Viciados em Eco Barroco e Contraponto.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11


    Fiz este tópico pra perguntar se mais alguém possui estaespécie de vício ou TOC auditivo (ehehe) de quando está ouvindo certas músicas, adicionar mentalmente uma resposta em certas melodias das músicas que não possuem, semelhante ao efeito de Eco barroco, quando um instrumento repetia a melodia de outro, em resposta.

    Além disso, se mais alguém possui a mania de ficar fazendo contrapontos em músicas que não o possuem.

    E digo fazer isso em músicas não necessariamentes Eruditas, mas em qualquer música que você achar que caberia um efeito de Eco.

    Alguém mais faz?

    Eis abaixo um exemplo de música em que eu faço muito isso:



    Sempre que aparecem as 3 primeiras notas do tema, que começa aos 26 segundos, eu faço o tal eco.

    Entenderam? Então, quem mais "sofre" disso?

    Abraços a toda a galera que frequenta o Fórum de Música Erudita.

    Jube
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Poxa, realmente na entrada do tema nos 26 segundos a cabeça automaticamente imagina um Eco.

    Mas eu imagino mais no Blues, dentro daquelas pausas.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jube

    Ahaha essa daí é bem sugestiva mesmo.

    Tem vezes que ouvindo coisas aqui em casa eu até "canto" os tais ecos e quando alguém percebe fala algo do tipo: "Você está atrasado", ou "Você está cantando algo que não tem na música" eheheeh

    Mas eu imagino mais no Blues, dentro daquelas pausas.

    Opa, legal saber que rola até em blues!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Isto acontece comigo também.
    Não sei se chega a ser um contraponto de verdade.
    Mas em determinadas músicas o nosso cérebro vai criando sequências imaginárias.
    E parece que ouvimos o som dentro da mente.

    Arimoxinga
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    cara vou pegar essa música ai para tentar fazer uma jam! hehe gostei bastante!

    e nisso ai eu já sabia que tu era "viciado" toda jam e composição tu manda umas trocentas guitarras conversando, quem não é acostumado tem a sensação de se estar no meio da feira livre kkk.

    Peace!!

    Jube
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Arimoxinga
    Hahah, velho não é que eu imaginei uma jam tambem haha, manda ve bixo, mas bota um prazo honesto man! To numa epoca dificil.

    Curly
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fiz este tópico pra perguntar se mais alguém possui estaespécie de vício ou TOC auditivo (ehehe) de quando está ouvindo certas músicas, adicionar mentalmente uma resposta em certas melodias das músicas que não possuem, semelhante ao efeito de Eco barroco, quando um instrumento repetia a melodia de outro, em resposta.

    Além disso, se mais alguém possui a mania de ficar fazendo contrapontos em músicas que não o possuem.

    E digo fazer isso em músicas não necessariamentes Eruditas, mas em qualquer música que você achar que caberia um efeito de Eco.

    Alguém mais faz?


    Ansiedade. O medo do vazio, da solidão, que, em última instância, é o medo da morte,,, a cansativa música barroca e renascentista com todos esses contrapontos e a irritante ausência de pausas dá aos ansiosos a sensação de que estão vivos, pertencer a um continuum, a orgia perpétua...

    O silêncio é a perfeição, a música só é perfeita como superestrutura do silêncio, onde as pausas são mais importantes do que as notas...


    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Curly
    Ansiedade. O medo do vazio, da solidão, que, em última instância, é o medo da morte,,, a cansativa música barroca e renascentista com todos esses contrapontos e a irritante ausência de pausas dá aos ansiosos a sensação de que estão vivos, pertencer a um continuum, a orgia perpétua...


    Poético e bonito, mas é meio mentiroso ehehehe
    E ausência de pausas é exagero, se você analisar as vozes como você analisou apenas o instrumento solista da música que postou abaixo, há sim muitas pausas na música barroca. A diferença é que elas são preenchidas por outras vozes, enquanto que na música que você citou, as pausas são preenchidas pelo acompanhamento (percussão, piano ou baixo), aí você considera como "pausa", mas ambos possuem.

    Outro caso é que muitas músicas do barroco não possuem percussão, então a pulsação rítmida da música é imposta pelos ataques às notas, que por sua vez compõem as melodias. Se não tiver nenhuma nota sendo tocada, não vai ter ritmo nenhum no momento. O mesmo não vale para a música que você postou, que possui bateria, para manter o ritmo mesmo sem nenhuma preocupação melódica/harmônica.

    O silêncio é a perfeição, a música só é perfeita como superestrutura do silêncio, onde as pausas são mais importantes do que as notas...

    Curiosamente não houve sequer um segundo de silêncio na música inteira, desde o começo até o fim. Sempre havia algum instrumento soando. Pã! ehehehehe

    Música que utiliza o silêncio:



    =P

    Adler3x3

    Bom saber que não é só comigo! ehehehe

    Arimoxinga

    Opa, faz sim, que eu vou poder participar e botar os ecos de verdade!
    E sobre parecer uma conversa na feira, é porque eu não faço bem, senão tudo ficaria harmonioso :p

    Curly
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    isso aí éa trilha sonora de uma ejaculação precoce ! =$

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Curly

    Só no filin então:



    Curly
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    eu gosto de Bach, caso raro onde o talento supremo transcende o formalismo da época, caso tb de Mozart. Mas música erudita mesmo, gosto do romantismo para frente (Beethoven é romântico !)

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Curly

    Ih, eu achei que você estivesse brincando no seu primeiro post aqui, mas então você não gosta de barroco mesmo? Nem sabia ehehehe

    Romantismo pra frente, incluindo modernismo e contemporâneo?

    Curly
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Romantismo pra frente, incluindo modernismo e contemporâneo?

    hehe, até Prokofieff, passou disso já é muito pra mim...

    Curly
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge



    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Curly
    hehe, até Prokofieff, passou disso já é muito pra mim...

    Opa, que nem eu ehehehe :)

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Comigo não ocorre muito o eco não, mas eu costumo com frequência fazer cadências perfeitas na cabeça quando a marcha harmônica termina suspensa e costumo sempre resolver as dissonâncias mentalmente hahaha.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Viciados em Eco Barroco e Contraponto.