Maestro ???

Autor Mensagem
fernando maeda
Veterano
# dez/04 · Editado por: Moderador


E ae pessoal, eu sou apaixonado por música desde meus 10 anos eu toco violão, guitarra, teclado, flauta e contabaixo. Eu gostaria de saber o que é necessario para ser um maestro e qual a funcão de um maestro alem de ficar mexendo as maos hehehe.

Emerson Guita
Veterano
# dez/04 · Editado por: Moderador
· votar


fernando maeda
Tem que se formar em Regência (Curso Superior).
A função dele é reger a orquestra meu, se não for ele a coisa fica sem vida.

Motoko
Veterano
# dez/04
· votar


a forma q o maestro mexe as maos eh essencial para um grupo conseguir se entrosar e tocar... a primeira funçaum eh marcar o ritmo (por assim dizer)... depois ele tem q dar as entradas dos instrumenos na musica... mostrar quando tem q fazer piano, pianissimo... quando tem q fazer forte, fortissimo... quando a musica muda de ritmo...

mas pra fazer tudo isso ele soh tem me mexer as maos msm... heheheheh

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


Motoko
Nao so as maos como o corpo!!!!
Nunca ouviram falar de expressao corporal! hehehe!!

abraços!

GuitarHouse
Veterano
# dez/04
· votar


O maestro da ideia de metronomo tb

guitarist from hell
Veterano
# dez/04
· votar


eu entendo o cara como um metronomo tb..
sei la se a função dele é muito importante.. ja q todo mundo ensaiou como louco e deve saber muito bem o tempo da musica..
mas eu acho dahora pra caralho ver o maestro comandando a orquestra

maggie
Veterana
# dez/04
· votar


Dá uma olhada no currículo básico:

Campos de Conhecimento Instrumental: Regência de Banda, Instrumento Complementar, Prática de Conjunto, Prática de Leitura Musical (Disciplinas Optativas).

Campos de Conhecimento de Fundamentos Teóricos: Treinamento Auditivo, Instrumentação e Orquestração, Harmonia, Música Brasileira (Disciplinas Optativas).

Campos de Conhecimento de Formação Humanística: Tópicos em Música, Língua Estrangeira (Disciplinas Optativas).

Motoko
Veterano
# dez/04
· votar


Balbino Junior

tbm... mas q as maos saum importantes elas saum... huahauhauhauh

evitaerc
Veterano
# dez/04
· votar


Qualquer curso de pouca duração ja te deixa apto a reger, o que mais tem por ai é regente incompetente fazendo pose, regendo orquestras, atormentando musicos e recebendo aplausos que não merece. Mas sera necessaria uma certa labia, uma habilidade nata no puxa-saquismo, conhecimentos de pessoas em altos cargos administrativos e etc. Habilidade e conhecimento musical são meros detalhes, a incompetencia de um maestro é facilmente mascarada pela qualidade de uma orquestra, não se preocupe com esse negocio de ser bom. Uma lata de cebo tbm é uma boa, pq ai voce não fica ceboso dps de ser maestro a um tempo (como 99%) voce ja assume o cargo cheio de cebo!!

Christina Amaral
Veterano
# dez/04
· votar


fernando maeda
Existem faculdades q oferecem cursos de Regencia...

paulao_jazz
Veterano
# jan/05
· votar


evitaerc

o que mais tem por ai é regente incompetente fazendo pose, regendo orquestras, atormentando musicos e recebendo aplausos que não merece. Mas sera necessaria uma certa labia, uma habilidade nata no puxa-saquismo, conhecimentos de pessoas em altos cargos administrativos e etc. Habilidade e conhecimento musical são meros detalhes,

concordo, infelizmente essa é a verdade.

Qualquer curso de pouca duração ja te deixa apto a reger

não, não deixa, por isso esse bando de incompetentes por aí.


a incompetencia de um maestro é facilmente mascarada pela qualidade de uma orquestra

Ha casos e casos. Tem maestro que transforma a orquestra, tem orquestra que existe por si so. Mas as melhores orquestras do mundo escolhem seus maestros, ou seja, tem que ser bom.

fernando maeda

bem, eu não sou maestro ainda, mas sou regente há muito tempo e estudo regência há 3 anos. O maestro tem a função de interpretar a música. A interpretação não é da orquestra, é do maestro. É como se a orquestra fosse o instrumento dele.
Pra isso, ele tem que não só marcar o tempo (regentes metronomos existem, mas são os incompetentes). Ele faz nas mãos toda aintepretação da obra.

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Eu pretendo fazer regência e composição para piano!!! ;)

evitaerc
Veterano
# jan/05
· votar


é claro que o que eu falei, na minha opinião, ocorre com extrema frequencia, mas existem por ai bons regentes, pessoas que levam um trabalho serio e são profissionais.

