Espaço de Debate entre Compositores Eruditos do Fórum

    Autor Mensagem
    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08


    Olá a todos!

    Criei este tópico pois reparei na existência de compositores neste fórum e, como componho amadoramente, senti necessidade de conhecer os compositores deste fórum, para que estilos preferem compôr, quais as suas tendências composicionais, etc. Pensei em criar um espaço de debate e de conhecimento mútuo.

    Que me dizem?

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ótimo!!!

    o estilo que eu gosto de compor é contemporaneo (embora essa palavra nao seja a mais correta)

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eu gosto bastante do barroco e é para o kual ke eu tenho composto. tou a tentar compor pela primeira vez em estilo moderno, para um concurso. Gostava de um dia poder compôr em estilo ruidista, mas são partituras bastante difíceis de perceber e de conceber sem estudos específicos...

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    barroco


    fiquei um ano copondo no estilo barroco! nao suporto mais barroco heuaheiuaheiauh tenho trauma heauehiuahea

    Ricnach
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Olá! Gostei muito do tópico.

    Num tempo remoto comecei compondo peças eletroacústicas, mas quando começei a estudar musica passei para uma fase pós-serialista. A atonalidade dodecafônica ainda era uma base "harmonica" para mim, eu admirava muito Webern e Berio. Depois que descobri Ligeti, e escutei musicas espectrais começei a ter interesse por uma poética diferente, esta fase já é mais recente. Hoje em dia penso no timbre mais do que nas notas. Mas todas as fases estão presentes, e acabo tendo idéias sobre todas. Inclusive atualmente estou compondo uma peça eletroacustica... depois de anos sem mexer com isto.

    De toda maneira, minha produção musical sempre foi muito interrompida... tenho mais obras incompletas do que terminadas.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Ricnach

    tenho mais obras incompletas do que terminadas.

    eu também... XD

    Jabijirous
    fiquei um ano copondo no estilo barroco! nao suporto mais barroco heuaheiuaheiauh tenho trauma heauehiuahea

    XD eu após um ano e 9 meses a seguir um estilo semelhante ao barroco, decidi compor pela vez algo mais modernista, mais sobre atmosferas, sonoridades...klaro ke a segunda parte da composição ke tou a escrever é uma fuga :). Mas é uma fuga em ke penso usar como tema a palavra "Dissonância". XD

    Mas nem por isso penso em abandonar o Barroco, ke adoro tanto! haueiaheiuah Sinto ke inda posso fazer mta koisa nesse estilo, com e sem misturas de correntes... XD

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    minha produção musical sempre foi muito interrompida... tenho mais obras incompletas do que terminadas. (3)

    Compus estudos de composição para violão, alguns não estão completos.

    Compus músicas sérias, uma suíte para violão de sete cordas, coisas simploes para flautas-doce, um pequeno mas maravilhoso tema para transversal (Realmente, não veio de mim, fuicou tão bojm que eu nem acresito que fui eu).

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tentei escrever para orquestra, ficaram coisas legais.
    Fiz muito arranjo, mais que composições.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Estão interrompidas pq???

    Ricnach
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    No meu caso, tempo. Sempre que tenho tempo vou retornando a elas.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jabijirous

    interrompidas pois tenho bastantes actividades ke me okupam mto tempo durante a semana. só me resta algum tempo no fim-de-semana. E depois também pk vão-me aparecendo diversas ideias interessantes e eu fico sem tempo para todas elas... :(

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    antes, no barroco e no classicismo, os compositores tinham mais tempo para se dedicarem apenas e exclusivamente à composição. Hoje são outros tempos...

    Ricnach
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não sei se existia este tempo todo também sabe... Temos que lembrar que compositores da corte e compositores de Igrejas, como Bach, tinha todo um calendário a seguir, musicas para as festas, missas, óperas, e varias e varias encomendas e obrigações... bach trabalhava com amadores e tinha que reservar um tempo para suas grandes obras entre ensaios, apresentações, aulas. Em resumo, a musica de trabalho nunca é igual a musica feita pela composição, Beethoven já compôs musica para caixa de musica, ele tem aquela Pour Elise, que não tem nada a ver com a obra dele... agora, depois do trabalho, depois daqueles minuetos obrigatórios... ai o couro comia!!!

    De qualquer modo eles tinham a grande vantagem de compor no estilo de vanguarda da sua época... então qualquer peça de encomenda se tornava um estudo útil... no meu caso, quando faço uma trilha sonora não posso colocar muitos paralelos com meu trabalho real, com pena de perder o trabalho!!!
    Mesmo assim é prazeroso, a tonalidade não mata ninguem... causa apenas um pequeno stress!!!!!

    Ai você tem razão _music_4_ever_, o tempo diminui... Mas só há um meio de reverter este quadro, é continuar compondo e mostrando, e propagando a musica erudita mesmo, para que mais pessoas frequentem concertos de musica contemporânea, e para que ela ocupe mais os ouvidos das pessoas, quando as pessoas se ambientarem com a linguagem da musica erudita, ela será requiseta mais e mais, imagine compor uma pequena peça dodecafônica para um comercial !!!!

    Uma coisa que até agora consegui fazer foi manter minhas trilhas com um padrão minimo, nada de Dingles, grosserias, uso muitas fontes brasileiras, tento ao máximo usar instrumentos acusticos. No fim, educação musical é uma opção politica mesmo... podemos puxar os ouvintes para cima ou para baixo.

