【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita

Autor Mensagem
Juliano de Oliveira
Veterano
# mai/05
· votar


http://www.allegrobr.com/pesquisa.php

Na verdade, suíte e sonata são duas coisas diferêntes.A princípio, a sonata era vista como sendo uma composição composta de 3 movimentos.Como o próprio nome já diz, sonata se refere a "soar", ou seja, era um gênero composto especialmente para instrumentos que sôam como violino, viola, etc, em contraposição com as tocatas, que eram obras virtuosísticas feitas para instrumentos que são(a grosso modo falando) tocados, como é o caso de õrgão, cravo, etc, e com as cantadas, que eram obras feitas para seram cantadas...A partir do final do período clássico, a suíte tomou outra forma, principalmente com Beethoven (já no começo do romantismo) e passou a se referir a uma obra composta para um ou mais instrumentos solistas, sejam eles da família das cordas friccionadas, como é o caso dos violinos ou da família das cordas percutidas, como é o caso do piano...
A suíte é um gênero tipicamente barroco. Seu nome vem do francês e significa seqüência. A suíte foi um dos gêneros instrumentais prediletos das aristocracias européias do séc. XVIII. Ela é formada por um prelúdio solene, chamado de abertura, seguido por uma série de danças características - allemande, sarabanda, polonaise, bourrée, minueto etc.Ela pode ser composta pra instrumento solista ou orquestra...
lenita

Negrin
Veterano
# jun/05
· votar


Ae galera, eu vou colocar agora 1 tópico sobre um grande nome da música barroca que, infelizmente é pouco falado!
O Cara é G.F.Telemann, o mais prolífico compositor de todos os tempos, tendo composto mais de 6000 obras. Lá vai ter vários Midis de obras raras do compositor. Confiram la!

Juliano de Oliveira
Veterano
# jun/05
· votar


Negrin
Legal...

escaravelho
Veterano
# jun/05
· votar


Villa Lobos é do modernismo ( semana de arte moderna em 1922)

Andreia Malu
Veterano
# set/05
· votar


Gostaria de ter contato com vc.
Faz um belo trabalho aki. Parabéns

erica_hotts
Veterano
# out/05
· votar


O pianista
Nossa, cara!! Adorei os resumos que vc fez!! Estão me ajudando muito! heheh!!

Caiu na prova de música da Usp "O que é Dolce?" E eu respondi "É uma notação que faz com que o músico interprete a música calmamente, docemente". Hauhauhuauhau! Será que eu falei muita besteira?? Eram os últimos minutos de prova e eu chutei isso! heheh

Mas afinal, o que é dolce??

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


erica_hotts
Vc prestou em ql USP?De Sampa ou ribeirão?

erica_hotts
Veterano
# nov/05
· votar


Juliano de Oliveira
De Sampa! (nossa, tô até com medo de responder pra vc agora, depoia da bobagem que eu coloquei na prova! daqui a pouco, é capaz que ela seja adicionada nas pérolas! heheh)
Vc prestou alguma coisa esse ano? Ou vc já faz facul?

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Eu to iniciando na partitura e to com uma duvida, agradeceria se alguem pudesse me ajudar:

Imagine a seguinte situacao: na formula do compasso, aparece um bemol em cima do que corresponderia ao Si (nao sei a denominacao que se da a isso). Dai, em determinado trecho, aparece um sinal de bequadro nesse Si. Dai, todas as notas Si, naquele compasso, seriam, tmb, restauradas ao normal?

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli
sim, não é nescessario marcar para todas as notas, isso vale até a barra de compasso, no proximo compasso volta o que está na clave

você pode ter algo parecido assim:
não clave não ter nada, aparece um # em uma nota do compasso, todas as iguais que aparecerem tam bem seram # até a barra de compasso

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


erica_hotts
nossa, tô até com medo de responder pra vc agora, depoia da bobagem que eu coloquei na prova
heuaheuae....
Ñ esquenta ñ, eu tmb escrevi muita bobagem na minha.No dia da prova eu tinha ido dormir às 5:30hs, aí fiz ela com tanto sono q nem lembro o q coloquei.Só sei q enchi muuita linguiça...
Eu faço facu na USP de Ribeirão Preto.

Fast_pick
Veterano
# jun/06
· votar


Me respondam uma coisa, existe algum senso para se compor esse tipo de música? Digo alguma regra ou sei lá, é necessário ter uma osquestra para sair perfeito?....

desde já agradeço a atenção!

