po que escolheram música erudita?

Autor Mensagem
renata albertin
Veterano
# set/04


Gostaria de saber, o que os levou a gostar do erudito?!
Eu acho que nunca fui muito normal, pque quando pequena já queria tocar "harpa".Lógico que o fato de meu bisavô ser maestro me influenciou. Mas eu tenho a impressão que o primeiro grande motivo era a vontade de ser diferente de todo mundo.Depois fui me encantando com a vida tragica dos compositores,etc...
Contem como começaram!!!

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Eu passei a amar musica erudita após perceber que era o estilo mais diciplinar e difícil de se estudar! ai eu comecei a estudar violão erudito (pois tocava guitarra antes) e dai então foi um caminho sem volta!!! rs

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


Há uns 06 anos atrás comecei a ficar um pouco frustrado com a música popular contemporânea, principalmente a brasileira. Já havia perdido toda a motivação em tocar meu violãozinho. Estava cansado de ficar somente harmonizando e cantando as mesmas músicas em festas, churrascos, bares. Quando saía alguma música bonita, eu a pegava de ouvido e aumentava assim meu repertório. Até que comecei a não querer aprender mais. Cada música nova que saía, eu a achava horrível e fui ficando desatualizado, tocando só músicas mais antigas. Nesta época eu não tinha a mínima noção sobre partituras ou tablaturas. Entendia somente de harmonia, construção de acordes etc...
Até que me lembrei de um camarada que conheci em 1987. A gente sentava na portaria do prédio em que ele morava e ficava tocando violão. Eu tocava o popular e ele o clássico. Na época eu ficava boquiaberto quanto ele executava a Bachianinha N°1. Daí pensei: Putz...esse tempo todo de violão e eu nem sei ler partitura. Corri atrás do tempo perdido e comprei o Método Iniciação ao Violão. Fui aprendendo progressivamente e como já não gostava de cantar mesmo, fui gostando mais ainda do violão clássico, por ser instrumental. Hoje em dia tenho 18 anos de violão, onde 05 anos são de violão clássico e 13 de violão popular. Confesso que não guardei nenhuma música de cabeça, das que eu tocava antigamente. Larguei a MPB, a Bossa, o pop-rock de lado pra me dedicar somente ao clássico. E acho que vai ser difícil de mudar....:D

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Legal em Majíd!! é isso ai!! vamos dar prosseguimento e valor na obras dos grandes compositores, aqueles que merecem ter suas obras tocadas realmente!!

Muito legal sua experiencia!

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


Balbino Junior

Pois é Balbino, temos que dar o devido valor mesmo e quando lembro do tempão que eu perdi, me dá uma certa agonia...hehehe...eu poderia ser muito melhor hoje em termos de técnica e de conhecimentos teóricos, se tivesse estudado desde o início e me dedicado exclusivamente ao violão clássico. O violão popular também tem a sua beleza, mas na minha opinião, nada se compara ao clássico.

Amplexos

Amy Lee
Veterano
# out/04
· votar


Eu(apesar no nick), adoro música erutida.Começei a gostar de música erudita quando entrei no coral do colégio onde estudo.A forma como se trabalha com a música erudita é espetacular!

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar


Meu pai comprou uma coleção de vinis de música erudita antes de eu nascer. Foi o primeiro tipo de música que eu escutei. Fui vacinado cedo.

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


SoldierOfFear

Hehehe...e esta vacina protege a vida inteira, contra todas as doenças modistas que se desenvolvem em nosso país...

arthur_trance
Veterano
# out/04
· votar


Sem dúvida eu tive um poquinho de influência de meus amigos ( a maioria é músico).
Mas pra mim o melhor da música erudita é q ela sempre será presente mesmo sendo ou não moda.
Rock, tecno, Britney ou Avril, entram e saem de foco,mas a música erudita data de séculos e sempre permanece.

overtures shiva
Veterano
# nov/04
· votar


Queria tocar bem e entender o que eu estava fazendo, fico triste de naum ter comecado mais cedo.

Ken Himura
Veterano
# nov/04
· votar


Poxa, não sei bem como aconteceu. Parecia que alguém me chamava...aí eu caí de cabeça nesse estilo e é o que tem mais músicas que eu gosto...

Igor Martins
Veterano
# nov/04
· votar


Hehehe...e esta vacina protege a vida inteira, contra todas as doenças modistas que se desenvolvem em nosso país...
Foi isso q me salvou então!! hehehe

Meu primeiro CD foi As Quatro Estações de Vivaldi

Legal q eu tinha uns 9 anos, e foi por vontade própria.
Uma vez um tio meu, deixou de madrugada gravando um concerto,
e depois olhei e adorei. Dai abandonei o rádio hehehehehe

E foi antes mesmo do The Dark Side of The Moon do Pink Floyd!! Mas eu não escuto soh isso, adoro a mistura de erudito com rock/metal

Emerson Guita
Veterano
# nov/04
· votar


Eu gosto do erudito por ser algo muito completo, o instrumental transforma sentimentos abstratos em algo mais concreto, e é aí que está a beleza das artes, principalmente música

GIRL_ROSSDALE
Veterano
# nov/04
· votar


adoro a mistura de erudito com rock/metal

Konkordo, fik mto f*

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


GIRL_ROSSDALE
Nao vi isso ainda acontecer de maneira satisfatoria!

o Q vejo sao esculhambaçoes com a musica erudita por pessoas q se metem em campo onde nao dominam! hehehehhe!

