Músicas para Violoncelo

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12


    Ola todos posto aqui uma composição recente do Vangelis para Violoncelo.
    Outro dia escrevi num post aqui no fórum respondendo qual a melhor música erudita do seu gosto pessoal.
    Respondi que seria a próxima que iria escutar pela primeira vez.
    E esta composição do Vangelis "Elegia para Violoncelo e Orquestra" se encaixa muito bem.
    Quem souber de outras que post aqui.



    Dr Nick
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Dr Nick
    · votar


    A peça acima é incrivel, a orquestra tem uma precisão e unidade de som muito boas, fora ser uma ótima composição.
    mas que tal bach? é incrivel como algumas peças conseguem ser escutadas por horas sem nos causar qualquer estafa. algo bem normal e o minimo esperado quando se trata do grande pai
    muitos colocariam o prelúdio da suíte número um, eu vou mais longe e coloco a suíte número 3 inteira com o jean guihen queyras. só quero ver o que vai aparecer quando o Die Kunst der Fuge resolver dar sua opinião...



    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Dr Nick

    é incrivel como algumas peças conseguem ser escutadas por horas sem nos causar qualquer estafa.

    É aqui que se distingue uma boa obra de uma obra comum, mas depende também da qualidade da gravação.

    cellolover
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: cellolover
    · votar


    Dr Nick

    Talvez vc. goste desta versão também. Gregor Piatgorsky foi um grande cellista russo radicado nos EUA. A interpretação de Bach segue os padrôes da época em que o vídeo foi gravado. Veja que controle fantástico de arco. Abraços!


    uttan
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Dr Nick
    Dr Nick
    cellolover
    cellolover
    Muito legal ! Realmente essas execuções , agente não cansa de escutar.....
    A propósito essa última gravação com Piatgorsky, é Greta Garbo que aparece ? Sabem de que filme é esse trecho?

    cellolover
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: cellolover
    · votar


    Olá uttan!

    Bom, o que eu sei sobre o filme é pouco. Provavelmente é algum episódio de uma série de TV americana do final dos anos 50. A atriz não é Greta Garbo, mas não tenho idéia de quem seja. No Youtube não achei as referências, acho que quem postou o vídeo tb. não sabe de qual episódio ele foi retirado. Mas imagine que coisa maravilhosa era ligar a tv. no horário nobre e assistir aos maiores músicos contemporâneos tocarem para nós. Sei que na série gravaram nomes como Heifetz, Stokowski, Rubinstein, Jan Pearce, Renata Tebaldi entre outros. Na cena do piano deste vídeo o pianista é Ralph Berkowitz, que acompanhou Piatigorsky além de ser um reconhecido solista no período. Interessante o diálogo do luthier com Piatigorsky, quando este pergunta ao luthier como soou a Bureé e o luthier responde - um Stradivarius, nas mãos do grande Piatigorsky e você pergunta como soa?
    Uma curiosidade, que estou apenas supondo -se o nome que ouço é Mr Koodlach e não se trata de um ator representanto o papel, é realmente o grande luthier que cuidou dos cellos de Piatigorsky e dos violinos de Heifetz que aparece no filme. O que é realmente maravilhoso! Foram séries e filmes como esses que difundiram a música clássica nos EUA e transformarm o país na referência que ele é hoje. Quando estudei lá alguns professores ainda comentavam sobre esses programas de tv e a importância que tiveram para o país. Abraços!

    Dr Nick
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    cellolover
    Vou ver seu vídeo depois, se bem que Piatgorsky dispensa qualquer comentário, o cara era um verdadeiro monstro do intrumento.


    Outra que poderiamos colocar aqui(dentre tantas) não é exatamente uma peça para violoncelo, e sim o concerto de brandenburgo numero 6, a formação dele é bastante diferente, e como tudo vindo de bach também pode ser escutado por horas, o cello não esta como solista, mas tem uma participação crucial, em especial no terceiro movimento. gosto muito da versão do claudio abbado desses concertos, o grupo é extremamente entrosado, da quase para dizer que encontramos um ambiente de música de camara nesta gravação. a interpretação é jovial e despreocupada em agradar aos mais criticos, o grupo se entende tão bem entre eles que nesse concerto o abbado nem estava lá para reger, ao contrario dos outros cinco, que pedem grupos maiores.
    eles não usam instrumentos de época nem nada, mas o resultado que eles conseguem é fantastico



    quem quiser ver os outros é só procurar no youtube

    cellolover
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: cellolover
    · votar


