LigaDURAS , conceitos e mais conceitos 0_o

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # set/04


    Ola pessoal , a minha questão é referente as ligaduras na partitura , sou novato no assunto , como eu estava pegando as posiçoes inicialmente , agora que peguei uma noção um pouco melhor da localizacao das notas gostaria que alguem me ajuda-se com a ligaduras e tempos ... , algo referente e esses topicos ....valewzzz

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Quais são suas dúvidas???

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    xlakiaz

    Quais são suas dúvidas??? (2)

    xlakiaz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    minha duvida é mais um esclarecimento , quanto as ligaduras , alguem pode me explicar como funciona elas , realmente ate agora eu soh consigo identificar as notas na partitura e no violaum , ñaum comecei nada com o ritmo e batida e ligadura , +- isso , se alguem puder me dar uma noção ou indicar uma pagina que possua teoria musical a respeito desse tema ..

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Quando uma nota está ligada à outra, você soma o tempo de duração de cada uma e só executa a primeira. Essa é a ligadura de união.

    Existem também as notas que estão ligadas, mas são notas diferentes. Daí você executa a primeira e as próximas são executadas somente com a mão esquerda, no caso do violão.

    Acho que não expliquei bem...depois explicarei melhor.

    Amplexos

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    acho que ficou boa a explicação!!!

    mas tentarei por de outra forma,
    ligadura é quando vc toca (no caso do violão) na maior parte das vezes, duas ou mais notas (até mesmo acordes) dando apenas o ataque na primeira, ou seja sua mão direita somente tocara a primeira nota da ligadura, se for a mesma nota que está ligada, apenas o tempo dela se prolongará, se a nota for diferente, no tempo certo vc deverá, sem soltar a posição inicial, atacar com outro dedo da mão esquerda a próxima nota!!!
    Existem ainda no caso do violão outras formas de ligadura mas no momento nao vem muito ao caso!!!
    Espero ter ajudado!

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Agora sim...a explicação ficou boa...hehehe

    xlakiaz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    consegui apreender o conceito valewzzz pessoal , posso lancar outra duvida....

    ex.: vejam a sequencia E B G D E
    EM ALGUNS CASOS , alias ja vi em mtos casos de existir uma ligadura por exemplo entre os Mí´s , tem um ligadura gigante em cima ligando as duas notas , como funciona neste caso =/

    SoldierOfFear
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Uma dica boa (no caso do violão) é diminuir a força no dedo enquanto estiver passando por cima do traste, pra evitar aquele "préim" característico que eu acho horrível.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ~vc viu isso em partitura ou o que?
    Isso pode ter significado leggatto!
    Ou seja vc tocar as notas como se fosse ligadas (soassem)
    Não vejo de imediato uma ligadura dessas possivel de se executar numa unica corda! mas vou pegar o violão e dar uma olhada! acho que isso são notas legattas executadas em cordas diferentes! mas depois eu posto de novo

    valeu!!!

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mas a ligadura de uma nota aparece na partitura?

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ex.: vejam a sequencia E B G D E
    EM ALGUNS CASOS , alias ja vi em mtos casos de existir uma ligadura por exemplo entre os Mí´s , tem um ligadura gigante em cima ligando as duas notas , como funciona neste caso =/


    Eu já vi isso também, só que em partituras para guitarra. Você tem uma sequência de notas e a primeira está ligada com a última, e a ligadura passa por cima de todas as notas da sequência.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Vcs estão falando de partitura ou tablatura!?

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Partitura, embora isso tb aconteça nas tablaturas.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Foi como eu disse anteriormente, são notas que devem soar legattas mas não sao executadas como ligados! cada uma possue um ataque mas devem soar extremamente juntas como se fossem ligados no piano!
    agora se esses E for o baixo ai é simplesmente segurar o E enquanto tocasse as outras notas (isto resumidamente)

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Acho que entendi! Valeu aí.

    xlakiaz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ahhhh tipo , o que eu vejo sempre é nas partituras de musica classica tem bastante dessas ligaduras ..., realmente é complicado ver essas ligaduras em musica classica ...

    edufaria
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    DESENTERREI esse tópico para firmar meus treinos com as ligaduras executadas noPIANO

    bem .. eu estava tocando os estudos do Czerny, e reparei q em um estudo em particular a mão direita e a esquerda fazem a mesma combinação de notas, Mas eu nunca tinha reparado que apenas as notas da mão direita é que estão ligadas.
    isso (e outros fatores) me fizeram pensar: "Ligaduras não são colocadas atoa, e será que eu as executo corretamente"
    Minhas frases ligadas e as não ligadas são praticamente iguais.
    como exatamente eu executo notas ligadas?

