FRÉDÉRIC FRANÇOIS CHOPIN: GRANDE MESTRE PIANO

    Autor Mensagem
    Matheus_Strad
    Veterano
    # out/04


    FRÉDÉRIC FRANÇOIS CHOPIN
    (1810-1849)



    BIOGRAFIA

    Em 1o. de março de 1810, na cidadezinha de Zelazowa Wola, perto de Varsóvia, Polônia, nascia Fryderyk Franciszek. Era filho de Tekla Justyna e Nicholas. A mãe era polonesa e o pai francês, mas tão incorporado ao novo país que chegou a lutar na Guarda Nacional. O sobrenome do pai? Chopin. Quem diria que o pequeno Fryderyk Franciszek, nascido num pedaço escondido da Polônia, tornaria-se o célebre Frédéric François Chopin, um dos maiores músicos da Paris do início do século XIX?

    Antes do sucesso parisiense, porém, Fryderyk tinha que aprender sua arte. Há dois fatores para seu aprendizado: os pais eram músicos e, quando o filho tinha dez meses de idade, foram morar em Varsóvia, onde transitavam entre os nobres e a burguesia rica. Chopin teve, então, uma infância mimada e culta. Ganhou um professor de piano aos seis anos, Adalbert Zwyny, que lhe mostrou as obras de Bach e Mozart.

    O primeiro concerto público de Fryderyk ocorreu quando ele tinha oito anos. Quase simultaneamente, viu ser publicada sua primeira obra, uma polonaise. Prosseguiu nessa direção promissora, conciliando seus estudos no Liceu de Varsóvia com as aulas de piano. Em 1825, apresentou-se para o czar Alexandre I e publicou aquele que seria seu Opus 1: o Rondó em Dó Menor.

    Quando terminou o liceu, no ano seguinte, entrou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou seus estudos de harmonia e contraponto com o renomado compositor Joseph Elsner. Fryderyk não se entusiasmou muito com o formalismo clássico do professor, mas impôs seu talento: "aptidões admiráveis, gênio musical", anotou Elsner no relatório do final do curso.

    O jovem Chopin compunha muito nesta época. Os dois concertos para piano, sua primeira sonata, o único trio de câmara, são peças do período. No entanto, a que chamou mais a atenção dos contempôraneos foi o conjunto das Variações sobre Là Ci Darem la Mano, op. 2, para piano e orquestra. O tema utilizado é o do dueto homônimo do Don Giovanni de Mozart, e não poderia ser diferente: Chopin gostava muito de ópera e mais ainda de Mozart. Robert Schumann, em seu primeiro artigo na Nova Gazeta Musical de Leipzig, faria enormes elogios à obra e proclamaria: "Tirem os chapéus, cavalheiros! Trata-se de um gênio!".

    Parecia claro tanto para Fryderyk como para seus pais que ele não poderia ficar em Varsóvia; seu gênio precisava aparecer ao mundo. Em 1830, resolveu partir para Viena, a mesma cidade de Haydn, Mozart e Beethoven. Ele deixou Varsóvia no dia 2 de novembro. Em 29 de novembro, eclodiria a Revolução Polonesa, contra a ocupação russa. Chopin quis voltar, mas problemas de saúde o impediram: nunca mais voltaria para casa.

    Entretanto as coisas não deram muito certo na conservadora Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich. Em julho do ano seguinte, seguiu rumo à muito mais liberal Paris. Na viagem, tomou conhecimento das más notícias: a insurreição polonesa foi violentamente esmagada pelos russos, que com suas tropas saquearam e incendiaram Varsóvia. O músico ficou revoltado: "ah, se eu pudesse matar ao menos um moscovita!", escreveu.

    Paris acolheu muito bem o exilado polonês. Foi logo adotado pela elite culta da cidade, requisitado como concertista e como professor. Aliás, a segunda opção mais do que a primeira: dar aulas para os jovens da sociedade fez com que Chopin conseguisse razoável conforto material nos seus primeiros anos parisienses. Já era mais Frédéric François que Fryderyk Franciszek.

    Levava uma vida sofisticada, em meio aos salões da aristocracia e às salas de concerto que começavam a aparecer. Conheceu músicos consagrados, como Rossini e Cherubini, e outros de sua geração, como Mendelssohn, Berlioz, Liszt e Schumann.

