Sugestões para alcalmar os nervos? =)

Autor Mensagem
_music_4_ever_
Veterano
# jul/06


Estou a pensar em ocupar o lugar de organista na Igreja onde canto actualmente no coro.

Alguma sugestao?

Assim, talvez pudesse ir perdendo os nervos, porque sou uma pessoa muito nervosa e por isso meto agua nos concertos. :S

Qual e o vosso truque para acabar com os nervos?

Jabijirous
Veterano
# jul/06
· votar


tenta a ajuda divina :P

128556
Veterano
# jul/06
· votar


tenta a ajuda divina :P

som
Veterano
# jul/06 · Editado por: som
· votar


comigo acontece o seguinte:

quando se trata de uma música na qual tenho fluência, consigo tocá-la perfeitamente, sem que me incomode a presença de espectadores. É indiferente.

quando se trata de uma música que ainda estou a aprender, tocando-a sozinho o resultado é satisfatório, porém se houver alguém a me observar, a execução é horrível.

Isso me leva a concluir que o truque para 'acalmar os nervos' é estar seguro da própria habilidade.

_music_4_ever_
Veterano
# jul/06
· votar


então ker dizer ke sou mto insegura....

Jabijirous
Veterano
# jul/06
· votar


isso é bem comum, tem gente que faz terapia pra isso :P

meu conselho é pensa que é um amigo teu que ta blz :P

_music_4_ever_
Veterano
# jul/06
· votar


lool. Já pensei ke era só família....n resultou. Sim, pode ser ke amigos dê jeito...

som
Veterano
# jul/06 · Editado por: som
· votar


_music_4_ever_

dias depois, lendo o que eu postei, achei muito arrogante minha mensagem... que coisa hein, nem a reconheci como minha, pois evito a todo custo essa impressão. desculpo-me por isso.

não quis dizer que você é insegura ou que eu seja seguro, não nesse aspecto de personalidade, referia-me apenas à música.

mas de toda forma é o que funciona para mim, se conheço bem (bem mesmo) uma música, sinto-me a vontade para tocá-la em público e na maioria dos casos consigo tocar certo, mas se não conheço muito bem, aí se toco em público é horrível... a execução cheia de erros, notas trocadas, trechos trocados, tentativas forçadas de correção, quebra de ritmo, etc.

creio que se você tem certeza do que vai tocar e como tocar, etc e etc, pode até sentir certo nervosismo, mas nada que lhe atrapalhe :)

comigo é assim. Nas poucas ocasiões que tenho de tocar para um 'público', passo a semana toda treinando as músicas; nas vésperas chego a ficar mais de seis horas, do entardecer ao anoitecer (18:00/00:00~1:00), treinando. da primeira vez que fiz isso tive até medo de despertar com os dedos doloridos ou algo semelhante... mas não aconteceu. (ufaa:)

mas ainda assim sinto nervosismo, 'frio na barriga', mas saber que tenho certeza do que devo fazer e como fazer, modera essa sensação. ao longo da apresentação vai passando, vou me sentindo à vontade.

como você vai tocar na igreja e as cerimônias são freqüentes, creio que se acostumará com facilidade.

boa sorte!

Ken Himura
Veterano
# jul/06 · Editado por: Ken Himura
· votar


Qual e o vosso truque para acabar com os nervos?
Não existe truque, você sempre vai ter o frio na barriga. O jeito é relaxar e gozar.

.:K:.
Veterano
# jul/06
· votar


_music_4_ever_

como vc vai ocupar o cargo, entendi que vai desempanhar esta função frequentemente. Nas primeiras apresentações pode ocorrer algo não calculado. Podem ocorrer alguns erros, mas o segredo é lembrar que está fazendo um trabalho que te agrada, q imprevistos acontecem. Se divirta com seu evento. Musica é prazer! Errou, bola pra frente! Mantenha seu sorriso, segure o bom humor e bola pra frente! Claro, nas outras aprensentações vc vai estar mais segura e tudo vai fluir mais tranquilamente.
Sucesso!

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06
· votar


Obrigada a tds! :]

som
N faz mal :] tds temos os nossos momentos....até eu já tive os meus....lol

Da ultima vez ke actuei treinei imenso, sabia a música de trás pa frente e da frente pa trás, tdas as suas tecnicas e metodos e interpretaçao...mas foram os pedais ke mais falharam

O nervosismo foi constante. É verdade...Há medida ke tou actuando vou ganhando o à vontade com o público, mas o pior de tudo é aquela longa espera....:S

Depois quando fico frente a frente com o órgão, aquelas réstias de nervos, aquele nervoso mais pequeno fica sempre, o que me atrapalha um pouco. O nervosismo maior já consegui ultrapassa-lo. Talvez isso dos nervos seja mesmo uma questão de tempo e de treino psicológico.

Tambem n tenh pedais em casa. Mas treinei os pedais bastante....

som
Veterano
# ago/06
· votar


_music_4_ever_

não tem o órgão da igreja a sua disposição o tempo todo?

.:K:.
Veterano
# ago/06
· votar


...Há medida ke tou actuando vou ganhando o à vontade com o público true u.u

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06
· votar


Sugestões para alcalmar os nervos? =)

Já repararam que alguém alterou o título do tópico? :S
E ainda por cima não é alcalmar...é acalmar! loooool
E as sugestões não dizem só respeito aos nervos mas também ao facto de estar a pensar em assumir o lugar de organista. loool

som
não tem o órgão da igreja a sua disposição o tempo todo?

O órgão está lá, mas a igreja não está sempre aberta.
Eu uso o do Conservatório que é mais completo, tem a pedaleira de 2 oitavas e 2 manuais, já o da igreja só tem 2 manuais.

Ata
Veterano
# ago/06
· votar


Inibição da obrigação de tocar em público.

Senta ao órgão, e pensa sobre o que tu vai fazer. Sem sustos. Qualquer musicista leva um bom tempo até começar a tocar, só iniciantes que saem no atropelo, já reparou?

asda
Veterano
# ago/06
· votar


Qual e o vosso truque para acabar com os nervos?
Maracujina.

Medite.

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06
· votar


Maracujina.
o ke é isso?

Ata
Veterano
# ago/06
· votar


_music_4_ever_
É um xarope de Maracujá que tem aqui no Brasil.

O único jeito é acostumar.

Ata
Veterano
# ago/06
· votar


_music_4_ever_
Ah, explicando, Maracujina é calmante natural.

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


ah. ok
Maracujá faz a vez?

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06
· votar


Ata

Qualquer musicista leva um bom tempo até começar a tocar, só iniciantes que saem no atropelo, já reparou?

por acaso...Principalmente os pianistas.

Ata
Veterano
# ago/06
· votar


_music_4_ever_
Pois é, só não vai sentar e estralar os dedos, hein.

Ah, mas se tu vai acompanhar o serviço religioso, aí nem dá, tem que tocar mesmo.

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06
· votar


Ata
Pois é, só não vai sentar e estralar os dedos, hein.

loooool. Houve um tempo que eu tinha a mania de fazer isso...nas aulas, é claro! ;)

Fabio Giavoni
Veterano
# ago/06
· votar


_music_4_ever_
por acaso já aconteceu de vc estar tocando bem achando q estava sozinho e de repente levantar a cabeça e perceber q tinha alguém t olhando?
pois é....o nervosismo pode ser controlado, é soh vc não dar atenção pro público, imagina eles não estão lá, se vc errar, não ligue, tente tocar mais pra vc do que pra eles(lol egoísmo)

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06
· votar


Fabio Giavoni

looool. Já me aconteceu sim! Eu fui estudar pra uma Audição que eu ia dar, só que a seguir a sala ia ser ocupada pelos alunos de 8ºano de trompete que iam fazer o exame.

De repente oiço a porta abrir muito lentamente, mas não dei muita importância porque estava a meio de uma música.
Até que sinto que esse alguém tinha entrado e olho de soslaio e reparei que estava concentrado na música que eu estava tocando. Mal em apercebi disso, perdi-me na peça porque me tinha desconcentrado.

Quando páro, o observador começa-me a fazer perguntas sobre o órgão onde eu estava a tocar (ao que parece, tinha gostado do som), qual era a marca e sobre a registação, etc.

Depois quando ele se foi embora, o meu professor pergunta-me se eu sabia quem era o observador e eu respondi que não. Era o presidente do júri de trompete e um trompetista famoso em Portugal (é no que dá a nossa cultura preferir dar mais atenção à música popular do que à erudita...:s E como ainda sou estudante, ainda não sei de muita coisa...)

The_Guardian
Veterano
# ago/06
· votar


é foda isso mesmo ahuahaua

Zakk Wylde_
Veterano
# ago/06
· votar


_music_4_ever_

Treine com um público pequeno, peça a seus amigos para assistirem à execução. Antes de eu fazer um show chamo alguns amigos para tocar o repertório

Ata
Veterano
# set/06
· votar


No festival de Juiz de Fora que eu participei em Julho, a gente tinha que ler prelúdios do Cravo Bem Temperado à primeira vista, na frente do professor e dos colegas.

E, acredite, foi tranqüilo. Tinha que ser. Era tranqüilo ou não saia. Pra mim saiu, pra um colega, não. Ele parava e repetia o tempo todo. Aí ele foi convidado a se retirar da turma.

_music_4_ever_
Veterano
# set/06 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Por acaso estive num workshop recentemente e no final actuámos para um público que em quantidade podemos dizer que equivalia mais ou menos ao que costuma aparece nas audições onde toco.

Eu tinha um solo nos pratos e ainda cantava e dançava e não senti nenhum tipo de nervosismo desta vez. Pelo contrário, até me senti muito bem! Parece que aprendi a encarar o público de outra maneira, mas para isso eu preciso de fazer ainda uma prova final que vai nesta Audição de Natal, para ver como vou reagir perante o público.

Mario Umetsu
Veterano
# set/06
· votar


manda maconha...
hsuahsu zuera

existem calmantes (não drogas..) que servem pra isso :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sugestões para alcalmar os nervos? =)