contraponto aula online?!?!?!?

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous


galera o q voces acham da gente fazer um curso de contraponto, tipo assim, começariamos desde a primeira especie até....

minha ideia é a seguinte, botava um canto dado, a galera ia fazendo o trabalho, so que ao inves de voce corrigir o teu exercicio voce corrigiria a de outro, assim a gente aprende melhor!! é só uma ideia!! de preferencia usar algum tipo de editor, eu uso o finale, e outra, infelizmente vamos falar de um assunto complicado entao so pessoas que ja dominam harmonia poderiam fazer!!

alguem pode enriquecer mais a ideia???

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Jabijirous
Olha, vc sempre me diz que eu estudo a pouco tempo pra estudar contraponto. Mas eu faria, até pra ver se eu tava no caminho certo (eu larguei o contraponto, só continuo com a harmonia). Uso o Finale e o Encore, mas acho que teríamos que por em Midi mesmo.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


em midi nao da pra mostrar o erro!!! no finale ou encore daria pra mostrar!! mas se voce ja sabe movimento melodico erro de 5º e 8 seguida entao da pra encarar!! tem que fazer um exercicio completo! com o canto dado nas 4 vozes!!

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Jabijirous
Tá, mas contraponto a quatro vozes? Ih, aí eu ainda não encaro. E quando eu falei em midi, eu quis dizer o seguinte, o Midi abre em qualquer editor de partitura :)

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


mas a 4 vozes é melhor, da pra usar setimas e tudo mais!! ja que foi so tu que respondeu a gente pode mudar pra harmonia!! oq tu ta dando de harmonia? ja é a 4 vozes?

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Jabijirous
To em Harmonia a quatro vozes, fiz acordes de sétima no modo maior (com todas inversões) agora comecei a trabalhar com modo menor. Bem iniciante, eu sei =/

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


e ae alguem ta afim ?? harmonia ou contra ponto?? ja vi que nao vai dar em nada

Ken Himura
Veterano
# mai/06
· votar


Mas pow, quer iniciar a galera com 4 vozes já???

Contraponto I, matéria de qualquer faculdade de música, é com 2 vozes!

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


2 vozes??? vai perder tempo com 2 vozes?? ja começa com 4, quem faz com 2 faz com 3 e com 4!!! a nao ser que voce ainda esteja vendo 2 vozes que sinceramente nao vejo necessidade de começar com 2 vozes é tao ridiculo!! 3 ja da pra começar, agora 2?? eu começei direto com 4!pq nao voces?

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Sei lá, acho que por uma questão de desenvolvimento da percepção. Porque com três, um iniciante pode até escrever, mas ele consegue abstrair as duas linhas melódicas? Não, na minha opinião.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


contra ponto é melodia, se tua melodia nao estiver boa teu contra ponto nao ta bom!! se a harmonia estiver certa, sem nenhum erro!! mas a melodia nao estiver boa, teu contra ponto ja era!! entao com 4 vozes ja ta bom demais!! se vingar a parada a agente vai trabalhar com 8 vozes!!!

ai fica show :P

Ken Himura
Veterano
# mai/06
· votar


2 vozes??? vai perder tempo com 2 vozes?? ja começa com 4, quem faz com 2 faz com 3 e com 4!!! a nao ser que voce ainda esteja vendo 2 vozes que sinceramente nao vejo necessidade de começar com 2 vozes é tao ridiculo!! 3 ja da pra começar, agora 2?? eu começei direto com 4!pq nao voces?

Cara, se fosse ridículo não era ensinado em Faculdade de Música! Duas vozes é importante para afixar conceitos.

Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


quando eu entrei na faculdade eu ja fui direto pra 4 vozes!! nao foi 2 nem 3 direto pra 4, harmonia tb!! direto pra 4!! pq é um troço facil!! nao é complicado

Yoran
Veterano
# mai/06
· votar


Caras... a única noção que eu tenho de contra ponto é que vc inicia a mesma melodia em tempos diferentes.. entao devido a precariedade da definição... com 4, 3 ou 2... posso entrar nessa pra entender?? thanks!!!!

