Seria "PECADO" diminuir o tempo das musicas pra poder tirar o solo original?

Autor Mensagem
Ozielzinho
Veterano
# dez/03 · Editado por: Admin


Bom, ja q o assunto "Pitch" virou polêmica, vamos para o outro lado da coisa.
Será se eh "PECADO" diminuir o tempo das musicas pra poder tirar o solo original? Qual a opiniao de vcs? Alguem ja usou isso? Usa de vez enquando? ou usa direto!?

the_paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


naum...

Ozielzinho
Veterano
# dez/03
· votar


na minha opniao, eu acho q isso eh uma espécie de "Droga" q vicia! Isso vai fazer com q as pessoas nao tenham mais o trabalho pegar a musica do jeito q tá, sempre vai querer diminuir a velocidade pra pegar diretinho, com o tempo a pessoa vai perdendo a percepção (ouvido) e tb naum vai querer voltar a pegar as musicas rapido como sao.

Ozielzinho
Veterano
# dez/03
· votar


Eu já usei isso uma vez, eu peguei o solo rapidinho, mas depois de tudo achei q num valeu apena e me senti tipo "incapaz" tb como se eu tivesse traído a mim mesmo saca. É como diz a musica do Raul Seixas:

"É chato chegar a um objetivo num instante"[b][/b]

É como um jogo q vc num consegue passar da faze e usa senhas pra passar direto.
Bom, essa eh minha opiniao.

Queria saber a opiniao de vcs

Vern
Veterano
# dez/03
· votar


Ozielzinho

Nunca usei que por incrível que pareça fui diminuir o solo de In the name of God do Dream Theater e só tirei com o CD, diminuindo bpm não conssegui tirar é mole ? HUHUAHUAHUAHUAHUHAUHUA vai ver só isso hehehe

LmA
Veterano
# dez/03
· votar


Vern
Comigo aconteceu o mesmo, quando eu precisava tirar Eruption do Van Halen pra minha banda!

Ozielzinho
Realmente é algo que deixa dependente... além de tirar a empolgação que todo guitarrista tem enquanto tira a música, tarda bastante o desenvolvimento do guitarrista... sem contar que, é preciso bastante paciência pra tirar um solo diminuindo 60% de bpm!!! :P

Vern
Veterano
# dez/03
· votar


LmA

Dá muito sono ouvindo muito devagar. A graça é você já imaginar o desenho melódico que o cara usou na escala pelo ouvido já. A graça está ae.

LmA
Veterano
# dez/03
· votar


Vern
Com certeza! Eu particularmente já acho entediante tirar usando tabs, a emoção é tirar na raça mesmo... :D

Ozielzinho
Veterano
# dez/03
· votar


Eu nunca gostei de tabs, nem pra ler e muito pior escrever, num tenho saco de tá digitando akeles numerozinhos :p

yvo
Veterano
# jan/04
· votar


seria meio ruim isso neh? vc perde o tempo da musica, o tempo do solo....

MaverycK
Veterano
# jan/04
· votar


Vern
aham bah diminuindo o cara soh se perde na boa

MKazan
Veterano
# jan/04
· votar


Ozielzinho
diminuir para tirar, não tem problema.
pecado é aumentar e enviar pro GB com a velocidade aumentada.

Ken Himura
Veterano
# jan/04
· votar


Vern
hauahauaahuha diminuir a velocidade em Dream Theater num funciona hehehehe....o Petrucci é maluco!!! É difícil pra cacete tirar os solos dele...hehehehe

Unknown
Veterano
# jan/04
· votar


Ken Himura
O Vern tira qualquer solo do Petrucci, hehehe...

