O que e musica erudita

Autor Mensagem
FullMetal Sith
Veterano
# jul/05


sei que a pergunta pode ser meio besta mas so realmente desinformado então quem puder de uma ajuda

Computer Phantom
Veterano
# jul/05
· votar


FullMetal Sith
Música Clássica.

bebel vieira
Veterano
# jul/05
· votar


exemplo: Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Vivaldi...

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


FullMetal Sith
a famosa música clássica (embora, eu, PESSOALMENTE, discorde)

Seria basicamente o que não é música popular (o que não necessariamente remete à popularidade), nem jazz, nem música folclórica (embora muita música folclórica tenha servido de inspiração aos eruditos)

ela é dividida em alguns períodos, como

Medieval (até +- séc XIV, utilização de modos, sem acidentes - sustenidos ou bemóis)
Renascimento (princípio do contraponto)
Barroco (meu favorito, séc. XVII até 1750, terminando com a morte de J. S. Bach, criou-se o sistema tonal maior/menor que usamos até hoje)
Classicismo (1750-1810)
Romantismo (séc XIX, os compositores passaram a escrever música para agradar a si mesmo, e não à príncipes ou patrocinadores ricos à quem eram ligados)

e com certeza tem outros, mas eu não me arrisco, pois estaria falando sem saber.

Juliano de Oliveira
Veterano
# jul/05
· votar


Existem 3 universos musicais bem distintos: o universo da música erudita (música com forte vínculo às correntes intelectuais da época a q pertence.É uma música muito bem estruturada e além disso, sua estrutura é bem complexa, acima, nos outros posts vc tem exemplos de música clássica); o universo da música popular (pertencente à certa região ou povo, sempre tem seu lugar de origem e representa as mais puras manifestações artísticas da população a q pertence, ex: bossa nova, samba, tango, salsa, etc...); o último universo seria o da música de entretenimento (toda a música composta de acordo com estratégias de marketing e atrelada ao capitalismo, de certa forma, é uma música pobre e sem poeticidade.Ex: músicas da XUXA, Latino, Rouge,enfim, quase td q está na mídia...)
Além desses universos, podemos citar dois universos paralelos, o da música de cinema e da música sacra.

Leandro Gardini
Veterano
# jul/05
· votar


Humm , bela definição Juliano!!!

visite www.pacificocean.com.br

gustavorino
Veterano
# jul/05
· votar


E qual a diferença entre musica classica e musica erudita?

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


gustavorino
a maioria diz que são sinônimos, mas eu, pessoalmente não concordo, e uso "música clássica" pra designar música feita no período (ou que se encaixe no período) Clássico. W. A. Mozart é o maior expoente desse período.

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


gustavorino
música clássica é erudita, mas música erudita, não necessariamente é clássica (pode, por exemplo, ser barroca)

Juliano de Oliveira
Veterano
# jul/05
· votar


É, realmente eu me equivoquei ao me referir à música erudita chamando-a de música clássica.Tmb ñ acho correta essa designação...

focaliza
Veterano
# jul/05
· votar


villa lobos

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


Juliano de Oliveira
_o/

pelo menos não sou o único.

B. Watters
Veterano
# mai/08
· votar


Bom pessoal, li a maioria das postagens aqui!

Mas ainda tenho uma dúvida...


Disseram que, música erudita existe em diversas "formas"...
A Clássica, a Barroca, etc!

Mas então, de acordo com meu conhecimento histórico, deve existir uma música Erudita Iluminista e algum tipo de Contemporânea também!!

Estou errado?

Existe ou não?

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


B. Watters
não é bem assim.
a denominação dos períodos não é igual na historia e na musica, assim como não é na literatura, nas artes plasticas, arquitetura, filosofia, etc.
muitos deles coincidem, como por exemplo o classico e o barroco, que existem tanto pra artes quanto pra musica, e pra literatura.
mas alguns não.

iluminismo não foi exatamente um periodo, mas uma corrente de pensamento. e houve sim uma musica erudita relativa a esta corrente de pensamento, assim como houve uma arquitetura relacionada, mas não necessariamente com este nome.

enfim, não sei o suficiente de historia pra esclarecer exatamente, mas acho que deu pra entender mais ou menos ne?

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


O Iluminismo é um período amplo do pensamento humano, em seu interior acontecem movimentos como o Romantismo, que é também um movimento musical, e não só filosófico e literário.
Mais para o final do século XIX temos o Impressionismo (apelidado com o mesmo nome do análogo movimento ) onde Fauré e Debussy são as maiores expressões.

No século XX temos:

Dodecafonismo (Schoenberg, Webern)
Concretismo (Pierre Schaeffer)
Musica Eletrônica (Stockhausen)

pós anos 50:

Musica espectral
Musica Eletroacústica
Minimalismo
Maximalismo
Nova Complexidade

Seculo XXI:

Musica Contemporânea
Musica Eletroacustica

B. Watters
Veterano
# mai/08
· votar


Ricnach

Mas o que seria (Banda, Artista, Grupo) na sua opinião música erudita contemporânea?

Na minha opinião (talvez esteja errada), a música New Age pode ser considerada erudita!

Será?

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Mas o que seria (Banda, Artista, Grupo) na sua opinião música erudita contemporânea?
Compositores atuais, ué.

Marlos Nobre, Phillip Glass, Ligeti, Steve Reich, Stockhausen, Edino Krieger etc.

B. Watters
Veterano
# mai/08
· votar


Compositores atuais, ué.


Não entendi...

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


B. Watters

Compositores atuais= compositores vivos, e ou muito recentemente mortos, em suma, da nossa época.

TG Aoshi
Veterano
# mai/08
· votar


B. Watters
Na minha opinião (talvez esteja errada), a música New Age pode ser considerada erudita!

Infelizmente isso não tem nenhum fundamento

B. Watters
Veterano
# mai/08
· votar


Infelizmente isso não tem nenhum fundamento

Por isso mesmo disse que podia estar errada!!!!

_music_4_ever_
Veterano
# jul/08
· votar


Ricnach
Nova Complexidade

Nunca ouvi falar nessa corrente...Em que consiste?

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


erudito é um tipo de musica ñ é um tempo historico

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


canto gregoriano é musica erudita e foi feita muito antes de musica classica!!

Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


tem gente que chama ainda de "música acadêmica", mas soa muito como "música de cultos, de elite" e pega mal
música clássica é a música do período clássico, e o termo "erudito" também não é flor que se cheire...

_music_4_ever_
Veterano
# jul/08
· votar


pablo guibérrtô
erudito é um tipo de musica ñ é um tempo historico

mas está relacionado com o tempo histórico.

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


_music_4_ever_
estar relacionando e ser o proprio tem uma sutil diferença concorda???

_music_4_ever_
Veterano
# jul/08
· votar


pablo guibérrtô
estar relacionando e ser o proprio tem uma sutil diferença concorda???

sim....mas quem disse ke era o próprio?

Chespirito
Veterano
# jul/08
· votar


As músicas clássicas e eruditas nunca fazem sucesso em lugar nenhum.

Ken Himura
Veterano
# jul/08
· votar


As músicas clássicas e eruditas nunca fazem sucesso em lugar nenhum.
Falou o grande sábio da música. =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que e musica erudita