Deu-lhe as costas a imprensa brasileira

    Autor Mensagem
    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06


    Um brasileiro, único da América do Sul, de nome Marcelo Greenhalgh Thys, disputou em Osaka, Japão, no último domingo (11), o prêmio de melhor pianista internacional - não sei informar os critérios ou divisões categóricas.
    Havia, a princípio, oitenta candidatos de todo o mundo, posteriormente reduzidos a doze semifinalistas e, finalmente, três finalistas: uma russa e uma japonesa, de reconhecimento significativo, e o catarinense Marcelo Greenhalgh Thys, vencedor do concurso que elegeu os melhores pianistas do Brasil. Entre estes, Marcelo ficou em segundo lugar, o que já é, sem sombra de dúvidas, um imensurável mérito e orgulho.

    Perguntei-me, somente, onde estava a mídia brasileira em uma hora como esta. É evidente que, por estarmos em época de copa do mundo de futebol, concursos ou acontecimentos quaisquer foram infinitamente ofuscados, mas tenho dúvidas sobre se teria, se não fosse isto, algum reconhecimento da imprensa.

    Resta lamentar.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Pois é.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Perguntei-me, somente, onde estava a mídia brasileira em uma hora como esta.
    Estava preocupada com as bolhas do Ronaldo Fenômeno cagão.
    E mesmo se não estivéssemos em época de copa, a imprensa estaria mais interessada na unha encravada da Sandy.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    no último domingo (11),
    Viu? Dia das bolhas do Ronaldão cagão.

    Ata
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu realmente acho que um músico que se dedica à música de verdade não deve esperar nada além de realização pessoal e subsistência.

    Tocar ganhando o suficiente para comer e morar. Se eu conseguir isso, me considero realizado.

    Tigher
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Tigher
    · votar


    Eu realmente acho que um músico que se dedica à música de verdade não deve esperar nada além de realização pessoal e subsistência.

    Tocar ganhando o suficiente para comer e morar. Se eu conseguir isso, me considero realizado.


    apoiado, até pq este povo do Brasil eh tão ingênuo que nem sabe definir oq é música erudita, infelizmente.
    Mas se houvesse alguma participação da mídia, aposto que mudaria muito o quadro do Brasil.
    Mas infelizmente, a mídia está voltada ao dinheiro e fazer o povo gostar do funk. Citei o funk como principal, existem muitos outros q não tem qualidade musical alguma e servem para mercado do sexo etc. Este é o nosso Brasil! Brasil brasileiro. Sem mais!

    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin
    Concordo plenamente. Meu enojamento por esta mídia ordinária e leviana, que preocupa-se apenas em correr atrás de um bando de famosos (ou, em muitos casos, pseudo-famosos) que vivem de festas regadas a muitos flashs, é, assim como imagino que seja para muitos aqui do fórum, inumerável.

    Saindo um pouco do contexto da música: li, há alguns meses, um artigo sobre crianças e jovens de favelas paulistas e cariocas que praticavam esportes que não o futebol, incentivadas por entidades e pessoas de boa fé. Houve uma dificuldade tremenda para convencer estas crianças de que o futebol não é o único caminho para o sucesso, visto que, para elas, ronaldos, kakás, adrianos e romários são deuses que saíram, em geral, de favelas e venceram na vida graças ao futebol. Toda a visão e percepção da criançada limitou-se apenas ao futebol e, para mim, só o fato desta visão ter extinguido-se, mesmo que parcialmente, já é algo muito bom.
    Acontece mais ou menos isto com a nossa música e cultura em geral, que confinou-se irremediavelmente a samba, carnaval, caipirinha, mulatas, praias, e outros que nem preciso citar. Tudo além destes itens não é "originalmente brasileiro" no exterior. Pensam: "Um brasileiro ao piano? Como assim? Ele deveria estar é com um pandeiro nas mãos e uma mulata de biquini ao seu lado!".

    Ata
    Lamentavelmente, estás certo. Porém, apenas uma ressalva: isto restringe-se um bocado se compararmos o Brasil à Alemanha, por exemplo. No Brasil, "tocar ganhando o suficiente para comer e morar" é válido, definitivamente.