    Vários desses encontros foram frutos de viagens. Em uma dessas passagens pela Europa, em 1835, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda criança em Varsóvia. Alguns dias juntos, e Chopin sentiu que os dois eram mais que amigos. Estava apaixonado. No ano seguinte, tornou a encontrá-la, e ficaram noivos.

    Mas Chopin estava ficando doente. Começaram a aparecer as hemoptises (expectorações de sangue) típicas da tuberculose, e a saúde do compositor, que nunca foi das melhores, degradava-se visivelmente a cada dia. A tuberculose nascente foi a gota d'água para que a família de Wodzinska, já não muito simpática a idéia, rompesse o noivado. Chopin não se conformou, e guardou todas as cartas que Maria e seus pais enviaram em um envelope, que ficaria famoso pela anotação que faria: Moja biéda (em polonês, "minha desgraça").

    Em 1837, Chopin viria a conhecer aquela que seria sua companheira por quase dez anos: a escritora Aurore Dupin, mais conhecida pelo pseudônimo masculino que usava para assinar seus livros, George Sand. A princípio, Frédéric não gostou nem um pouco dela: "Será mesmo uma mulher? Começo a duvidar", escreveu. Sand, além do nome, vestia-se e fumava charutos como um homem, e não era bonita. Era ela que estava interessada: fazia convites e mandava bilhetes para o músico.

    No ano seguinte, já com as esperanças do reatamento com Wodzinska desfeitas, que Chopin entrega-se ao romance com Sand. Mas ele não quer que seu caso torne-se público, então resolvem passar um tempo em Maiorca. Ela achava que isso melhoraria a saúde de Frédéric, mas errou. O clima da ilha era úmido, e choveu o tempo todo. Chopin sofria crises constantes de hemoptise e sua doença tornou o casal "objeto de pânico para a população", como escreveu George Sand. Em 1839, voltaram para a França.

    Com a doença cada vez pior, a paixão existente entre os dois acabou tornando-se uma amizade carinhosa: Sand passou a ser uma espécie de enfermeira particular do compositor. Passaram mais sete anos juntos, até que, em 1846, Sand publicasse, em forma de folhetim, o romance Lucrezia Floriani.

    Lucrezia Floriani conta a história de uma bela e pura donzela, cujo nome dá título à novela, que se apaixona por um príncipe - tuberculoso e sensível como Chopin. Mas o nobre, egoísta, neurastênico e ciumento, acaba levando o amor entre os dois à ruína. Todos os que conheceram Chopin perceberam a relação entre ele e o personagem. Alguns amigos, como o escritor Heinrich Heine, consideraram o livro ofensivo.

    Chopin engoliu a provocação, embora magoado. Ele e George Sand só haveriam de romper definitivamente um ano depois, por ocasião de uma intricada briga familiar: Sand e a filha, Solange, tiveram um grande atrito, e Chopin, de forma inocente, defendeu a moça. Os dois não se veriam mais, para desgosto do compositor, que ainda a amava: "Jamais amaldiçoei ninguém, mas neste momento tudo me é tão insuportável que eu me aliviaria se pudesse amaldiçoar Lucrezia", disse, na viagem que fez a Londres, em 1848.

    Mas a tuberculose piorava. Chopin suportou mal, novamente, o clima úmido de Londres, e voltou em estado precário para Paris. A irmã Luísa veio de Varsóvia para fazer-lhe companhia, até porque mal podia sair de sua cama. Na madrugada de 17 de outubro de 1849, faleceu Frédéric François Chopin. A seu pedido, seu coração foi enviado para Varsóvia, e o corpo, enterrado em Paris. Mas seu caixão foi coberto por terra polonesa.



    ENTENDENDO SUA OBRA

    Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com exceção de uma ou duas peças para violoncelo, um trio de câmara e algumas canções. Assim, seu nome ficou imediatamente ligado ao do instrumento, de forma que é impossível fazer uma história da música para piano sem Chopin.

    A música de Chopin é extremamente sedutora para os ouvintes comuns, em especial por causa de suas melodias peculiares, que criam imediatamente um ambiente de devaneio e encantamento. A melodia chopiniana tem duas origens. Uma é o bel canto das óperas italianas que tanto apreciava - Chopin fazia o piano cantar. A outra é o folclore polonês.
    Mas Chopin não era apenas um melodista inconfundível. No terreno da harmonia, ele tinha grande originalidade. Liszt, em um ensaio que escreveu sobre o colega polonês, mostra como toda a escrita pianística do século XIX deve alguns de seus aspectos importantes a Chopin.