Vern
Veterano
# jan/04
· votar


Ken Himura

DT é relax. Transcrevi um que quando ouvi pela 1° vez imaginei não tirar mais é só sentar a cadeira analisar e pá.
Foi In the name of God

AgSarola
Veterano
# jan/04
· votar


Eu num tenho metade do conhecimento de vcs, mas acredito que o processo de descobrir como os solos foram compostos é o grande barato da coisa.... ouvir no andamento normal e se sentir desafiado a compreender o que o cara criou e o que ele imaginou nakela melodia!!! Acho que isso força uma evolução musical na hora, mesmo que demore!!! As vezes é frustante pra quem não tem muito conhecimento, mas quando se consegue representa um avanço e uma melhora musical!!! Bom acho isso!!! Foda é que fálar é fácil, sinistro é eu conseguir a velocidade para executar!!! eheheh

Richard Guitar
Veterano
# set/04
· votar


normalmente se vc o solo, ou determinada passagem do solo como um todo da pra tirar, agora se vc quer tirar nota a nota fica dificil mesmo

carlinhoz
Veterano
# set/04
· votar


Pecado é não estudar.

Rafael Dias Martins
Veterano
# mai/05
· votar


Bem... eu toco há algum tempo.. e comecei a tirar diminuindo o bpm... e acho que pra começo é muito bom.. quando não consigo tirar normal.. diminuo.. até conseguir... agora pra quem já sabe... pra quem sabe q consegue sem.. é melhor tirar sem, pois isso vai melhorar cada vez mais a percepção....
E não acho q isso nos deixa "dependentes"..... eu preferia tirar sem.. mas tem solo eheh, q num da hehe...
falow

Markim
Veterano
# mai/05
· votar


A concepção que vc precisa p/ tirar um solo em "certa velocidade", está tragicamente associada à sua técnica!..por exemplo: Vc costuma estudar palhetada legal, escalas, riffs, solos...isso em uma certa batida...E automaticamente, a sua mente vai aprendendo a "assimilar " os sons naquela velocidade. OU SEJA: quando vc estuda não está trabalhando ou desenvolvendo apenas a "mão" em sí..mas está forçando a sua mente a assimilar akela quantidade de sons, e definí-los corretamente!

Markim
Veterano
# mai/05
· votar


Isso também ocorre com as técnicas como Tapping, Ligados, Sweep...A GENTE precisa saber executar as mesmas NA MENTE p/ depois saber ouví-las corretamente e então passar p/ a MÃO....de forma involuntária, a gente associa esses sons à palavras por exemplo: SWEEP tem som de "L", ...um SLIDE, eu costumo falar usando sons nasais entre uma nota e outra...e por aí vai.
RESUMINDO:..se a sua mente não for "forçada" a aprender ouvir sons em uma velocidade "X", mesmo que vc use PITCH e pegue o solo de forma lenta....a mente não assimilará akeles sons na velocidade REAL...e nunca poderá então passar os comando p/ a mão da palheta, ou da digitação.

.....OU SEJA:...vc não vai conseguir executar na velocidade real depois.
................((( Opinião pessoal....))......

.................................................................Abraç os.

Rafael Dias Martins
Veterano
# mai/05
· votar


Sim verdade.. mas aí vc pode ir aumentando devagar... aí vc pega na velocidade real depois de um tempo.... acho q ajuda sim. se vc usar de maneira "correta"...

Negrin
Veterano
# mai/05 · Editado por: Negrin
· votar


Eu acho que o importante na hora de tirar um solo é ouvir bastante, entender tonalmente e tecnicamente o que esta acontecendo, memoriza-lo sonoricamente falando e daí tentar tocar... Penso q nao tenha a necessidade de abaixar o bpm....

rafaelp
Veterano
# mai/05
· votar


Na minha opnião eu acho q nao tem nada de mais abaixar o bpm da musica pra tirar a musica, soh facilita as coisa... depois que se pega tudo as nota ae soh aumenta o bpm e toca na velocidade certa.. :)

claudiolight
Veterano
# mai/05
· votar


Concordo com o Rafa...não tem nada demais em abaixar o andamento...ainda mais qdo se tem monstros como Frank Gambale...alguém consegue tirar o solo de ´´So What`` no andamenbto original???Eu nem abaixando o andamento...Aliás...o último dos três solos é o dele...OU alguém consegue tirar Farmez sez ou Groove or die,sem diminuir o andamento?Prá quê isso?as armas estão aí é pra serem usadas...

butheavy
Veterano
# mai/05
· votar


ta certo, baixar bpm constantemente vicia sim!! eu não uso esse método, tiro direto, porém, seria como um metronomo, vc baixa a velocidade e tira, e vai aumentando gradativamente, igual no metronomo, não podemos esquecer que existem iniciantes na guitarra, que para tirar os primeiros 3 minutos de for the love of god do steve já seria trabalho impossivel mesmo na velocidade normal!!

