Os mais consultados

    Autor Mensagem
    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Moderador


    Das 8 biografias que aqui postei, de alguns dos maiores nomes da música erudita atráves dos séculos, a ordem das mais consultadas é a seguinte:

    - Niccolo Paganini = 315 consultas
    - J.S. Bach = 198 consultas
    - Mozart = 145 consultas
    - Vivaldi = 140 consultas
    - Beethoven = 117 consultas
    - Chopin = 114 consultas
    - Franz Liszt = 61 consultas
    - Wagner = 28 consultas

    Será que poderíamos consederar estes índices como exemplos de popularidade e gosto das pessoas deste forum?

    Ou o seu nome não está na lista?

    Abraço.

    august22
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mozart

    faustomarlei
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    oxe. onde eh q c viu isso? entendi nada. coincidencia ou naum, esses daí saum os que eu mais gosto :)

    evitaerc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Matheus_Strad

    Acho que o pagannini tem o primeiro lugar devido ao grande numero de guitarristas que ouvem steve vai (e cia) tocando alguma transcrição dele e querem saber mais.

    Igor Martins
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Igor Martins
    · votar


    Com certeza o Paganini é por causa do Malmsteen, q é fã e até onde lembro já tocou Caprichos.

    Bach tb. é influência para ele

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Igor Martins
    Nao vi nehum guitarrista ate hj tocar esses caprichos direito! toda vez q alguém grava fica parecendo esculhambação! hehehe

    Abraços!

    thetrooper
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    QUAL EH A GRAÇA???"ENGRAÇADO"???sux!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Só não li a do Liszt e a do Vivaldi, ainda hehehe

    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    The trooper:

    O engraçado é o seguinte, se vc olhar a ordem de consulta, com exceção do Paganini, que parece ser admirado por guitarristas, e tb porque se estabeleceu uma discussão parelela no que postei. A ordem parece confirar um pouco a história da popularidade dos compositores. Veja que o Wagner aparece um último lugar, com poucas consultas, o que prova que apesar do talento inquestionável deste grande compositor, que lutou pelo romantismo das composições eruditas, era realmente foi e ainda é meio ignorado pelo povo que aprecia o gênero. Exatamente como a história narra. J.S. Bach aparece praticamente em primeiro, confiramando sua majestade no quesito composição. Mozart e Vivaldi aparecem praticamente empatados nas posições seguintes, o que tb prova que sua composições são inquestionavelmente geniais, apesar das críticas em torno de Vivaldi. Mas o mais surpreendente é que Bach, Vivaldi fizeram parte do período barroco da música erudita, o que tb mostra que realmente este é um dos períodos mais apreciados da evolução da música erudita. Já Mozart e Beethoven são pilares do classisismo, o que tb prova que a música clássica tb é muito apreciada. Apesar de alguns afirmarem que apenas a primeira faze de Beethoven foi clássica e as demais românticas é engraçado o porquê de o Wagner, que tb lutou tanto pelo romantismo, não aparecer com tamanho número de consultas, como as de Beethoven. Quanto a Chopin e Fliszt, acredito que tenham recebido este número de consultas porque talvez o número de pianistas aqui não seja tão expressivo. Chopin talvez tenha recebido mais que Flizst pela sua popularidade, o poeta da música, que encantou platéias, e que viveu mais recentemente, pois Fliszt é considerado o maior gênio do piano, um virtuosíssimo, comparado a Paganini no violino. No entanto as composições de Chopin talvez tenham agradado mais ao público.

    É engraçado!!! Dá prá analisar!!!

    Ah, quanto a mim que sou violinista... fico alegre pelo lugar de Paganini!!!! hehehhehheheheheh

    Abraços...

    thetrooper
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ahh...naum entendi nada...mas td bem...

    Leandro Gardini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Puts , dizer que Wagner foi e é meio ignorado pelo pessoal da música erudita é demais...cara , Wagner foi um grande maestro , vc talvez não tenha muitos contatos com maestros de hoje...é por isso!!!

    visite www.pacificocean.com.br

    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Leandro:

    Vc não me entendeu. Quando digo que ele foi iganorado, não me refiro aos maestros e orquestras atuais. Em sua época ele foi seriamente difamado por uma parte da crítica. Richard Wagner, é ainda hoje renegado por muitos, pelo fato de certos membros de sua família serem simpatizantes do nazismo e por ter tido, ele próprio, idéias anti-semitas. Isso contribuiu seriamente para que ele fosse rejeitado por boa parte das pessoas na época. Por isso, acredito, sua obras não tomaram o tamanho devido de gosto junto ao povo, como as obras de Beethoven, por exemplo. Wagner foi tão extraordinário em busca de "uma obra de arte integral", que criou o Drama Musical. Este reunia a pintura, a poesia e a arquitetura, além da música. Mas, não contente com um drama isolado, Wagner compôs então uma Tetralogia (conjunto de quatro dramas). As suas experiências no campo tonal deram à obra wagneriana uma tal originalidade que se criou para os demais compositores românticos um problema: ou seguiam Wagner ou lutavam contra ele. E vários preferiram lutar incessantemente contra sua obra. Hoje em dia, grandes orquestras e maestros ao redor do mundo reconhecem a genealidade de sua obra. Porém, acredito que as relações políticas que Wagner estabeleceu na época contribuiram muito para essa rejeição de parte da sociedade da época e para que sua obra não se tornasse tão popular entre a sociedade civil contemporânea. Ou, simplesmente, suas obras não cairam no gosto popular como as de Beethoven, por exemplo. Difcícil de analisar, mas isso é fato.