    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tigher
    Ótima colocação. Para piorar com tudo, a mídia ainda incentiva e apoia a ignorância, desonra e imoralidade. Não é difícil deparar-se com isto: ligar a televisão no domingo à tarde já é mais do que o suficiente. Se mesmo assim for difícil, basta que foques nosso glorioso presidente Lulinha.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O Tecelão
    Não sei onde você viu a nóticia, mas não havia lá nenhuma forma de entrar em contato com o Marcelo Greenhalgh Thys? Se alguém conseguisse o e-mail dele, seria interessante que cada um de nós lhe escrevesse uma ou duas linhas, parabenizando-o.

    Eu, que amo a música e sou músico amador (não sou profissional porque o país não me dá condições), me encho muito mais de orgulho com uma conquista dessas do que com um jogo de futebol.

    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Rachmaninoff
    Ótima idéia, rapaz. Procurarei alguma forma de contactar o pianista brasileiro, que para nós deve ser não só um exemplo, mas um orgulho.

    Recebi a notícia por e-mail, de uma amiga paulista, exímia pianista, que certamente conhece o trabalho do Marcelo Greenhalgh Thys. Falarei com ela a respeito de tua proposta, e assim que tiver novidades, informarei.

    Ata
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Rachmaninoff
    Rodrigo, seu cretino. Seria legal mesmo parabenizar o rapaz.


    O Tecelão
    se compararmos o Brasil à Alemanha

    Quando uma orquestra toca ao público geral na Alemanha, algo normal, aliás, é comum ver pessoas com reduções ou a partitura completa do maestro, na platéia, acompanhando. Por quê? Porque as pessoas aprendem na escola a escutar música, e eu não digo simples audição musical, mas sim audição consciente, com percepção harmônica, rítmica e melódica, além da estética e formal.
    No Brasil, quando tocam, não raro envenenam a obra, colocando percursão de samba e cavaco. E no público, pessoas semi-analfabetas conversando. Os que escutaram e gostaram, em geral descrevem a obra com a riqueza de linguagem de que dispõem, alimentados por esse mesmo sistema falho de educação:

    "É lindo!"

    Na mesma semana, já não lembram de que obra se tratava, se é que chegaram a saber.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tocar ganhando o suficiente para comer e morar. Se eu conseguir isso, me considero realizado
    É o que eu pretendo também =P


    Mas todos nós temos culpa nisso. Começando pelo ponto de chamar a música de Erudita. Sei que esta é a terminação certa, mas esse termo excluiu as pessoas, dá a impressão de que você tem que ser extremamente polido para gostar desse tipo de música, o que não é verdade.

    Por isso que agora eu só chamo de música antiga, orquestral, clássica (mesmo que clássica seja errada), etc. Mas não uso mais erudito.

    Dark Diva
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O Tecelão
    Resta lamentar.

    Lamentável mesmo ...
    _______________________________________________________________________________________
    Ata
    Eu realmente acho que um músico que se dedica à música de verdade não deve esperar nada além de realização pessoal e subsistência.
    Tocar ganhando o suficiente para comer e morar. Se eu conseguir isso, me considero realizado.


    Q bom p vc. Mas eu, se tivesse à altura de quaisquer excelentes músicos desse país, também ficaria muito realizada se, além de alcançar prêmios como esse q o Marcelo ganhou, reconhecessem o meu talento através da mídia pois, assim, a música erudita seria também muito mais difundida pra massa e talvez dessa forma a gente poderia sonhar q "pérolas musicais" como as "bundalelês" começassem a decair. (bem, sonhar não custa nada, né? rs)
    _______________________________________________________________________________________

    Rachmaninoff
    Não sei onde você viu a nóticia, mas não havia lá nenhuma forma de entrar em contato com o Marcelo Greenhalgh Thys? Se alguém conseguisse o e-mail dele, seria interessante que cada um de nós lhe escrevesse uma ou duas linhas, parabenizando-o.

    \o/

    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: O Tecelão
    · votar


    Ei, alguém aí usa o Orkut? Parece que a mãe (ou tia) do Marcelo Greenhalgh Thys está lá. Poderíamos perguntar a ela se há algum meio de contactá-lo.
    Faria isto por mim mesmo, mas não sou cadastrado.

