Bach mestre na FUGA não quer dizer necessariamente contraponto!(?)

    Autor Mensagem
    janne warman
    Veterano
    # fev/10


    olá pessoal
    bem eu venho tendo contato com musica barroca a um certo tempo
    e o que me chamou mais a atenção é a fuga
    o problema é que a maioria dos lugares que eu leio fazem ligação da fuga com o contraponto e queria saber que relação eles tem além da polifonia e quantidade de vozes indenticas (apesar de variarem)
    na fuga eu tenho que seguir as mesmas regras do contraponto?
    Fuga-Inicio fuga é isso que o site descreve certo?
    é só =D
    abç

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    janne warman

    Essa definição aqui tá bem clara e responde todas as perguntas que você fez no post inicial:

    "Uma fuga é uma peça de música inteiramente concebida em contraponto, e onde tudo se interliga, direta ou indiretamente, a um motivo inicial denominado sujeito; dessas ligações resulta a unidade da obra; a variedade é obtida por meio das modulações e das diversas combinações em cânone ou em imitação. As vozes parecem, então, se perseguir, ou fugir umas das outras, donde a etimologia da palavra: fuga (de "fugir"). (Lavignac, p.389)

    janne warman
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    eu acho q não =(

    "concebida em contraponto"
    isso quer dizer que é como uma "variação" do contraponto?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    janne warman
    "concebida em contraponto"
    isso quer dizer que é como uma "variação" do contraponto?


    Quer dizer que é inteiramente composto usando as regras do contraponto.

    janne warman
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    agora siim =D
    ultima pergunta
    seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?

    Dogs2
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    fuga é uma forma musical, contraponto é uma "técnica" composicional

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    janne warman
    seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?


    Não entendi sua pergunta!

    Foi isto que você quis perguntar:

    seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes, certo?


    Ou isto:

    seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?

    São as regras do contraponto florido, mas o número de vozes varia, comumente de 3 a 5.

    janne warman
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    "seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?"

    "seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes, certo?"
    é pode ser
    era isso que eu queria saber...se a fuga segue regras do contraponto
    então é hora de afundar a cara no estudo do contraponto
    valeu heiin

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    janne warman
    então é hora de afundar a cara no estudo do contraponto

    Vai lá!
    O makumbator me indicou o livro de contraponto do Lívio Tragtenberg "Contraponto – Uma Arte de Compor".

    O Scrutinizer me indicou o "Exercícios preliminares de contraponto" do Schoenberg.

    janne warman
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    "Exercícios preliminares de contraponto" esse eu tenho =D
    pena q tá em pdf e a qualidade não está boa
    senão eu imprimia é realmente um livro muito bom

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    janne warman
    pena q tá em pdf e a qualidade não está boa

    É um escaneado?

    janne warman
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    siim e em portugues

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    fuga é uma forma musical, contraponto é uma "técnica" composicional
    (2)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bach mestre na FUGA não quer dizer necessariamente contraponto!(?)