    Espero que vc tenha me entendido.

    Abraço.

    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Além do mais, Wagner estava ligado a grupos anarquistas, o que contribuía para que ele fosse pouco querido pela nobreza local. A gota d'água foi a Revolução de 1848, à qual o músico esteve diretamente ligado. Suas relações com os rebeldes resultaram em um exílio de doze anos. Ele era extremamente esnobe, acreditava que sua música teria um efeito revolucionário que fosse capaz de educar e formar um novo homem através da criação de uma identidade coletiva. Sua arte tinha uma estética assim, moralizante. Suas idéias eram semelhantes às do futuro nacional-socialismo de Hitler. E também seu caráter. Era anti-semita. Sua música foi a preferida dos nazistas. Foi o compositor com mais reclamações em delegacias, por parte de seus credores, que tinham enorme dificuldade em receber o dinheiro emprestado à Wagner. Ele acreditava que seus credores tinham obrigação de sustentá-lo, pois estava fazendo um bem à humanidade.

    A obra de Wagner ainda é vetada em Israel. Veja o site http://www.estadao.com.br/divirtase/noticias/2001/mai/09/86.htm

    PARA PROVAR O QUE DIGO, VEJA ALGUNS FATOS HISTÓRICOS DE REPÚDIA A WAGNER:

    1938 Maestro Arturo Toscanini pretendia abrir concerto da Orquestra Filarmônica da Palestina (hoje Orquestra Filarmônica de Israel), em Telaviv, com ópera de Richard Wagner. Os diretores da orquestra pedem o cancelamento da música devido à ‘‘noite dos cristais’’, evento que os historiadores assinalam como o início do que viria a ser o Holocausto.

    1981 Maestro Zubin Mehta tenta reger num bis, no auditório Mann, em Telaviv, o prelúdio da ópera Tristão e Isolda. O resultado é catastrófico. Dezenas de pessoas se levantam gritando ‘‘vergonha, vergonha’’ e um espectador agarra-se ao braço do spalla impedindo-o de tocar. O administrador da orquestra declara que o conjunto não mais tentaria tocar Wagner.

    1991 Maestro Daniel Barenboim propõe tocar Wagner. Os músicos da Filarmônica concordam, mas deu-se a polêmica. A direção da orquestra realiza plebiscito com os 36 mil assinantes e a maioria vota contra. A música é cancelada.

    2000 Em agosto, emissora de televisão transmite, na íntegra, a ópera Tristão e Isolda, versão dirigida por Daniel Barenboim. Em outubro, a Orquestra Sinfônica de Rischon Lezion, cidadezinha ao sul de Telaviv, interpreta Idílio de Siegfried, de Wagner, regida pelo maestro Mendi Rotan, um sobrevivente do Holocausto. A apresentação é marcada por protestos e houve quem entrasse na justiça contra a execução. Essa, no entanto, deu carta verde.

    2001 Barenboim decide interpretar uma peça da ópera Tristão e Isolda no concerto do Festival Anual de Telaviv. Antes, porém, avisa ao público e isenta a organização de responsabilidade. A peça estava no programa inicial, mas havia sido retirada. Algumas pessoas se levantam o deixam o local aos gritos.

    ________________________

    Por todos estes fatos que ele Wagner ainda hoje é rejeitado por boa parte dos apreciadores da música erudita. Não me referindo tanto aos maestros, diretores musicais e músicos, que optam sempre pela análise das qualidades técnicas e artísticas das composições, sendo que as de Wagner são indiscutiveis. Porém, ao gosto popular, onde a música assume outros papéis, ... a grandes divergências...

    Abraço.

    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Leandro, me desculpe, mas talvez você é que não conhece realemente a história do Romantismo, principalmente, neste caso, alemão, que vai bem além da música, passa por todas as artes, associadas a outros instrumentos de contuta social, entre ele a política, como bem se vê nas obras do filósofo alemão Nietzsche.

    Por isso que sempre defendo que para se entender uma obra de arte, seja música, pintura, teatro, ..., é necessária uma análise sistêmica do período histórico em que foi concebida.

    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Nietzsche e Wagner foram amigos e suas obras, mesmo em campos diferentes, mas intrinsecamente ligadas, vieram a influenciar o nazismo 50 anos depois...

    Emerson Guita
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Matheus_Strad
    Sem querer ser chato hehehehe, mas já que vc postou sobre Beethoven, Chopin e cia. vc poderia postar algo sobre Villa-Lobos????

    Aliás interessante sua análise.

    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Verei o que consigo de Villa-Lobos.

    Abraço.

    Fringway
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu gosto muito tb de Franz Liszt, é muito bom, hehehe

    faustomarlei
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ainda naum entendi de onde c tirou essa pesquisa. :)

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu achei boa sua análise e acho que faz algum sentido.Matheus_Strad

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O engraçado é que eu sou anti-semita e no entanto detesto a música de Wagner.HEHEHE!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os mais consultados