    Olá Dr Nick
    Bem, o cello não está como solista, mas sola..rssss....e como as violas são as responsáveis pelos solos maiores e são as "irmãs menores" dos cellos, acho que o nosso amigo Adler3x3 não vai se importar...
    Que linda versão essa que você postou aqui! Só um reparo - eles usam instrumentos de época sim, e vou além, cordas de tripa e arcos barrocos também. E tocam á maneira de antigamente - repare no posicionamento das duas violas solistas - "à rabeca" embora façam a concessão das espaleiras. O contínuo é feito pelo cravo e violas da gamba, repare!
    Talvez vc. não tenha percebido por causa do som excelente, que não lembra nada o som metálico que as gravaçôes com cordas de tripa e instrumentos de época costumam ter, coisa que nunca entendi, já que ao vivo o som é muito diferente - muito mais próximo desta gravação.
    Conheço versões "melhores" do ponto de vista técnico, mas nenhuma mais "autêntica", e ponho entre aspas porque o que mais me chamou a atenção foi a ALEGRIA,O PRAZER de tocar que é tão forte nesses jovens músicos, que captaram talvez a maior característica desse concerto de BACH - a alegria! Um músico do passado, não me recordo qual, disse que quando morremos, somos recebidos no paraíso por anjos que tocam o terceiro movimento desse concerto - é a descrição mais perfeita dessa música que já ouvi. E os jovens da Orquestra Mozart, na época dessa apresentação, dirigida por Abbado, que foi seu fundador, conseguiram entregar essa mensagem lindamente. Não conheço forma de ser mais autêntico, tocando seja instrumento de época ou não. Abraços!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Dr Nick

    Esta versão do concerto tá muito boa.
    Como se diz dá para escutar por horas e horas.

    Dr Nick
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    cellolover

    Que outras versões você indica dos concertos de brandenburgo? conheço a gravação do joão carlos martins, antonini, pinnock, masaaki suzuki, goebel, Orchestra of the Age of Enlightenment, Richter. Qais são boas além destas ?

    cellolover
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: cellolover
    · votar


    Olá Dr Nick

    Você já conhece várias boas, então vou indicar só mais algumas:
    A versão do "Concerto Italiano" regida por Rinaldo Alessandrini. Das contemporâneas é uma das que mais me agrada.
    Outra muito boa e a do Giardino Harmonico. Outra que não pode faltar é a da Academy of Ancient Music regida por Richard Egarr. (além de excelente, uma curiosidade - eles usaram o Lá=392 que deve ter sido o da época dos concertos). A Tafelmusik tem uma versão interessante também. E finalmente uma histórica que não pode faltar é a de Yehudi Menuhin da década de 50, em CD da EMI.

    Abraços!

    cellolover
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Olá Adler3x3
    Muito bacana o tópico. Do repertório para cello, acho que o Concerto de Dvorák é quase obrigatório...rssss.....Mas aqui eu posto uma versão não muito conhecida, de um dos maiores violoncelistas que já ouvi - Leonard Rose, que foi professor entre outros, de Yo-Yo- Ma e Lynn Harrel. Leonard Rose talvez seja o mais injustiçado entre os grandes cellistas do século 20. Um som simplesmente inigualável, e muita inteligência interpretativa. E assim dou mais uma indicação para o Dr Nick de um CD para comprar - Dvorák Cello Concerto in B minor
    Philadelphia Orchestra - Eugene Ormandy. CBS


    .


    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Opa, um tópico sobre violoncelo e tudo mundo falando bem de Bach, aqui é meu lugar!

    Tentando não ser muito óbvio, vou postar uma música do Piazzolla, acho que ele tem crédito pra ser postado aqui no fórum de música erudita. A música se chama "Le Grand Tango", tocada numa versão para violoncelo e piano pelo Yo Yo Ma (não sei quem é o pianista):



    cellolover

    Olá, amigo, bom saber que você ainda aparece por aqui de vez em quando.

    cellolover
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: cellolover
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Olá amigo. Gosto também da gravação do Libertango, que foi escrito para cello e piano mesmo. Na faixa Le Grand Tango a Pianista é Kathryn Stott. Sempre que dá passo por aqui....rsssss....Dê uma olhada no Dvorák aí de cima....é a minha versão preferida!
    Grande abraço!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ola todos.

    Continuem postando.
    Sempre é bom voltar aqui e assistir os vídeos ouvindo boa música e ótimas interpretações.

    Dr Nick
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    cellolover
    incrivel o video do Piatgorsky, realmente o cara tem total controle do arco,mas gosto da leveza do arco de Queyras, da uma leveza a mais para a musica, mas quem sou eu para opinar quando estamos falando de Piatgorsky

    concordo com sua opinião sobre o Leonard Rose, o cara era muito bom, mas talvez ele só seja lembrado hoje por causa de seus alunos, talvez ele mesmo tenha preferido o ensino.

    Die Kunst der Fuge
    Demorasse para aparecer por aqui
    Avise quando for fazer uma dessas suas postagens, fica dificil manter o nivel depois, aproveitei que depois do video apareceu o link e ainda escutei a gravação da mesma música com o rostropovich. coisa pouca.

    Já que acabamos entrando na américa do sul, porque sair tão cedo, quando se há tantas possibilidades para explorar.

    Achei este vídeo do prelúdio da Bachiana Nº 1 interpretada pelos 12 cellistas da filarmonica de berlim, eles pegam ela num ritmo bem acelerado, e dão conta de mante-la limpa sem se atropelarem.



