Contra-Baixo - Dicas de repertório e autores para estudo de arco

    Autor Mensagem
    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07


    Olá,estou começando a estudar a técnica de arco francês,no contra-baixo,já arrumei bons livros com exercícios e estudos de arco,e estou montando uma longa rotina de estudos pra desenvolver minha técnica no arco.

    Porém,eu não conheço nada de música erudita,então eu gostaria de lhes pedir algumas dicas de repertório para o instrumento e de compositores,que escreveram algo para o contra-baixo,para que eu possa inserir em minha rotina de estudos algumas obras desses autores,que me ajudem a desenvolver a minha técnica no arco.

    O tópico ficou meio confuso,mas agradeço a quem puder me ajudar.

    Vlw!!!

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Rafael do Baixo


    Giovanni Bottesini
    Domenico Dragonetti
    Johann Sperger
    Serge Koussevitzy

    esses são os básicos. Tem muita coisa interessante na música contemporânea(brasileiros inclusive), como o Radamés Gnatalli, Santino Parpinelli, Edmundo Villani-Côrtes, François Rabbath, entre outros.

    Mas vá com calma que esses caras tem coisas cabeludas! vc já tem o método de arco do Pierre Helouin ? É muito bom!!!

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Estude ligados na mesma corda e em cordas diferentes. de 2 a 8 notas no mesmo arco pelo menos(faça uma escala toda em um arco apenas, por exemplo). Estude controle de som do arco tocando perto do cavalete(pontichello). estude troca rápida de pizz para arco e vice-versa. Estude cordas duplas, estude spicatto, staccato, detachè, legato,....tem milhões de coisas.
    tem um método interessante com golpes de arco(que é diferente de arcada). "O arco dos intrumentos de corda" do contrabaixista brasileiro Henrique Autran Dourado(editora Edicon)

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator

    Valeu mesmo cara!

    Desses que você citou eu só conheço o trabalho do Radamés Gnatalli mesmo,porque meu professor de baixo toca no Novo Quinteto(que só tocam composições do Radamés) e ele me passou umas partituras que ele usa.

    Vou procurar conhecer o trabalho desses caras que você falou!

    Esse método de arco do Pierre Helouin eu baixei(te vi recomendando ele em um outro tópico),ele é realmente muito bom.Eu comprei um método chamado "A Contemporary Concept Of Bowing Technique For The Double Bass" do Frederick Zimmerman,e achei ele muito bom também.

    makumbator
    Moderador
    # out/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Rafael do Baixo

    Dicas da minha Professora de contrabaixo:

    Mantenha o mesmo ponto de contato da crina com a corda(sem dançar com o arco).
    Mantenha o arco o mais reto possível
    Busque o som homogêneo, sem trancos ou variações de volume(depois vc faz variações se a dinâmica mandar).
    Jogue o peso do braço na corda, assim vc tem mais som com menos esforço.
    Mantenha os ombros baixos e relaxados.
    Inicie o estudo na região média entre o cavalete e o fim do espelho, depois passe para pontichello(cavalete) e tastiera(espelho)
    Faça exercícios para regiões específicas do arco: só ponta, só talão, só meio, meio arco, arco todo, talão- meio, meio-ponta.
    Cuidado com o ataque da nota(estude ataques do talão, da ponta e do meio).

    Acho que de início está bom!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator

    Valeu mesmo pelas dicas cara!!!!!!!

    Vou estudar tudo isso que você falou,ainda mais agora que eu tenho todos os dias livres,terei tempo pra estudar tudo isso. \o/

    makumbator
    Moderador
    # out/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Rafael do Baixo

    de instrumentistas, procure:

    François Rabbath(também é compositor)
    Gary Karr
    Günter Klaus
    Klaus Trumpf
    Boguslaw Furtok
    Joel Quarrington
    Duncan Mctier
    Jorma Katrama

    Brasileiros:

    Fausto Borém,
    Milton Masciadri
    Sandrino santoro

    grupos de instrumentistas:

    Bassione amorosa
    L'orquestre de contrebasses

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Beleza! Legal o lance do seu professor! Já toquei a Canção e Dança do Radamés. Peça linda e de harmonia super interessante(principalmente a canção).
    Tenho BT que fiz dela, se depois vc quiser, te passo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contra-Baixo - Dicas de repertório e autores para estudo de arco