Tamassia
Veterano
# mai/05
· votar


Acho que o tempo que se perde fazendo isso é mais valioso gastar de outra forma... talvez estudando ou compondo :)

Acho um saco ficar tirando músicas dos outros. Sem contar que tenho pouca técnica e isso é muitas vezes frustrante. Acho que se você quer tirar um solo porque vc realmente curte o som, vc nao deve usar esse recurso. Porém em uma situaçao profissional em que vc tem que tirar um solo complicado que vc nao curte e que está dificil de sair no ouvido acho que é válido.

hfneto
Veterano
# jul/05 · Editado por: hfneto
· votar


não acho que baixar o BPM de uma música seja tão maléfico assim... quando vc escuta nota a nota determinado solo, e vai por exemplo, aumentando o pitch cada vez que vc se sente confortável com a velocidade que vc está tocando, vc vai entendendo, literamente 'dissecando' o que o cara que fez o solo pensou na hora... sem contar que todo bom exercício tem seu modo 'lento e rápido'... não adianta tirar todas as notas de um solo se a pegada fica devendo... um outro ponto positivo disso é a nova gama de possibilidades que aparecem... eu por exemplo quando estava tirando algumas músicas so Wooten e do Marcus Miller com o BPM reduzido eu pensei: 'cara... essa música é muito mais da hora nesse BPM!!!' =P ... Minha dica então é: tente tirar no BPM normal e depois baixe o BPM prá ver onde vc está se perdendo...

rafaelsales
Veterano
# jul/05
· votar


Antigamente quando não tinha conchecimento de tirar solo sem diminuir a velocidade eu tinha que tirar... e conseguia... mas tem uma detalhe: so conseguia tirar solos lentos...
Quando fui pras bandas do Dream Theater ficou mto mais dificil.
Se eu tivesse pelo menos a velocidade que o Oziel tem, acho que não usaria mais desses articifio pra tirar musica, pq sinto que o que atrapalha é quando eu tiro, e quero tocar juntamente a musica original pra ver se ficou igual...
Mas ora, como eu posso fazer isso se não tenho nem um décimo da velocidade do Oziel, quanto mais a do Petrucci... Treinando e comendo algumas notas eu consigo tocar uns solos do Petrucci...

Para responder ao topico, eu acho que é Pecado quando o seu caso é preguiça. E acho que não é Pecado quando o caso é impacacidade.

Depois que meu primo viu esse programa que diminui a velocidade sem mexer no pitch no meu WinAmp aqui em casa, pra nossa banda da Igreja ele nem se quer se da o trabalho de tirar o solo. Diz que só da pra tirar o solo quando ele vem na minha casa porque na casa dele o programa nao roda pq o computador dele é do tempo do inventor do Violão. E olha que antes ele tirava os solos do Guns And Roses e Rock/Pop da vida idênticos no som. O que aconteceu com ele foi que ele ficou acomodado, e isso com certeza vai tirar a capacidade dele de tirar solo.

A questão é que no decorrer que os guitarristas novos vão aparecendo, eles já querem pegar os solos mais bonitos e virtuosos do Steve Vai e etc... Mas como eles são iniciante o unico solo que conseguem tirar é da música Decepção.

A medida que eu acho que o solo esta na minha velocidade, eu tiro sem usar artificios na boa. Se o solo for virtuoso eu digo que é o JEITO!

Leonhart
Veterano
# ago/05
· votar


Eu acho q o Markim falo td ai em cima.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seria "PECADO" diminuir o tempo das musicas pra poder tirar o solo original?