    É uma obra intimista por natureza. O próprio compositor era um homem reservado e seu estilo de tocar piano era muito suave, quase etéreo. Algumas das críticas que recebeu se deviam principalmente ao pouco volume que tinham suas execuções. De fato, preferia os pequenos salões e as casas dos amigos do que os grandes auditórios e salas de concerto.

    Estruralmente, a obra de Chopin compreende basicamente as pequenas formas livres do início do século XIX: baladas, polonaises, mazurcas, valsas, fantasias, noturnos. Não tinha inclinação à forma-sonata: as sonatas que escreveu, principalmente as duas últimas (a segunda tem como terceiro movimento a famosa Marcha Fúnebre), são grandes renovações, e não foram bem recebidas pelos contemporâneos. Seria um romântico iconoclasta?

    Não. Chopin, tal como Berlioz, via-se mais como um clássico que como um romântico. Um exemplo interessante é o fato de considerar a obra de Handel como a mais próxima de seu ideal musical, e ter Bach e Mozart como modelos insuperáveis de perfeição. É uma ambigüidade de certa forma reveladora, para um compositor que compôs obras que parecem preconizar Debussy.

    Dentre as obras que Chopin compôs quando jovem, ainda na Polônia, destacam-se os famosíssimos concertos para piano e orquestra, que são dois: o segundo sendo composto antes do primeiro. São concertos muito populares. Também para piano e orquestra são as Variações sobre Là Ci Darem la Mano, sua primeira criação a arrebatar a crítica. Escutá-la é fascinante: é como presenciar o diálogo de dois grandes gênios, Chopin e Mozart.

    Em Paris, dedicou-se mais às peças para piano solo, e aos gêneros livres. Em particular, os Noturnos ficaram célebres. O gênero foi criado pelo irlandês John Field e Chopin o levou à perfeição. São devaneios poéticos, líricos e um tanto sombrios. O Opus 9, no. 2, é talvez o mais conhecido.

    Também prediletas do público são suas Valsas. Chopin compôs dezoito delas. Não são destinadas à dança, como as dos Strauss, por exemplo. São peças leves e muito elegantes. A Opus 64, no. 1, conhecida como a Valsa do Minuto, é um belo exemplo.

    Não podem ser esquecidas as peças de origem patriótica: polonaises e mazurcas. Chopia as compunha aos montes: são, ao todo, mais de quinze polonaises e quase sessenta mazurcas! Todas são baseadas em danças e ritmos da Polônia. As polonaises são mais conhecidas. Sofrendo por estar longe de sua terra natal, esmagada pelos russos, Chopin praticamente criou um novo gênero: a polonaise épica. Representativa é a sexta, dita Heróica, titânica e sentimental.

    Chopin também escreveu quatro Scherzos que se assemelham a essa polonaise por sua tensão e vigor. Um scherzo como peça independente é uma novidade de Chopin, já que a forma é geralmente integrante de obras maiores como sinfonias e sonatas. O Scherzo no. 1, op. 20, é um exemplo de angústia e desespero.

    Mas três grandes ciclos são considerados os pontos culminantes da produção chopiniana: as Baladas, os Estudos e os Prelúdios.

    As baladas são quatro. São peças grandiosas e terrivelmente difíceis para o solista, muito inventivas e apaixonantes. Elas passam uma quantidade de emoções e sentimentos surpreendente para obras tão curtas. A Quarta é a mais impressionante, pela variedade de sonoridades que apresenta.

    Os estudos são vinte e quatro, distribuídos em dois volumes, Opus 10 e Opus 25. São um verdadeiro inventário da escrita pianística de Chopin, e exploram todas as possibilidades do instrumento.

    Os prelúdios também são vinte e quatro, em um único volume, Opus 28. São um grande tributo a Bach e seu Cravo Bem Temperado. Mas, ao contrário dos antecessores, os prelúdios de Chopin não precedem uma fuga ou alguma outra peça: são perfeitamente acabados, tanto em nível estrutural como em nível emocional. Encantaram Liszt e vem encantando gerações desde sua publicação, em 1839. Exatamente como a obra inteira de Chopin.


    A OBRA DO POETA

    A música de Chopin é intensamente pessoal, pela grande força espiritual, pela extrema sensibilidade, pelo amor à sua Pátria. Foi mestre nas formas musicais breves.
    Chopin foi menos feliz nas grandes formas tradicionais: seus dois concertos para piano e orquestra são obras da mocidade. Suas três sonatas não passam pôr impecáveis, o que não impediu a glória da Sonata em si bemol menor, cujo terceiro movimento é a conhecida Marcha Fúnebre.

