Autor |
Mensagem |
Ken Himura Veterano |
# jan/14
Pessoal, abriu no Coursera na segunda passada (dia 6) o curso gratuito "Escreva como Mozart: Uma Introdução à Composição Musical Clássica". Eu me inscrevi porque adoro lidar com essas formas clássicas, acho fantástico o trabalho realizado na época. Como sei que muitos aqui tem interesse, achei legal divulgar (mesmo que um pouco tardiamente). Vamos lá!
O professor é Peter Edwards, filiado à National University of Singapore. A única exigência é, obviamente, entender o inglês falado (ou escrito, se quiser colocar legendas nos vídeos).
Ementa do curso: 1ª semana: Acordes na Música Clássica, Disposição das Vozes em Acordes, Progressões Harmônicas Básicas, Condução de Vozes, Introdução à Textura; 2ª semana: Progressões Básicas com Inversões, Condução de Vozes 2, Disposição de Vozes em Teclado, Criando Acompanhamento, Redução Textural; 3ª semana: Progressões Sequenciais, Notas Fora do Acorde; 4ª semana: Substituição Diatônica de Acordes, Cadências, Forma Paralela do Período, Técnicas de Escrita Melódica; 5ª semana: Substituição Cromática, Contraponto a 2 Vozes; 6ª semana: Progressões dentro de Progressões, Basso Alberti, Forma Binária Circular.
É um curso que parece interessante, pega até alguns tópicos meio avançados. Quem vai entrar??
|
makumbator Moderador
|
# jan/14
· votar
Ken Himura
Eu me inscrevi, mas por causa de outros compromissos não pude fazer as tarefas da primeira semana a tempo. Mas vou coletar todo o material e estudar posteriormente.
|
mjbg Membro Novato |
# jan/14
· votar
o que é Coursera?
|
Ken Himura Veterano |
# jan/14
· votar
mjbg Uma plataforma de cursos online. Geralmente são cursos de curta duração a nível de faculdade. Gratuitos.
|
Jabijirous Veterano |
# jan/14
· votar
Me inscrevi pra ver qual é, parece bom.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jan/14
· votar
makumbator Mas vou coletar todo o material e estudar posteriormente.
Opa, eles disponibilizam alguma espécie de apostila do curso?
|
makumbator Moderador
|
# jan/14
· votar
Die Kunst der Fuge
Tem os vídeos, as tarefas, quiz e textos (no site e em envios de e-mails), mas na verdade não tem algo como uma "apostila" do material (até por ele ser naturalmente multimedia e fragmentado em vários lugares). Na verdade até o fórum passa a integrar o material didático, pois nele as pessoas passam dicas valiosas, respondem perguntas, analisam a obra uns dos outros, etc... (sem contar a intervenção dos monitores, como acontece em alguns cursos).
O que dá para fazer é juntar tudo.
|
Jabijirous Veterano |
# jan/14
· votar
O cara faz tão detalhado que até dormi no pc kkkkkkkkkkkkk
É bem basicão mesmo
|