Dedo torto tem solução?

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # fev/07


    Olá

    O meu dedo 5 (mínimo) da mão direita é um pouco torto, no sentido de que sua polpa é um pouco mais voltado para a palma da mão. Bem, o da mão esquerda também é, mas o da direita é bastante, o que me incomoda na hora de tocar, e num trinado com dedos 4 e 5, eu faço melhor com a mão esquerda do que com a direita, mas sou destro, por enquanto deveria ser o contrário. Então atribuo isso ao dedo, que parece ser um pouco mais lento que deveria.

    Eu costumo torê-lo, para a posição que deveria ficar, mas não tenho visto melhora.

    O que fazer?

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    existem cirurgias plásticas que corrigem esses defeitos.

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    Você já procurou um ortopedista? Acho que seria o mais indicado a fazer.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fã de mp3
    Boa.

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    Nunca deixe de ir ao médico. Vovó já dizia (hehehe). Você tem convênio privado? Porque depender do público é triste.

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata

    Pau que nasce torto morre torto...

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pobrezinho

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Pessoal sem graça... :/

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Vai num orto ou num fisioterapeuta.

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    carai, conseguir fazer trinado de 4º e 5º dedo com a mão esquerda melhor que a direita é fodz

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cara, vocês devem estar pensando que meu dedo tem um deslocamento de 90 graus. Po, não é assim. Ele é apenas um pouco torto. Por exemplo, se eu fechar a mão, ele se aperta um pouco mais contra o dedo quatro do que o da outra mão.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    carai, conseguir fazer trinado de 4º e 5º dedo com a mão esquerda melhor que a direita é fodz
    O meu também é xD

    Além de ser canhoto, eu toco violino. Minha mão esquerda é um monstro perto da direita hehehehe

    Renan Rimou
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Dedo torto tem solução sim. Como disseram alguns colegas, o importante agora pra você é procurar um ortopedista. Ele poderá avaliar se o seu problema pode ser resolvido por cirurgia por algum tipo de terapia.

    Procure o ortopedista, velho.

    Abraços.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Quanto à consulta particular, o problema é $$.
    Quanto à consulta pública, o problema é exatamente esse, a consulta é pública.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Renan Rimou
    Me parece que você é do Rio, não?

    Pegue meu contato (email e MSN):

    rafaeleyng(arroba)gmail.com

    Sashsiam_2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ao contrário do que pode parecer, seu problema é bem comum. O 5º dedo geralmente é inclinado na maioria das pessoas por sua função de oposição com o polegar, para realizar as atividades necessárias (até onde eu sei, homens das cavernas não tocavam piano com freqüência).

    Essa inclinação pode ser corrigida a longo prazo com exercícios para forçar a abertura dos ligamentos desse dedo com o 4º (ele não vai ficar "grudado") e a rotação axial (ele "desentorta"). No entanto, mesmo exercícios bem feitos e orientados podem levar meses para fazer efeito, e não corrigir totalmente o problema. Por isso, na hora de tocar deve-se manter o antebraço numa pronação adequada (imagine um lápis em cima do pulso: ele deve estar paralelo ao teclado), e, na gora de tocar, o dedo deve ser aproximado por meio de seus próprios músculos.

    Montando sua posição para tocar, tente aproximar do 4º dedo a primeira falange do 5º, sem mexer a mão e sem arrastar a ponta do dedo. No início é extremamente difícil controlar esse movimento, mas depois de um tempo você consegue. A seguir, tente fazer isso antes e durante o toque desse dedo (na pausa, deixe relaxado). A maioria dos grandes pianistas faz isso automaticamente, sem se dar conta. Para meros mortais como nós, é preciso treinar muito. E acredite, é chato mesmo (sei disso, estou treinando há algumas semanas).

    Para forçar o 5º dedo, deixe o pulso em extensão e o dedo completamente relaxado. Segurando com a outra mão, o dedo relaxado deve estar com flexão nas três falanges, sendo que a última deve estar perpendicular ao antebraço. Nessa posição, empurre a última falange no sentido lateral, sem muita força, e mantenha a pressão por alguns segundos. Faça isso todos os dias, mas atenção: só uma vez por dia e parando ao menor sinal de dor. Qualquer exagero pode traumatizar os ligamentos, demorando meses para sarar. Consultar um ortopedista é uma excelente opção para evitar lesões.

