Pq a música erudita não é difundida no Brasil?

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# dez/06
· votar


aquila7
Exatamente, o mesmo acontece aqui no Municipal do Rio de Janeiro todo domingo pela manhã, por 1 real o ingresso. Com sessões sempre cheias.

George Pinheiro
Veterano
# dez/06 · Editado por: George Pinheiro
· votar


E aqui em Brasília e as apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro são de graça (os músicos são funcionários públicos concursados, ou seja, há um concurso para músicos!) e sempre cheias. E além de se apresentares em Brasília mesmo, eles se apresentam nas regiões administrativas em concertos de excelente qualidade.

_music_4_ever_
Veterano
# abr/08
· votar


billy ramone
o povo brasileiro eh muito "agitado" e isso nao combina com musica erudita, o que eh uma pena

Tem muita música erudita agitada. Aliás, bastantes exemplares se destinam a dança, outros se baseiam em rítmos de dança.

_music_4_ever_
Veterano
# abr/08
· votar


Algo bastante curioso que tenho vindo a notar é que as pessoas gostam de música erudita sim.

Tenho um projecto escolar que consiste em ver a relação que há entre o Homem e a Música. Para isso, eu e o meu grupo fizémos experiências que consistiam na audição de diversos tipos de música. As pessoas teriam de preencher um questionário antes dessa audição sobre a sua idade, as áreas de interesse/profissionais, os seus estilos de música preferidos, a instrução musical que têm, a frequência e as situações em que costumam ouvir música e o estado de espírito na altura da experiência. Depois ouviam as músicas e iam preenchendo um 2º questionário, referente ao que sentiam ao ouvir as músicas, as que gostaram mais e as que já conheciam. Por fim, perguntávamos num 3º questionário como se sentiam após terem passado pela experiência de audição musical.

O que concluí foi uma surpresa para mim. Pensava que os jovens, que são mais quem consome música "descartável" achavam a música erudita "um grandessíssimo pé no saco". Mas não. Acho que ninguém mencionou a música erudita negativamente. Pelo contrário, muitos até a assinalaram como sendo das que gostaram mais, em comparação às outras da amostra.


Em relação aos adultos e às crianças, também se verificou o mesmo, só que em menor quantidade (os jovens apreciaram mais).

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/08 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Christhian
Acho que cabe a nós, músicos dessa geração agregar conhecimento em nosso trabalho e levar isso, nem que seja em gotas homeopáticas ao publico em geral.
[2]
A pergunta seria, Porque musica erudita não é difundida no MUNDO? [2]

Culpar a mídia ou a propaganda é ERRADO. A música erudita é anterior a elas, e sempre foi elitista. Isso porque a própria idéia de arte era elitista. Na medida em que a educação penetra nas massas, podemos colocar esse projeto de "arte para todos". Mas a educação existe para que as pessoas aprendam a escrever para poderem conhecer a lei [que é escrita] e se formatem ao mercado de trabalho. Educação para a arte não é falada. Não existe ciência sem arte [e o contrário] mas isso também não é dito. A censura sobre esses temas faz aparecer a mídia como culpada, quando ela é somente mensageira.

Oferecer um concerto por um real não significa que a música erudita é acessível.

Pessoalmente acho que essa massificação é impossível porque a própria idéia de música erudita se tornou impossível no "sistema produtor de mercadorias" em que vivemos. A música erudita não pode ser tratado como mercadoria porque ela exige certas coisas do ouvinte. A mercadoria não pode fazer exigências. Se vivemos em um mundo que só conhece a mercadoria, estamos exigindo o impossível.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/176394/
A difusão da música erudita pressupõe uma idéia de CIVILIZAÇÃO.
Esta se torna impossível, uma vez que o capitalismo esgotou as possibilidades de produzir civilização e vai produzir cada vez mais, a barbárie. Isso não é culpa da mídia e não afeta somente o Brasil.

Música erudita pressupõe educação. A educação pressupõe o que? Freud disse uma vez que existem três coisas impossíveis de serem feitas: governar, educar e fazer psicanálise. No Brasil então... Lembrem-se que a cultura dói!

Ken Himura
Veterano
# abr/08
· votar


Oferecer um concerto por um real não significa que a música erudita é acessível.
Concordo.

Mas oferecer concertos por 1 real todo domingo de manhã, e durante a semana uns 3 a 4 concertos com preços populares eu acho que a torna acessível sim. Isso tirando as apresentações gratuitas que ocorrem toda semana em centros culturais, museus e igrejas. E as promoções de meia entrada pra estudantes e idosos (na Sala Cecilia Meireles, por exemplo, além dessa promoção, os estudantes de música de escolas oficiais pagam 1 real em qualquer concerto).

