Exercício físico para músicos

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # jan/07


    Olá, olá


    OVocês sabem algo sobre indicações ou contra-indicações de determinados exercícios físicos para determinados instrumentistas?

    Ok, tenho certeza que posso ser mais claro.

    Alguns exercícios me parecem prejudiciais para quem toca determinado instrumento. Já li sobre musculação que use braços ser ruim para pianistas. Ao contrário disso, um bom guitarrista que freqüenta a mesma academia que eu freqüentava e cursa Educação Física me disse que seria bom fazer exercíos para antebraço e mão. Talvéz ele tenha dito do ponto de vista da saúde dos músculos, e não do ponto de rendimento. Me parece que braço duro e intrumento de teclado não combina.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pois é, apesar de ter lido, já senti na prática - fui fazer uns exercícios de malhação e senti como se meus punhos fossem explodir. Por isso que não entrei em academia até agora.

    Tô pensando em fazer natação, que é um esporte extremamente saudável e bom pro corpo inteiro. Vai demorar até ficar bombadão (hahahaha), mas acho ser o melhor caminho.

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pelo que já li, mais importante que exercícios físicos são os alongamentos, principalmente antes e depois de tocar, mas sempre é bom fazê-los antes e depois de ficar muito tempo parado. Essa coisa de academia não existia nos séculos passados!

    guschard
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu toco guitarra, e faço musculação. Como já tive problemas com tendinute, procurei alguns médicos e eles me recomendaram exercícios para o fortalecimento dos músculos no antebraço, para evitar dores ou outros problemas.
    Outra coisa importante são os alongamentos. Ajudam muito, mas para mim não foram suficientes.

    Abigobaldo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    pra guitarra ja ouvi falar que é bom... musculaçao e talz

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    No caso dos guitarristas, assim como bateristas, acho que para eles é mais recomendada musculação, pois eles mexem mais com a articulação do cotovelo. Para pianistas é mais complicado.

    Ata
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3
    mais importante que exercícios físicos são os alongamentos
    Essa coisa de academia não existia nos séculos passados!

    Mas não estou falando sobre exercícios que te ajudem, que te façam tocar melhor. Falo de exercícios que possam ser prejudiciais para o desempenho.

    Ata
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guschard
    Abigobaldo

    Pois é, como disse, podem ser bons para a saúde dos músculos, mas são bons para o desempenho?

    Vejamos o caso dos lutadores. Lutadores muito grandes, que praticaram hipertrofia, ficam lentos. Da mesma forma, uma mão musculosa (fruto de exercícios específicos para isso, e também da pegada na barra para qualquer outro exercício) seria lenta, pouco ágil para tocar?

    Chimbinha
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nunca ouvir falraa

    Tigher
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Boa questão, tb queria saber disso o.O

    AgSarola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Galera sou professor de Ed. Física e acredito que possa ajudar. Esse lance de hipertrofia deixar o cara lento é passado, e muito antigo esse conceito. Lutador fica lento se o treino for mal feito. Veja o caso dos atletas de ginástica olímpica, todos tem uma grande hipertrofia e são ágeis e flexíveis. O treino de musculação vai ajudar a você suportar melhor o peso de seu instrumento com uma postura melhor e que cause menos dor a sua coluna (ex. guitarra, baixo, sax). Em outros casos deixam seus músculos melhor condicionados a longos concertos ou shows, como piano, bateria, baixo acústico etc.. Agora jamais irá melhorar sua técnica, pois técnica exige movimentos treinados e já estruturados na cortex motor cerebral. No caso de instrumentos de sopro, um treino cardiovascular (corrida, pedalar, nadar) podem ajudar em uma maior capacidade pulmonar e melhor controle da respiração. Agora, jamais treine pesado no dia anterior de uma apresentação, alongue-se durante o dia, aqueça sempre antes dos exercícios, evite fazer séries de amigos e informe ao professor a sua atividade musical para que ele possa elaborar melhor o treino. Grande abraço e qualquer coisa é só falar!!!