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


mesma melodia em tempos diferentes???????????

contra ponto é o seguinte na primeira especie é sempre o mesmo ritmo

na segunda o ritmo ja muda, sai de semi breve pra minima, na 3 ja é seminima, na quarta é sincopa a 5 é a florida

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


em midi é o que há... assim a galera importa pro seu programa predileto e transcreve na pauta.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


o ideal é que fosse em finale, mas em encore tb da pra marcar os erros e tudo mais

Yoran
Veterano
# mai/06
· votar


Tudo bem, começamos bem, mas vai rolar a aula ou não?

Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


pra quem tem finale

http://rapidshare.de/files/20232104/primeira_especie.MUS.html

pra quem tem outro tipo de editor

http://rapidshare.de/files/20232132/primeira_especie.JPG.html

lembrando que soprano alto e tenor sao claves de DÓ

bom exercicio ae!!

nao esquecer de por os graus por favor!! fica mais facil na correção!!

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Jabijirous

Eu li na clave C - B - A - C - E - D - C e toquei no violão.

Mas não peguei o "espírito da coisa"

Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


ja estava prevendo isso, voce ja fez harmonia tradicional?

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Aí, foi mal, vou ficar de fora dessa.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


aheuaiehueah ja sabia que ia dar nisso!!

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Jabijirous

Sou auto-didata, mas conheço um pouco de harmonia e intervalo. Não manjo lhufas de contraponto.

Eu vi duas melodias descendentes (C, B, A e depois E, D, C). Associei como respectivas terças diatônicas, mas não entendi o "espírito da coisa".

Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


é o seguinte, o exercicio tem o canto dado!! voce vai ter que harmonizar o canto dado, como é a primeira especie entao ela vai ser a semi breve! na segunda especie ja é minima, ou seja a melodia ja fica com outro ritmo melodia!! mas a harmonia ainda fica semi breve!! na 3 ja muda pra seminima na 4 especie ja vira sincopa ai muda pra minima denovo!! ai vem o florido ai ja entra colcheia no maximo!! e a mistura de outros ritmos e em todas as vozes tb

eu vou fazer um so como exemplo!! amanha eu posto

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Jabijirous

tô sacando...

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


é pq senao tiver base na harmonia tradicional o contra ponto fica muito dificil e tu nao vai sair da primeira especie!!!

a harmonia pode estar certa mas se a melodia nao for boa zero em contra ponto hehehe nao preciso nem falar se a harmonia estiver errada né? é zero do mesmo jeito hehehe

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci

Tem um site legal de um compositor brasileiro, um cara jovem, ele postou um material de umas 5 páginas sobre Contraponto Modal, dá uma buscada no Google... aquilo deve te ajudar.

Se tu quer um livro BOM sobre Contraponto, "Exercícios Preliminares em Contraponto" de Arnold Schoenberg. Mas é bem demorado de estudar ele todo, também.

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Ata

Anotada a sua dica. Vou procurar por este livro. Tô precisando aprender coisas novas.

Jabijirous

Eu não sei o que você chama de harmonia tradicional por não ter estudado de forma acadêmica. De repente eu até sei mas não sei que sei. Conheço intervalo, classificação, inversão, modos, formação de acordes (tríades, tétrades), função, cadência. Sei ler as notas na clave de Sol e capengo pra ler nas outras claves. Conheço divisão, mas não tenho uma leitura dinâmica. Digamos que eu não sei ler de "carreirinha".

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


tradicional é diferente da harmonia popular, na tradicional na trabalha com C D ou E a gente trabalha com os graus e a cifragem é 5 6 6/4 (fundamental, 1°inv, 2°inv)

saber onde é permetido quintas e oitavas sequidas

saber cadencias (resolvendo cadencias)

7° por preparação
7º sobre tonica

movimentos melodicos etc

geralmente é harmonia classica tu nao vai usar isso no popular nunca! pois a sonoridade é totalmente outra a nao ser que voce queira dar uma sonoridade alá bach hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a contraponto aula online?!?!?!?