Consursos para Compositores

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# nov/12 · Editado por: makumbator
· votar


22222 oirartnoc oa

O que esse condutor exemplifica é justamente o transpor à técnica.

Não, ele exemplifica transpor a técnica do gestual, que nunca deve ser vista como um fim em si mesma. E isso não é o único estudo técnico do maestro.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/297189/#8552453

O que venho tentando mostrar é a diferença do individuo musical para o individuo técnico,

Pra mim o indivíduo musical pode ser extremamente técnico, e em certa medida, alguma técnica o cidadão tem que ter. Na verdade estou me referindo mais ao estudo e preparação teórica para interpretar, que no fundo nem se confunde com a técnica "mecânica". Para mim nada disso apaga a individualidade. Eu não vejo a técnica como cabresto, mas como liberdade. O músico com técnica ruim acaba sendo mais limitado

Faço uma analogia com um jogador habilidoso. Por exemplo, o Zico treinava os fundamentos todo santo dia. Ele batia falta tentando acertar em uma camisa pendurada no ângulo da trave até o fim do dia. Só saia do treino se conseguisse fazer a bola acertar a camisa 10 vezes seguidas, sem erro nenhum (em caso de erro a contagem voltava no zero, e teria que fazer de novo).

Aí na hora do jogo ele tinha muita liberdade para colocar a bola aonde queira, para quem queria. Ao contrário do jogador "grosso" que fica refém de sua limitação técnica.

22222 oirartnoc oa
Veterano
# nov/12
· votar


makumbator
Nós estamos dizendo a mesma coisa.

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


22222 oirartnoc oa

Nós estamos dizendo a mesma coisa.

Não sei. Você acha (ou eu entendi que acha) que a técnica torna o músico uma criatura menos criativa e com cabresto. Para mim é exatatamente o oposto. Para mim o cara sem técnica e com pouca bagagem é que tem um certo cabresto (apesar que não gosto muito desse termo, acho exagerado).

Mas faço a ressalva que nada disso é definitivo para todos, e o conhecimento teórico pode ser adquirido de maneira não ortodoxa, e fora da "academia".

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Consursos para Compositores