Matheus_Strad
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino:

Gosto do jeito como defende seus pontos de vista!!! Não que seja contra ou a favor, apenas acho interessante!!! hehehehehhehehehe

Abraço.

Igor Martins
Veterano
# nov/04 · Editado por: Igor Martins
· votar


Balbino Junior
qual é cara...

Musica é um sentimento exposto, não matemática...

Uma coisa é vc levar a sério, outra coisa é ser extremo, fazer como se fosse algo calculado, sem ter flexibilidade alguma.

Todos sabem q vc ODEIA Angra, Malmsteen, o Yamandu Costa (esse tenta gravar erudito, outra historia)e outros... mas não vem ao caso.

Como é mistura, e não é propriamente erudito, eles tem direito a modificar, agora, se gosta isso é outra coisa.

Se eles falassem "isso é erudito", bom dai ia ser uma longa história... iam ter diminuir a distorção, ia ser impossivel tocar assim, pq. se forem fazer mais de uma voz ferra tudo e etc.etc. pq. modificam mesmo, essa é a intenção.


E NAO, nao toh postando para ser mais um mala q persegue :P

Manohai
Veterano
# nov/04
· votar


renata albertin

- Eu comecei a escutar Música Clássica por influência do meu pai. Não sei com que idade eu ouvi pela primeira vez este estilo de música, eu acho que escuto desde que nasci.
Meu pai até hoje possui uma vasta coleção de discos clássicos de vinil em perfeitas condições (pena que o nosso "toca discos" não esteja tão bom...).
Meus compositores prediletos são os da música barroca, Bach e Haendel principalmente.
-------------------

Igor Martins

- Eu já escutei versões de músicas tocadas por algumas bandas de rock acompanhadas por orquestras e não gostei muito do resultado...
Uma versão orquestrada de rock só fica boa, quando ela é totalmente refeita, obedecendo, assim, aos moldes do Estilo Clássico, ou seja, quando a música é executada utilizando-se somente instrumentos eruditos e, se necessário for, canto coral.

onipotente
Veterano
# nov/04
· votar


Caras... Eu sei q tem um monte de livros q ensinam a ler partituras, mas por favor me digam o nome do LIVRO que é melhor pra aprender partitura.
E pra aprender musica herudita, qual outro livro q vcs indicam?
Valeu

Igor Martins
Veterano
# nov/04
· votar


Manohai

Obrigado, era +- o q estava tentando dizer, creio q nao fui muito claro.

Pois são duas coisas diferentes, ter ELEMENTOS de eruditos, e TOCAR música erudita. O q acontece, é q qdo caras do rock/metal tocam essas músicas, teoricamente preservando a original, acabam modificando varias coisas, q desagrada os que estudam realmente musica erudita.

Agora, ter um estilo com elementos eruditos, se tem liberdade, se a banda é de metal, é esse o estilo, então tem q haver uma modificação para ser metal.


Nao vi isso ainda acontecer de maneira satisfatoria!

Nem todos "esculhambam". A uns tempos escutei Toccata em Dm de Bach pelo Cirith Ungol, e eles respeitaram, na minha opinião... diferente d varias bandas q já regravaram outras músicas eruditas, e no meio começam modificações, como acelerar tempo, solos virtuosos, etc. etc.. .

No final acabam saindo da musica erudita, acaba simplesmente sendo rock/metal.

Independente disso gosto da tanto de musicas como elementos, qto essas versões.

Tuarelli
Veterano
# nov/04 · Editado por: Tuarelli
· votar


Eu, pelo menos até hj, não comecei um estudo especificamente da música erudita, mas desde cedo fui acostumado com rock. Depois, quando conheci o Malmsteen, fiquei fascinado. Daí quando pesquisei mais sobre ele, descobri as origens, e comecei a ouvir isso. Daí qnd descobri minha paixão pela música clássica, descobri que aqui em casa tem uma PENCA, PENCA mesmo de cds e vinis de música clássica. Comecei com Vivaldi, daí Stravinsky. Depois conheci o Tchaikovsky. Aí eu realmente vi o quão fascinante é esse universo.
Como eu disse, desde cedo comecei a gostar de rock, comecei com Beatles, depois Hendrix. Depois comecei a ouvir música clássica. Depois, me mudei pra um lugar um pouco mais na periferia, e passei a viver aquela realidade de hip hop, rap, pagode, funk e principalmente música brega/sertaneja, o que acho que mudou meus conceitos musicais. Pegar van todo dia, durante 3 anos e ouvindo música brega nas viagens mudou minha forma de pensar em relação à música.
E, mudando completamente o assunto do tópico, percebi que isso de descriminação musical vem desde cedo, algo como: Eu sou superior à minha empregada. Logo, a música que ouço é superior à que ela ouve. E é por isso que hoje vc pode julgar a pessoa economicamente, culturalmente, seu jeito de pensar, de agir, só pelo tipo de música que ela ouve. Acabaram formando-se "tribos" sociais que hoje, separamos pelo estilo musical.
(pronto! acabei o texto desvirtuando o tema do tópico)
ahuHEaIEAIhei

