O Violão e a Ornamentação nas Obras de François Couperin

    Autor Mensagem
    Amadeu Rosa
    Veterano
    # nov/10


    Olá pessoal:

    Estive, nos últimos meses, envolvido em minha pesquisa sobre ornamentação barroca voltada ao violão, como exigência parcial ao término de minha graduação. Gostaria de compartilhar esse trabalho com vocês. Segue, abaixo, o resumo e o link da monografia completa. Se alguém encontrar problemas em baixar o arquivo, posso enviar por e-mail.

    amadeurosa arroba gmail ponto com

    Arquivo: http://www.4shared.com/document/Q-H5C2-G/O...ao_nas_obr.html

    Título:
    O violão e a ornamentação nas obras de François Couperin: Um estudo sobre a técnica do ornamento barroco aplicada ao violão.

    Resumo:
    Baseado no legado deixado por François Couperin, o presente trabalho propõe um estudo técnico de ornamentação barroca voltada ao violão, através da investigação e transcrição de sua tabela de ornamentação, sempre visando, como principal objetivo, a melhor compreensão e realização da arte da ornamentação barroca. O trabalho é dividido em três capítulos distintos. No primeiro capítulo, são apresentados os principais fundamentos históricos e interpretativos da música barroca, a fim de situar o leitor em uma época onde a prática da ornamentação fazia parte de uma tradição interpretativa. O segundo capítulo propõe uma transcrição para violão dos ornamentos propostos por Couperin, utilizando diferentes soluções técnicas para cada ornamento. O terceiro capítulo apresenta sugestões para a ornamentação de "Les Sylvains", que integra a primeira Ordre de peças de Couperin, escrita originalmente para cravo, tendo sempre como fonte primária as indicações deixadas por François Couperin.

    Palavras-chave: Violão, Couperin, ornamentação barroca.



    Eu gostaria também de dizer que, com o término da faculdade, estarei com alguns horários livres para dar aulas em São Paulo, Campinas e Sorocaba. Coloco-me a disposição para trabalhar com alunos de todos os níveis e também para os violonistas dispostos a trabalhar especificamente repertório de música antiga no violão. Interessados podem me procurar por e-mail.

    Abraços
    Amadeu Rosa

    aefm
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pena que sou do Rio de Janeiro, senão poderíamos realizar um trabalho juntos em música antiga. Sou flautista e estudioso do período barroco e renascentista.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Violão e a Ornamentação nas Obras de François Couperin