    Eu estava fasendo um treino assim: toco a 1ª nota só a solto quando estou mais ou menos na metade do tempo da 2ª nota tocada.

    ex. Para tocar as notas ligadas, LA, SI, DO, RE.

    LA, LA com SI, solta o LA, LA com DO, solta o DO, DO com Re, solta o Do, solta o RE.

    isso eh correto???qual é o certo?

    brigadao
    Abraços

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    edufaria
    como exatamente eu executo notas ligadas?
    hum, nas músicas eu acho que as ligaduras são colocadas mais pra dar a idéia do fraseado... eu vou meio que no feeling, na verdade às vezes eu também fico pensando que as minhas frases sem ligadura ficam bem parecidas com as com ligadura... acho que a diferença é sutil mesmo

    Eu estava fasendo um treino assim: toco a 1ª nota só a solto quando estou mais ou menos na metade do tempo da 2ª nota tocada.
    hum, esse é um outro jeito de ligar as notas... eu sei porque o primeiro exercício do Le Déliateur pede que você o execute de três jeitos:
    - legato-louré
    - staccato
    - legatissimo
    o primeiro era a ligadura "normal", e o legatíssimo é desse jeito que você tá fazendo


    mas ainda sou bem noob no piano, acho que o Ken deve saber explicar melhor =)

    edufaria
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    CheshireCat

    aa ja deu pra ter uma grande noção...
    se o ken ou alguem der uma ajuda ae agente vai ter certeza!

    Estou preocupado em continuar sem saber exatamente, pois ligaduras e frases não ligadas, tem Em TODAS as músicas, e acho q tocar sem saber a maneira certa é o mesmo que tocar errado as dinamicas de volume ou pedal.

    - legato-louré
    - staccato
    - legatissimo


    qual é a diferença na partitura, do 1º pro 3º?

    e só uma dúvidazinha "off-topic" =D
    no começo de um compasso da sonata em C do mozart tem um simbolo de dinamica: um pequeno "s" grudado com ele tem um "f" de "forte", e grudado com o "f" tem um "p" de piano... "sfp" mais ou menos né!
    O compasso anterior estava em "ff", e esse quer dizer mudança subta de volume certo? mas quando que eu faço essa mudança?

    brigadão

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ex. Para tocar as notas ligadas, LA, SI, DO, RE.

    LA, LA com SI, solta o LA, LA com DO, solta o DO, DO com Re, solta o Do, solta o RE.

    Acho que assim tá meio arrastado (como disse a Chesire, legatissimo). Tenta demorar um pouco menos pra soltar as notas.

    Tem vários tipos de ligadura de fraseado. Manter o fraseado bonito que é difícil, o resto é só técnica :P

    e só uma dúvidazinha "off-topic" =D
    no começo de um compasso da sonata em C do mozart tem um simbolo de dinamica: um pequeno "s" grudado com ele tem um "f" de "forte", e grudado com o "f" tem um "p" de piano... "sfp" mais ou menos né!
    O compasso anterior estava em "ff", e esse quer dizer mudança subta de volume certo? mas quando que eu faço essa mudança?

    "Sforzando piano".
    Ataca a nota forte e faz o som dela virar piano até morrer.

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    edufaria
    Estou preocupado em continuar sem saber exatamente, pois ligaduras e frases não ligadas, tem Em TODAS as músicas, e acho q tocar sem saber a maneira certa é o mesmo que tocar errado as dinamicas de volume ou pedal.
    sim, sim... mas então, acho que a diferença é sutil... eu só tento fazer as notas com ligadura um pouquinho mais juntas do que as notas sem ligadura... meu professor é perfeccionista, então se tivesse errado ele já tinha falado... na verdade ele às vezes reclama que eu ligo demais e fica faltando a "respiração" entre uma frase e outra hehe

    qual é a diferença na partitura, do 1º pro 3º?
    na partitura o exercício inteiro tá sem ligadura...
    depois ele coloca escrito como fazer as articulações... e mais abaixo também tem variações de rítmo para o exercício =)

    wagnermusic
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá pessoal!
    Tenho dúvida sobre ligaduras de frases,alguém poderia me ajudar?Por que elas servem?Qual a sua função?

    grato!

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    wagnermusic
    Servem pra indicar que tais notas fazem parte da mesma frase. Deve-se pensar a música como um discurso. O discurso é formado por períodos, que, por sua vez, são formado por frases, que são formadas por palavras (e silêncios), que são formadas por sílabas. Você, num texto, nunca vai falar todas as palavras com a mesma entonação, isto é perfeitamente análogo à interpretação musical.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a LigaDURAS , conceitos e mais conceitos 0_o