    Os Prelúdios: Sabemos que O Cravo bem Temperado de J.S.Bach constituia para Chopin, um estudo diário. Passava as horas que antecediam a um concerto entregue a Bach.
    Os prelúdios de Chopin nasceram como uma "reelaboração"do conceito de improvisação de Bach. São um conjunto de vinte e quatro peças,cuja duração dura entre meio e pouco mais de cinco minutos. Com estas peças, Chopin abriu um mundo inédito para o piano.

    Os Estudos: Chopin compôs os Estudos Op.10 dedicados a F.Liszt e os Estudos Op.25, dedicados a condessa D’Agoult, entre os anos de 1828 a 1836. Chopin não pretendia apenas ensinar a prática das oitavas, o trilo ou as escalas em terças. Os estudos são, acima de tudo, poemas musicais, e para os executar, o pianista deve recorrer a meios que ultrapassam o domínio puramente técnico. Para além da mera função didática, Chopin procurava um aperfeiçoamento que servisse para exprimir, para ajudar a cantar. A função técnica é transcendida nestas obras. Cortot caracterizou muito bem esses estudos ao dizer que o pianista não virtuoso tinha tão pouco acesso a eles como o virtuose que carecesse de sentido musical.

    As Valsas: Chopin foi um renovador que deu traços novos a gêneros já existentes, chegando pôr vezes a modificá-los. Os contemporâneos do autor não souberam encontrar nas valsas qualquer relação com as valsas de Strauss ou Schubert. Não se procuram, portanto, nestas peças, o caráter dançante.Todos os temas são possíveis nas íntimas e humaníssimas valsas do nosso músico, desde o amor, cantado na Valsa N.3 Op.70, dedicada a Constancia, ou a Valsa em lá bemol maior ( O Adeus), dedicada a Maria, até a ligeireza da N.1 Op.68,ou a melancolia da Valse du Regret (n.2 Op.38).

    Os Noturnos: Em Chopin, Noturno significa um canto livre da sua intimidade, pôr meio da qual conta uma história íntima que o músico não poderia exprimir de outra forma. Chopin baseou-se num modelo próximo, os noturnos do irlandês Field, mas submeteu-os a tal modificação que apenas poderemos notar um vago parentesco entre os dois músicos. Nos últimos noturnos encontramos sonoridades e uma escrita pianística próximas do impressionismo.

    Os Scherzos: Chopin escreveu quatro Scherzos. Separa o Scherzo da sonata e da sinfonia e dá-lhe um caráter autônomo. Não procuraremos nestas obras o caráter lúdico: do scherzo tradicional retira-se apenas a medida e não o conteúdo.

    As Polonaises: inicialmente era uma dança tradicional da nobreza, de forma lenta e majestosa, surgida no século XVI. Estas polonaises eram totalmente desprovidas de ritmos e temas folclóricos. Chopin começou a cultivar este modelo, desde a infância, introduzindo-lhe temas populares do folclore polonês.

    As Polonaises: inicialmente era uma dança tradicional da nobreza, de forma lenta e majestosa, surgida no século XVI. Estas polonaises eram totalmente desprovidas de ritmos e temas folclóricos. Chopin começou a cultivar este modelo, desde a infância, introduzindo-lhe temas populares do folclore polonês.

    Chopin ainda compôs baladas, mazurcas, improvisos, fantasias e outras peças diversas. Na história da música é importante o papel de Chopin como inventor de novas harmonias e criador de uma nova técnica para o piano, revolucionária na época.





    A MARCHA FÚNEBRE DE CHOPIN


    A “Marcha Fúnebre” de Chopin é universalmente conhecida e executada por ocasião de infaustos de pessoas de todos os níveis. O que pouca gente lembra ou sabe, é que ela faz parte da Sonata No. 2, em Si Menor , Opus 35, para Piano, e foi composta antes dos outros três movimentos dessa obra, em 1837.