    Adler3x3

    Acabaram suas sugestões?

    Dr Nick
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Acho que o povo desanimou... mas vou tentando levar até aparecer alguém de volta.

    Ei!!!! Esquecemos de um dos concertos mais básicos de todos, Haydn No. 1 em C maior, prefiro este concerto ao segundo, haydn também era outro mestre que dispensa comentários, seus concertos para cello e seus quartetos de cordas são coisa fina, de primeira qualidade, fica até dificil errar...

    Apareçam, não tenham medo de postar, o tópico é livre e toda opinião é bem vinda...



    uttan
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ...escutem, este também vale ?

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    uttan

    Boa postagem foi um prazer escutar.

    Estou procurando uma peça do Rameau mas ainda não encontrei pára postar aqui.
    Mas a seleção do post dá ficando muito boa.
    Continuem postando.
    Pois para mim funciona como uma espécie de lista de audição.

    Dr Nick
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Dr Nick
    · votar


    Elgar, Jacqueline Du Pré, Barenboin, Preciso comentar mais alguma coisa?
    Simplesmente escutem, uma gravação em vídeo da Du Pré tocando o concerto em Mi menor de Elgar algumas pessoas vão querer escutar de joelhos...



    cellolover
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: cellolover
    · votar


    Olá amigos. De volta, posto uma gravação antiga, do excelente violoncelista e professor Antonio Janigro. Estou postando violoncelistas menos conhecidos hoje em dia, mas que se destacaram em sua época. Assim os posts viram uma lista de audição com dupla finalidade. Apresentar o repertório para o cello e grandes violoncelistas também. A gravação é do Concerto de Boccherini. A interpretação é marcada pela época, marcadamente romântica, mas a performance é soberba. Uma curiosidade - Janigro foi professor de vários cellistas com destaque atualmente, inclusive Antonio Menezes.
    Dr Nick
    A gravação do concerto de Elgar é realmente bonita, mas ainda acho no conjunto, melhor a que ela realizou com Barbirolli regendo regendo a L.S.O. Abraços!


    uttan

    Claro que vale. Música francesa e cello....não pode ser melhor....

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cellolover

    A gravação pode ser antiga tem até alguns estalos típicos do vinil.
    Mas soou maravilhosa aqui.
    Soberba Interpretação sem dúvida.

    cellolover
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: cellolover
    · votar


    Inspirado pelo post da uttan vai este aqui, uma obra de Fauré que é "patrimônio" rssss dos cellistas. É a Elegia em Dó menor, no cello Leonard Rose, com a Orquestra da Filadélfia regida por Eugene Ormandy.



    Não consigo ler o último post do Adler3x3 será problema do Fórum?

    cellolover
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Olá Adler3x3
    Agora consegui ler seu post. Sim, é antiga mas linda! Fico feliz que tenha gostado. Abração!

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Faure é um compositor que ainda tenho que conhecer melhor.

    E esta Elegia é sublime.

    cellolover
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Oi Adler3x3

    Essa elegia é mesmo linda, e essa versão me agrada muito. A sutileza da orquestra, os momentos de dueto do cello com as madeiras, a inteligência interpretativa de Leonard Rose, que mantém o caráter de elegia numa interpretação contida e tão rica! Essa é de longe minha versão preferida. Abraços!

    uttan
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Taí, Fauré é um compositor a se conhecer....tem obras esplêndidas !

    Mas escutem esta gravação do concerto de Dvorak. interpretado pelo grande Rostropovich , é magnífico apesar do chiado do vinil.
    http://www.youtube.com/watch?v=QWZAfpa-x0Q

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gosto Muito do Dvorak.

    O Vinil guarda certas frequências que o digital não tem.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    uttan
    Adler3x3

    Pra mim esse concerto de cello do Dvorak é o mais perfeito entre todos os que já escutei, e contando todos os instrumentos. É o meu "ideal" de concerto.

    Falando em cello, gosto também muito de peças com piano. A sonata em mi menor, de Brahms, Op38 é uma de minhas preferidas do autor:

    http://www.youtube.com/watch?v=JHHYRaJiQls



    Outra muito legal é a serenata para arpeggione e piano, de Schubert, em lá menor, D.821. Apesar de originalmente escrita para arpeggione (que é um instrumento que caiu em total desuso e desapareceu) foi "adotada" no cello como o mais próximo do original:

    http://www.youtube.com/watch?v=oh1PuFo-c_M



    Agora umas brasileiras:

    Aqui uma versão para cello e piano do movimento I das miniaturas Brasileiras do Vilanni-Cortes (já gravei essas miniaturas em guitarra e piano e publiquei aqui no FCC):

    http://www.youtube.com/watch?v=XzfCsCUIRVg




    Villa-Lobos, Melodia sentimental (aqui para cello, clarinete e violão):

    http://www.youtube.com/watch?v=EmtTrjzXPM8




    uttan
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Um encontro de Gigantes!!! Tive que postar .....Yo Yo Ma , Itzak Perlman e Seiji Ozawa !



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas para Violoncelo