    Têm um topico sobre este assunto, da musica erudita e suas condições atuais "A musica erudita Morreu?"

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tempo hj em dia é um problema sério!! eu mesmo nao tenho tempo, eu faço faculdade de composição, mas uma coisa é compor pra voce, outra coisa é compor pra nao ser reprovado! mas eu tento ao maximo compor para mim, mesmo sendo exercicio de composição!!

    Ricnach
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Onde estão os novos mecenas?!?!

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Ricnach
    imagine compor uma pequena peça dodecafônica para um comercial !!!!


    !!!! :)

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ricnach
    Onde estão os novos mecenas?!?!

    em vias de extinção... :s

    Pardal
    para ke estilo vc costuma compor?

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    estou a tentar pela primeira vez compôr algo serialista. Pensei em escrever uma mensagem em código. x) Escrevi, passei para números e logo depois passei para notas musicais. Com isso pensei em escrever uma espécie de coral para emsemble de cordas. Depois pensei em "serializar" também a harmonia. Após algumas tentativas, lá arranjei um método e, com os números da mensagem ke escrevi, voltei a me seguir por uma série, desta vez harmónica.

    E vocês? Que trabalhos compõem agora?

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ricnach

    Depois que descobri Ligeti, e escutei musicas espectrais
    Músicas espectrais?

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Eu componho em vários estilos, mas acho um saco discutir isso.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Eu acho interessante falaram que "compõem ao estilo barroco", você pode compor com influências barrocas, mas uma obra barroca nunca, você precisa viver a realidade da época para compor tal "estilo". =]

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Dogs2
    Eu componho em vários estilos, mas acho um saco discutir isso.
    Porquê?

    Atum Bluesman
    Eu acho interessante falaram que "compõem ao estilo barroco", você pode compor com influências barrocas, mas uma obra barroca nunca, você precisa viver a realidade da época para compor tal "estilo". =]

    Compôr no estilo barroco não significa que se esteja a produzir obras barrocas. Bach compunha no estilo barroco e compunha obras barrocas. Eu tento compor nesse estilo, embora não produza obras barrocas, mas sim contemporâneas. Até porque na maioria das composições que crio, tento dar toques de outros estilos.

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    _music_4_ever_
    Por quê?

    Não tem o que discutir, eu faço as músicas do meu jeito, vc faz as suas músicas do seu jeito. E prefiro OUVIR as músicas do pessoal do que LER SOBRE as músicas, sendo que eu nunca as ouvi. É entediante, não me interessa nem um pouco. Mas boa sorte aí no debate de vocês

    Ricnach
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    _music_4_ever_

    Musica espectral é um movimento que surgiu , acho, que mais ou menos a partir dos anos 70.

    Consiste em estudar o timbre a fundo, se necessário, via softawares de computador, spectrogramas e etc, e aplicar este conhecimento em instrumentos tradicionais, este estilo musical transforma uma orquestra num verdadeiro sintetizador!!! Escutem por exempo Grisey:
    http://www.youtube.com/watch?v=hB8UiPc2FwY

    Eles são como que herdeiros de Debussy e Varése.. a estrutura musical é dada pelas caracteristicas do timbre, o timbre é o tema musical e sua exploração o desenvolvimento... é por ai.

    Ricnach
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ah, este video que está no youtube é de responsabilidade de quem postou, Grisey não trabalha com audio visual não, alguem montou este clipe ai!!!!

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    _music_4_ever_

    para ke estilo vc costuma compor?

    Modernista, principalmente para violão. Alguma coisa para flauta doce também, e piano. Muita coisa atonal e politonal também. As músicas para orquestra eram neomodais, muito interessantes mas sobraram poucas. Faço mais arranjo mesmo.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Dogs2
    Não tem o que discutir, eu faço as músicas do meu jeito, vc faz as suas músicas do seu jeito. E prefiro OUVIR as músicas do pessoal do que LER SOBRE as músicas, sendo que eu nunca as ouvi.

    Eu acho interessante ambas as coisas. Ouvir e debater sobre música. Acho que as duas experiências se complementam.

    Mas a discussão não é sobre qual o estilo melhor, qual o que é mais aderido...Isso foi só uma maneira que encontrei para incentivar o debate.

    Ricnach
    Consiste em estudar o timbre a fundo, se necessário, via softawares de computador, spectrogramas e etc, e aplicar este conhecimento em instrumentos tradicionais, este estilo musical transforma uma orquestra num verdadeiro sintetizador!!! Escutem por exempo Grisey:
    http://www.youtube.com/watch?v=hB8UiPc2FwY

    Eles são como que herdeiros de Debussy e Varése.. a estrutura musical é dada pelas caracteristicas do timbre, o timbre é o tema musical e sua exploração o desenvolvimento... é por ai.


    Bastante interessante a música espectral e a forma como a trabalham. Parecem cristais. :)

    Pardal
    Eu antes não gostava muito de violão, só de instrumentos antigos aparentados, como o alaúde e a tiorba, mas quando ouvi uma Sarabande de Poulenc, o meu conceito sobre o instrumento mudou logo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espaço de Debate entre Compositores Eruditos do Fórum