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algol_i Veterano |
# set/07 · Editado por: algol_i
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Sobre o tópico O que faz o maestro?: "Um maestro não precisa ser um músico, mas pode ser que seja." S. Celibidache, citado por L.A.Giron in Celibidache e o fim da história da Regência
http://www.youtube.com/watch?v=2XpupR-z2wI&mode=related&search= http://www.youtube.com/watch?v=EMN4-BkXiBc&mode=related&search= http://www.youtube.com/watch?v=j1LK6la5THA&mode=related&search=
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edufaria Veterano |
# nov/07
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Tópico muito útil!!!!!!!!!!!! Legal mesmo _____________________ ALguem se possivel poderia postar a explicação dos termos de uma partitura??
No meu caso eu estou com dúvida sobre a ligadura, mas poderiam incrementar com varios outros. Acho q ficaria interessante.
bem minha dúvida é a seguinte. em uma sequencia de notas, a ligadura esta ligando a primeira à ultima.
ex: dó la la si re mi fa , e o arco da ligadura começa no dó e termina no Fa.... Como que se deve tocar? (no meu caso é no PIANO)
MUito grato desde Já! !!!!!!!!!!!!! Abraços!
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Ken Himura Veterano |
# nov/07
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dó la la si re mi fa , e o arco da ligadura começa no dó e termina no Fa.... Como que se deve tocar? (no meu caso é no PIANO É uma questão de lógica, vamos pensar:
A ligadura faz com que todas as notas soem como se estivessem uma emendada na outra.
Se fosse num instrumento de arco, seria uma arcada só para todas as notas; Se fosse um sopro, seria um fluxo contínuo de ar que você deveria soprar pra fazer todas as notas.
Já que é no piano, uma nota tem que soar antes da outra abafar - para isso, você deve tocar uma tecla antes de soltar completamente a outra. Isto cria o efeito de ligado.
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edufaria Veterano |
# dez/07
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Muito obrigado novamente Ken!
Mas agora surgiu uma outra dúvidazinha... NO começo de algumas partituras ao lado das claves, as vezes tem varios sutenidos ou varios "bemóis"... como isso funciona?
é para subir/descer meio tom pra cada figura que apareça? pq nao escreveu logo ao decorrer do pentagrama?
=)!
obrigadao desde Já!!!!
Abraços!
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Khronos Veterano |
# dez/07
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edufaria Isso é chamado armadura de clave. Serve para manter a escala da tonalidade em questão iguala de dó maior(se for em tom maior) ou de lá menor( se for tom menor) Por exemplo, na escala de sol maior o fá fica com um sustenido. Então, todo fá ao longo da música vai ser um fá# a n ser q seja indicado algo diferente. Um bequadro ou bemol no caso. E bem, quanto a não escrever ao longo da música. Imagine você uma música em Dó# Maior. Todas as notas teriam um Sustenido. Se você for colocar em todas, ia ficar com muita poluição visual. A armadura antes de mais nada é pra facilitar a leitura deixando a partitura mais limpa =p Espero n ter ficado confuso XD~~
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edufaria Veterano |
# dez/07
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HUmm ... QUaaasse entendi Khronos =)!
acho q só não entendi tudo pq eu ainda não manjo nada de escala...
mas ja deu para ter uma ideia ... e eu ainda dei umas fuçadas no encore aki e fiquei vendo as diferenças das armaduras
VLw Khronos!
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Khronos Veterano |
# dez/07
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edufaria Nada. Tem umas coisas boas no wikipédia. Dá uma procurada que talvez te ajude também.=]
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cuma Veterano |
# jan/08
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poxa, estou estudando violao classico e aprendi mto com esse topico, principalmente em relação ao significado de sonata, capricho entre outros ( perguntei ao meu professor qual a diferença entre orquestra sinfonica e filarmonica e ele naum me respondeu )
abraços
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_music_4_ever_ Veterano |
# mar/08
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cuma perguntei ao meu professor qual a diferença entre orquestra sinfonica e filarmonica e ele naum me respondeu
A diferença é simples! :)
A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão e pertence a uma instituição privada.
A Orquestra sinfónica tem por base os intrumentos de corda (violinos, violas de arco, violoncelos, contrabaixos) e inclui também intrumentos de sopro e percussão. Por vezes, adiciona-se um piano, uma harpa ou um órgão (o piano e o órgão como solistas, a harpa pode actuar tanto como solista como sem ser). Costuma ter grandes dimensões em relação à filarmónica, dependendo da sua importância e influência no meio artístico.
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Khronos Veterano |
# mar/08
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_music_4_ever_ Certeza que só sopro? Tive um professor por poquissimo tempo que tocava em uma filarmonica e ele toca violino... Ou ele falou uma tremenda besteira ou, enfim.. Desculpe se for uma pergunta imbecil, tendo em vista que você já explicou rsrs
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_music_4_ever_ Veterano |
# mar/08
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Khronos Certeza que só sopro?
bem, tem aki no sítio onde moro uma filarmónica ke tem 1 contrabaixo, mas é só usado nos concertos e já é considerada semi-sinfónica. Pelo ke tenho visto a maioria das filarmónicas inclui só sopros e percussão, dependendo da sua importância.
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Khronos Veterano |
# mar/08
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_music_4_ever_ Interessante isso... ^^ E impressão minha ou é de Portugal?
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Ken Himura Veterano |
# mar/08
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Na verdade, hoje em dia sinfônica e filarmônica é a mesma coisa. Antigamente, sinfônica era de músicos profissionais e filarmônica era de músicos amadores, amantes da música.
A diferença hoje é que sinfônica recebe dinheiro público e a filarmônica se mantém somente por dinheiro privado.
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_music_4_ever_ Veterano |
# mar/08
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Khronos Interessante isso... ^^ E impressão minha ou é de Portugal?
sou sim :)
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_music_4_ever_ Veterano |
# mar/08
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Ken Himura A diferença hoje é que sinfônica recebe dinheiro público e a filarmônica se mantém somente por dinheiro privado.
é basicamente isso, dependendo dos sítios...
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fernando tecladista Veterano |
# mar/08
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A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão
então é "banda filarmônica"
banda = sopro e percussão, algumas com contrabaixo acustico, porque baixo com notas longas em tuba não dá a mesma "liga" orquestra= percussão, sopro e cordas
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filarmônica = dinheiro da iniciativa privada (empresas particulares) sinfônica = dinheiro do governo (municipal, estadual, federal)
mas algumas sinfônicas acabam tendo ajuda de um grupo de patrocinadores
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_music_4_ever_ Veterano |
# mar/08
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fernando tecladista
pois...deves ter razão...
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IgorSPN Veterano |
# mai/08
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O Pianista
Hei, esse é meu instrumento também, piano!
Aqui! topico legal esse hein! tá bombando! Vou aproveitar e deixar uma dúvida aqui tbm...
Eu recebi um e-mail falando de um concurso de composição. Nele fala que a instrumentação usada deve estar dentro do seguinte parâmetro:
3333-4331-tmp+3-hp-cel/pno-cds
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_music_4_ever_ Veterano |
# jun/08
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IgorSPN Eu recebi um e-mail falando de um concurso de composição. Nele fala que a instrumentação usada deve estar dentro do seguinte parâmetro:
3333-4331-tmp+3-hp-cel/pno-cds
Bem, eu não tenho a certeza sobre o que vou responder, mas como mais ninguém responde, cá vai...
os 3333 são o nº de instrumentos no naipe de cordas, ou seja 3 1ros violinos, 3 2ºs violinos, 3 violas e 3 violoncelos. de resto não sei...só sei que essa combinação também inclui piano (pno).
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Ken Himura Veterano |
# jun/08
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3333-4331-tmp+3-hp-cel/pno-cds Padrão de instrumentação:
sopros - metais - percussão - cordas. O separador é o hífen. Nesse exemplo aí:
3 flautas, 3 oboés, 3 clarinetes, 3 fagotes
4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba
tímpano + 3 percussões
harpa
celesta ou piano
cordas.
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Dogs2 Veterano |
# jun/08
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_music_4_ever_ A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão
mas hein
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Pacco Veterano |
# ago/08
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Olá, pessoal. Ouvindo falar de orquestra sinfônica e filarmônica... Resolvi escrever uma peça para ambas. O problema é que não acho nenhuma e nem outra para executar a mesma. Uma obra tem sua característica própria de ser. Por mais que tentemos transpor para outros instrumentos, isso só vai tirar a beleza da obra original. Acredito que uma música tem sua própria "personalidade", sua instrumentação como um todo. Não tenho a pretensão de ser um revolucionário, até porque, revolução é uma coisa, inspiração, outra. Com toda humildade... O que estou tentando fazer? Unir as duas hierarquias numa só, ou, isso simplesmente seria uma utopia?
Desde já meus agradecimentos.
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_music_4_ever_ Veterano |
# set/08
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Pacco Com toda humildade... O que estou tentando fazer? Unir as duas hierarquias numa só, ou, isso simplesmente seria uma utopia?
não acho isso de todo impossível...é como as obras dos românticos para 2,3,4 coros e orquestra sinfónica....Já ouviu falar da Sinfonia dos Mil? Creio que era de Berlioz. Foi escrita para mil executantes...
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Ken Himura Veterano |
# set/08
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_music_4_ever_ É de Mahler, a 8ª sinfonia.
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_music_4_ever_ Veterano |
# set/08
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Ken Himura É de Mahler, a 8ª sinfonia. aah...Obrigada! Já sei mais uma coisa! rsrs
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Largo - 30 a 50 Larghetto - 50 a 60 Lento - 60 a 70 Adagio - 70 a 80 Adagietto - 80 a 90 Andante - 90 a 100 Andantino - 100 a 110 Moderato - 110 a 120 Allegretto - 120 a 130 Allegro - 130 a 140 Vivace - 140 a 160 Presto - 160 a 180 Prestissimo - 180 a 200
alguém sabe citar algumas peças com esses andamentos?
Abraço
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jacare_sax Veterano |
# dez/08
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Acho que ninguém nunca viu um concerto de uma das melhores orquestras do mundo. A Orquestra Filarmônica de Berlin tem violinos, violas, cellos contrabaixos, sopros, percussão. A diferença é somente que filarmônica é mantida por instituições privadas e a sinfônica por órgãos púbicos.
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Ken Himura Veterano |
# dez/08
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A Orquestra Filarmônica de Berlin tem violinos, violas, cellos contrabaixos, sopros, percussão. Todas as orquestras do mundo têm isso. o.o
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Dórico Veterano |
# abr/09
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Tb não entendi o.O!!
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_music_4_ever_ Veterano |
# ago/09
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Dórico Tb não entendi o.O!!
o fernando tecladista explicou lá em cima
A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão
então é "banda filarmônica"
banda = sopro e percussão, algumas com contrabaixo acustico, porque baixo com notas longas em tuba não dá a mesma "liga" orquestra= percussão, sopro e cordas
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filarmônica = dinheiro da iniciativa privada (empresas particulares) sinfônica = dinheiro do governo (municipal, estadual, federal)
mas algumas sinfônicas acabam tendo ajuda de um grupo de patrocinadores
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