Autor |
Mensagem |
Ch4p0L1N Veterano |
# fev/08
· votar
A música erudita morreu? aham
|
Ken Himura Veterano |
# fev/08
· votar
Ch4p0L1N por quê?
|
J. S. Coltrane Veterano |
# fev/08
· votar
A canção popular [aqui entra o jazz] não seria somente música, mas letra + música. Nesse sentido tudo o que precisamos é de uma letra e alguns acordes. A maioria das canções populares só apresentam 3 acordes. O que se fala hoje é de um esgotamento dessa forma, e de músicas que só trabalham a parte rítimica, excluindo a melodia [RAP].
Chico Buarque e Tinhorão já apontam para esse limite da canção popular.
|
Ricnach Veterano |
# fev/08
· votar
Interessante você falar deste esgotamento... Acho que quando uma maneira de se fazer se esgota é porque estamos demandando novos formatos, e históricamente foi a musica erudita quem trouxe novas possibilidades para a produção da musica popular. Existiu uma tentativa de renovação da musica popular a partir do atonalismo, no free-jazz, no movimento no-wave (em contraste com o new-wave) como até em Arrigo barnabé. A musica eletronica e concreta inspiraram Kraftwerk e depois toda uma geração de musicos eletronicos populares. O problema hoje acho nem é mais da morte da musica erudita mas a morte de uma postura reflexiva sobre a musica, principalmente por parte dos musicos populares que vêem a qualidade do seu trabalho ser puxado cada vez mais para baixo, desde os anos 70 temos um grafico decrescente muito claro, obviamente, com excessões. Os próprios musicos são os primeiros a se enclausurarem em um unico "estilo" e a praticar uma postura preconceituoza com toda a musica que surgiu desde o final do século XIX. Nós temos que mudar eta potura, abrir algumas arestas da mente para que escutemos melhor, um preconceito pode nos deixar irrecuperavelmente surdos!
|
# fev/08
· votar
Ricnach
Esse é o caminho. Acho que falta uma postura mais crítica e histórica dos músicos.
|
# set/10
· votar
up
|
cellolover Veterano |
# out/10 · Editado por: cellolover
· votar
J. S. Coltrane Oi. Puxa, vc. certamente faz as perguntas mais difíceis de responder aqui no fórum rssssss.... Não sei se concordo com a sua afirmação sobre a música no capitalismo...a grande parte do repertório de música erudita mais consumida hoje surgiu no capitalismo! A própria idéia de música como algo a ser consumido por uma platéia (com a cobrança de ingressos) tomou força com o romantismo, em pleno capitalismo industrial. É na era do capitalismo industrial que a música adquire "status" de produto artístico e não funcional (como foi até o Barroco). Acho que as vanguardas modernas levaram a música para novos caminhos técnicos, novas formas de expressão (serialismo, música concreta, eletrônica...) mas essas formas não têm a mesma aceitação do repertório mais tradicional (Beethoven, Mozart, Schubert etc). Mas tem também essa contradição - o anti-romantismo dessas vanguardas revalorizou o repertório anterior ao Romantismo e ao Classicismo - as formas do barroco e os compositores anteriores....Hoje acho que existem muitas direções para um compositor escolher. Talvez parte do problema também esteja aí - será que dá prá fazer música contermporânea, alheia ao sistema tonal e que agrade uma parcela tão grande do público consumidor de música erudita quanto a parcela que consome majoritariamente o repertório erudito tradicional? Eu não faço a menor idéia....rsss. Mas acho que público existe para o novo repertório sim...como provam os vários festivais de música contemporânea que existem. Tema polêmico esse!!!
|
pianoid Veterano |
# set/15
· votar
grande discussão, pena que não participei
sobre arte x produto: arte é produto de seu tempo. Os rapsódicos homeridae cantavam uma sucessão de contos folclóricos - não muito diferente de cantadores de martelo agalopado nordestino - até algum grego na antiguidade ainda verificar que aquilo era um legado cultural digno de registro e escrever tudo, e séculos depois passar a ser estudado e canonizado como alta cultura. O mesmo pode ser dito de todos aqueles minuetos, polonaises e valsas que Bach, Beethoven e Chopin cultivavam, não sem erudição e estudo, mas definitivamente formas populares.
sobre eruditos acadêmicos em suas torres de marfim: sim, abandonaram a herança popular e foram se trancar em suas barulhentas torres atonais, certos de que um dia serão redescobertos como um novo Bach e soltaram uma gargalhada reprimida do fundo da tumba. O abandono das formas folclóricas é fácil de explicar: não era mais preciso um compositor para isso, bastava um microfone. Ouvimos os minuetos e valsas tratados com todo arroubo e grandeza tal como registrado em partitura pelos compositores clássicos, mas as formas populares modernas vem à nós crua, diretamente dos músicos populares. Só restou aos eruditos modernos persistirem no caminho sem volta da egotrip niilista do entre-guerras...
acho que a moral da história aqui é que não se inventa arte, se traduz apenas...
|
Ken Himura Veterano |
# set/15
· votar
pianoid Cara, sua visão da história da música e da música em si está bem distorcida. Do tipo falar que capital do Brasil é Buenos Aires.
|
Adler3x3 Veterano |
# set/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
oops post duplo.
|
Adler3x3 Veterano |
# set/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
Ken Himura
Agora mudou não é mais Buenos Aires é Caracas, por causa da influência da República Boliviarana e do embrutecimento da educação e cultura das novas gerações, não só do Brasil.
A música erudita não morreu e nunca vai morrer.
rsss.....
|
makumbator Moderador
|
# set/15
· votar
Adler3x3 Agora mudou não é mais Buenos Aires é Caracas
Na época do Ronald Reagen era la Paz. Curtia mais essa época.
|
Adler3x3 Veterano |
# set/15
· votar
Makumbator Na época do Ronald Reagen era la Paz. Curtia mais essa época.
Entendi. Em muitos sentidos você tem razão e não é saudosismo.
|
pianoid Veterano |
# set/15
· votar
Ken Himura reflita e refute se puder
|
Ken Himura Veterano |
# set/15
· votar
pianoid Pra quê? É perda de tempo ir contra broscience num fórum de internet.
|
pianoid Veterano |
# set/15
· votar
broscientists se congratulam fechados em suas torres de marfim?
parece que sim
|
Ken Himura Veterano |
# set/15
· votar
Em psicologia, projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). De acordo com Tavris Wade, a Projeção Psicológica ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projetados em alguém. (WADE, Tavris. “Psychology” Sixth Edition. ISBN 0-321-04931-4. New Jersey: Prentice Hall, 2000)
|
pianoid Veterano |
# set/15
· votar
sou vítima de projeção de paranóicos sempre, me sinto oprimido
mas não uso clones pra lidar com isso
|