Ken Himura
Veterano
# jun/06
· votar


Fast_pick
Me respondam uma coisa, existe algum senso para se compor esse tipo de música? Digo alguma regra ou sei lá, é necessário ter uma osquestra para sair perfeito?....
Sim, infinitas regras. Para isso é necessário estudo sério de harmonia e orquestração.

Ata
Veterano
# jun/06
· votar


Ken Himura
E de forma, só pra completar (e ser chato).

Na verdade, deve-se considerar mais como instruções do que regras. Tu pode saber tocar bem o teu instrumento, mas isso não te garante que tu vai compor uma obra grande e grandiosa, e ainda por cima coerente e com alguma unidade.

Ken Himura
Veterano
# jun/06
· votar


Na verdade, deve-se considerar mais como instruções do que regras. Tu pode saber tocar bem o teu instrumento, mas isso não te garante que tu vai compor uma obra grande e grandiosa, e ainda por cima coerente e com alguma unidade.
Exatamente! Pra isso servem aquelas aulas "chatas" de harmonia e orquestração xD

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


PRÉ - ROMANTISMO
Ludwig Von Beethoven (**)
Carl Maria Von Weber – Alemanha (1786 – 1826)
Franz Schubert – Áustria (1797 – 1828)
Gioacchino Rossini – Itália (1792 – 1868)

Séc XIX
ROMANTISMO
Vicenzo Bellini – Itália (1801 – 1835)
Hector Berlioz - França (1803-69)
Johann Strauss I - Áustria (1804 - 1849)
Mikhail Ivanovich Glinka - Rússia (1804 - 1857)
Felix Mendelssohn - Alemanha (1809-47)
Frederik Chopin - Polônia (1810-49)
Robert Schumann - Alemanha (1810-56)
Franz Liszt - Húngria (1811-86
Richard Wagner - Alemanha (1813-83)
Giuseppe Verdi (1813-1901)
Charles François Gounod - Rússia (1818 - 1893)
César Franck - Bélgica (1822-90)
Bedrich Smetana – Boêmia( ***) (1824-84)
Anton Bruckner - Áustria (1824-96)
Johann Strauss Jr - Áustria (1825-99)

Séc XIX
ROMANTISMO TARDIO
Johannes Brahms - Alemanha (1833-97)
Camille Saint-Saëns – Franca (1835-1921)
Max Bruch – Alemanha (1838 – 1920)
Modest Mussorgsky - Rússia (1839-81)
Peter Ilyich Tchaikovsky - Rússia (1840-93)
Edvard Grieg - Noruega (1843-1907)

PÓS - ROMANTISMO
Antonin Dvorák – Boêmia (***) (1841-1904)
Nikolai Rimsky-Korsakov - Rússia (1844-1908)
Leos Janácek – Bohemia (***) (1854-1928)
Edward Elgar - Inglaterra (1857-1934)
Giacomo Puccini - Itália (1858-1924)
Gustav Mahler - Áustria (1860-1911)

ROMANTISMO MODERNO
Richard Strauss – Alemanha (1864-1949)
Carl Nielsen - Dinamarca (1865-1931)
Jean Sibelius - Finlândia (1865-1957)
Sergei V. Rachmaninoff - Rússia (1873-1943)

IMPRESSIONISMO
Claude Debussy - França (1862-1918)
Maurice Ravel - França (1875-1937)

MODERNISMO
Arnold Schoenberg - Áustria (1874-1951)
Béla Bartók - Húngria (1881-1945)
Igor Stravinsky - Rússia (1882-1971)
Anton Webern - Áustria (1883-1945)
Edgar Varése - França (1883-1965)
Alban Berg - Áustria (1885-1935)
Sergei Prokofiev - Rússo (1891-1953)

Credo! Não sabia de metade das épocas que estão aí descritas entre o Romantismo e o Contemporâneo!lol


[i]Giovanni Palestrina

Xiii....Tou a dar esse agora em História da Música. Ao que parece ele foi muito importante para tentar convencer os do Concílio de Trento a não tirarem a polifonia da música sacra!

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


Na verdade, deve-se considerar mais como instruções do que regras. Tu pode saber tocar bem o teu instrumento, mas isso não te garante que tu vai compor uma obra grande e grandiosa, e ainda por cima coerente e com alguma unidade.
Exatamente! Pra isso servem aquelas aulas "chatas" de harmonia e orquestração xD


Eu tenho Análises e Técnicas de composição e também gostava de compôr uma peça dessa amplitude....lool Mas não me tou a ver ultrapassar esses grandes génios da música nem sequer chegar ao nível dos pequenos génios....quanto mais...embora eu goste de compôr!lol

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


erica_hotts
nossa, tô até com medo de responder pra vc agora, depoia da bobagem que eu coloquei na prova
heuaheuae....
Ñ esquenta ñ, eu tmb escrevi muita bobagem na minha.No dia da prova eu tinha ido dormir às 5:30hs, aí fiz ela com tanto sono q nem lembro o q coloquei.Só sei q enchi muuita linguiça...
Eu faço facu na USP de Ribeirão Preto.


Estão em que ano?lool

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


todas as notas Si, naquele compasso, seriam, tmb, restauradas ao normal?

sim, a partir do momento em que aparece esse bequadro até fechar o compasso.

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


Negrin
mais de 6000 obras

Tantas??

vguitar
Veterano
# jul/06
· votar


O pianista

Mto bom o topico..sou guitarrista e violonista...pretendo prestar faculdade de musica..com certeza isso vai ajudar bastante em meu conhecimento..mto obrigado :D

_music_4_ever_
Veterano
# jul/06
· votar


vguitar
pretendo prestar faculdade de musica

pois...eu também estou pensando ir para a universidade de musica...só não sei como....tou a ver o futuro muito negro....:S

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Up, para eu ler amanhã =P ...

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/06
· votar


Esse é o link do site da ECA-USP Ribeirão Preto (Departamento de música da USP de Ribeirão Preto).Nele vcs podem encontrar a prova de 2003 para download.

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/06
· votar


Ops....
O link é esse:
http://www.musica.pcarp.usp.br/

Sashsiam_2
Veterano
# nov/06 · Editado por: Sashsiam_2
· votar


Que tal uma lista com todas as "abreviações" usadas na partitura, e o que significam?

Exemplos:

- rall. = rallentando (não sei se escrevi certo): o músico vai reduzindo a velocidade

- cresc. = crescendo: o músico vai aumentando a intensidade do som

Bem, vou parar por aqui. Tem muitas indicações que eu não conheço. Agora, estou querendo saber o que se faz no tenuto

Sashsiam_2
Veterano
# nov/06
· votar


Bem, como ninguém respondia, decidi largar a preguiça e pesquisar por mim mesmo. Aqui vai uma lista das principais abreviações e termos (me desculpem se alguns já tiverem sido colocados aqui antes).

Diminuição de velocidade:
allargando = allarg.
rallentando = rall.
rilasciando = rilasc.
ritardando = ritard.
ritenendo = riten.
ritenuto = rit.
stentando = stent.
trattenuto = tratt.

Aumento da velocidade:
accelerando = accel.
affretando = affret.
animando = anim.
precipitando = precip.
stretto = stretto
stringendo = string.

Volta à velocidade primitiva:
a tempo
in tempo
comme prima
I.º tempo
tempo I.º
tempo primo

Tenuto (ten.): Quando há uma sequência de notas staccato, e, entre elas, uma nota que não é staccato, o compositor chama a atenção para aquela nota usando o tenuto, para que o intérprete não se esqueça de executar a nota em seu valor integral.

Aumento de intensidade:
aumentando = aum.
crescendo = cresc.
rinforzando = rinf.

Diminuição da intensidade:
decrescendo = decresc.
diminuendo - dim.

Diminuição simultânea da intensidade e do andamento (na verdade, não são abreviações, mas em todo caso...):
calando
morendo
perdendosi
smorzando

Caráter:
ad libitum (ad lib.) = à vontade, ao gosto do executante
agitato = agitado
apassionato (apass.) = apaixonadamente
deciso = resolutamente
divisi (div.) = dividido em grupos
dolce (dol.) = com doçura
doloroso = dolorosamente
leggiero (legg.) = com leveza, com ligeireza

Sashsiam_2
Veterano
# nov/06
· votar


O Pianista:
Qual é a diferença entre uma ópera e um musical?

pianoid
Veterano
# abr/07
· votar


Sashsiam_2
Qual é a diferença entre uma ópera e um musical?


uma ópera é uma peça de teatro cantada, um musical é um filme com algumas canções e danças interrompendo a trama a qualquer momento... :)

pianoid
Veterano
# abr/07
· votar


Negrin
Telemann, o mais prolífico compositor de todos os tempos, tendo composto mais de 6000 obras.

É o mesmo que dizer que um filme é bom pq fez milhões nas bilheterias. Compositores prolíficos em sua maioria são autores de peças curtas, sem profundidade e burocráticas, como de fato é o caso de Telemann, que aliás, era amigo pessoal do genial Bach. Em sua época, Telemann era muito mais famoso que Bach, prova de que o tempo é sempre o melhor juíz...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita