Ajuda com postura, relaxamento, estudo e afins

    Autor Mensagem
    Loues
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Loues


    Olá pessoal do FCC!

    Há mais ou menos um mês comecei a fazer aulas de violão erudito. Nesse tempo de estudo estou percebendo que não é fácil achar a postura certa de tocar, a posição, conseguir relaxar bem os dedos, coluna, ombros, etc... isso sem nem falar no ângulo da mão, unhas e tudo mais...

    Criei o tópico para dividir experiências com o pessoal daqui. Quem toca a mais tempo pode dizer como foi se adaptar no começo, quem é iniciante pode dizer o que está passando, enfim, discorram sobre o assunto...

    Coloquei o tópico nesse fórum, porque sei que quem estuda música erudita sempre dá uma merecida atenção nesses aspectos (mesmo não sendo lá o fórum mais freqüentado)...

    Edit: Queria saber se demora mesmo até pegar o jeito...

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bom, eu não toco violão. Mas o que ouço de amigos violonistas é que a posição das pernas pra tocar violão é um problema (principalmente quando se usa aquele suporte de pé). Um amigo tem usado agora uma espécie de calço que gruda no violão em baixo (com ventosas) e ajuda a apoiar bem na coxa deixando os dois pés no chão. Assim fica mais fácil de manter as coisas eretas e os ombros relaxados, segundo ele.

    Seria legal ver mais opiniões acerca disto, é um assunto importante que é pouco debatido.

    Loues
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Ken Himura
    exatamente, é difícil achar a posição das pernas, a altura da cadeira... esse calço aí eu já vi também, se eu não conseguir me adapatar ao apoio de pé acho que vou partir pra esse mesmo...

    Outra coisa que me pego várias vezes fazendo é tensionar um pouco os ombros, notei que não é nem só quando toca violão, na verdade...

    Qual instrumento tu estuda?




    Só ressaltando que o tópico não se restringe apenas a quem toca violão. Qualquer pessoa interessada em contribuir, aprender ou discorrer sobre o assunto é bem vinda... só não avacalhem (demais) o tópico...

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Loues
    Eu sou violinista.

    kishi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ken Himura

    Com a devida licença, vou fazer uma pergunta sobre violino. É normal criar calo no pescoço dos violinistas? O meu já tá criando. Algum tempo atrás a queixeira do violino estava me machucando. Dei uma regulada na espaleira e agora parou. Mas, o calo tá aqui!

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    kishi
    Com a devida licença, vou fazer uma pergunta sobre violino. É normal criar calo no pescoço dos violinistas?

    Um pequeno calo até é normal, mas em condições normais não é algo muito chamativo. Mas varia também de acordo com a pele da pessoa, mas principalmente com a técnica ao segurar o violino(ou viola). Algumas pessoas exageram na pressão, mesmo que de maneira inconsciente.

    kishi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    makumbator

    Valeu.

    caioscattini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Loues
    Falando sobre postura, procurei criar a minha. As orientações são boas porque garantem mais flexibilidade no alcance de todas as regiões do braço, conforto e dá uma silhueta melhor ao músico na apresentação.
    Mas eu não gosto de ficar daquele jeitinho não. Não coloco o pé esquerdo num suporte, isso me faz ficar um pouco curvado para frente (e dá um pouco de dor nas costas), mas já me acostumei.
    Também não deixo as unhas da mão direita crescerem. Gosto do som mais 'felpudo' das polpas dos dedos.
    As unhas dão mais brilho ao dedilhado.
    Porém, não gosto quando quando violonistas com unha grande dedilham com uma leveza irritante, onde dá até gastura, podendo ouvir o som da unha raspando na corda (parece guitarra sendo tocada com moeda).
    Ah e uma coisa minha também: uso o dedão da mão esq pra fazer acordes (tem uns caras que me chamam de doido) mas ganho um dedo (af) em algumas posições (utilizo o dedão na sexta corda)

    Abraço

    Loues
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Ken Himura
    Violino também deve ser difícil no começo achar as notas e usar o arco...

    caioscattini
    Na verdade, justamente a parte difícil é que cada um tem que descobrir a própria postura certa, pois não existem duas pessoas iguais... existe um denominador comum, por assim dizer, mas cada um tem que se achar na altura, posição das mãos, etc...


    Não coloco o pé esquerdo num suporte, isso me faz ficar um pouco curvado para frente (e dá um pouco de dor nas costas), mas já me acostumei.

    Cara, isso pode te fazer mal no futuro, se tais sentindo dor, são tuas costas te avisando...


    Sobre as unhas, eu procuro tocar com elas e tirar um som mais "redondo", sem ser "pontiagudo". Às vezes eu também toco com um pouco da carne, mas achei mais difícil tirar um som limpo assim, parece que a corda fica raspando como tu falou... talvez seja a tensão baixa das minhas cordas...

    O dedão da esquerda tu usa que nem guitarra? Eu acho muito ruim, a mão fica amarrada...

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Loues
    Sim, de fato é. Mas achei pior o arco. Controlar o som é muito difícil no início.

    Loues
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ken Himura
    Bem, pelo menos se ganha mais expressividade depois, não? Acho esse o lado bom da moeda de se tocar um instrumento de corda, e acústico...

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Loues
    Se bem exercitado (e tiver boas fontes de influência), com certeza! Porque, na verdade, a expressividade vem mais da sua influência musical do que da proficiência técnica. Claro que pra fazer fraseados bonitos e bons vibratos deve ser ter uma técnica apurada, mas de nada adianta se não tiver exemplos musicais bem definidos na sua cabeça.

    Por isso que dinâmica, fraseado e outras partes do estudo da expressão são difíceis de se obter.

    Loues
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Ken Himura
    Ah bom, agora que tu falou isso faz bastante sentido, só treinar minha técnica não vai adiantar se eu não tiver essa contra-parte. Acho que vou começar a ouvir mais composições instrumentais, pra melhorar esse lado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com postura, relaxamento, estudo e afins