    O gênero “sonata” principalmente para piano, entrara em franco declínio a partir do movimento romântico que tomou conta da Europa musical a partir de meados do século XIX, e parecia esgotada em seus recursos quase sem atrativos. Schumann, Liszt, Mendelssohn e Chopin trataram de socorrê-la, não para recuperar seu conceito perante o público, e sim, apenas a utilizando sob novos aspectos. Chopin escreveu três sonatas afastando-se do modelo clássico a que alguns compositores obedeciam fielmente. A primeira que compôs em 1827, não demonstrou muito de especial, mas já se caracterizou pelos primeiros traços de um estilo que depois se destacaria. Já as outras duas, datadas de 1839 e 1845, revelavam seu amadurecimento artístico.


    OPINIÕES DESFAVORÁVEIS DE SCHUMANN E LISZT


    Schumann tinha a Sonata No.2 como “qualquer coisa, menos uma sonata”, considerando-a com falta de continuidade e seguindo irônica observação feita por Liszt, de que “Chopin era incapaz de escrever sobre padrões clássicos". Ambos se referiam à incapacidade de Chopin, de acomodar-se à estrutura tradicional, escrevendo música nos moldes desta. Para Schumann, a Sonata N. 2 tinha o nome de sonata apenas porque Chopin queria: na sua opinião o compositor polonês havia feito quatro páginas avulsas e independentes numa seqüência de um embaraçoso enfeixe que, no entanto, nada tinha de sonata. Mas a crítica socorreu Chopin, demonstrando que ele estava certo: a unidade de suas sonatas residia no próprio fulcro emocional que as motivara.


    UMA “MARCHA FÚNEBRE” CONTRASTANTE


    Segundo alguns, a “Marcha Fúnebre” “fica aberta a qualquer coisa que a transcende” e tem sido fonte de discussões e polêmicas. Entranhada no centro de uma obra que sem ela já é de uma diversidade estrutural desconcertante, choca pelo contraste e agride pelo inesperado. Sabe-se que a “Marcha Fúnebre” nasceu antes dos outros movimentos e Chopin recusou-se a publicá-la em separado na ocasião de sua composição, época em que começara a sentir mais fortemente os efeitos da tuberculose que o afetava e de seu esperançoso romance com Maria Wodzinska que chegara ao fim. Chopin reteve a obra por dois anos para, finalmente, criar-lhe a fantástica moldura que são os outros três movimentos. Este fato elimina qualquer dúvida quanto à unidade pretendida, que aqui repousa no espírito da obra e não no seu aspecto externo, fato não notado por Schumann: a morte, inexorável, a esperar, e o desespero mal disfarçado, pela vida que, desapiedadamente, nos é negada.

    Autor Aristides A. J. Makowich em 3/2/2003.

    CURIOSIDADES

    Algumas anotações de Chopin:

    _____________________________

    Em Viena, sua tristeza por ter deixado Varsóvia foi agravada com o pouco caso dos vienenses em relação aos patriotas poloneses e o desinteresse dos editores em editar suas obras. Era obrigado a percorrer os gabinetes burocráticos na tentativa de obter passaporte para a França, onde acreditava poder viver bem melhor.
    Finalmente consegue seu visto e parte imediatamente. Durante a viagem recebe a notícia que Varsóvia caíra diante das forças russas. Comove-se intensamente. Sozinho, sem amigos, Chopin escreve em seu diário confissões dramáticas. A sua desolação é total. Pensa em sua mãe:

    "É possível que um russo matou-a, torturou-a...enquanto as minhas irmãs, enlouquecidas, resistem e meu pai, desesperado, não sabe a quem acudir...E eu aqui, condenado à inação! Acontece-me pôr vezes que nem consigo suspirar e, cheio de dor, verto no piano o meu desespero."
    _____________________________

    Chopin encontra George Sand pela primeira vez em 1836, junto a Liszt e outros membros de seu círculo de artistas e escritores. A primeira impressão é desfavorável:

    "Como é antipática essa Sand! Será mesmo uma mulher? Estou começando a duvidar."

    Para Chopin, sempre tão educado e polido, os modos de George Sand eram horríveis: vestia roupas de homem, fumava charutos, chamava os desconhecidos pôr "tu", era separada do marido e desafiava os padrões da mora

    Matheus_Strad
    Veterano
    # out/04
    · votar


    da moral vitoriana; tinha idéias socialistas.

    _____________________________

    Mas em 1838, os argumentos de George Sand contra os escrúpulos morais de Chopin - que considerava ingênuos - acabam pôr surtir efeito. Chopin escreve em seu diário:

    " Vi-a três vezes. Ela olhava-me profundamente nos olhos, enquanto eu tocava. Era uma música um pouco triste, lendas do Danúbio; o meu coração dançava com o dela no país longínquo. E os seus olhos nos meus, olhos escuros, singulares, que diziam? Apoiava-se sobre o piano e os seus olhares abrasadores inundavam-me (...) Flores à nossa volta. O meu coração estava preso. Voltei a vê-la duas vezes...Ama-me...".

