Tema para Debate: Técnica X Feeling

    Autor Mensagem
    Sashsiam_2
    Veterano
    # nov/06


    Esse confronto já apareceu em alguns tópicos, como "Livros para Piano" e "Caminhos para uma boa execução". Aqui, esse debate será organizado e se limitará apenas sobre a relevância da técnica e do feeling para a formação de um bom intérprete. Mostrem a sua opinião! Ela pode ser (ou não!) a mesma que de muitas outras pessoas.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bem, na minha opinião a base da interpretação é a técnica. Aquele que não domina bem o instrumento ou a música não terá recursos para se expressar. Por isso os professores devem trabalhar desde o início para que o aluno adquira uma boa técnica, corrigindo todos os erros e passando muitos exercícios.

    Depois que a pessoa adquiriu técnica ela vai dominar as músicas com facilidade, e, dominando as músicas, aí sim acrescentar aquele "colorido" que diferencia um intérprete de um bom intérprete:o "feeling", o "toque pessoal", o "algo por trás das notas", como preferirem chamar.

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: fã de mp3
    · votar


    Tema para Debate: Técnica X Feeling
    Pelo título, pensei: "ah, não, mais uma discussão infrutífera!" : (

    O que acho: técnica é necessária sim, e isso é mais óbvio do que parece. E mesmo quem não tem um estudo aprofundado em teoria musical pode ter uma técnica bem desenvolvida. A técnica é desenvolvida com prática. A teoria, os livros didáticos, os professores ensinam os atalhos para aprimorar a técnica. Mas são atalhos, não necessariamente o único caminho.
    Técnica pode ser definida, grosso modo, como "repetição de procedimento". Um animal desenvolve técnica para a caça, um robô é programado com uma técnica específica para uma determinada operação. É aí que entra o que chamamos de "feeling" (odeio esse termo; não por ser da língua inglesa, mas por existir um correspondente em português, simplesmente "sentimento"). É o sentimento que transforma ciência em arte. É pegar uma partitura e colocar, através da técnica, tudo o que se está sentindo naquele momento, ou o sentimento que se quer passar.

    sIAMESE
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu curto mais uma musica repleta de feeling e pouca técnica do que uma musica cheia de técnica, porém, sem feeling nenhum.

    Energy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    equilibrio tecnica x feeling

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    equilibrio tecnica x feeling (2)

    vai do dia
    tem dia que estou a fim de ouvir tecnica outro dia estou a fim de ouvir feeling
    se vou assistir uma apresentação então tem que estar nesta mesma sintonia


    creio que existe:
    somente tecnica
    tecnica com feeling
    mas não tem feeling sem tecnica

    Fante
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    no começo tecnica, depois d algum tempo, tendo o feeling se tok qualquer coisa q se imaginar..... ai o feeling se torna mais importante, mas naum deixando a tecnica de lado....

    fernando tecladista
    concordo plenamente com vc:
    creio que existe:
    somente tecnica
    tecnica com feeling
    mas não tem feeling sem tecnica


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tema para Debate: Técnica X Feeling