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    até onde eu sei, homens das cavernas não tocavam piano com freqüência

    Há controvérsias. xDDD

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Sashsiam_2
    Montando sua posição para tocar, tente aproximar do 4º dedo a primeira falange do 5º, sem mexer a mão e sem arrastar a ponta do dedo.

    Para forçar o 5º dedo, deixe o pulso em extensão e o dedo completamente relaxado. Segurando com a outra mão, o dedo relaxado deve estar com flexão nas três falanges, sendo que a última deve estar perpendicular ao antebraço. Nessa posição, empurre a última falange no sentido lateral, sem muita força, e mantenha a pressão por alguns segundos. Faça isso todos os dias, mas atenção: só uma vez por dia e parando ao menor sinal de dor. Qualquer exagero pode traumatizar os ligamentos, demorando meses para sarar. Consultar um ortopedista é uma excelente opção para evitar lesões.


    Não entendi as explicações. Também, não sei ao certo qual é a primeira e qual é a última falange. A primeira é a mais próxima da unha ou mais próxima da mão?

    Sashsiam_2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    A primeira falange é a mais próxima da mão, a última é a da ponta do dedo.

    Para tocar no piano/órgão, você mantém a mão em posição curva, certo? Então, é só montar essa posição no ar (com os dedos relaxados, as pontas vão apontar para dentro da mão). Aí, basta puxar um pouco para frente o 5º dedo (deixando a última falange perpendicular ao antebraço) e forçar lateralmente, empurrando pela última falange.

    Enquanto está tocando, você movimenta o dedo lateralmente para alcançar teclas distantes. A aproximação de que falei é a mesma, com a diferença de que a ponta vai ficar no mesmo lugar sobre a tecla, sem arrastar (o que torna bem mais difícil de controlar).

    Espero que tenha sido mais claro agora, qualquer dúvida é só perguntar. E não se esqueça: não abuse desses exercícios de abertura para não se machucar.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ah, sim: uma boa maneira de ver se você consegue manter os dedos relaxados é segurar uma mão com os dedos da outra e dobrar o pulso para cima. Se os dedos estiverem relaxados, automaticamente se dobrarão. Se estiverem tensos, manterão sua posição.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Sashsiam_2
    Você tem boa intenção, mas esse último post foi um tiro no escuro, porque não indica posição inicial de nada. Mas acho que entendi, mesmo assim, obrigado.

    Na questão anterior, de aproximar a primeira falange, é como se mantivesse os pés afastados e aproximasse os joelhos. Fica aquela posição de galinha?

    Céus, adoraria ter sido mais rebuscado nesse post.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Sashsiam_2
    E tem a diferença de altura entre as duas falanges. Devo desconsiderar isso?

    Sashsiam_2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    Na questão anterior, de aproximar a primeira falange, é como se mantivesse os pés afastados e aproximasse os joelhos. Fica aquela posição de galinha?
    É por aí mesmo. Imagine que a pessoa tenha as pernas meio tortas, com o joelho para o lado. Fazendo a aproximação, a perna fica normal. O 5º dedo é naturalmente torto, a aproximação deixa ele na posição correta.

    E tem a diferença de altura entre as duas falanges. Devo desconsiderar isso?
    Por favor me desculpe, mas não entendi o que você quis dizer.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Sashsiam_2
    E tem a diferença de altura entre as duas falanges. Devo desconsiderar isso?

    Se eu fizesse o mesmo movimento com os dedos 3 e 4, a primeira falange de ambos ficaria na mesma altura. Já com os dedos 4 e 5, o dedo 5, por ser nanico, fica meio por baixo do dedo 4. A idéia é fazer assim mesmo, então?

    Sashsiam_2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    Nenhum problema. O que interessa é que todos os dedos possam manter uma posição adequada para abaixar a tecla com movimento vertical. O dedo de lado não é bom para fazer isso, por isso a aproximação. O problema é quando os dois dedos estão tão grudados que um fica por baixo do outro após aproximar. Os exercícios de abertura corrigem esse problema com o tempo.

    Criativo Músico
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Perfeito! Minha dúvida foi sanada. Sabe, eu tinha um medo imenso disso me atrapalhar como músico, mas agora que eu sei que isso é comum conseguiu me aliviar mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dedo torto tem solução?