    _____________________________

    De volta a Paris, alugam dois apartamentos - nem muito perto, nem muito longe - de modo a possibilitar que Chopin e Sand se visitem à vontade, sem provocar mexericos. Seu ganha pão volta a ser a atividade de professor. Suas apresentações como pianista são raras:

    " Não tenho temperamento para dar concertos: o público intimida-me, sinto-me asfixiado pela impaciência, paralisado pêlos seus olhares curiosos, mudo perante essas fisionomias desconhecidas" - escreve a seu amigo Liszt.
    _____________________________

    No entanto, com o tempo, o caráter de Chopin tornou-se insuportável. A relação entre Chopin e Sand começa, pouco a pouco a se deteriorar. Suspeitando de que a amante o trai com outro homem, Chopin torna-se cada vez mais petulante, mal humorado e desagradável. A esse quadro negativo, acrescentam-se problemas domésticos e brigas pôr causa dos filhos de George Sand. No verão de 1847,os dois resolvem se separar.

    No ano seguinte, Chopin entra em fase de grande depressão. Desolado e abatido, aceita o convite da aluna Jane Stirling para visitar a Inglaterra e a Escócia, onde toca para a Rainha Vitória. Apresenta-se em Manchester, Edimburgo e Glasgow, mas o faz sem o menor prazer, apenas para ganhar seu sustento. Novamente em Londres dá um concerto beneficiente para exilados poloneses, seu último concerto. Seu estado de saúde é alarmante. Volta a Paris. À sua débil saúde vieram acrescentar-se os problemas econômicos, que se resolverão graças ao generoso donativo de Jane Stirling, que lhe enviou, anonimamente, 25.000 francos.

    No princípio de 1849, chega sua irmã Luisa, que ele mandara chamar, provavelmente pôr sentir que o fim estava próximo:

    " Você sabe que os ciprestes têm seus caprichos: hoje, meu capricho é tê-la comigo."

    Nos primeiros dias de outubro teve uma crise que anunciava a morte. Seus fieis amigos se revezavam junto a sua cama para cuidá-lo. A princesa Czartoryska e seu amigo fiel Gutmann são os seus enfermeiros. Na noite de 14 de outubro, murmurou: " Entretanto, ela me havia dito que eu não morreria senão em seus braços". Antes de falecer, quase sem poder respirar, escreveu:

    " Como esta terra me asfixiará, peço-vos que meu corpo seja aberto, a fim de não ser enterrado vivo".

    Morreu na madrugada de 17 de outubro. O corpo de Chopin foi enterrado no cemitério de Père-Lachaise, exceto seu coração, que foi enviado para Varsóvia e depositado na Igreja de Santa Cruz.

    Nos minutos de recolhimento que se seguiram à descida do ataúde, foi vista uma certa mão amiga atirar sobre o caixão aquela terra polonesa que havia sido entregue a Chopin no dia em que deixara sua Pátria.


    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


    http://www.movimento.com/mostraconteudo.asp?mostra=2&escolha=12&codigo =1313
    http://www.bravissimo.hpg.ig.com.br/biografias/FChopin.htm
    http://www.terravista.pt/Enseada/3549/chopin.htm

    Emerson Guita
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Brigadão cara pelo Chopin

    funtastic
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Realmente Chopin é incrivel, uma das minhas maiores influências. Otimo texto, parabéns!

    Tigher
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Chopin, simplesmente fantástico.

    Obrigado pela ótima biografia.

    hatebreeder
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Chopin, simplesmente fantástico(2)

    valeu ae, muito boa a biografia

    karoly
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Simplesmente d+++++++!!!!!
    parabéns!!!

    eu gosto de chopin
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eh isso ae cara mandou bem com esses textos!! uma B E L E Z A !!!

    *********************************************

    eh o q eu falo!!!
    Esse era menino!!!

    grand deep pianos
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ola

    mto boa a biografia !!!!!!!
    qual vcs acham a melhor composiçao de chopin?

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Chopin, simplesmente fantástico.

    Obrigado pela ótima biografia.

    (3)

    Ouço muito \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a FRÉDÉRIC FRANÇOIS CHOPIN: GRANDE MESTRE PIANO