regulagem inicial tá bom,mas depende do luthier tbm

ChordPlayer
Veterano
# mar/12
· votar


precisará de outras regulagens? hehehehe
e só mais uma pergunta, influenciaria negativamente na estrutura do violino se por acaso eu afinasse as cordas em vez de sol - re -la -mi eu pusesse como por exemplo as 4 primeiras do violão ré - sol - si - mi ?
obrigado amigos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo