【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita

Autor Mensagem
algol_i
Veterano
# set/07 · Editado por: algol_i
· votar


Sobre o tópico O que faz o maestro?: "Um maestro não precisa ser um músico, mas pode ser que seja." S. Celibidache, citado por L.A.Giron in Celibidache e o fim da história da Regência

http://www.youtube.com/watch?v=2XpupR-z2wI&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=EMN4-BkXiBc&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=j1LK6la5THA&mode=related&search=

edufaria
Veterano
# nov/07
· votar


Tópico muito útil!!!!!!!!!!!!
Legal mesmo

_____________________
ALguem se possivel poderia postar a explicação dos termos de uma partitura??

No meu caso eu estou com dúvida sobre a ligadura, mas poderiam incrementar com varios outros. Acho q ficaria interessante.

bem minha dúvida é a seguinte.
em uma sequencia de notas, a ligadura esta ligando a primeira à ultima.

ex:
dó la la si re mi fa , e o arco da ligadura começa no dó e termina no Fa....
Como que se deve tocar?
(no meu caso é no PIANO)

MUito grato desde Já! !!!!!!!!!!!!!
Abraços!

Ken Himura
Veterano
# nov/07
· votar


dó la la si re mi fa , e o arco da ligadura começa no dó e termina no Fa....
Como que se deve tocar?
(no meu caso é no PIANO

É uma questão de lógica, vamos pensar:

A ligadura faz com que todas as notas soem como se estivessem uma emendada na outra.

Se fosse num instrumento de arco, seria uma arcada só para todas as notas;
Se fosse um sopro, seria um fluxo contínuo de ar que você deveria soprar pra fazer todas as notas.

Já que é no piano, uma nota tem que soar antes da outra abafar - para isso, você deve tocar uma tecla antes de soltar completamente a outra. Isto cria o efeito de ligado.

edufaria
Veterano
# dez/07
· votar


Muito obrigado novamente Ken!

Mas agora surgiu uma outra dúvidazinha...
NO começo de algumas partituras ao lado das claves, as vezes tem varios sutenidos ou varios "bemóis"...
como isso funciona?

é para subir/descer meio tom pra cada figura que apareça? pq nao escreveu logo ao decorrer do pentagrama?

=)!

obrigadao desde Já!!!!

Abraços!

Khronos
Veterano
# dez/07
· votar


edufaria
Isso é chamado armadura de clave. Serve para manter a escala da tonalidade em questão iguala de dó maior(se for em tom maior) ou de lá menor( se for tom menor)
Por exemplo, na escala de sol maior o fá fica com um sustenido. Então, todo fá ao longo da música vai ser um fá# a n ser q seja indicado algo diferente. Um bequadro ou bemol no caso.
E bem, quanto a não escrever ao longo da música. Imagine você uma música em Dó# Maior. Todas as notas teriam um Sustenido. Se você for colocar em todas, ia ficar com muita poluição visual. A armadura antes de mais nada é pra facilitar a leitura deixando a partitura mais limpa =p
Espero n ter ficado confuso XD~~

edufaria
Veterano
# dez/07
· votar


HUmm ...
QUaaasse entendi Khronos =)!


acho q só não entendi tudo pq eu ainda não manjo nada de escala...

mas ja deu para ter uma ideia ... e eu ainda dei umas fuçadas no encore aki e fiquei vendo as diferenças das armaduras

VLw Khronos!

Khronos
Veterano
# dez/07
· votar


edufaria
Nada. Tem umas coisas boas no wikipédia. Dá uma procurada que talvez te ajude também.=]

cuma
Veterano
# jan/08
· votar


poxa, estou estudando violao classico e aprendi mto com esse topico, principalmente em relação ao significado de sonata, capricho entre outros ( perguntei ao meu professor qual a diferença entre orquestra sinfonica e filarmonica e ele naum me respondeu )

abraços

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


cuma
perguntei ao meu professor qual a diferença entre orquestra sinfonica e filarmonica e ele naum me respondeu

A diferença é simples! :)

A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão e pertence a uma instituição privada.

A Orquestra sinfónica tem por base os intrumentos de corda (violinos, violas de arco, violoncelos, contrabaixos) e inclui também intrumentos de sopro e percussão. Por vezes, adiciona-se um piano, uma harpa ou um órgão (o piano e o órgão como solistas, a harpa pode actuar tanto como solista como sem ser). Costuma ter grandes dimensões em relação à filarmónica, dependendo da sua importância e influência no meio artístico.

Khronos
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_
Certeza que só sopro? Tive um professor por poquissimo tempo que tocava em uma filarmonica e ele toca violino... Ou ele falou uma tremenda besteira ou, enfim.. Desculpe se for uma pergunta imbecil, tendo em vista que você já explicou rsrs

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


Khronos
Certeza que só sopro?

bem, tem aki no sítio onde moro uma filarmónica ke tem 1 contrabaixo, mas é só usado nos concertos e já é considerada semi-sinfónica. Pelo ke tenho visto a maioria das filarmónicas inclui só sopros e percussão, dependendo da sua importância.

Khronos
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_
Interessante isso... ^^ E impressão minha ou é de Portugal?

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Na verdade, hoje em dia sinfônica e filarmônica é a mesma coisa. Antigamente, sinfônica era de músicos profissionais e filarmônica era de músicos amadores, amantes da música.

A diferença hoje é que sinfônica recebe dinheiro público e a filarmônica se mantém somente por dinheiro privado.

