Contra-Baixo - Dicas de repertório e autores para estudo de arco

    Autor Mensagem
    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07


    Olá,estou começando a estudar a técnica de arco francês,no contra-baixo,já arrumei bons livros com exercícios e estudos de arco,e estou montando uma longa rotina de estudos pra desenvolver minha técnica no arco.

    Porém,eu não conheço nada de música erudita,então eu gostaria de lhes pedir algumas dicas de repertório para o instrumento e de compositores,que escreveram algo para o contra-baixo,para que eu possa inserir em minha rotina de estudos algumas obras desses autores,que me ajudem a desenvolver a minha técnica no arco.

    O tópico ficou meio confuso,mas agradeço a quem puder me ajudar.

    Vlw!!!

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Rafael do Baixo


    Giovanni Bottesini
    Domenico Dragonetti
    Johann Sperger
    Serge Koussevitzy

    esses são os básicos. Tem muita coisa interessante na música contemporânea(brasileiros inclusive), como o Radamés Gnatalli, Santino Parpinelli, Edmundo Villani-Côrtes, François Rabbath, entre outros.

    Mas vá com calma que esses caras tem coisas cabeludas! vc já tem o método de arco do Pierre Helouin ? É muito bom!!!

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Estude ligados na mesma corda e em cordas diferentes. de 2 a 8 notas no mesmo arco pelo menos(faça uma escala toda em um arco apenas, por exemplo). Estude controle de som do arco tocando perto do cavalete(pontichello). estude troca rápida de pizz para arco e vice-versa. Estude cordas duplas, estude spicatto, staccato, detachè, legato,....tem milhões de coisas.
    tem um método interessante com golpes de arco(que é diferente de arcada). "O arco dos intrumentos de corda" do contrabaixista brasileiro Henrique Autran Dourado(editora Edicon)

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator

    Valeu mesmo cara!