O que falta é interesse, por desconhecer mesmo. Ainda existe aquela história de "é música pra velho rico".

_music_4_ever_
Veterano
# abr/08
· votar


J. S. Coltrane
Culpar a mídia ou a propaganda é ERRADO.

Mas então pk ke a maioria dos jovens prefere ouvir música comercial à música erudita? Pk não há música sem mensagem! E o tipo de mensagem ke a música comercial passa para o público é de kem ouve a música em kestão é "fixe" e "está in" e os ke ouvem música erudita são "uns betos, malas...". O problema está na mentalidade das pessoas. Ultimamente, tem-se dado um "acordar" cada vez mais abrangente para este tipo de música, para a sua preservação, apoio e divulgação. Mesmo assim, a discriminação contra os apreciadores desta grande amálgama de estilos e correntes musicais ainda se sente...

A música erudita não pode ser tratado como mercadoria porque ela exige certas coisas do ouvinte. A mercadoria não pode fazer exigências. Se vivemos em um mundo que só conhece a mercadoria, estamos exigindo o impossível.

Ora aí está. O mundo move-se com o capitalismo, que não vive sem a propaganda... 15 segundos não são suficientes para se apreciar uma obra de arte. A propaganda deturparia o significado e o sentido da obra!

Então, concluindo...De quem é a culpa para que a música erudita seja ainda discriminada? E o que podemos fazer para que deixe de ser?

Naka-man
Veterano
# abr/08
· votar


É por falta de tradição de ensino.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


É por falta de tradição de ensino. [2]

Mas a educação existe para que as pessoas aprendam a ler para poderem conhecer a lei [que é escrita] e se formatem ao mercado de trabalho.

Continuo a dizer que a música erudita é impossível no capitalismo.

Não atire no mensageiro [mídia, propaganda...]

Leiam uma cara chamado Theodor Adorno para entenderem essa questão...

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Meu Deus do céu, isso não acaba nunca.

Se é impossível, porque a EMI se interessa tanto em adquirir artistas para sua seção "Classical" ou porque as integrais de Bach, Mozart, Beethoven vendem a rodo?

PFOA
Veterano
# mai/08
· votar


Cultura, apenas isto.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


J. S. Coltrane
Continuo a dizer que a música erudita é impossível no capitalismo.

Uma boa parte da música erudita foi feita sob o capitalismo.

Leiam uma cara chamado Theodor Adorno para entenderem essa questão...

Já li(tenho toda a obra sobre musica do autor), e boa parte dos escritos dele já estão "obsoletos", assim como quase toda a Escola de Frankfurt


Se é impossível, porque a EMI se interessa tanto em adquirir artistas para sua seção "Classical" ou porque as integrais de Bach, Mozart, Beethoven vendem a rodo? (2)

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


makumbator

Cara, para falar que a Escola de Frankfurt está obsoleta voce pode ser dois tipos de pessoa:

1- Um tolo
2- Um cara que foi além

Assumindo o numero 2 [estou falando sério], o que há sobre o tema? Porque eu cheguei até aqui, a duras penas com 25 anos. E agora? Qual é a real? Se voce puder me dar algumas dicas...

Mas continuo com a minha tese....

Ken Himura:

Isso não significa que ela não pode ser vendida. "A arte morreu, não consuma o seu cadáver"

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


J. S. Coltrane

1- Um tolo
2- Um cara que foi além


hheehe...não estou além, até porque para muitos já está obsoleta em grande parte, e há algum tempo(no campo da Comunicação Social, que é o curso que fiz, já não se sustenta). O Habermas para mim é o único que salva, mas principalmente porque ele mesmo era um crítico de Frankfurt desde o início. Apesar de comungar vários dos aspectos dessa escola em seu pensamento.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator

Explicite melhor, porque para mim voce vai cair no numero 1...
Habermas é um sujeito muito esperto, que quer fazer um novo "contrato social" fundado no nada.

Para explicitar melhor a minha posição:

"Todos os que até hoje venceram participam do cortejo triunfal, em que os dominadores de hoje espezinham os corpos dos que estão prostrados no chão. Os despojos são carregados no cortejo, como de praxe. Esses despojos são o que chamamos bens culturais. O materialista histórico os contempla com distanciamento. Pois todos os bens culturais que ele vê têm uma origem sobre a qual ele não pode reflectir sem horror. Devem sua existência não somente ao esforço dos grandes génios que os criaram, como à corvéia anônima dos seus contemporâneos. Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie. E, assim como a cultura não é isenta de barbárie, não o é, tampouco, o processo de transmissão da cultura"

W. Benjamin "Teses sobre o conceito de história [#7]"

E aí, quem vai fazer parte com essa MERDA?

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Adorno ? Aquele que fala que toda musica popular é um lixo? :D
To zuando , eu não conheço nada do trabalho dele.

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


Os fatos que alguns postaram, mostram que a musica erudita tem reconhecimento, e é sim, difundida.

Mas acho que a nossa grande indignação é:

Tendo a Música em geral, a função para o homem, de expressar e despertar sentimentos, e considerando que a música erudita é o estilo mais apto a faze-lo;
Por que a musica erudita não é mais difundida, que os outros estilos musicais?
ou ainda:
Por que ela é MENOS difundida que os outros estilos musicais?

Pra mim, é porque as pessoas não usam a música em pró do sentimento, usam a música em pró da sua socialização.
Elas querem se tornar iguais a determinado grupo de pessoas que elas respeitam. Não querem ser vistas como "o cara
estranho,que escuta música estranha, usa roupas estranhas etc", e aos poucos se tornam iguais.
E daí vão se formando os grupos de góticos, pagodeiros, hiphopers, rockeiros, classicos etc...todos com gostos padronizados sobre tudo.
Não que ser adepto a um estilo e adquirir seus gostos seje ruim, mas concerteza, adquirir os seus PRECONCEITOS, sim é pessimo!

Se as pessoas vêem a imagem de um rockeiro,como um cara sempre cheio de estilo, que não esta nem ai pra nada; acabam
prestando atenção no rock.
Se vêem a imagem de um sambista,como um cara sempre sorrindo e de bem com a vida; acabam tambem dando atenção ao samba.

Agora... qual a imagem que as pessoas tem da música erudita?"MÚSICA PRA VELHO RICO" (como já disseram ai).
E é claro que o "velho rico" refere-se a um velho sem graça e esnobe, de terno e monóculo, tomando chá e falando sobre seu carro novo.
Posso até dizer que devido a essa imagem, a musica erudita adquiriu alguns adeptos HUAHuaH, mas a maioria não quer se tornar e nem conviver com pessoas assim.

Preconceito é a palavra chave.
Podem muito bem considerar um rockeiro como, um drogado sem futuro, e um sambista como um vagabundo batucando tambor, e por isso desgostar de ambos. Por sorte esses estilos só tem essa imagem ruim para poucos.

Por isso se nós conseguissemos fazer com que as pessoas prestem atenção a música erudita, e é claro: "SEM PRECONCEITOS", e mostrassemos quem são as pessoas que ouvem música clássica, que depois de tudo isso dito aqui somos no mínimo "pessoas com mente aberta", é certo que a difusão seria pelo menos equiparada aos outros estilos.

Na minha opinião

Abraços

_music_4_ever_
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria


Por isso se nós conseguissemos fazer com que as pessoas prestem atenção a música erudita, e é claro: "SEM PRECONCEITOS", e mostrassemos quem são as pessoas que ouvem música clássica, que depois de tudo isso dito aqui somos no mínimo "pessoas com mente aberta", é certo que a difusão seria pelo menos equiparada aos outros estilos.

Pra mim, é porque as pessoas não usam a música em pró do sentimento, usam a música em pró da sua socialização.
Elas querem se tornar iguais a determinado grupo de pessoas que elas respeitam. Não querem ser vistas como "o cara
estranho,que escuta música estranha, usa roupas estranhas etc", e aos poucos se tornam iguais.
E daí vão se formando os grupos de góticos, pagodeiros, hiphopers, rockeiros, classicos etc...todos com gostos padronizados sobre tudo.


Tal e qual! Por isso não devemos nos esconder por detrás de outros estilos. Devemos assumir como somos, gostando de música erudita. Só assim as pessoas poderão conhecer melhor como é a pessoa que ouve música erudita e esquecer esses preconceitos obsoletos.

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


sou um fã assumido de musica erudita! =)
no ultimo churras que eu fui, tava rolando musica eletronica no sitio... e depois que eu ja tinha curtido muito la, subi, fui pra dentro da casa, sentei numa poltrona, peguei meu mp3 e fiquei la escutando...

passou uma minazinha e perguntou o que q eu estava ouvindo.
eu abri o olho e respondi de boca cheia... "uma sonata de beethoven, a pathetic"
ela deu um sorriso e falo "aaa não acredito!"
Eu só respondi, "MUITO bom, vc não sabe o que ta perdendo" e fechei o olho dinovo eheheheh.

_music_4_ever_
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria
rsrsrsrs eu também já passei por uma situação semelhante...mas apenas disse: "oh...não é bem o teu estilo..." e fiquei meia sem jeito...rsrsrs.

agora já me sinto mais confiante, mas mesmo assim ....

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


Depende de qual parte do Brasil. Aqui em Brasília a música erudita é sim muito difundida, já ouvi rádio tocar 24 horas de música erudita, e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro faz apresentações de graça toda terça, sendo divulgado em telejornais (DFTV, etc). Além disso eles tocam em eventos na esplanada como no Dia do Trabalho, etc. O ruim é que a música erudita aqui é muito específica e departamentalizada, não tem essa dispersão típica da música popular, mas creio que isso seja coisa característica do gênero musical mesmo.

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


A musica erudita esta muito bem difundida. Até porque ela é muito grande. Mas o problema é que 50% é a que toca nos cinemas. Difícil ver alguem que não conheça uma melodia de Mozart/Beethoven/Bach , e ver alguem que conheça a "Sagração da Primavera".

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08
· votar


Cultura, apenas isto. [2]

Como coloquei no post anterior:

"Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie. E, assim como a cultura não é isenta de barbárie, não o é, tampouco, o processo de transmissão da cultura"

E aí, como fica o negócio?

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria
Eu duvido MUITO que a maioria das pessoas não gostem da música erudita apenas por preconceito. Afinal, se ela for o estilo mais apto a expressar e despertar sentimentos isso com certeza ultrapassaria a barreira do preconceito.

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Isso não significa que ela não pode ser vendida. "A arte morreu, não consuma o seu cadáver"
E os artistas contemporâneos com obras atuais que a EMI e a Deustche Grammophon, entre outros, gravam?

E as releituras modernas de óperas (mudando até trechos da partitura) e alguns concertos e sinfonias?

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08
· votar


Ken Himura

Ascender ao status de mercadoria não é parâmetro de nada. Isso só é um sinal de que o sistema produtor de mercadorias já consegue colocar tudo dentro dele. O que vai além da mercadoria? Até a arte já perdeu essa capacidade. Se tornou tautológica como o capital.
Percebe como estamos nos contentando com MIGALHAS do passado?
Como todas nossas palavras não dão conta de explicar mais nada?

"O que queremos no fundo, é que as idéias voltem a ser perigosas"

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


Dogs2

Afinal, se ela for o estilo mais apto a expressar e despertar sentimentos isso com certeza ultrapassaria a barreira do preconceito.

O pior que não ultrapassa.
Pra vc ver como a barreira do preconceito (sobre tudo) ainda tem força, mesmo na era da informação.

Aquela velha frase, "pra vc não gostar de alguma coisa, tem que pelo menos experimentar". A maioria pessoas q repudiam a música erudita, não conhecem Nada sobre ela. As vezes, até conhecem, gostam, mas nem sabem disso.
Conhecem através dos comerciais, de filmes e etc, acham tudo lindo na hora, mas quando perguntam sobre sua opinião, já Têem sua resposta pronta pra proteger sua imagem.

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


J. S. Coltrane
Você se enfoca mais em filosofia utópica que em métodos práticos. Está indo muito por achismos pessoais do que por fatos.

Até agora não apareceu uma única explicação sobre a tal morte da arte que você apregoa. Nem explicação econômica, visto que o mercado de arte ainda é bastante forte.

Arte é feita e renovada até hoje, quem não vê isso é quem se prende às migalhas do passado.

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


J. S. Coltrane
Você se enfoca mais em filosofia utópica que em métodos práticos. Está indo muito por achismos pessoais do que por fatos.

Até agora não apareceu uma única explicação sobre a tal morte da arte que você apregoa. Nem explicação econômica, visto que o mercado de arte ainda é bastante forte.

Arte é feita e renovada até hoje, quem não vê isso é quem se prende às migalhas do passado.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/08 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Ken Himura

Filosofia pós utópica, por favor. Isso não é achismo, está apoiado em muitas coisas que li e vi por aí. Creio que os músicos devem ter um pouco mais de senso crítico frente a uma surdez generalizada da sociedade. Sobre a "morte da arte" veja o que os situacionistas diziam 40 anos atrás sobre isso [maio de 68 ainda não acabou]. Ou uma tal de teoria crítica, reatualizada pelo "Manifesto contra o trabalho". Isso é sério. O fascismo está aí, a barbárie já chegou e não será extinta.

"A música se oferece tradicionalmente como o mais intenso modelo utópico da sociedade harmonizada e/ou a mais bem acabada representação ideológica [no sentido de simulação interessada] que ela não tem conflitos"
J M Wisnik "O Som e o sentido"

Uma pergunta permanece: O que vai além da mercadoria?

Se os músicos não adotarem essa postura, existem para eles três saídas:
a. Bobo da corte
b. Cachorro vira-lata
c. Vendedor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq a música erudita não é difundida no Brasil?