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


Khronos
Interessante isso... ^^ E impressão minha ou é de Portugal?

sou sim :)

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
A diferença hoje é que sinfônica recebe dinheiro público e a filarmônica se mantém somente por dinheiro privado.

é basicamente isso, dependendo dos sítios...

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
· votar


A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão


então é "banda filarmônica"

banda = sopro e percussão, algumas com contrabaixo acustico, porque baixo com notas longas em tuba não dá a mesma "liga"
orquestra= percussão, sopro e cordas

----------------------------

filarmônica = dinheiro da iniciativa privada (empresas particulares)
sinfônica = dinheiro do governo (municipal, estadual, federal)

mas algumas sinfônicas acabam tendo ajuda de um grupo de patrocinadores

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


fernando tecladista

pois...deves ter razão...

IgorSPN
Veterano
# mai/08
· votar


O Pianista

Hei, esse é meu instrumento também, piano!

Aqui! topico legal esse hein! tá bombando! Vou aproveitar e deixar uma dúvida aqui tbm...

Eu recebi um e-mail falando de um concurso de composição. Nele fala que a instrumentação usada deve estar dentro do seguinte parâmetro:

3333-4331-tmp+3-hp-cel/pno-cds

_music_4_ever_
Veterano
# jun/08
· votar


IgorSPN
Eu recebi um e-mail falando de um concurso de composição. Nele fala que a instrumentação usada deve estar dentro do seguinte parâmetro:

3333-4331-tmp+3-hp-cel/pno-cds



Bem, eu não tenho a certeza sobre o que vou responder, mas como mais ninguém responde, cá vai...

os 3333 são o nº de instrumentos no naipe de cordas, ou seja 3 1ros violinos, 3 2ºs violinos, 3 violas e 3 violoncelos. de resto não sei...só sei que essa combinação também inclui piano (pno).

Ken Himura
Veterano
# jun/08
· votar


3333-4331-tmp+3-hp-cel/pno-cds
Padrão de instrumentação:

sopros - metais - percussão - cordas. O separador é o hífen. Nesse exemplo aí:

3 flautas, 3 oboés, 3 clarinetes, 3 fagotes

4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba

tímpano + 3 percussões

harpa

celesta ou piano

cordas.

Dogs2
Veterano
# jun/08
· votar


_music_4_ever_
A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão

mas hein

Pacco
Veterano
# ago/08
· votar


Olá, pessoal.
Ouvindo falar de orquestra sinfônica e filarmônica... Resolvi escrever uma peça para ambas. O problema é que não acho nenhuma e nem outra para executar a mesma.
Uma obra tem sua característica própria de ser. Por mais que tentemos transpor para outros instrumentos, isso só vai tirar a beleza da obra original. Acredito que uma música tem sua própria "personalidade", sua instrumentação como um todo. Não tenho a pretensão de ser um revolucionário, até porque, revolução é uma coisa, inspiração, outra.
Com toda humildade... O que estou tentando fazer? Unir as duas hierarquias numa só, ou, isso simplesmente seria uma utopia?

Desde já meus agradecimentos.

_music_4_ever_
Veterano
# set/08
· votar


Pacco
Com toda humildade... O que estou tentando fazer? Unir as duas hierarquias numa só, ou, isso simplesmente seria uma utopia?

não acho isso de todo impossível...é como as obras dos românticos para 2,3,4 coros e orquestra sinfónica....Já ouviu falar da Sinfonia dos Mil? Creio que era de Berlioz. Foi escrita para mil executantes...

Ken Himura
Veterano
# set/08
· votar


_music_4_ever_
É de Mahler, a 8ª sinfonia.

_music_4_ever_
Veterano
# set/08
· votar


Ken Himura
É de Mahler, a 8ª sinfonia.
aah...Obrigada! Já sei mais uma coisa! rsrs

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
· votar


Largo - 30 a 50
Larghetto - 50 a 60
Lento - 60 a 70
Adagio - 70 a 80
Adagietto - 80 a 90
Andante - 90 a 100
Andantino - 100 a 110
Moderato - 110 a 120
Allegretto - 120 a 130
Allegro - 130 a 140
Vivace - 140 a 160
Presto - 160 a 180
Prestissimo - 180 a 200


alguém sabe citar algumas peças com esses andamentos?

Abraço

jacare_sax
Veterano
# dez/08
· votar


Acho que ninguém nunca viu um concerto de uma das melhores orquestras do mundo. A Orquestra Filarmônica de Berlin tem violinos, violas, cellos contrabaixos, sopros, percussão.
A diferença é somente que filarmônica é mantida por instituições privadas e a sinfônica por órgãos púbicos.

Ken Himura
Veterano
# dez/08
· votar


A Orquestra Filarmônica de Berlin tem violinos, violas, cellos contrabaixos, sopros, percussão.
Todas as orquestras do mundo têm isso. o.o

Dórico
Veterano
# abr/09
· votar


Tb não entendi o.O!!

_music_4_ever_
Veterano
# ago/09
· votar


Dórico
Tb não entendi o.O!!

o fernando tecladista explicou lá em cima

A Filarmónica normalmente abarca só instrumentos de sopro e percussão


então é "banda filarmônica"

banda = sopro e percussão, algumas com contrabaixo acustico, porque baixo com notas longas em tuba não dá a mesma "liga"
orquestra= percussão, sopro e cordas

----------------------------

filarmônica = dinheiro da iniciativa privada (empresas particulares)
sinfônica = dinheiro do governo (municipal, estadual, federal)

mas algumas sinfônicas acabam tendo ajuda de um grupo de patrocinadores


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita