Pq a música erudita não é difundida no Brasil?

Autor Mensagem
El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


Pardal

Vc está c graduando em Música???

eu genio
Veterano
# out/08
· votar


eu estava lendo o ponto de vista de vocês e reparei uma coisa interessante, tudo bem que o que se consome de cultura é algo que nos é dado ao longo de nossa formação como ser humano, mas já se perguntaram o quanto de cultura vocês tem? vocês já leram sobre os principais assuntos, já estudaram linguas, já estudaram artes plasticas e já estudaram música? então não reclamem, antigamente as pessoas estudavam tudo isso, ou vocês pensam que os grandes nomes da música eram ignorantes? tudo que acontece a nossa volta é culpa nossa, é só não participar dessa porcaria que é despejada todo dia na nossa cabeça, e nem concordar com tudo por causa de dinheiro, digo isso porque conheço um monte de musicos prostitutos, que aceitam trabalho barato e nem querem saber o que vão tocar nem com quem vão tocar, não reclamem, o meio em que vivemos é nosso fruto, isso dói mas é vero.

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


digo isso porque conheço um monte de musicos prostitutos, que aceitam trabalho barato e nem querem saber o que vão tocar nem com quem vão tocar, não reclamem, o meio em que vivemos é nosso fruto, isso dói mas é vero.
Claro, se eles não fizessem isso, iam ganhar dinheiro como? Tocando na rua?

Pardal
Veterano
# out/08 · Editado por: Pardal
· votar


El Musicista

sim, estou no sexto período, se Deus quiser formo ano que vem!

eu genio

vocês já leram sobre os principais assuntos, já estudaram linguas, já estudaram artes plasticas e já estudaram música?

Já estudei Inglês e Espanhol. Já fiz dois anos de curso técnico em desenho artístico e um semestre de Belas-Artes na UFMG. Tenho noções de Francês e Italiano. Quanto a ler, leio dois a três livros por mês. E estou no sexto período de um curso de música. Vivam as exceções!

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


eu genio

mas já se perguntaram o quanto de cultura vocês tem?

Assim como o Pardal, também não me considero inculto...sou formado em Comunicação social em universidade federal(UFJF), falo e escrevo em inglês, além disso, tenho noção dos termos musicais e outras expressões técnicas em alemão e italiano. Leio de 1 a 2 livros por mês(relacionados ou não à música), assino e leio diariamente um jornal(Folha de SP) e 2 revistas de música. Vou sempre a cinema(e de vez em quando em teatro).Quando mais novo, desenhava bastante, e fiz alguns cursos nessa área. Já viajei bastante, tendo contato com muitas culturas, além de já ter morado em 3 regiões diferentes do Brasil.

Na parte de música, fiz conservatório, estudei com professora de contrabaixo da UFRJ, fiz cursos de harmonia e contraponto, gravação e mixagem, além de aulas particulares de contrabaixo elétrico e guitarra.

Em suma, me interesso por Arte de uma maneira bem ampla, assim como muitos dos que postaram nesse tópico.

fabianorj
Veterano
# out/08
· votar


Acredito ser perigoso atribuir um juízo de valores quando se diz que tal gênero é melhor do que aquele. Todos temos preferências individuais (eu prefiro música erudita), mas criar uma hierarquia (ex: no ponto mais alto estaria a música erudita, e no mais baixo o funk) pode ser uma atitude preconceituosa e elitista em alguns momentos. O samba quando surgiu era considerado um ritmo maldito, e hoje nomes como Cartola e Noel Rosa circulam em qualquer meio como música de qualidade.
É lógico que para se compor e executar música erudita é necessário muito estudo e treino, e esse mérito deve ser levado em conta. Mas infelizmente alguns músicos ou críticos músicais se consideram semi deuses levando o fogo para os mortais.
Quanto ao fato de que os grandes nomes da música do passado terem conhecimentos amplos de linguas, literatura, artes plásticas, não sei dizer, mas acho que não devia ser uma regra. Principalmene num tempo em que a educação era um luxo para poucos, acho improvável que todos os grandes nomes da música tinham toda essa gama de conhecimentos.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/08
· votar


"Vocês já leram sobre os principais assuntos, já estudaram linguas, já estudaram artes plasticas e já estudaram música?"

Sim, sim e sim. Por isso estou aqui no forum ERUDITO.

acho improvável que todos os grandes nomes da música tinham toda essa gama de conhecimentos.

Eles tinham, essa é a idéia de arte erudita. Estudo.

eutoco_frauta
Veterano
# out/08
· votar


Porque não dá pra sair dançando e bebendo ao som dela xD

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


eutoco_frauta
Porque não dá pra sair dançando e bebendo ao som dela xD
Você já ouviu falar em minuetos e gavotas? =D

nanab
Veterano
# out/08
· votar


"Vocês já leram sobre os principais assuntos, já estudaram linguas, já estudaram artes plasticas e já estudaram música?"

Sim, sim e sim. Por isso estou aqui no forum ERUDITO.

acho improvável que todos os grandes nomes da música tinham toda essa gama de conhecimentos.

Eles tinham, essa é a idéia de arte erudita. Estudo.

RSRSRSRS..APOIADO, APOIADO!! RSRSRS...(PEGAR LEVE? NÃO!!! NESSE CASO NÃO!!! rsrsrs)

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


nanab
Oi, seja bem-vinda! =)

Só uma diquinha básica, quando você citar o que alguém postou, selecione o texto e clique em "quote", no post da pessoa. Assim, o texto vai aparecer em itálico e fica mais fácil de entender. E se quiser especificar ainda mais, você pode clicar no nick da pessoa, e o nick dela aparecerá em negrito. Aí você fica com o nick em negrito e embaixo a citação em itálico. =D

fabianorj
Veterano
# out/08
· votar


Como não sou conhecedor da biografia de muitos compositores eruditos, não posso afirmar se eles eram ou não gênios em muitas áreas do conhecimento humano. O fato de serem compositories eruditos em nada significa que tinham conhecimentos amplos em outras áreas, já que são conhecimentos independentes (ninguém precisa entender de pintura para tocar violino ou piano de forma genial). Além disso como viveram num outro momento histórico, os hábitos eram diferentes dos atuais, como declamação de poesia, o que hoje já não é tão comum. Assim, acredito que existiam compositores de origem aristocrática que realmente eram bastante cultos, e outros de origem mais popular, onde a música era forma de sobrevivência.
Naturalmente o conhecimento de outras artes e línguas, etc complementam o estudo de música erudita.

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Geralmente as pessoas neste meio aprendiam muitas línguas porque ficavam transitando entre vários lugares, vira e mexe tinha gente correndo atrás de vaga pra não sei o que em algum outro país.

Até hoje é assim, muita gente deve ter aprendido russo, alemão, francês por ter ido estudar ou tocar lá fora.

_music_4_ever_
Veterano
# out/08 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Penso que o compositor e o músico erudito em geral são pessoas bastante cultas. Tanto um como o outro devem saber dominar várias línguas, de modo a conseguirem evoluir nas suas actividades.

A composição em si exige bastante matemática, digamos que seria a matemática musical, já temos a história e a física (a acústica)...Há mt caso por aí de compositor que além de ter essa actividade, tem também outra(s) artística(s): escrita, pintura, representação...

Portanto, penso que, normalmente o compositor tem interesse por outras actividades artísticas. Na verdade isso é um complemento à sua actividade a nível de fontes de inspiração, técnicas que podem ser simultaneamente aplicadas à Música, fórmulas que podem ser usadas como base na composição, etc.

No séc. XX essa inspiração noutras artes foi bastante visível. Caso de Débussy que, observando quadros impressionistas, criou o seu impressionismo musical. E com o Expressionismo aconteceu a mesma coisa. E penso que John Cage se inspirou algures num escritor qualquer. E as obras do terceiro quartel do século que começavam a reunir elementos doutras artes: representação simultânea dos músicos enquanto tocam, projecção de slides que podem conter pinturas,etc.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/08
· votar


O encontro das diversas artes esbarra em um problema material simples: a divisão do trabalho. A especialização que é forçada de um músico pode fazer com que ele ignore as outras artes por simples falta de tempo, uma vez que ele se mata para dominar o seu instrumento e se manter acima da linha de água do mercado de trabalho.

Aqui estou eu de novo falando do capitalismo...

O resultado disso é o mesmo que ocorre na ciência [já que ela e a arte foram brutalmente separadas]: temos sábios idiotas. Sabem tudo de seu campo e acham que isso basta. Mas não basta, uma vez que para formar uma concepção estética, precisamos da ciência E da arte. E para aprender tudo isso, outras línguas. É um pacote completo que está sendo retalhado como todas as outras esferas das nossas vidas [trabalho, lazer, escola...]

Eu mesmo curto desenhar e escrever [vejam meu blog no meu perfil - propaganda off] além de tocar guitarra, violão e piano [música popular]. Mas ainda sinto necessidade de vir nesse fórum para continuar a saber mais, porque aqui a galera quer empurrar as fronteiras e tentar ver além do horizonte atual. Isso também é necessário.

James Smith
Veterano
# out/08
· votar


Porque o brasil e um Lixo !!!!!!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Na minha opinião é uma questão exclusivamente cultural. Simples assim. ;-)

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Porque o brasil e um Lixo !!!!!!!!!!
É, deve ser, pra ter um monte de gente falando essas asneiras.

heinrick
Veterano
# nov/08
· votar


sinceramente
o povo brasileiro que se dane!
o importante é que eu gosto da musica pura.
se eles nao gostam, o problema é deles!

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


J. S. Coltrane

Exatamente. A "especialização" do trabalho no capitalismo, que também atingiu a arte(de modo geral, e não apenas na música), não acontecia antes do sec. XX. Por isso, era comum os compositores antigos serem mais "ilustrados" e educados do que os de nossa era. Claro que um Leonardo da Vinci, que era um gênio de grandeza absoluta na desenho e pintura, escultura, engenharia, arquitetura e anatomia é um caso a parte. Mas todos os grandes e médios compositores antigos costumavam ter muita bagagem cultural e de conhecimento não apenas em sua área de atuação, ao contrário de hoje.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq a música erudita não é difundida no Brasil?