Estou velha para aprender a tocar violoncelo?

    Autor Mensagem
    myh crazy
    Membro Novato
    # jan/15


    Oi galera, eu tenho 19 anos e quero fazer aprender a tocar violoncelo e posteriormente me tornar uma profissional. Eu gostaria de opiniões imparciais, eu sei que é necessário tempo, dedicação, concentração e dinheiro mas eu estou disposta, com muito esforço e com minha idade eu chego lá???

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    myh crazy
    Chega, até mais velha inclusive...

    É cheio de exemplos na história pessoas que viraram grandes músicos começando bem tarde, mesmo, 19 anos acredite é pouco

    myh crazy
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    É cheio de exemplos na história pessoas que viraram grandes músicos começando bem tarde, mesmo, 19 anos acredite é pouco
    Quais pessoas por exemplo começaram tarde e viraram grandes músicos???

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    myh crazy
    se você quer ser profissional, vai ter que treinar como uma profissional, horas de treino técnico, teórico, etc.. se você está preparada pra isso, a idade é quase irrelevante.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    myh crazy
    Quais pessoas por exemplo começaram tarde e viraram grandes músicos???

    Depende do que você considera um "grande músico".

    Aqui no fórum temos um usuário que é músico erudito e que na minha concepção, é um grande músico, além de viver apenas de música. É o makumbator. Ele é humilde demais para chegar aqui contando a própria história e se colocando como exemplo, mas acho que a história dele é exatamente o tipo de história que você quer saber.

    Ele começou "tarde", acho que foi aproximadamente na sua idade. Hoje ele toca - dentre outras coisas - contrabaixo acústico (de arco) em uma orquestra, está constantemente viajando a trabalho e volta e meia toca na Europa. Além de tocar na orquestra ele tem também outros trabalhos paralelos, tocando em outros conjuntos e também trabalhando com edição de partituras. Como se não bastasse, ele tem como hobbie um canal de gravações no youtube, com gravações de altíssima qualidade.

    Todo mundo que frequenta este fórum vai atestar que de fato ele é um grande músico e ele se encaixa na descrição que você busca: Uma pessoa que começou tarde, toca um instrumento de orquestra, virou um grande músico profissional e vive apenas de música.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    O Fato é que 19 anos ainda é um idade jovem.

    Claro que pode sim.

    makumbator
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    myh crazy
    Quais pessoas por exemplo começaram tarde e viraram grandes músicos???

    Cito um ótimo exemplo:


    Arnaldo Cohen (pianista). Um dos grandes pianistas brasileiros, principalmente no repertório camerístico e quando se pensa em Chopin. Começou exatamente aos 19 anos.

    Então obviamente é possível chegar no nível de virtuose e estrela internacional da música erudita começando "tarde". Claro que quanto mais cedo se inicia (e se possível, com boa orientação) é melhor.


    Mas você quer chegar no nível de um Antonio Menezes no violoncelo ou "apenas" tocar bem?

    Não se preocupe com a idade. Mas tenha em mente que quanto mais "velhos" mais a gente precisa compensar (principalmente por ter cada vez menos tempo livre para praticar a cada ano que passa. Quando se é criança o tempo é muito maior).

    Se você pensa em nível profissional precisa de professor bom para ontem! E praticar muito. Recomendo também obter conhecimento não apenas técnico do instrumento, mas da música de uma maneira geral (e para isso os livros contam muito).

    Die Kunst der Fuge

    Obrigado pelas palavras! Eu comecei com música aos 16 e no contrabaixo acústico (e por tabela no universo erudito) aos 18. Em geral, no contrabaixo (que exige um pouco mais de idade para tocar, por causa do tamanho) os melhores músicos começam em torno de 12 anos (o que já é considerado tarde para piano e violino, por exemplo).

    Tive sorte e principalmente: bons professores!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    concordo com o Die Kunst der Fuge mas o que de fato existe é preconceito de alguns conservatórios,que só aceitam alunos de determinada idade em determinados instrumentos.

    myh crazy
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Se você pensa em nível profissional precisa de professor bom para ontem!
    Estou pesquisando alguns conservatórios e escolas de músicas mas nada está muito certo. Alguma ideia de conservatórios ou escolas de música em SP (preferencialmente no centro)???

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    myh grazy

    A primeira ação que tens que fazer é procurar uma boa escola especializada no instrumento.
    Em seguida tentar começar a aprender e avaliar por si mesma se tens aptidão para tocar, e se vale a pena comprar o instrumento.e se dedicar ao mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou velha para aprender a tocar violoncelo?