    Ata
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Dark Diva
    Q bom p vc.

    Obrigado :)

    Tu por acaso não é a erica_hots? Se for, me dá teu MSN que eu quero trocar uma idéia sobre prova de seleção pra vestiba.

    mtpianista
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olá Pessoal!
    Deixa eu me apresentar... eu sou o Marcelo Thys.

    Tava olhando no google quando tive a supresa de encontrar este Fórum de vocês. Fiquei muito contente com a consideração de todos vocês, valeu mesmo!

    O concurso lá foi bem difícil, já teria sido uma experiência só ter ido assistir. Por isso fiquei muito feliz!
    Quem quiser me escrever, pode ser por aqui mesmo que eu vou ver.

    E sobre a imprensa, nesta última semana saiu uma matéria no jornal Tribuna da Imprensa. Acho que ainda está disponível online para quem quiser ver.

    Um abraço!
    Marcelo

    Spectrum
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mtpianista
    Velho, parabéns pra vc, imagino como deve ter sido difícil esse concurso...é uma realização conseguir tal feito como vc
    e lamentável também o descaso da imprensa brasileira :\

    felicidades pra vc
    abraços

    Ata
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mtpianista
    \o/

    Não há o que dizer que tu ainda não tenha escutado, mas parabéns, cara.

    Tocou o que lá?

    mtpianista
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Toquei Haydn: Sonata em Lab maior XVI:43; Villa-lobos: A prole do bebe n2; Brahms: Klavierstucke op.76; e Mozart: Concerto para piano e Orquestra n12. A final que foi legal... o maestro era brasileiro (o violinista Claudio Cruz) e a orquestra era show D+!!!

    O Tecelão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mtpianista
    Meus sinceros parabéns, Marcelo. Orgulha-nos a todos o fato de o concurso ter tido um representante brasileiro, neste país comumentemente ligado a restritos sons.

    Diga-me: noticiei corretamente? Alguma correção?

    Abraços, e parabéns novamente!

    mtpianista
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ola Tecelão!
    Muito obrigado novamente por sua consideração com este evento!

    Sua notícia foi muito boa! Na final foram 2 japonesas e eu. A russa tirou quinto, se nao me falha a memória. De fato, foi um concurso internacional, mas, como todo concurso, não elege os "melhores pianistas" do mundo. Para isso precisaria ter um concursos com todos os pianistas do mundo de fato..hehe E ainda me coloco no meu modesto lugar, sabendo que ainda falta muito para chegar a esta categoria.
    Para mim já foi uma enorme conquista descobrir que a gente pode competir em nível internacional. Só isso já basta, eu acho...

    Um grande abraço!

    Gabriel Messias
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    O Tecelão
    nem reconhecem amis o erudito =(

    Dark Diva
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Dark Diva
    · votar


    Ata
    Tu por acaso não é a erica_hots? Se for, me dá teu MSN que eu quero trocar uma idéia sobre prova de seleção pra vestiba.

    Não, a Erica continua c o mesmo nick. ;)

    Mas pq vc achou q eu pudesse ser ela, hehe?
    ___________________________________________________________________________________

    mtpianista
    mas, como todo concurso, não elege os "melhores pianistas" do mundo. Para isso precisaria ter um concursos com todos os pianistas do mundo de fato..hehe E ainda me coloco no meu modesto lugar, sabendo que ainda falta muito para chegar a esta categoria.

    Nossa, além de tudo o cara ainda é humilde! \o/

    Parabéns pela conquista. Mesmo sem o reconhecimento q te cabe - por parte da mídia e imprensa em geral -, saiba q vc é um orgulho p todos nós, aqui do fórum!

    Seja muito bem-vindo! Espero q vc goste e continue freqüentando esse espaço.

    Beijos e palmas, de pé, p vc! ;)

    som
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mtpianista

    parabéns cara!

    brasil! sil! sil! sil!

    teuabreu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Normal alguem conhece de cultura musical média Ricardo Castro e Carlos Porto??Dois musicos que brilham mundo afora???

    Infelizmente é a realidade onde tantos talentos são idolatrados lá fora e aqui poucos conhecem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Deu-lhe as costas a imprensa brasileira