    Ata
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Ata
    · votar


    AgSarola
    Hum, obrigado.

    O foda é que precisaria de alguém que realmente estudasse algo mais específico em relação ao problema, porque é um caso bastante isolado.

    AgSarola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara, qualquer coisa pega meu msn e troca uma idéia comigo... agugax@hotmail.com .... se vc não tem problemas não precisa malhar antebraço... exercite o restante do corpo..... se precisar de ajuda ou de uma opinião só me procurar no msn ou mande um e-mail! abrá e boa sorte!!

    som
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ata

    Estudo piano (e com menos regularidade violão). Há oito meses comecei a fazer academia, hipertrofia e alongamento. Senti melhoras na postura e na disposição. Não me atrapalhou em aspecto nenhum e fiquei mais “resistente”, demoro mais a ficar cansado.
    E pelos resultados que tive até agora, recomendo que qualquer pessoa, musicista ou não, comece a praticar exercícios.
    Uma dica: diga aos professores da academia que toca piano ou outro instrumento qualquer, pois assim eles lhe passarão exercícios específicos, como aconteceu comigo.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    O exercício físico na música pode ajudar, como falou o AgSarola, mas é principalmente no sentido de melhorar a saúde geral. O realmente importante num música é o controle sobre os músculos. Uma pessoa que não toca piano pode ficar apavorada vendo um bom pianista realizar uma música em grande velocidade, e imaginar "ele tem os músculos dos dedos muito desenvolvidos" ou algo do tipo. Provavelmente essa pessoa tem músculos iguais ou mais fortes que os do pianista. O que difere os dois é o controle sobre esses músculos, muitíssimo mais desenvolvido no pianista, através de muito treinamento.

    Phantom Of Death
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pois é, como disse, podem ser bons para a saúde dos músculos, mas são bons para o desempenho?

    Fala isso pro Zakk Wylde

    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu sou estudante de órgão. Além das mãos, temos também os pés. :)

    Karkaroff
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu estudo piano e vo começar a malhar agora na final do ano... acham que não devo? Porque se for pensar igual ao sashsiam_2 , basta eu continuar praticando piano...

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Karkaroff
    acham que não devo? Porque se for pensar igual ao sashsiam_2 , basta eu continuar praticando piano...
    Não entendi. O_o
    Acho que depende do que você quer. Se você quer malhar pra melhorar no instrumento(eu ACHO que não tem muito a ver), ou pra definir seus músculos, ou pra ter boa saúde...

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Essa questão é realmente importante,

    Acho que é importante sim, o pessoal tem aquele lance de que musculo forte é musculo lento......

    Eu não acredito mais nisso, para ser rápido precisa ser forte, o exercicio é necessário, mas deve-se antes de tudo ter certeza do que se quer, se exagerar no exercicio dai prejudica mesmo, mas não só a performance musical e sim tudo....

    Abraço a todos

    Karkaroff
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat,

    Na verdade eu quero malhar mesmo pela saúde, nada a ver com o piano. So que lendo o tópico eu acabei me preocupando, que isso pode atrapalhar. Mas acho que não tem nada a ver não...

    AgSarola
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Karkaroff
    Volto a repetir.... se você for em uma academia legal, com professores formados, difícilmente você terá problemas..... A musculação não vai te prejudicar no piano, nem melhorar seu rendimento. Pode apenas te atunuar o cansaço e numa melhor postura.
    Boa sorte.

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Karkaroff
    Fazer exercício físico é sempre bom. Eu só tinha ficado com um pé quanto à musculação depois de ler os primeiros posts, mas depois li o post do AgSarola e acho que não dá problema, não...

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Todas as grandes escolas de música dos EUA e da Europa oferecem aulas de yoga e/ou pilates e/ou técnica alexander para os alunos de música. Acho que qualquer uma dessas três opções são muito boas.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Alvaro Henrique
    E o que seria isso da técnica alexander ou pilates?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercício físico para músicos