Uma vez vi um livro que esculachava os grandes maestros como toscannini e etc, mostrava sua personalidade despotica, narcisistica e como tratavam mal os musicos. No livro é narrado um episodio aonde o proprio toscannini (acho q era ele) quando alguem o questionou, pois ele havia decidido mudar as notas de uma sinfonia de beethoven, justificou tal ato infame afirmando que o pobre compositor era surdo portanto não sabia o que tinha feito.

paulao_jazz
Veterano
# jan/05
· votar


evitaerc

eu não duvido não, cara. Maestro tem dessas coisas mesmo. Mas acho que está começando a surgir uma geração de maestros talentosíssimos e sem essa estrelice toda.

arthur_trance
Veterano
# fev/05
· votar


Requisitos para um Maestro:
*Ter estudado composição e regência
*Tocar pelo menos 5 instrumenos: piano e um outro de cada um dos 4 naipes(Cordas, Madeiras, Metais e Percurssão)
*Ter pelo menos uma peça escrita, publicada e executada por uma orquestra.

(E segundo Nelson Aires, deve ser bravo)

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


*Tocar pelo menos 5 instrumenos: piano e um outro de cada um dos 4 naipes(Cordas, Madeiras, Metais e Percurssão)
*Ter pelo menos uma peça escrita, publicada e executada por uma orquestra.

Isso você aprende no curso. Em instrumentação e orquestração...e com as aulas de composição você pode criar suas obras e adaptá-las à orquestra.

anonimo_83
Veterano
# fev/05
· votar


Ken Himura
nao ha necessidade de se tocar varios instrumentos pra ser maestro nao viu

um q vc tem q tocar nem q seja mal é o piano, tocar nao significa nada na formação musical de um regente! Cada uma viu! O maestro é responsavel ate por ensaiar a orquestra (isso falando grotescamente) mas ele nao ensina ninguém a tocar la nao po! hahahahhahahh!
So aqui viu!

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


Balbino Junior
Sim hehehe foi o q eu disse pro cara.
Que bom que voltaste!

anonimo_83
Veterano
# fev/05
· votar


Ken Himura
é isso ai! ehhehe

;-)

arthur_trance
Veterano
# fev/05
· votar


evitaerc
Já q vc falou de tosco, digo, toscannini... também tem aquela história do bolero de ravel. o cara queria alterar o andamento drasticamente no meio da música.

arthur_trance
Veterano
# fev/05
· votar


Ken Himura
Balbino Junior
é lógico q o cara p reger não tem q ser um virtuoso em todos os naipes, mas é necessário ter pelo menos algum conhecimento. Eu não digo isso por q eu suponho, ouvi isso vindo d 2 maestros.

anonimo_83
Veterano
# fev/05
· votar


arthur_trance
Entao te enganaram! ehhehehe

a unica coisa realmente necessária para um maestro é conhecer teoricamente os intrumentos, ou seja, de que nota a que nota ele vai e etc, piano por exemplo ajuda quando o regente é tb compositor e escreve para orquestra, mas pra reger !? o cara pode tocar apenas flauta doce (se for o caso) e reger tranquilamente, pois o estudo feito por qualquer musico graduado, incluindo um regente, permite q este veja como a musica é e até mesmo sinta a musica apenas na leitura da paritura, o q nao é nada de tao extraodinário assim, o q acontece é q geralmente um regente sabe as vezes mais de um instrumento, mas realmente, pra reger e se tornar um maestro nao é necessário! hehehe

Abraços!

cardiomusic
Veterano
# abr/05
· votar


Acho que fica mais simples entender o regente de orquestra como "um musico" cujo "instrumento" é a orquestra

FDG
Veterano
# abr/05
· votar


é por essas sujeiras de cursos podres que um músico decente não ganha o salário merecido,essas laranjas podres só acabam nivelando todo mundo lá em baixo

Juliano de Oliveira
Veterano
# abr/05
· votar


Balbino Junior
Um regente precisa saber muuuito mais do q isso...Se qlquer aluno graduado tivesse a competência pra ser regênte, existiriam grandes maestros por todo lado, q ñ é o caso.

o violista
Veterano
# mar/09
· votar


Hayo que alem de todo isto, um regente presisa ter uma Formidable cultura geral sobre tudo e muitas vivencias e grande talento desenvolvido,para não se tornar um idiota chato que castigue a os que estám ahí trabalhando. O único que tiro meu chapeu dos alguns com os que trabalhei Maestro Simón Blech

zodiaco10001
Membro Novato
# set/17
· votar


Pra ser Maestro precisa fazer alguma faculdade? Na minha cidade tem Licenciatura em Musica e Bacharelado em Musica, porém no Bacharelado tem matérias de Regencia Optativa.

je_lais
Membro Novato
# set/17 · Editado por: je_lais
· votar


Se quiser formação superior, tem que estudar bastante

Meu amigo estuda regência na Usp. O bacharelado dura 6 anos e sim, é preciso tocar piano e mais um instrumento de cada naipe. É show!

Existem cursos técnicos de regência, mas é claro, com um curso técnico, muito provavelmente você não se tornará o próximo regente da Osesp

je_lais
Membro Novato
# set/17
· votar


Sugiro ler

https://www.blog.conservatoriodigital.com.br/2014/11/27/voce-sabe-qual -e-a-diferenca-entre-o-maestro-e-o-regente/

je_lais
Membro Novato
# set/17
· votar


E também

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=27&co dcur=27421&codhab=201&tipo=N

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Maestro ???