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# nov/04
· votar


Eu gostava dos layers ou strings do teclado, sabe aqueles fundos musicais que dão um som bonito, e fui ver de onde realmente vinha, e acabei vendo bastante sobre música erudita, que com certeza é uma das mais belas artes do mundo.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Igor Martins

Blz cara! hehehehe!


onipotente
Cara ja respondi isso em outros dois topicos pra vc!!!
Cara o mais simples pratico e divertido de estudar de cara assim leitura é o Livro de Teoria Musical (uma abordagem pratica) da Mariza Ramirez 6ª edição!

Tem na Free Note e vem com cd!

Abraços!

Ken Himura
Veterano
# nov/04
· votar


Musica é um sentimento exposto, não matemática...
Bom, isto está meio errado. Apesar da música ser um sentimento, sempre vai estar ligada à matemática. A matemática está em tudo. Não que para tocar você precisa dominar a matemática, mas tendo conhecimentos vastos em várias áreas, nesse caso não só a matemática, vai te fazer um músico melhor...

Nao vi isso ainda acontecer de maneira satisfatoria!
Bom cara hehehe...gosto é gosto. A banda do meu professor de piano clássico tem uma pegada assim. Procure ouvir algumas coisas deles e talvez você goste ;D

O nome da banda é Allegro.

Igor Martins
Veterano
# nov/04
· votar


Himura-San!!

Desculpa, eu nao quero ser chato, mas assim. Tudo bem, a parte teórica, composição, claro q tem lógica matemática, assim como qse tudo na vida. Até, talvez o q melhor definiria isso tudo seria simplesmente a chamada "razão".

Mas, se for deixar por esse lado, apenas o lado exato, a música deixa de existir, sabe, fica aquele cara sentado quieto, lê a partitura, toca tudo certo, nao erra nada, e nao tem emoção alguma.

Prefiro um Slash q só sabe pentas e faz solos com muito feeling. Claro, q depois d um tempo eu tenho certeza q ele estudou, nao vou acreditar nessa d q ele NUNCA estudou...

tah, tah chega heheheh isso nao convém,

mas é algo assim q quero dizer, o lado racional deve sempre existir, mas não ao ponto de suprimir o emocional

Ken Himura
Veterano
# dez/04
· votar


mas é algo assim q quero dizer, o lado racional deve sempre existir, mas não ao ponto de suprimir o emocional
mas é isso q eu tô tentando falar hehehe

na música clássica isso não acontece...

Igor Martins
Veterano
# dez/04
· votar


mas é isso q eu tô tentando falar hehehe

hehehehehehehehehe blz Rurouni

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


Ken Himura
na música clássica isso não acontece...

Viajou de novo!!!! A musica classica é a forma mais perfeita de expressao mane!! Tanto q é universal!!! Diferente dessas bandinhas q conseguem atingir no maximo um grande grupo de desmiolados!

heheheh!

Igor Martins
Veterano
# dez/04 · Editado por: Igor Martins
· votar


Balbino Junior
Ken Himura

Estamos falando (creio eu) q absolutamente a mesma coisa hheheheheh


mas é algo assim q quero dizer, o lado racional deve sempre existir, mas não ao ponto de suprimir o emocional
mas é isso q eu tô tentando falar hehehe
na música clássica isso não acontece...


...ou seja, na musica erudita nao acontece d suprimir o lado emocional pela técnica. É isso Ken Himura????

Eu nao vou generalizar... isso é extremamente relativo, vc pode escutar a musica e nao sentir nada, ou achar incrível.
Mas com o trabalho q é fazer uma música no molde erudito, até onde sei sempre se tem cuidado com o q seria a reação de quem for escutar, assim gerando varias vezes algum tipo de emoção ao escutar

Ana Melo
Veterano
# dez/04
· votar


Sempre gostei de musica! Apesar de ter apenas 16 anos posso dizer que entendo um pouco mais q boa parte das pessoas quando o assunto eh musica.

Comecei a estudar teoria musical antes msm de começar a tocar... fiz aulas de teoria e percepçaum por 2 anos e meio e soh entaum comecei as aulas de flauta (transversal)... terminei o curso de teoria (total de 3 anos) e fiz um ano de harmonia musical... continuo na flauta (jah faz tres anos q toco) mas estou ha um ano sem nenhuma aula teorica de musica... mas quero continuar a harmonia, soh naum consigo encontrar um professor disposto a me dar aulas particulares compativeis com a minha mesada!!! hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a po que escolheram música erudita?