Autor |
Mensagem |
Strondell Veterano |
# jun/09
E aee! Eu to estudando intervalos e talz, e veio uma dúvida. Vms pensar na clave de Sol, se eu pusesse o dó q fica no 3º espaço do pentragama, e em seguida o ré que fica no primeiro espaço suplementar. A distância entre do ~ ré eh uma segunda maior (1 tom), mas sabendo q eh um intervalo descendente, seria uma segunda maior uma oitava abaixo ou seria uma sétima menor descendente (já q são 6 tons d distância)?
|
Dórico Veterano |
# jun/09 · Editado por: Dórico
· votar
Se for 2 Rés mais agudos seria uma nona acima, se for um Ré abaixo seria uma sexta abaixo.
|
LeandroP Moderador |
# jun/09
· votar
Strondell
Como o a nota Ré ultrapassou a oitava, passou de um intervalo simples (dentro da oitava) pra um intervalo composto.
O intervalo C-D é de uma 2a maior, já o de C........C8....D é de uma 9a (= 7 notas mais o intervalo de 2a - 7 + 2 = 9)
Abaixo, este intervalo é de 7 menor.
Intervalos compostos:
2 + 7 = 9 4 + 7 = 11 6 + 7 = 13
Intervalos de 3a e 5a mantém-se - mesmo sendo compostos. O que seria 10a e 12a.
Inversão:
maior vira menor e vice-e-versa diminuto vira aumentado e vice-e-versa
2 vira 7 3 vira 6 4 vira 5 5 vira 4 6 vira 3 7 vira 2
|
Strondell Veterano |
# jun/09
· votar
Mas qndo eh de C para o D que fica abaixo do meu C (descendente)?
|
Strondell Veterano |
# jun/09
· votar
Tipo, se eu for fazer uma prova classificando intervalos em distância, composto/simples, e tivesse o C e o D que fica 5 tons abaixo, eu colocaria entom q eh um intervalo simples (menos que uma 8a), e que a distância eh uma sétima menor descendente?
|
Ken Himura Veterano |
# jun/09
· votar
------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ O ------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ O
É isso? Se for, é um intervalo melódico de 7ª menor descendente.
|
LeandroP Moderador |
# jun/09
· votar
Strondell
É isso mesmo.
Você não inverteu o intervalo?!
Então o que era maior vira menor e vice e versa, e o que era 2 vira 7 e vice e versa.
Com C e D era 2a maior - na inversão D - C vira 7a menor.
|
Pseudonimum Veterano |
# jun/09
· votar
Strondell
Pensa em termos de inversão de intervalos.
Primeiro, você tem uma 2a. M, do Dó pro Ré. Se você quer classificar como seria o intervalo entre esse mesmo Dó e o Ré uma oitava abaixo, você teria uma 7a. m. A soma entre o intervalo invertido e o normal sempre vai dar o resultado 9, a não intervalos compostos (tirando os de oitava). É o que o LeandroPanucci disse.
|
LeandroP Moderador |
# jun/09
· votar
E intervalo justo é sempre justo.
|